Brincando com Girafas

Crônicas do Cotidiano > Brincando com Girafas

girafasEpes

Nat, Han, Kath, Emm, 17 anos, Reino Unido

Temos nos divertido como família com um site na Internet onde um senhor jovem da Noruega está “colecionando” um milhão de girafas. Pretendo passar algum tempo diariamente com meus sogros examinando os últimos uploads de pessoas ao redor do mundo inteiro.

Vi o link no site da Terra ontem e posso ver como aquilo pode contribuir para a criatividade de famílias e amigos. Aqui em casa, Mamãe já está querendo que eu mande algo. Sugeri que ela fosse mexer com seus papéis coloridos para criar a sua própria girafa.

Desde que o site foi divulgado no Brasil ontem, os brasileiros estão “pintando e bordando” com as possibilidades de criar este animal esquisito. Já são maioria entre as imagens que visualizo hoje (29 de agosto de 2009).

O site oferece o seguinte recado:GirafaMaLimeira

Ma, 12 anos, Limeira, Brasil

Meu amigo Jørgen não acreditou que eu possa coletar um milhão de girafas até o final de 2010. Eu pretendo provar que ele está errado, para isso preciso de sua ajuda. Você pode criar sua(s) girafa(s) em qualquer forma que quiser, desde que não seja em um computador e que não seja um objeto comprado em loja. Você deve criar a sua própria girafa(s), mesmo! Clique aqui para ler o porquê. Até agora eu tenho 191.806 girafas, então, preciso de mais 808.194 nos 489 dias que faltam para o fim do prazo.
Vamos mostrar à Jørgen como a internet é incrível!

GirafaFuteboleira2

Mariana Oliveira, 18 anos, Porto Alegre, Brasil

A notícia da Terra, no dia 28 de agosto, divulga o seguinte:

Uma aposta entre dois amigos noruegueses feita há pouco mais de dois meses se transformou em um fenômeno de internet que já reuniu mais de 165 mil colaborações de pelo menos 174 países.

Um web designer da Noruega, Ola Helland, fundou um site (www.onemilliongiraffes.com) no qual pede que as pessoas coloquem suas fotos de girafas. E vale de tudo: desenhos rabiscados, aquarelas elaboradas, esculturas com lego, com pedras, com galhos e até com alimentos.

Helland só não aceita fotos de girafas compradas em lojas ou desenhadas pelo computador, pois, segundo ele, seria “fácil demais”.

O site One Million Giraffes começou com uma conversa entre Helland, que trabalha em um jornal de Stavanger, e seu amigo Jorgen, tarde da noite, na qual Helland afirmou que, com a internet “tudo é possível” e que “não há mais limites” e que poderia, facilmente, “conseguir um milhão de qualquer coisa se quisesse”.

“Jorgen não concordou comigo e disse que eu não conseguiria um milhão de girafas. Então, fizemos uma aposta”, afirmou em entrevista à BBC Brasil.

“Jorgen estabeleceu um prazo até o final do próximo ano e o critério de que as girafas podem ser feitas de qualquer jeito e forma, exceto pelo computador.”

Helland conta que, dois dias depois da aposta ele colocou a página no ar “quase como uma piada, só para brincar com a ideia”.

“Coloquei o link na minha página no Facebook e no Twitter pensando que iria conseguir entre dez e 15 girafas de meus amigos e então tudo acabaria. Saí para o almoço e, quando voltei, já tinha 60 girafas. No fim do dia já tinha 134.”

“Comecei a perceber que tinha começado algo que, imediatamente, perdi o controle”, acrescentou.

O web designer afirma que a página se transformou em algo muito maior do que apenas uma aposta com o amigo.

“Se transformou em uma forma de espalhar alegria e fazer com que as pessoas desliguem a televisão e criem algo real. Algo que elas podem tocar e sentir”, disse.

“É surpreendente que pessoas literalmente do mundo todo estão sendo criativas e fazendo girafas só por minha causa.”

Helland afirma que, em menos de 70 dias pessoas de 174 países visitaram o site e a página já ultrapassou 1,5 milhões de visitas.

Além disso, o web designer também afirma que está recebendo muitos emails de pais e avós que contam como eles se reuniram com filhos e netos e brincaram com lápis e outros materiais durante horas para fazer as girafas.

FitaMetrica

Nodders, 30 anos, Reino Unido

Dê uma olhada naquela enorme diversidade de girafas e mostre à sua família. Creio que isso (tanto o olhar quanto o fazer) pode ser um ótimo passatempo para seus  parentes idosos. E para as crianças também. E para quem estiver compartilhando… Se vocês resolverem postar a sua girafa, e acharem que vale a pena vermos/sabermos, deixe um comentário neste post com o link para sua obra de arte.

As girafas podem ser encontradas em http://www.olahelland.net/giraffes/. Tem um icone no fundo da página que linca com as estatísticas para verificarem quantos brasileiros já contribuiram. Divirtam-se!

Abs, Betty

P.S. Aqui temos um link para algumas das girafas mais interessantes.

2 Comentários a “Brincando com Girafas”

  1. betty disse:

    Meu marido quis agradar a mãe e inventou uma girafa usando a luminária da escrivaninha. Recortou um cartão de visitas azul e deu um rosto ao topo da luminária. Chamou-me para encontrar umas “folhas” (achei um cacto–flor de maio) e segurar uma toalha de banho como pano de fundo. Tiramos a foto e enviamos. Já está lá. Mamãe não se entusiasmou muito. Diz que ele é capaz de criar algo bem mais bonito…
    http://www.olahelland.net/giraffes/?id=22797

  2. Norma disse:

    Hahahahahaahahahahaha!

    Pode não ter ficado bonita, mas ficou MUITO engraçada!

    Beijos, Betty!

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > Brincando com Girafas