Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Crônicas do Cotidiano > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.

pescoçotireóide

A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.

Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.

Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.

Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…

A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.

A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.

Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?

Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:

Qui 13/08/09 14:55

Olá, Dra. —:

Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava.  Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…

Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.

Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?

Agradeço a atenção. Abs, Betty

A resposta veio no dia seguinte:

Sra Betty:

Fique tranquila!

O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.

Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?

Um abraço!

Dra —

Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…

Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.

Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.

Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.

Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.

Até então, Betty

1.128 Comentários a “Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio”

  1. betty disse:

    Querida Rita. Estava me preparando para viajar para o Canadá quando você escreveu, em meio a eventos natalinos, formaturas, etc. Lá passei um mês com filhos e netinhos. Voltei nesta semana e estou agora tentando responder às correspondências. Tanto aqui quanto nos EUA, eles normalmente apenas operam a tireoide com nódulo benigno quando o nódulo está prejudicando outros órgãos ou funções. Foi por isto que operaram a minha tireoide. Os nódulos estavam crescendo e afetariam a minha voz e garganta. Parece-me que teve algo mais complexo do que APENAS um nódulo benigno para eles retirarem uma paratireoide também. Continue consultando endocrinologistas para receber explicações e orientações sobre como lidar com as alterações que está sentindo. Não desista! Um grande abraço, Betty

  2. Flavia Barbosa disse:

    Olá, Boa Noite.
    Minha mãe fez uma cirurgia da tireoide em 12/2016 e desde então vem lutando fazendo utra som, tomografia, ela diz que a sensação é do pescoço esta repuxando é um desconforto em norme e disse que não sabe o que fazer mais, teria alguma coisa que ela possa fazer para muda isso ela sente como se estivesse secando o pescoço.

  3. IRES disse:

    FIS CIRURGIA E FOI RETIRADO A TIREOÍDE ,FREQUENTIMENTE SINTO-ME CANSADA E AS VEZES ANCIOSA POR VARIAS COISA,GOSTARIA DE SABER SE E NORMAL.

  4. betty disse:

    Se a cirurgia foi bem recente, Ires, então é “normal.” Entretanto, se se passaram meses, eu procuraria um(a) endocrinologista ou clínico geral para tentar identificar a causa. Abs, Betty

  5. Abaixo da minha cirurgia esta um pouco alto, depois de dois meses ainda continua um incomodo para falar e engolir.

  6. Ricardo disse:

    Boa tarde. Hoje completam 28 dias da tereoidectomia total. Estou bem.
    Desde então, já passei por insônia, sudorese excessiva durante a noite, irritabilidade, aumento do apetite, embora com conservação do peso. Mas me sinto muito bem. Atualmente, tenho tido dores/pontadas no peito, sendo este o único incômodo.
    A partir da retirada, pelo que entendi, tendo em vista que no início o hormônio produzido pela tireoide permanece no corpo por alguns dias, vários sintomas são esperados e decorrem tanto de um hipertireoidismo quanto de hipotireoidismo. Próxima semana, retornarei ao cirurgião de cabeça e pescoço e na semana seguinte ao endocrinologista. Bom registrar que fiquei apenas um dia internado, já saindo do hospital com a prescrição dos hormônios.

  7. betty disse:

    Olá, Ricardo. Obrigada por compartilhar. Por favor, desculpe a demora em responder. Espero que os sintomas citados não voltaram mais e também que discutiu as pontadas no peito com os médicos aos quais retornou. Que Deus o abençoe. Abs, Betty

  8. betty disse:

    Olá, Disnete. Estou muito atrasada em responder aos comentários nos meus posts. Espero que o incomodo para falar e engolir já passou. Se não, provavelmente seria bom consultar um otorrino novamente para descobrir a causa e pedir alívio. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  9. Adriana Rissi disse:

    Flávia Barbosa boa noite,
    operei em fev de 18 e também venho sentindo essa sensação de repuxar o pescoço uma rigidez, irei fazer ultrassom mas tomei um relaxante muscular e estou tentando alongar o pescoço isso vem ajudando.

  10. DANIELE MOURA DO NASCIMENTO ARAUJO disse:

    Boa tarde, irei fazer a cirurgia de tireóide, estou com muitos módulos mas graças a Deus não são malignos, mas estão me incomodando muito. Gostaria de saber com quanto tempo vc voltou a trabalhar? Vi em seus relatos a sua dificuldade com a voz e isso me assusta, pois sou professora é preciso muito da minha voz.

  11. betty disse:

    Olá, Danielle: Esta pergunta sobre quanto tempo tem que ficar parado deve ser feita ao médico. Dependerá muito daquilo que eles irão fazer. De qualquer jeito, pode ser melhor planejar descansar a voz pelo máximo de tempo possível, para permitir uma recuperação melhor (tudo dentro tem que sarar com boa cicatrização) e mais rápida. No fim, você sairá ganhando. Deus permita que seja confirmada a falta de malignidade e que os médicos consigam evitar prejudicar as suas cordas vocais. Se você for filha dele, ele concederá forças para lidar com aquilo que virá. Sinta-se abraçada.

  12. betty disse:

    Olá, Adriana. Não sei se a Flavia Barbosa vai ver o seu comentário, mas eu vi. Que bom que está podendo fazer ultrassom para verificar a situação real lá dentro. Parece-me que o alongamento pode ser uma boa ideia, mas sempre é bom fazer com orientação médica. Que você melhore logo. Abs, Betty

  13. Claudia disse:

    Olá !! Fiz a tereoidectomia em 16/04/2018, já consegui equilibrar meus hormônios. O meu problema é está sensação de nó na garganta, parece um gosma que não sai nunca. Será que um dia isto vai passar ? Se alguém puder me ajudar eu agradeço. Já falei com os médicos mais não tive nenhuma resposta confortável.

  14. DEOGRACIA VIANA GOMES disse:

    Faz 3 dias que retirei a tireóide toda mas graças a Deus, um único incomodo é essa gosma e da vontade de Rossi tenho medo de prejudicar minha voz com essa Rossi

  15. PATRICIA disse:

    OLÁ BOA TARDE!
    FIZ CIRURGIA DIA 12 DE JULHO 2018 E ESTOU ME SENTINDO BEM , APENAS UM INCOMODO NA GARGANTA ´PRA ENGOLIR ,GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM MAIS SENTE ISSO E SE E NORMAL?
    OBRIGADA

  16. Dilma Tavares disse:

    passei por uma tireoidectomia em 2 de agosto e ainda estou com a voz muito rouca.muito cansaço e agora a uma semana comecei com uma tosse ora seca as vezes com secreção e nao melhora com xarope nem gargarejo nem pastilha.Estou tomando cálcio ,vit d e puran 125.Por favor será que vai voltar só normal a voz É o cansaço? não estou conseguindo marcar fono.Se puder me orientar te agradeço. bjs

  17. Elizeth disse:

    Olá,três meses após retirada total da tireoide,e desde então ñ paro de tossir,isso vai parar quando?
    Já tomei alguns xarope mas não adiantou

  18. Talita disse:

    Bom dia a todas, operei ontem, já sai falando do centro cirúrgico, só estou sentindo desconforto para engolir. Quanto tempo em média será que poderei me alimentar normalmente?
    Att, Talita Chaves

  19. betty disse:

    Varia de pessoa para pessoa, Talita. O seu médico e a equipe hospitalar devem saber direitinho. E procure não falar muito no começo, ainda podendo. Está tudo muito sensível lá dentro. Espero que tudo continue correndo bem. Abs, Betty

  20. betty disse:

    Fui apenas uma paciente como você, Elizeth. Sugiro que procure um otorrino. E persista, até obter uma solução ou, pelo menos, um explicação.
    Espero que melhore!
    Abs, Betty

  21. Pedro Henrique disse:

    Olá Pessoal, fiz a cirurgia de tireoidectomia total já faz uns 2 meses, mas comecei sentir muitas dor no peito que vai até as costas espalhando-se pelo braço, afetando o peitoral. Essas dores estão aparecendo do nada e são insuportáveis. Estou tomando o remédios corretamente que é o T4 e cálcio.

    Será o que pode está acontecendo?

    Desde já agradeço;)

  22. betty disse:

    Pedro, creio que você deve, logo, consultar seu médico sobre isto. Ele poderá lhe examinar e receitar exames para saber a causa.

  23. Raquel disse:

    Oi Betty!
    Faz 6 meses que eu operei pela segunda vez pra remoçao total da tireoide.
    Pergunta:os seus hormonios ja estao funcionanedo normalmente?metabolismo?js esta tudo equilibrado?
    Pq eu sei leva tempo,é preciso paciência,porém,é difícil.
    Ainda sofro com isso.

  24. betty disse:

    Cada pessoa é diferente, Raquel. Os meus hormônios funcionaram normalmente desde o início depois da cirurgia. Até hoje, mais de nove anos depois. Me receitaram a dose de 100 mg de Synthroid 100 e continuo até hoje, um comprimido pequeno todo dia quando eu acordo. Fui e sou muito abençoada nisto. Continue procurando a solução para o desequilíbrio, provavelmente com um(a) endocrinologista. Que Deus a abençoe, concedendo um Feliz Natal para você e um bom acompanhamento para a sua saúde em 2019. Abs, Betty

  25. marcilia disse:

    Oi eu fiz a cirurgia da da tireoide total a quatro dias e estou sentindo muito formigamento e tremura nas mãos. Estou com medo, o que eu devo fazer?

  26. betty disse:

    Pelo que tenho observado, Marcilia, isto acontece quando há falta de cálcio. Sugiro que consulte o seu médico ou algum especialista/profissional de medicina ou hospital amigo (se não conseguir falar com ele/ela) para ter ajuda com a dosagem. Sei que fiquei boa em poucos dias depois de começar a tomar.

  27. Maria disse:

    Boa noite,
    Já passaram quase cinco anos desde o último comentário por isso não sei se alguém irá ler meu post
    Fiz a tiroidectomia total no dia 16-01-2019 há duas semanas. A cicatriz está boa e não tenho inchaço. Ainda estou tomando cálcio e o eutirox em jejum. O resultado da minha biópsia ainda não saiu, só daqui a uma semana. O que mais me preocupa neste momento é o cansaço e falta de ar que por vezes sinto, parece que se falo mais ou um pouco mais alto fico bastante cansada e com alguma dificuldade em respirar … às vezes penso se não será ansiedade … a minha voz está diferente e falo baixinho mas com 3 filhos e uma casa grande por vezes tenho que falar um pouco mais alto e isso me cansa muito assim como falar no telefone. Alguém passou por isso?
    Agradecia muito a vossa opinião
    Um bem haja a todos
    Maria, Lisboa- Portugal

  28. betty disse:

    Olá, Maria de Portugal:
    Não sei o que vc está vendo na sua tela, mas tive vários comentários neste post, e em outros da série, no ano que passou e neste ano também. Aos quais quase sempre tento responder. Me operei em 2009. Portanto, já se passaram quase dez anos e me surpreendo com a continuada interação com algo que iniciei apenas como uma comunicação com meus parentes e conhecidos. Só neste (número 7), tive mais de 500 comentários.
    A história começa mais ou menos aqui. http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=907 “A Bênção que veio através de uma Secretária Incompetente”.
    Não sei a causa do seu cansaço e, se este continuar, creio que você deve conversar com um médico. A falta de cálcio pode causar isto – normalmente porque mexeram com suas paratireoides – mas você falou que já está tomando cálcio Faça uma lista escrita daquilo que (ainda) está sentindo e de perguntas para passar para o especialista na sua volta com respeito à biopsia. Anote toda vez que algo lhe vier à mente.
    Com relação à voz, a minha demorou quase três meses a voltar. No início ninguém me reconhecia mais no telefone e fiquei bem triste. Mas respeitei às ordens médicas para poupá-la bem e agora fico contente quando pessoas da minha juventude sabem quem sou quando falo (tenho 67 anos).
    Espero que você logo melhore. Enquanto isto, use a mídia social escrita para se comunicar ao máximo… SMS, WhatsApp, Messenger, e-mail… Até com os filhos se já andarem com estes aparelhos.
    Um grande abraço. Que Deus a abençoe.
    Betty Portela

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio