Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Crônicas do Cotidiano > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.

pescoçotireóide

A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.

Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.

Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.

Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…

A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.

A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.

Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?

Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:

Qui 13/08/09 14:55

Olá, Dra. —:

Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava.  Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…

Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.

Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?

Agradeço a atenção. Abs, Betty

A resposta veio no dia seguinte:

Sra Betty:

Fique tranquila!

O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.

Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?

Um abraço!

Dra —

Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…

Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.

Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.

Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.

Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.

Até então, Betty

1.128 Comentários a “Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio”

  1. nilza disse:

    por favor me de uma resposta estou muito preocupada.e a consulta dala é só no dia 24 de setembro.obrigada

  2. betty disse:

    Querida Nilza.
    Entendo a sua preocupação com sua mãe. É muito especial – uma mãe ter uma filha tão cuidadosa.

    Entretanto, sou apenas alguém que teve que retirar a tireóide em maio de 2009. Os nódulos acabaram não sendo cancerosos. Na época, escrevi sobre isto para meus parentes e os amigos que liam meu blog. Não era muita gente. Nunca pensei em ter tantos leitores e comentaristas, especialmente cinco anos depois! Tenho tentado responder no possível, confortando, encorajando e, às vezes, informando, conforme as minhas condições em termos de tempo e sabedoria, porque sinto a angústia das pessoas. Na situação presente, voltei ontem à noite de uns dias no hospital com minha sogra de 91 anos. Graças a Deus, ela está bem melhor.

    Também não tenho conhecimentos médicos. Entretanto, procuro consultar “Dr. Google”, como você provavelmente tem feito. Nunca havia ouvido falar deste tal de “tumor marrom”. Mas fiz uma busca por paratireoide e tumor marrom e achei algumas coisas que, possivelmente, ajudem o seu entendimento até a consulta. Outra opção pode ser conversar com enfermeiros ou doutores conhecidos, ainda que trabalhem em outras áreas. Eles talvez possam explicar ou indicar leituras melhores.

    Espero que isto ajude e que os especialistas possam indicar tratamentos adequados.
    Que Deus as abençoe.
    Abs, Betty

    http://www.unip.br/comunicacao/publicacoes/ics/edicoes/2005/03_jul_set/V23_N3_2005_p_227-230.pdf
    http://www.unifesp.br/dorto-onco/livro/tumo10p8.htm

  3. Juliana disse:

    Olá, Betty!

    Primeiramente gostaria de falar de gostei muito do seu texto. Segundo, estou com dois nódulos (benignos) na tireóide, porém, um está bastante grande e outro nem tanto. Fui recomendada pelo cirurgião a retirada de toda a glândula. Pois bem, se possível, queria que você me respondesse algumas perguntas: o pós é doloroso? quanto tempo de repouso? quanto tempo para voltar a dirigir? quais são os devidos cuidados? devo usar máscara por algum tempo? (pois já me falaram que deveria usar, para não entrar poeira). Grata desde já!

  4. Angela Ferreira da Silva disse:

    Olá, Beth
    Muito bom poder retornar aqui e contar mais experiências… em Junho escrevi aqui , que fui CURADA do cancer, e que ia para endocrinologista…. Bom fui e ele me receitou PURAN T4 (levotiroxina sódica 88mcg), comecei a tomar , todos os dias em jejum e após 40 minutos poderia tomar o café da manhã e assim fiz, porém comecei a fiacar INCHADA DEMAIS, principalmente nos tornozelos, fiquei com as mãos também inchadas e sem força nos braços, o que me deixou sem poder dirigir… o que me deixou muito triste, fiquei presa em casa e dependendo muito do meu irmão e sócio que teve que se desdobrar… Todos os dias é uma luta… é só colocar os pés no chão e os tornozelos começam a inchar… nossa muitas dores, muitas mesmas nas pernas, se sentindo pesada, o incômodo muito grande, fiquei sem trabalhar e nesta hora o apoio da família faz a diferença. Após 28 dias toamando os remédios repeti todos os exames… ontem voltei ao médico e Graças a Deus já começou a fazer efeito meu TSH estava em 233,46 em 13.06.14 e em 13.08.14 abaixou para 123,47 , realmente o remedio começou a fazer efeito porém não impediu de continuar ainda inchando, tenho melhorado, após os 28 dias voltei a dirigir e aos poucos estou voltando a trabalhar… Meus pés ainda incham,os tornozelos são os que mais sofre e doem muito, hoje comecei a tomar nova dose agora estou usando PURAN T4 125mcg, tenho fé em Deus que vamos alcançar uma melhora.
    Mas o fato de escrever de novo é faze um ALERTA… minha irmã que está com o mesmo problema estava tomando o PURAN T4 75mcg e o TSH de 56 aumentou para 58, e no consultório ficamos tentando achar o porque ao invés de abaixar , aumentou e descobrimos… ela NÃO falou que estava usando RANITIDINA(OMEPRAZOL) e fica aqui meu ALERTA!!!!!!
    Esta medicação RANITIDINA é o ÚNICO remédio que IMPEDE A ABSORÇÃO DO PURAN NO ORGANISMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Atenção avisem TODA A MEDICAÇÃO que estão usando ao seu médico e volto a dizer – RANITIDINA pode ser usada mas tem que esperar no mínimo duas horas após a injestão do PURAN T4.
    Espero que ajude e vamos continuar nesta luta contra está doença silenciosa e que nos causa muitos transtornos que é o Hipetiroidismo.
    Boa sorte, força a todos vcs. Minha história está no facebook – Angela Dicas e Pensamentos.
    Beth, obirgada pelo espaço e que Deus nos abençoe.
    Bjos

  5. Marcia Souza disse:

    Passei por uma cirurgia de tireoide no dia 18/09/14 e hoje, seis dias depois, amanheci me sentindo estranha, meio tonta e fraca. Daí resolvi pesquisar na internet sobre a reposição hormonal após a tireoidectomia total. Encontrei esse blog e me identifiquei com algumas pessoas. Eu descobri os nódulos da tireoide numa tomografia da coluna cervical em 2003. Desde então, vinha acompanhando através de ultrassonografia e exames de sangue com uma endocrinologista de seis em seis meses. Fiz uma punção em 2010 que deu negativa, sem indícios de malignidade.
    No ano passado (setembro), a ultra acusou um crescimento significativo dos nódulos, calcificação e vascularização. E um nódulo passou para Classificação Chamas 3. A minha médica estranhou o resultado e me orientou para aguardar 3 meses e repetir com a Dra. Ludovina, médica de sua confiança e que fez a punção. Consegui fazer apenas em junho deste ano. E o resultado foi pior. Os nódulos cresceram mais ainda, encontrou alguns cistos, totalmente calcificados e um linfonodo em cadeia cervical.
    A minha médica me encaminhou para uma cirurgiã mas essa não opera pelo meu Plano de Saúde. Na busca de um cirurgião de cabeça e pescoço pelo meu Plano de Saúde encontrei o Dr. Agostinho, diretor da Escola de Medicina e Cirurgia da UFRJ, resido no Rio de Janeiro. Foi uma benção de Deus. Médico iluminado, super atencioso, carinhoso e muito competente. Fiz os exames de risco cirúrgico e iniciei uma briga com o Plano de Saúde que demorou a liberar as senhas da cirurgia e do material solicitado pelo médico. A cirurgia correu bem. O Dr. Agostinho me explicou que o anestesista teve dificuldade para colocar um tubo porque a minha glote é invertida (e eu nem sabia disso). Disse que conseguiu preservar as quatro parótidas mas que devem ressentir durante um tempo para retornarem ao funcionamento. Daí a necessidade de iniciar a reposição de cálcio.
    Voltei da anestesia com tremores (hipotermia) e muita dor, tanto da cirurgia que doía o pescoço, e todo o local que ia de um ombro ao outro, mais a coluna cervical, pois tenho hérnia de disco na cervical. Uma dor quase que insuportável. Não foi colocado dreno, apenas saiu uma secreção e gosma pela boca até o dia seguinte à tarde. Tive alta no dia seguinte, pois segundo o Dr. Augostinho estava bem e ficaria melhor em casa. Tive muita dificuldade para engolir e até hoje não consigo tomar água direto. Bebo em pequenos goles. As dores foram diminuindo aos poucos e o pescoço está bem desinchado. Apenas no local do corte que ainda está inchado. Nos primeiros dias tomei sopa liquidificada e mingau. Desde 2ª que já estou na alimentação normal mas amasso e mastigo bastante os alimentos. Os pontos estão bem sequinhos.
    Iniciei o cálcio no sábado, um comprimido de carbonato de cálcio e vitamina D em 8 e 8 horas. E iniciei também no sábado, conforme orientação médica, 1 comprimido em jejum de Puran T4 25 por 3 dias, 2 comprimidos de Puran T4 por mais 3 dias, amanhã passo para 3 comprimidos por mais 3 dias e depois para Puran T4 100. Sinto um pigarro constante e tosse, principalmente quando falo mais.
    O meu médico mandou mensagem pelo celular para saber como estava passando na 6ª Feira a tarde que respondi a noite. E me ligou no domingo para saber como estava evoluindo. Disse que podia falar a vontade, evitar apenas gritar. Amanhã vou tirar as minhas dúvidas sobre o que já posso ou não fazer e quando devo retornar às minhas atividades normais em casa e no trabalho. Bom, por hora é isso…espero ter contribuído com as colegas que estão ou vão passar pelo mesmo processo.

  6. betty disse:

    Olá, Marcia. Tenho certeza que seu relato e orientações possam ajudar a futuros leitores/leitoras. Obrigada.
    Que médico atencioso! Nota 10! Fico contente que esteja sendo tão bem atendida.
    Sua cirurgia ainda é bem recente. Algumas “sequelas” podem passar logo. Outras podem demorar um pouco mais. Espero que esteja logo bem melhor. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  7. Carol disse:

    Boa tarde,
    Fiz a cirurgia da retirada da tireoide dia 22/08, ocorreu tudo bem, porem ao 7° dia do pos operatorio tive um sangramento intenso, corri ao hospital e fui operada de urgencia. Sai de alta e 4 dias depois sangrei novamente, desta vez uma arteria tinha se rompido, quase.morri fui operada.novamente de urgencia, perdi muito sangue tive que receber.bolsas de sangue, mas depois ficou tudo bem, fiquei internada durante 7 dias e depois tive alta. hj faz 24 dias e a unica coisa que sinto é como se tivesse um bolo na garganta, mas o medico disse q e normal, sinto muito cansaço e sono mas acredito que com a regulacao do hormonio tudo volte ao normal, agora preciso fazer tratamento com uma psicologa pois fiquei muito traumatizada..

  8. luana disse:

    MInha mãe fz a cirurgia e esta bastante inchada isso é normal? ela sente sensação de sufocamento oque posso fazer para melhorar

  9. betty disse:

    Prezada Luana: Inchada no local? Ou no corpo todo? Há quanto tempo? No local, se faz poucos dias desde a cirurgia, é normal. Depois de algumas semanas, ou no corpo todo, não é. Eu sou apenas um ex-paciente – o que sei (ou sabia) está neste blog. Creio que você deve consultar seu médico. Se não tiver acesso a este, veja se não tem algum conhecido ou conhecida que tenha conhecimento médico ou de enfermagem, que possa ter alguma experiência nesta área para orientá-la sobre os passos que devam seguir. Espero que ela logo fique boa. Que Deus as abençoe. Abs, Betty

  10. daniel freire disse:

    bom dia leitores fiz a cirurgia de retirada de tireoide tive um otimo pos operatorio e gostaria de saber se posso injerir bebida alcoolica tomando o hormonio t4 me resp por favor agradecido.

  11. betty disse:

    Prezado Daniel:
    A gente geralmente volta a uma vida inteiramente normal depois de algumas semanas. Mas quem orienta com exatidão deve ser seu médico.
    Com relação a bebida alcoólica. Se você não tiver nenhum problema com alcoolismo, nem com sua família pela quantidade de tempo ou pelos locais que frequenta enquanto ingere, fique em paz. Se, entretanto, há algo que precisa modificar para ser bênção neste tempo que Deus ainda lhe concedeu neste mundo, aproveite este período de abstinência como o início de uma vida que procura assumir novas atitudes e hábitos.
    Que Deus o abençoe.
    Abs, Betty

  12. Adriana disse:

    Olá
    Boa tarde, meu nome é Adriana fiz cirurgia logo duas 13.05 e a outra agora 30 de setembro. Não senti nada dessa última vez, graças a Deus! Apenas inchado um pouco. Graças a meu Deus.

  13. marga disse:

    Fiz a retirada da tireóide faz dois anos, desde então nada mais foi igual, tive queda de cálcio, não fui orientada antes da cirurgia sobre isso, só fui descobrir no pós cirúrgico, pelos formigamentos que , de início falaram que era da anestesia. Após dois anos passei por vários médicos, pois sinto muitas dores no corpo. Na próxima semana irei fazer o exame para verificar quantas paratireóides foram retiradas, pois até agora nenhum dos cinco médicos que passei haviam solicitado. Alguém já verificou a retirada da paratireóide como erro médico?

  14. marga disse:

    Darinaeliz, engravidei há três meses atrás, após um ano e nove meses de retirada da tireóide, mas tive um aborto espontâneo, por descolamento ovular. Também tinha dúvida s se conseguiria pela falta da tireóide e falta de cálcio.

  15. Jacqueline Brito disse:

    Ola boa tarde,fiz a cirurgia dia 29 de setembro, to com 9 dias de operada estou ótima,mas a voz roquíssima, as vezes nem sai ,tenho um filho de 5 aninhos q disse mae q voz estranha ,mas lendo os relatos gracas a Deus q vai passar ,só são etapas q temos q passar .bjs

  16. ceoli disse:

    E normal depois de três meses da cirurgia de retirada total da tieoide sentir um grande desconforto no lugar da tireoide e na cicatriz.tipo repuxando já fazem dois meses k sinto isso .sendo k antes eu não sentia nada a cirurgia foi um susseso ate eu começar a sentir mi responda por favor já fazem seis meses k fiz a cirurgia

  17. Maria Amália de Castro disse:

    Boa noite!
    Também fiz a cirurgia de retirada de tireoide, em 03/10/14, por causa de dois nódulos. sinto-me bem, com ótima recuperação, porém tenho sentindo fortes dores nas pernas. Estou tomando cálcio e Puran, conforme receita médica. Será que essas dores são normais? Grata pela atenção.

  18. betty disse:

    Olá, Maria Amália: Que bom que você está se recuperando bem. Não estou sabendo que é normal ter dores nas pernas. Formigamentos e cãibras, sim – quando mexem com as paratireoides – mas é para isto que receitam o cálcio. Portanto, se não passarem, ou aumentarem, creio que você dever consultar seu médico. Abs, Betty

  19. betty disse:

    Olá, Ceoli: Acho que você deve consultar um médico clínico ou endocrino para verificar o que está acontecendo, e o que pode ser feito.
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  20. luciana disse:

    Olá tenho dois cisto na tiroide vou fazer uma biopsia. .talvez vou ter q ser operada..estou com muito medo

  21. Lais disse:

    Hellooo, gentee!!!!!! Vou deixar um breve relato sobre minha cirurgia. Eu tenho 24 anos, minha cirurgia foi dia 31 de agosto. Fiz a retirada de 5 nódulos e tive q tirar a tiróide tb. Ocorreu tudo muito bem apenas emcomodo na primeira semana pra dormir e pra comer. Tomei apenas um remedio chamado TILATIL, os outros q o medico passou n foi necessário pois n sentir dormencia nas penas e nem cãibras. Estou tomando o PURAM T4100. Mas estou engordando bastante e minha menstruação nao vem :O na verdadr me sinto inchada. Ma dúvida eu posso fazer academia normalmente ou tenho q esperar um certo periodo pra isso?

  22. Oi, pessoal! Sou humberto andrade. Dia 13/10/2014, da Sorte fiz cirurgia de tireóide. O médico disse que não foi necessário retirá-la toda. tudo bem. foi feita a biopsia por congelamento e estamos no aguardo do estudo histológico ‘da parte’ retirada. recupero-me bem, aliás, ótimo! confesso que sou um péssimo doente. sou meio irrequieto, mas tá dando certo. hoje já faz 13 dias. não tive tantos inconveniente, apenas um causado pelo mal-estar do uso dos antibióticos. foi terrível, graças a Deus passou. faço dois ou três curativos por dia. tomo banho normalmente. o médico passou ibuprofeno de 12 em 12h e cefalexina de 6 em 6h, ambos por sete dias. após seis dias usando pantoprazol, celestone, dipirona e torsilaz. fui orientado a tomar muita água no que tô me saindo muito bem, uma vez que costumo ingerir muita água normalmente. foi retirado o dreno. estou meio apreensivo porque ainda está saindo uma secreção sanguínea, mas tudo leva a crer que seja normal. devo confessar a vocês que por duas vezes a cirurgia foi adiada, tanto por medo da minha parte como por problemas burocrático do nosso sistema de saúde. mas acabei realizando a cirurgia. na primeira fase da medicação senti até uma constipação, passageira. na segunda fase da medicação não houve ocorrência que mereça ser relatada. tudo normal. devo retornar ao cirurgia no próximo mês, bem como, ao médico de cabeça e pescoço com alguns exames, tipo: triglobulina, TSH, T4 livre e hemograma. antes da cirurgia tinha um problema sério de ansiedade, sinto que estou com a minha ansiedade dentro de um padrão considerado normal. sem alarde. faço mais uma confissão: estava com muito medo por conta da anestesia geral, mas tudo transcorreu bem, aliás, graças a Deus muito bem. Hoje posso dizer como todos diziam: é uma cirurgia simples, besta, que vai passar logo. o tempo tá voando no meu pós-operatório, tudo tranquilo, sem problema. é muito bom compartilhar minha experiência com outras pessoas que também passaram pela mesma situação. é um aprendizado coletivo. uma troca bastante útil para mim. espero do meu jeito ter contribuído em encorajar que ainda tem receio de fazer a cirurgia. Além do mais nosso melhor Médico é Deus. devemos sempre entregar nossas vidas nas mãos d’Ele, porque Ele sempre sabe o que fazer de nós. obrigado…

  23. espero ter ajudado de alguma forma…

  24. ze augisto disse:

    ola amiga fiz minha cirurgia a 5 meses a 1 mes eu tenho tomadosyntroide 150 aumentei a dosagem , a dois dias me sinto lento e fraco ja procurei o médico e cheguei até a ir em uma emergencia e apenas minha pressão estava baixa 10x8será que é do remédio será que não é falso, putz quantas dúvidas nesta hora, tens alguma experiencia sobre este tipo de relato?? abração zé

  25. betty disse:

    Olá, Zé:
    O remédio não é entre os mais caros, portanto não creio que daria muito lucro para falsários. Você deve, entretanto, se isto não passar, investigar mais. Ou com seu endocrinologista (ou quem mandou aumentar a dosagem, pois ele/ela deverá ter feito isso por alguma razão). Ou com um cardiologista. Leve o laudo da sua passagem pelo PS e relate os sintomas que está sentindo. Espero que logo se sinta melhor. Abs, Betty

  26. Josi disse:

    Ola, fiz cirurgia da tireoide no dia 22/10 foi total pois a mesma tinha um pequeno nódulo maligno(Carcinoma Papilífero) estou apavorada, sem conseguir dormir, ia tudo bem na cicatrização mais á dois dias começou a sair uma pequena secreção no local que estava o dreno agora está sendo aquela secreção de sangue grosso como saia pelo dreno a ponto de sujar bastante o curativo, a única coisa que o médico me receitou após a alta foi puran t4100 e o cálcio por ter tido hipocalcemia, não sei o que fazer, estou morrendo de medo de voltar aquele hospital. e vc betty teve algo desse tipo ou alguém dos comentários, preciso saber o que fazer pois fiz pelo Sus e não tenho contato nenhum com o medico que fez apenas no retorno pré- operatório que será dia 18/11. Abs

  27. betty disse:

    Olá, Josi: Realmente, a palavra “câncer” nos assusta. Mas não se preocupe com isso agora. Normalmente, é um câncer bem lento e de tratamento mais fácil do que a maioria. Vá observando a secreção. Se a área começar a ficar inflamada, vermelha, dolorida, não hesite em voltar para o Pronto Socorro do hospital. O dia 18 está muito longe ainda. Leve os exames e papéis que recebeu na alta, um sorriso e uma pessoa amiga (se for possível) ou um bom livro ou trabalho de mão, para ocupar sua mente enquanto espera. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  28. Edna luz disse:

    01 de novembro de 2014 ás 09:18 am

    Olá, fiz retirada de nódulos da tireoide dia 27 de outubro, na pulsão,há suspeita de malignidade,
    tudo é muito novo para min,
    Sempre trabalhei muito ,nunca senti nada e hoje me vejo cheia de dúvidas .
    Vasculhando a internet ,acessei este blog ,achei esclarecedor
    obrigada

  29. betty disse:

    Que bom que o blog esclareceu um pouco para você, Edna. A palavra “câncer” nos assusta. Entretanto, normalmente, é um câncer bem lento e de tratamento mais fácil do que a maioria. Anote suas perguntas e, quando for p’ro médico, procure fazer as mais importantes para sentir-se mais segura e preparada.
    Aproveite este tempo em que percebe que não podemos levar nada deste mundo conosco quanto partirmos, para conhecer o que realmente interessa – um relacionamento com o nosso Criador que se revela na Bíblia. Que Ele lhe permita a graça de viver muito tempo mais aqui, sendo bênção, e sendo abençoada.
    “Jesus disse: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.’” Evangelho de João, capítulo 14, versículo 6.
    Abs, Betty

  30. betty disse:

    Olá, Humberto. Obrigada por compartilhar. Parece que você teve umas boas lições no aprendizado de depender de Deus – o Criador de todas as maravilhosas e complexas funções do nosso corpo. E que permitiu aos seres humanos da nossa época – pesquisadores e especialistas em medicina – descobrir maneiras de lidar e tratar com muitas disfunções que surgem. Temos muito que agradecer. Continue sendo grato e encorajador – aplicando o que aprendeu, enquanto segue procurando crescer espiritualmente no convívio com a Palavra e com o povo de Deus. Abs, Betty

  31. betty disse:

    Olá, Luciana: Desculpe não responder antes. Estes blog posts foram escritos há mais de cinco anos e eu nem sempre tenho tempo para lidar com tudo que chega no meu e-mail. Você agora já deve ter mais informações específicas sobre o que tem e o que deve ser feito.

    Você pode dar uma olhada nas minhas respostas acima desta para você, no blog? Algumas coisas lá também podem se aplicar a você. (Fica estranho eu repetir as mesmas coisas no mesmo espaço e período).
    http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=1090
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  32. betty disse:

    Olá, Lais. Você já está sendo acompanhada por um(a) endocrinologista? Este especialista deverá avaliar o que é normal para sua situação específica, avaliando sua idade, histórico médico, regime alimentar e de exercícios, etc. E deverá tentar entender e resolver seu inchaço. Com relação à academia, normalmente as pessoas já estão liberadas após poucas semanas, sem exagêros no começo. Espero que logo tudo se normalize. Abs, Betty-altruismosempre:-)

  33. betty disse:

    Olá, Carol:
    Percebi agora que nunca terminei de responder a você – encontrei o início nos meus e-mails NÃO enviados, numa “faxina” que estou querendo fazer há meses. Quanta luta e aflição depois da cirurgia! Espero que tudo já normalizou agora, que o “bolo” sumiu e que o cansaço se foi. Estes momentos, em que sentimos a nossa fragilidade e quao pouco temos controle quando surgem problemas com o equilíbrio do maravilhoso corpo que Deus criou e nos concedeu, são oportunidades para refletirmos sobre o nosso propósito no mundo e o nosso relacionamento com Ele. Um dia, o nosso corpo realmente irá parar, e chegaremos diante dele. Ele irá perguntar se aceitamos e vivemos pelo que nos revelou na Bíblia. Se sim, uma eternidade ainda mais bela e prazerosa nos espera. Nunca mais iremos sofrer. Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguem vem ao Pai, senão por mim. Evangelho de João, capítulo 14, versículo 6. Já estou na “terceira idade” e isso é o que me anima e consola. Abs, Betty

  34. meire disse:

    Hoje esta com 18 dias que fiz uma retirada de tireoide total,com diagnistico benigno, ocorreu tudo bem graças a Deus e ha dois dias percebi que tem uma parte da incisao que esta vermelha e. Grossa com uma.casquinha grossa que nao larga, fiquei meio preocupada,estar um pouco inchada.

  35. betty disse:

    Que bom que o diagnóstico foi benigno, Meire. Procure não mexer na cicatriz. Deixe a casquinha grossa se soltar sozinha…. Se, entretanto, inchar mais, incomodar ou ficar mais vermelha, consulte um dermatologista ou clínico geral. Abs, Betty

  36. maria disse:

    Olha fiz uma tireoidectomia total hoje está fazendo 7dias estou tomando puran t4 75 sinto me bem, não sinto mais tanto incomodo ao engolir, irei passa em consulta com meu médico cirurgião nessa terça feira no dia 7, porém só estou com uma dúvida meu pescoço está um pouco inchado não sinto dor e não tem nada como hematoma só queria que me tirássem essa dúvida se é normal o inchaço e se demora a desinchar? Deis de já obrigado

  37. Consuelo disse:

    Boa Tarde! Fiz a minha cirurgia dia 21/10/14, no hosp sta teresa em Petrópolis tive que retirar a glândula, mas minha recuperação está sendo ótima, já estou trabalhando, cicatriz bem sequinha, já estou totalmente liberada pelo médico(menos pegar sol) na ultrassom eram dois nódulos e na hora da cirurgia, apareceram + 5 nódulos, parecia um cachinho de uva,rsrs!! fora isso me sinto bem melhor! podem fazer tranquilamente!! e ter juizo na recuperação que tudo dará certo!!!

  38. betty disse:

    Olá, Consuelo. Sempre é bom receber e transmitir relatos positivos e encorajadores para futuros leitores. Que Deus a abençoe. Betty

  39. betty disse:

    Olá, Maria: Creio que um pouco de inchaço no pescoço depois de apenas uma semana não é algo preocupante. Entretanto, se começar a ficar vermelho ou dolorido, procure orientação médica. Espero que logo não sinta mais nada. Abs, Betty

  40. Aline disse:

    Bom dia ! operei no dia 26 de agosto de 2014, e estou muito frustrada; meu nódulo é maligno tenho que fazer iodo terapia e no preparatório tenho sofrido mito com sintomas que não imaginei. São tantos que me pergunto se é real? Insonia, dores abdominais, caimbras, tonturas, sensação de desmaio, unhas e cabelos fracos, calor e frio alternados e intensos, mudança de humor, liquido na parte externa da cirurgia, um sono fora de hora com muita fraqueza e desânimo. Tem mais, porém o mais importante não to tendo vida. E isso tem me trago muita tristeza. Pensei que após a cirurgia tudo ia melhorar porém estou vendo as minhas coisas escaparem pelos meus dedos. Um dia de cada vez! adotei esse lema para ver se me ajuda mas minha tolerância está curta.bjs
    Aline

  41. Andrea F. Santos disse:

    Meu depoimento é positivo. Há exatamente três meses (12/9/2014) retireitoda a tireoide porque tinha um nódulo (carcinoma papilifero). A biopsia de congelamento acusou que tinha um gânglio com metástase de barreira. O cirurgião não percebeu e não esvaziou todos os gânglios. Tudo bem. Por isso, cerca de um mês depois, tive que fazer iodoterapia. Fiquei internada, isolada, de sexta a domingo. Não senti nada afora o isolamento… Sai do hospital domingo, na hora do almoço. Lá bebi muita agua, pinguei limão na boca, fiz tudo certinho, por isso, na sexta seguinte pude sair, ter vida social normal e fiz a cintilografia. O resultado foi bom, só havia resquícios de iodo no pescoço e vias escretoras. Ótimo, não apareceu iodo radioativo em nenhum outro lugar. Enfim, as células maliganas que tinha foram exterminadas.

    Toda essa novidade é muito traumatica. Tinha uma saúde de ferro. De uma hora para outra descobri essa doença, câncer, sem sentir absolutamente nada. Comecaram visitas a médicos, baterias de exames, cirurgia (o pós operatório é muito chatinho até o quinto dia). Depois vem a dieta com restrição de iodo, a iodoterapia. A vida fica em função disso. Disse A VIDA. Você está vivo, se cuidando. Tem que ter muita força, foco e fé.

    Quando soube do meu câncer, um dos piores dias da minha vida porque no mesmo dia uma amiga da família foi assassinada por assaltantes, dia 17 de Junho. Ao ver o resultado pela Internet tive uma tremedeira. Rsrs Hoje posso rir disso. Pedi a Deus RESIGNAÇÃO para aceitar e passar por isso. Não chorei nenhuma vez. Exceto quando uma pessoa amiga que conheci este ano e, já passou pela mesma experiência, foi na rua em um ponto onde podia me ver pela janela. Foi e levou a filhinha para acenarem para mim, sábado de manhã. Isto foi lindo! Chorei e ri. Tive a solidariedade de pessoas novas na minha vida e algumas amigas de mais de 20 anos ignoraram, mandaram msg de texto: tudo bem com a cirurgia? Estou bem obrigada. Essa história já trata do mundo moderno… outro papo.

    Enfim, tomo Synthoid 150, caltrate 1 x ao dia e Adera uma uma vez por semana. Não recuperei o meu pique. Tudo bem. Aprendi que não temos controle dr nada. Deus sabe da nossa vida. Estou feliz, sempre curtindo os pequenos prazeres e agradecida pela vida.

    Em três meses vivi coisas muito diferentes, sai da rotina. Não posso esperar que recupere tudo, meu trabalho. Ao contrário, é deixar a vida levar. Agora tenho que fazer exames em janeiro e depois de seis em seis meses. Sim, morro de medo desses resultados. Por outro lado, tenho muita fé na vida. E já nem lembro tanto dessa experiência. Esquecemos as coisas ruins. Vai passar. Tudo ficará bem.

    Durante todo esse processo tive muitas, muitas dúvidas e ainda tenho. Da dieta sem iodo até saber por que minha cicatriz coça e o pescoço todo. Rsrsr O médico não sabe ou não fala. Ah, os médicos NÃO falam tudo. Você vai descobrindo sozinho, ou eles respondem conforme as coisas acontecem (geralmente com repostas ambíguas). Rs Eles não são Deus, são quase …. eles nos salvam, mas não aplacam a nossa imensa curiosidade. Siga-os, mas questione-os, com jeitinho. O seguro morreu de velho. O seu câncer é seu. Para o médico você é mais um que está tratando uma doença com excelente prognóstico. Você NÃO vai morrer disso. Apenas de susto. Rsrs Os poucos blogs me ajudaram muito, muito. Li muito pela Internet. Por isso tinha o dever de vir aqui contar a minha história feliz. Tratei. Três meses depois estou relatando que não foi fácil, mas fui muito bem. Estou ótima e pronta para outra.
    Riam da vida, curtam as pequenas coisas, sejam generosos e tenham esperança. TUDO VAI DAR CERTO. FORÇA. Fiquem com Deus. Tudo passa até uva passa. Dedico minha vitória ao meu marido, minha família, meus amigos e a fé na vida. Temos todos muita força, use-a. Obrigada!!!! Com carinho, Andréa

  42. Celi disse:

    Me operei dia 11/11/2014 da tireoide completa ,na pulsão deu o carcinoma papilifero apesar ter sido um nódulo calcificado menos de 1cm é de 0.7 mm, essa palavra me deixou apreensiva . Estou me recuperando bem apesar que todos dizem ter cura . Aguardo anciosa o exame da biopsia. Li o relato de Andrea F dos Santos o qual me deixou tão aliviada pela força que ela tem e repassou para mim. Aguardo com Fé em Deus que vamos passar por esses problemas de saúde com Fé na vida e em nossos familiares e acima de tudo naquele que tudo nos fortalece que é nosso pai do Céu DEUS.

  43. marcio disse:

    Bom dia
    Estou muito preocupado com a minha mãe que fez a cirurgia a tiroide, passado umas horas depois de operada ela começou a fazer hematoma e edema (inchaço) teve que ser novamente aberta para retirar o sangue e colocar o dreno, agora está nos cuidados intensivos ainda muito inchada! O que poderá ter se passado
    Obrigado
    Márcio do vosso país irmão Portugal

  44. glorilene disse:

    Fiz a cirurgia da tireoide ha quatro meses e ainda sinto algo me repuxando no pescoço uma sensação terrível que não sei como descrever de tao desagradável que é,e isso me deixa super irritada.O que pode ser? Sera que isso algum dia vai passar??

  45. betty disse:

    Olá, Aline: Não entendo porque estão levando tanto tempo para fazer a iodoterapia! Você mora no interior? Se, sim, creio que você (e os seus familiares) devem pedir ajuda, com jeito, mas insistentemente, a pessoas amigas (e/ou que tenham amigos) que lidam com medicina, para ver se elas possam ajudá-la a encontrar alguém que lhe encaminhará mais rapidamente ou que encontre outra alternativa. O hormônio é essencial para o equilíbrio em muitas áreas. Que Deus a ajude a aguentar. Realmente, é melhor encarar um dia de cada vez e procurar enxergar coisas bonitas e boas para apreciar e agradecer no meio do sofrimento. Um grande abraço, Betty

  46. betty disse:

    Olá, Glorilene: Creio que você deverá consultar um endocrinologista ou um dermatologista para saber o que está acontecendo e se algo poderá ser feito para diminuir ou acabar com esta sensação. Quatro meses já é muito tempo para aquilo se resolver sozinho. Espero que passe! Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  47. betty disse:

    Olá, Marcio: Acabo de passar por Lisboa (pela primeira vez), mas apenas para trocar de avião e ir para Frankfurt, a caminho de Camboja, para onde nosso filho realmente se mudou, juntamente com sua família. Pousamos de noite e continuou chovendo quando subimos, portanto nem deu para enxergar quaisquer belezas do seu país! 🙁
    Espero que sua mãe já saiu dos cuidados intensivos e que seus médicos já explicaram o que houve. É muito difícil para uma pessoa leiga como eu diagnosticar a razão. Nas correrias, não deu para responder logo, mas orei a Deus pedindo sua misericórdia sobre vocês. Que Ele os abençoe, permitindo que ela volte ao lar e seja restaurada. Abs, Betty

  48. betty disse:

    Olá, Celi.
    “Essa palavra” realmente nos deixa apreensiva. Mas creio que você já leu que o câncer de tireóide normalmente é bem lento e tem grandes chances de cura – ou pela cirurgia ou pela iodoterapia (bem mais curta do que a maioria dos tratamentos.) Estou respondendo a você nos ares, entre Lisboa e Frankfurt, a caminho de Camboja, para onde nosso filho e sua família se mudaram neste ano. Portanto, não posso reler o que a Andrea escreveu, mas espero depois re-encaminhar seu comentário para ela via e-mail para que ela possa saber que abençoou alguém.
    É muito bom quando podemos descansar no “nosso pai do céu”. Afinal, seu filho Jesus veio para morrer no lugar daqueles que terão fé nele – concedendo paz não apenas no agora, nesta terra, mas também no futuro, nas mansões celestiais. Ele disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14.6. Peço a Ele que possa concedê-la ainda muitos anos para servi-lo, sendo bênção para muitos.
    Um grande abraço, Betty
    P.S. Já encontrei o comentário da Andrea.

  49. sandra disse:

    bom operei tirei a tiroíde total, bom vivo cansada ….parece q não sou a mesma ….. estou muito estranha é um fato e outro mais .
    só por DEUS

  50. sandra disse:

    fazem 5 meses q tirei a tiroide , me sinto muito cansada , nada tem graça…. só Jesus p me acolher ,ninguém sabe ..parece diferente dentro de mim

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio