Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Crônicas do Cotidiano > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.

pescoçotireóide

A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.

Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.

Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.

Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…

A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.

A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.

Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?

Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:

Qui 13/08/09 14:55

Olá, Dra. —:

Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava.  Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…

Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.

Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?

Agradeço a atenção. Abs, Betty

A resposta veio no dia seguinte:

Sra Betty:

Fique tranquila!

O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.

Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?

Um abraço!

Dra —

Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…

Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.

Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.

Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.

Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.

Até então, Betty

1.128 Comentários a “Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio”

  1. Pedro Henrique disse:

    Na verdade não falo do fim da reposição hormonal.

    Obrigado pela reposta.

  2. betty disse:

    Está na hora de voltar para o médico, Ivone. Algo não está certo. Abs, Betty

  3. betty disse:

    Olá, Renata. Você não pode ficar sem tomar a medicação. Ela é necessária. Sem ela você não poderá viver. Continue insistindo com seus médicos para descobrir a dosagem certa ou se tem algo mais que precisa ser tratado, para que se sinta melhor.

  4. Josefa de almeida galdino disse:

    Fiz um cirurgia estou com 78 dias. Só que depois de 20 dias surgiu uma sensação de que estou com algo estranho nas cordas vocais tipo assim sempre que como algo fica como tivesse uma pele dentro da garganta colada mim sufocando quando engulo o goto e muitas vezes com falta de ar.fui na minha hidroquina ela mim passou uma ultrason cervical, será que essa ultracervical vai mostrar algo que está mim atormentanto tanto ou não. E então qual tipo de ultrason que pode ser visto nitido o local onde foi tirados os nódulos. A minha cirurgia foi parcial. Por favor mim ajudem fico muito grata com a resposta.

  5. betty disse:

    Olá, Josefa. Foi bom você consultar uma endocrinologista. A ultrassonografia é uma boa maneira de descobrir a causa do problema. Espero que você logo encontre tanto o diagnóstico, quanto o tratamento eficaz. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  6. Grace disse:

    Obrigada! Ler esta postagem tirou minh duvida sobre o esquecimento do remédio! Tirei a tiróide devido à um câncer faz uma semana!

  7. Rosangela disse:

    Bom dia,descobrir que terei fazer a cirurgia de retirada da tireoide,ainda não sou mãe,influencia será no futuro pra engravidar.

  8. betty disse:

    Que bom, Grace. Espero que sua recuperação esteja progredindo bem (temos uma filha com o mesmo nome – ela é um “favor não merecido” de Deus.) Abs, Betty

  9. betty disse:

    Querida Rosangela. Já recebi várias centenas de comentários nos meus posts sobre esse assunto e não tenho percebido essa consequência. Creio que você só deve temer tal possibilidade se seus médicos aventurarem esse efeito por causa de algo excepcional na sua situação. Abs, Betty

  10. Sheila disse:

    Boa noite! Sua voz voltou 100%? Se sim, em quanto tempo?

  11. betty disse:

    A minha voz de falar, sim. As pessoas da minha juventude ainda reconhecem a minha voz no telefone (sou idosa já). Mas a minha voz de cantar, que já havia sumido, nunca mais voltou. (Nunca foi “cantora”, mas era relativamente entoada…)

  12. roberto soares disse:

    oi boa tarde! sou novato no assunto, e o meu médico me aconselhou a retirada da tireoide ,pois a mesma esta cheia de nódulos. confesso que depois de pesquisar na internet e ler alguns comentários estou começando a ficar preocupado. sobre alteração da voz , sobre a cicatriz,sobre as alteracões,sobre os remédios pós operatórios e etc….

  13. Cida Drumond disse:

    Olá.Tem exatamente 11 dias q fiz essa cirurgia.
    Minha voz não modificou.Senti nós 10 primeiros dias um desconforto ao engolir. Aguardo o resultado da biópsia,só q ontem começou a dar um papo no meu pescoço acima da cirurgia.Hje ele cresceu mais um pouco.Alguem sabe a razão disso ?

  14. Brunna disse:

    Oi queria saber se pode fazer a cirurgia menstruada?

  15. Julio disse:

    Gostaria de saber se há alterações de humor após a retirada da tireóide

  16. betty disse:

    Normalmente não há alterações de humor relacionados a isso, Julio/Tulio, excetuando as que forem normais quando o gente sofre uma cirurgia. Se você achar que houve, converse com um(a) endocrinologista. Abs

  17. betty disse:

    Nunca ouvi falar que era problema, Brunna. Mas pode perguntar ao seu médico. Abs,

  18. betty disse:

    Olá, Cida: Já faz uma semana que você fez a pergunta. Tenho estado viajando e com muitos compromissos e não deu tempo. Espero que já conseguiu conversar com um médico que achou uma solução. Abs

  19. betty disse:

    Olá, Roberto. Saber que a gente precisa fazer uma cirurgia nunca é agradável. E, realmente, não temos garantia sobre os efeitos colaterais. Entretanto, talvez ajude olhar por outro lado. Pode dar graças a Deus que descobriu antes de piorar mais, e que vive numa época em que algo pode ser feito (100 anos atrás você ficaria com o problema, e crescente, até o fim-da-vida). Basta a cada dia o seu mal. Se prepare do melhor jeito possível e vá em frente. Creio que 95% das vezes, os temores nessa área de tireoide são muito além daquilo que realmente acontece. Existem problemas de saúde muito mais sérios e difíceis de resolver. Com relação ao remédio que tem que tomar depois, para mim tem sido um abençoado substituto da tireoide (providenciando os hormônios sem os quais eu não poderia viver), sem efeito negativo algum. Que Deus o encoraje e acompanhe, abs, Betty

  20. Glauce Dulce disse:

    Olá, meu nome é Glauce , fiz a cirurgia de tireoide total na quarta feira 14/12 de lá para cá venho procurando textos que possam me tranquilizar mais sobre este novo modo de viver, estou gostando muito dos seus texto e me deixando mais tranquila . Obrigada.

  21. Natali disse:

    Olá, meu nome é Natali, fiz tireoidectomia total há 4 meses.
    Comecei utilizando a levotiroxina de 100 mcg e agora utilizo de 125 mcg. Operei por um câncer papilífero, passei super bem no pós-operatorio , mas é bom lembrar que temos de fazer os exames periódicos para saber como andam os hormônios e o cálcio no organismo.
    Eu nunca havia passado por cirurgia ou anestesia, e posso dizer que foi tudo muito tranquilo, não senti dor, não alterei voz e nada apresentei de diferente , a cicatriz existe, passo protetor solar e não cubro ou disfarço, porque ela me lembra que passei por isso e estou bem. E que nada como um bom exame físico, feito por um clínico ( no meu caso) para descobrir nódulos na tireóide, porque meus exames hormonais sempre foram normais.
    Um grande abraço e obrigada pelo teu depoimento,com certeza é de grande valia para pessoas que como eu, precisam de cirurgia.

  22. betty disse:

    Querida Natali. Obrigada por compartilhar. Estou contente que tudo correu bem e que você continua em paz. Que Deus a abençoe. Abs, Betty.
    P.S. Eu continuo bem também, e já se passaram sete anos. 🙂

  23. maria olivia disse:

    Olá boa tarde, fiz a Tireoidectomia Total pois estava com um nódulo benigno mais chamas grau IV, estou completando hoje 14 dias, não senti ainda muitos problemas a não ser o pós cirúrgico que foi com muito vômito terrível, a minha voz continua a mesma. Confesso que estou muito ansiosa para os problemas que possam vim acontecer, já estou fazendo uso da medicação Euthyrox de 100mg, sendo que nos 4 primeiros dias só tomei uma bandinha em jejum e só se alimentar após 40 minutos. Espero que eu possa continuar com minha vida tranquila e saudável como sempre foi. Fiz por prevenção,porque poderia desencadear a um câncer.

  24. noelia disse:

    oi fiz a cirurgia total da tireoide a 8 mes e meio ,fiz pq era um tumor maligno, mas ainda sinto a sensaçao de enforcada, somente passa quando estou deitada, alguem tem isso .

  25. betty disse:

    Querida Maria Olivia: Parece que você está bem encaminhado. Lembre-se de tomar o remédio toda manhã, ao levantar – ou logo quando se lembrar. Ele é necessário para o seu bem-estar, mas normalmente você não notará se esquecer um dia ou outro. Apenas não deverá tornar-se um hábito. Eu tenho uma caixinha com compartimentos para cada dia, ao lado da cama, e assim fica fácil verificar se tomei o comprimido daquele dia. Depois eu tomo os outros ao redor do café da manhã, etc. Também espero que sua vida continue tranquila e saudável. Que Deus a abençoe, Abs, Betty

  26. betty disse:

    Olá, Noelia: Você fez acompanhamento pós-cirúrgico com o cirurgião? Alguém lhe deu uma explicação? Creio que a “sensação de enforcada” não é normal. Portanto, eu consultaria um médico agora (ou novamente). Pode ser um clínico geral. Ou um otorrinolaringologista. Leve todos os documentos e exames relacionados à cirurgia para ajudar o doutor na sua avaliação. Abs, Betty

  27. Viviane disse:

    Ola
    Adorei conhecer essa página.
    Retirei toda a tireoide em fevereiro de 2015 e no começo foi tranquilo mas depois TUDO foi cansaço.
    Até hoje, vão fazer 2 anos e não sou mas ativa como antes.
    Já fiz tudo quanto é tipo de exame e não dá nada.
    Não consigo mas fazer várias coisas ao mesmo tempo.
    O cansaço reina, e no meu caso há alterações de humor.
    Sinceramente não sabia que a retirada da tireoide ia mudar a minha vida.
    Aconteceu isso tbm com alguém por aqui?
    Bjs

  28. betty disse:

    Olá, Viviane:
    Se você já fez todo “tipo de exame”, talvez seja hora de experimentar com comidas. Tem duas pessoas próximas a mim que melhoraram marcadamente em termos de humor e disposição para trabalhar (ambas tem filhos pequenos) quando tiraram o açúcar e a farinha branca. Foi para perder peso (e funcionou), mas teve esse efeito colateral bastante marcado. Os bons carboidratos continuaram – não é uma dieta “carb-free”. Pessoalmente, creio que a gente precisa tanto de carboidratos quanto de gordura para energia. Mais proteínas, etc. Mas do jeito e da medida certa. Eu raramente “empurro” isso – para dizer a verdade fujo daqueles que acham que eu vou ficar bem mais saudável se comer tudo “free” – sem lactose, sem gluten, sem… mas talvez seja algo que valha a pena tentar por algumas semanas, sem alarde e grande confusão – para não ouvir pitaco de todos ao seu redor (o resultado não vem de dia p’ra noite). Se melhorar, depois pode experimentar com poucas exceções (um pouquinho/um pedaço pequeno) em momentos especiais. Estou vivendo assim agora (já sou idosa) e me sinto bem e mais leve (perdi 15 kilos há um ano e meio e mantenho) e essas moças também… Depois me conte se conseguiu fazer, e o que aconteceu. Abs, Betty

  29. graça disse:

    Querida Beth fiz cirurgia esta com 13 dias. Minha voz esta bem rouca. Me preocupa uma vez que todos que fizeram a retirada total nao teve problema. Tive flebite na mao onde ficou a seringa para medicação. Ainda estou tomando antibiótico. Altera alguma coisa ?

  30. betty disse:

    Querida Graça. Minha voz ficou bem rouca também. Um mês depois, amigos e parentes nem me reconheciam no telefone. Mas, pouco a pouco, fui melhorando (como o médico havia prognosticado) e, com uns três meses, já estava quase boa. Mas tudo depende de quanto tiveram que mexer com suas cordas vocais, creio eu. Eu falo disso em algum dos relatos – já se passaram quase 08 anos desde então e eu estou bem. Com relação à mão, creio que foi algo eventual que deverá sarar sem afetar aspectos da cirurgia. Espero que você logo melhore. Que Deus a abençoe, Betty

  31. yolanda disse:

    Boanoite betty fiz a retirada total da tiroide ha20 dias esempre fico toda fria corpo geladosinto um desconforto que nao sei esplicar mesmo tomando calcio sera normal?

  32. betty disse:

    Acho bom você consultar um médico sobre isso, Yolanda. Não me parece “normal”. Espero que logo encontre uma solução. Abs, Betty

  33. olá fiz a retirada total dá tireóide a 6 anos consigo fazer exercício físico e o médico suspendeu puran t4 a mais de 5 anos porém fiquei muito preocupada agora pois comecei a engordar muito de dezembro a fevereiro ganhei 5 kilos ;me assustei tenho medo de não consegui emagrecer mais

  34. betty disse:

    Claudia. Eu não entendo a suspensão do seu remédio. Sem tireoide. E sem o substituto…. Ou será que o substituto tenha outro nome, como Synthroid?… Isso talvez valha uma segunda opinião de outro médico. Com relação à perda desejada de peso, verifique se vc está gastando mais energia do que está consumindo. Se estiver comendo e exercitando-se adequadamente e continuar aumentando sem razão de ser, então isso vale uma visita a um(a) endocronologista. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  35. Solange disse:

    olá meu nome é Solange vou passar por cirurgia de tireoide mas tenho um pouco de medo depois que tenho uma filha de 1 ano de idadetenho medo ao pegá ela no colo se vai trazer alguma sequela

  36. maria helena francisco lima sousa disse:

    eu gostaria de saber quando agente faz uma cirurgia que retirado vios nódulos é eu fiz exames tinha dado suspeita de maligno mais eu fiz a punção na tireoide dai fui em caminhada pra cirurgia fiz dia 09de setenbro já veio o resultado o exame deu bom veio dia 30 de outubro estou de laudo até dia 21 desenbro cera que não é pouco tempo eu trabalho em super mercado na reposição de mercadoria agente faz bastante esforço físico gostaria de saber se devo pedir mais um tempo para o medico eu agora faz 6 mese que fiz essa cirugia e agora to centindo dores constantes na regiao da ciirugia dores muito forte ate doi acabeça.

  37. betty disse:

    Olá, Maria Helena. Normalmente só é preciso algumas semanas para recuperar-se, mas pode ser que a sua intervenção foi maior que o normal. Creio que você deve continuar consultando médicos sobre essas dores, ate achar uma explicação e tratamento adequado. Abs, Betty

  38. betty disse:

    Olá, Solange. Como em quase qualquer outra cirurgia, você terá que passar uns poucos dias sem levantar peso – às vezes, uma ou duas semanas, dependendo do tamanho da intervenção. É muito importante obedecer as orientações médicas, providenciando ajuda neste pequeno período, para não haver sequelas de longa ou perpétua duração. Isso não significa que não pode segurá-lo no colo para dar um abraço. Mas não o levante. Não o carregue. Nem se esforce no trabalho de casa ou fora, nem dirigindo, fazendo ginástica, etc. Normalmente o retorno ao médico é dentro de dez dias e aí ele/ela dirá se você está liberada… Que Deus a abençoe. Betty

  39. Maria Lenita Dutra e Silva disse:

    Betty, parabéns por relatar sua experiência no pós cirurgia de tireóide! Como você percebe, foi muito útil a muita gente. Eu preciso fazer uma cirurgia da tireóide total, por causa de um carcinoma papilífero. E após ler vários relatos fiquei mais tranquila. Que Deus abençoe a todos.

  40. Andreia disse:

    Boa noite!
    Estava doida para escrever e compartilhar minha experiência. Estava tudo bem em minha vida quando resolvi procurar uma endocrinologista para emagrecer. Surpresa, você está com um nódulo, teremos que fazer ultrassom e biópsia. Naquele momento já me desesperei e senti que passaria por momentos não esperados e nunca imaginados. Chorei e já liguei para o meu marido, que, a partir desse momento está sendo mais que meu anjo da guarda aqui na terra. Fui para o ultrassom e …outra surpresa: você não tem um nódulo e sim, três. O menor teremos que olhar com cuidado.Ali, também senti: nódulo maligno. Sai de lá e chorei muito com meu marido. Ele querendo ser positivo e eu, não sei como, sentindo que passaria por uma experiência ímpar. Em uma semana sairia o resultado da NAAF é realmente: carcinoma paplifero. Já estava há uma semana fora de mim, meu corpo todo formigando e fiquei assim por uns 15 dias. Fui me acalmando aos poucos e a minha cirurgia foi marcada para daqui há 30 dias. Agradeço a Deus, no dia já estava calma, tranquila e confiante no meu médico. Tudo correu super bem, a cirurgia durou cerca de 4 horas e meia. Sai muito sonolenta, mas falando normal, este era meu maior medo, pois sou professora. Um pouco de dor na garganta ao engolir, muito cálcio e em casa, após 15 dias estou super, super bem, com exceção do dreno, meu companheiro que não sei quando tirarei. Ao sinto nada e ainda estou ansiosa pelo que está por vir…Será que terei outras surpresas? Encaro tudo como um aprendizado e passamos por estes momentos para nos tornarmos pessoas melhores. Espero ter contribuído. Grande abraço e muita saúde a todos!!

  41. Michele disse:

    Boa tarde, realizei a cirurgia da tireóide total no dia 08/02/17 e até o momento ainda tenho uma sensibilidade no local principalmente quando passo protetor solar ou hidratante. Após 3 meses de cirurgia essa sensibilidade na cicatriz ainda é normal? Desde já agradeço a atenção. Bjs

  42. Mara disse:

    Boa tarde.

    Fiz cirurgia de tireoide total já tem 2 anos e meio.
    Depois deste tempo devo procurar novamente o cirurgião de cabeça e pescoço, pra saber se tem mais algum nódulo ou continuo indo somente na endocrinologista para acompanhamento?

    Obrigada
    Mara

  43. betty disse:

    Olá, Mara. Tirei toda a tireoide por causa de vários nódulos benignos, fui diagnosticada sem câncer, e nunca soube de alguém ser orientado para checar a existência de mais nódulos naquele local. Pessoalmente, eu apenas verificaria se percebesse algum crescimento ou bloqueio, ou se tivesse algum mal estar inexplicável. Isso em qualquer lugar do corpo. Ser acompanhado por um endocrinologista, fazendo os exames que pede de vez em quando já é muito bom! Cirurgião se visita apenas quando alguém indica que há necessidade de cirurgia.

  44. betty disse:

    Olá, Michele. Sou apenas uma ex-paciente que postou no meu blog em 2009, portanto não sou especialista. Mas creio que pode ser bom consultar um(a) dermatologista se a sensibilidade continuar. Abs

  45. betty disse:

    Olá, Maria Lenita. Desculpe, por favor, o atraso em responder. É que a vida anda corrida e já tenho carteira de idosa. Imagino que você talvez já fez a sua cirurgia. Fico contente que você se sentiu ajudada com meus relatos e o compartilhar das pessoas que tem acessado os posts nos anos que se passaram desde 2009. Eu mesma não passei pelo tratamento do câncer, mas meus últimos posts na época compartilham as experiências encorajadoras de outras pessoas, especialmente na época. Mas tem alguns sites profissionais, jogando iodoterapia tireoide e hospital (por exemplo) na Internet. Como, por exemplo, https://www.hcancerbarretos.com.br/iodoterapia-2 . Abs, Betty

  46. Vânia disse:

    Olá, achei por acaso esse site, após ter feito cirurgia de “tireoidectomia total”. Fiz minha cirurgia em 4/05/2017. Quando descobri que precisaria fazer a cirurgia, optei por não procurar informações na internet, por medo. Mas, agora, lendo esse blog, vi que tem muitas informações boas a respeito do assunto. Optei por seguir só as informações repassadas pelo meu cirurgião de cabeça e pescoço. Confesso que quando descobri que tinha um nódulo, com resultado de grau III, com probabilidade de 15% de ser maligno, fiquei assustada. Nunca tinha feito nenhuma cirurgia ou anestesia geral. Após ter realizado o procedimento vejo que acabei me preocupando a toa, pois foi tudo bem tranquilo. A cirurgia em si demorou em torno de duas horas ( o médico que fez a cirurgia solicitou o acompanhamento de um médico da área de Neurofisiologia – com monitor de nervos. Que serve para auxiliar a prevenir que as cordas vocais sejam atingidas) Dessa forma, segundo o cirurgião, ele faz a cirurgia com mais tranquilidade, rapidez e segurança. Sai da sala de recuperação falando normalmente. Fiquei 37 horas sem comer e sem tomar agua para prevenir vômitos ( 12 horas antes da cirurgia e 25 horas após a cirurgia). Acho que isso auxiliou, pois não me deu nem náuseas. Recebi alta após 30 horas de internação. Sentia um incomodo ao deitar a noite, isso na primeira semana. Depois voltou ao normal. A cicatrização que, no momento me preocupa um pouco. O corte em si está bem fino, cicatrizado, só que está meio “duro” na parte superior ao corte. Usei por 30 dias o mecropore, para pressionar o corte. Passados os 30 dias, comecei a usar o Contractubex. Será necessário usar por 60 dias, segundo orientações médicas. Estou tomando o PURAN 112. Farei exame da dosagem de hormônio no mês que vem para verificar se será necessário aumentar a dosagem.

  47. betty disse:

    Obrigada por seu relato, Vânia. Vai ser útil (e atualizado) para futuros leitores. Realmente, a gente fica na dúvida se olha na Internet ou não, porque realmente podemos sair bastante confusas e mal-informadas. Mas, procurando bem, seguindo certas diretrizes, podemos chegar a bons resultados. Não pretendia ser fonte de informações. Mantinha este blog na época e postei as experiências com minha própria experiência para parentes e amigos acompanharem. Quando comecei a receber comentários de um monte de leitores desconhecidos e aflitos, resolvi pesquisar e adicionar os últimos posts. Isso foi em 2009, mas continuo tentando responder a quem comenta…
    Parece-me que você foi bem cuidado. Se continuar preocupada com a cicatriz, acho que poderia consultar um(a) dermatologista. Eu me dei bem com o primeiro hormônio substituto que me passaram (Synthroid 100) e os testes continuam indicando que os níveis permanecem satisfatórios. Que bom que já inventaram esta medicação, não?! Se não, estaríamos num beco sem saída. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  48. Suely disse:

    Olá Betty
    Descobri que tenho um nódulo como o da Vânia grau três consultei o cirurgião de cabeça e pescoço que disse que eu poderia aguardar 3 meses e repetir a punção ou operar. Como vou mudar do Brasil resolvi operar, e resolver logo, já vou fazer os exames pré operatórios e marcar a cirurgia em agosto mas estou muito apreensiva e com receio de afetar as milhas cordas vocais e também de engordar. Depois de ler vários comentários as minhas dúvidas em relação a operar ou não só aumentaram. Abraços

  49. Vânia disse:

    Betty, obrigada você!!! Sim, após fazer a cirurgia e procurar na internet, achei muitas informações úteis, como é o caso do seu blog. Achei super interessante o teu blog! Estás de parabéns! Bom ler os teus relatos. Eu, apesar de, ainda não ter feito o exame da dosagem, acredito que o nível esteja equilibrado, pois não estou sentindo nenhum sintoma de baixa ou alta dosagem. Sim, ainda bem que existem esses hormônios sintéticos, caso contrario estaríamos perdidas..rsss. Obrigada pela dica do dermatologista. Sabes que nos últimos dias tenho feito “massagens com óleo de amêndoas” e a parte que estava ” dura”está bem melhor. Noto que está mais “mole” e está visivelmente melhor. Acredito que, ainda, esteja em fase de cicatrização. Tenho que ter paciência e aguardar ( parte difícil rsss). Abraços Vânia

  50. Marcia aquino disse:

    Fiz minha cirurgia dia 24 de junho, retirei totalmente a Tiróide e nódulos também q tinham no lado esquerdo, estou no período pós operatório ainda já passei com o meu médico cirurgião e estou cada dia mais surpresa pois já estou falando muito bem, tinha muito medo do pós cirúrgico mais surpreendentetimente estou bem , ocorreu tudo bem até aqui , sábado dia 08 de julho vou fazer uma Naso e retornarei com meu médico dia 02 de agosto para levar os resultados dos exames da biopsia e da Naso , assim como a Vânia eu fugi de sites q falavam sobre a cirurgia de tireode por medo , mais agora vendo esse estou cada dia mais querendo mais informações de como viver sem a tireode é como viver uma vida saudável sem esse órgão tão importante e estou me surpreendendo com informações tão ricas e depoimentos tão grandiosos de pessoas lindas como vcs 😍foi muito encontrar vcs❤⚘

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio