Pós-Cirurgia de Tireóide (9)

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (9)

Iodoterapia radioativa

iodoterapia

Como resposta ao meu último post, duas pessoas, a Mônica e o Ricardo foram os primeiros, desde que comecei a escrever, a compartilhar que estão se preparando para o processo de iodoterapia radioativa, tratamento com alto índice de sucesso para vários cânceres de tireóide. Depois, veio uma outra cartinha, no post número 5, da Norma, na qual ela também conta que provavelmente fará a iodoterapia.

Quando, no início, os médicos me falaram que havia uma boa possibilidade de meus nódulos serem cancerosos, eu pesquisei o assunto. Depois, quando a punção foi negativa e a biopsia também, parei de pensar nesta ameaça. Mas, agora, fui olhar novamente. Gosto muito dos sites médicos canadenses. A minha preferência por estes pode ser um pouco suspeita, pois nasci lá. Mas, repetidamente, tenho descoberto que eles conseguem se colocar no lugar do paciente, leigo no assunto, e responder suas perguntas de uma maneira lógica e clara. Aqui vai o link para um, para aqueles que entendem inglês.

Encontrei dois em português que podem esclarecer várias coisas (aqui e aqui). Vou copiar um pouquinho da introdução ao último site e vou, também, tirar dela uma informação que é muito recente que vale para aqueles que têm convênio médico. Trata-se de uma injeção que pode diminuir muito os efeitos nocivos do período de tratamento em que é preciso viver sem a reposição hormonal. Vale a pena conversar com seu médico sobre esta opção. Contudo, ainda se não tiver acesso a esta novidade, é possível tirar animo do fato que o tempo que passarão sob estas condições é relativamente curto.

Recomendo que vocês consultem este blog, pois oferece muito mais dados valiosos e precisos do que os meus posts, podendo ajudar na preparação, no tratamento e na convalescença da iodoterapia radioativa. Eu apreciaria muito, entretanto, se vocês voltassem e comentassem no meu blog mais tarde, neste mesmo post, dando dicas e referências que poderão ajudar/encorajar futuros leitores. Às vezes, sugestões que parecem extremamente óbvias ou simples podem ser de grande valia para quem nunca passou por tal experiência.

Sugiro que se preparem bem para o período de isolamento. Vários sites aconselham caderno e caneta para registrar suas experiências e reflexões, hobbies e artesanatos, computador, celular, filmes, livros e músicas alegres ou suaves que ajudarão a enfrentar e aliviar possíveis alterações no humor. Penso que não é bom ficar assistindo seriados que tratam de doenças complicadas como House, ER e outros, que poderão lhes deixar ainda mais desanimados. Eu focaria minhas atenções em aventuras, romances, comédias e histórias onde pessoas ajudam, se alegram, cooperam ou vencem… Pode-se usar o tempo para “viajar” para os lugares que sempre quiseram conhecer através de filmes, revistas ou livros sobre países, regiões ou cidades, ou para aprender mais sobre assuntos da natureza ou da tecnologia que lhes interessam.

Sendo cristã (crente evangélica), eu também levaria a minha Bíblia, meu Pão Diário (livro de meditações diárias) e alguns livros devocionais ou instrutivos sobre os assuntos que me interessam. Para mim, é especial e essencial ter uma visão tri-dimensionada. Explico:

Primeiro, necessito focar e confiar em Deus pois Ele sabe e direciona tudo o que me acontece, enquanto caminho em direção a uma vida eterna na presença dele. Segundo, quero desenvolver a minha capacidade de ser bênção na vida dos outros, tanto na área em que estiver atualmente sofrendo quanto em muitas outras áreas que já domino ou posso aprender a dominar. Terceiro, devo procurar assegurar meu próprio bem-estar com o tratamento médico e o “alimento” emocional e espiritual que me capacitam a enfrentar os momentos temerosos. O apóstolo Paulo disse—Tudo posso, naquele que me fortalece.

Esta é a Introdução do site que andei lendo:

O Radioativos131 é um espaço de encontro para mulheres e homens que vão fazer iodoterapia ou já passaram por isso. A iodoterapia, tratamento que utiliza iodo radioativo, faz parte do caminho para a cura do câncer de tireóide. O nome deste iodo é 131. Para quem já foi radioativo ou vai ficar, este é o local para trocar informações. Deixe seu depoimento, conto, idéia sobre como a radioatividade mudou ou vai mudar a sua vida!

Você não está sozinho nesta experiência única. E acredite, ela pode ser enriquecedora.

Se quiser entrar em contato, deixe um comentário ou mande um e-mail para radioativos131@gmail.com.

Conte sua história! Se quiser poderemos publicá-la no blog.

E aqui vai a aparentemente boa notícia que mencionei, postada em julho de 2009.

Para fazer os preparativos para o iodo ou para a PCI, é preciso ficar sem tomar o hormônio T4 durante um período, o que causa cansaço, dificuldade de concentração, inchaço, sono… Mas não precisa ser assim. Existe uma injeção chamada TSH Recombinante (conhecida pela marca Thyrogen) que permite que você continue a tomar o hormônio enquanto faz a dieta pobre em iodo. Descobri recentemente, graças à leitora Gabriela, que desde o final de 2008 os convênios médicos são obrigados a cobrir a injeção, que custa muito caro. Mais de cinco mil reais cada, e são duas doses! Antes da nova norma, só conseguia quem entrava com uma ação na Justiça, mas agora ficou mais fácil.

A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), que regulamenta os convênios. A parte sobre o TSH está no esclarecimento sobre o novo Rol de Procedimentos publicado na resolução RN n. 167/08. Caso o seu convênio se negue a cobrir, é só anexar a norma ao pedido. Se mesmo assim não der certo, é possível entrar com uma ação na defensoria pública, onde existem várias sentenças favoráveis a este tipo de caso.

O trecho do TSH diz o seguinte: “O TSH recombinante, quando indicado para uso exclusivo como ferramenta diagnóstica suplementar no teste de tiroglobulina (Tg) sérica, com ou sem cintilografia com iodo radioativo, para acompanhamento de pacientes com câncer de tireóide bem diferenciado, tem cobertura obrigatória pelas operadoras nos contratos regulamentados, tendo em vista que é utilizado em procedimento que consta do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde vigente.” Para mais detalhes, veja no site da ANS: http://www.ans.gov.br/portal/site/roldeprocedimentos/nota_tec_medicam.asp.

Ainda falta estender o benefício para o Sistema Único de Saúde, e aí sim, sofrimento nunca mais! Só o da injeção, que é súper ardida, mas vale a pena! (Natalia Ibanez)

Eu (Betty), estou, neste momento, pedindo a bênção do meu Deus nos esforços dos seus especialistas para combater os invasores cancerosos da maneira mais eficaz e suave possível, e que vocês possam descobrir / experimentar a paz que apenas Ele pode nos dar.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

… tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. —Filipenses 4.6-8

209 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (9)”

  1. yndaia levin moerbeck disse:

    ola…é a primeira vez que escrevo…estou com a cirurgia marcada para a retirada da tireoide dia 2 de março, aqui no rio de janeiro, confesso que estou apavorada,,,não tenho ideia de que como sera essa cirurgia, eu trabalho em hospital, e todos me dizem que sera tranquilo… mas dentro de mim, não sei..
    Me lembro de um dia quando estava de plantao, passei mal, minha pressao subiu ( 42 anos) e uma dor intensa no pescoço ( acredito que a pressao subiu devido a essa dor) Em fim…o medico me disse que eu tive uma descompensação hormonal,,,passou…nao tive mais nada, aé semana passada que fiquei sem voz,,e a dor voltou…a paff aparentemente nao deu nada, mas ainda me pergunto o porque da dor? o nodulo esta com cerca de 7cm, parece um limão…o que me angusia ea demora,,os planos de saude não confortam em alguns casos, foi adiada vaira vezes a minha cirurgia por causa do hemostato…agora acredito que vá acontecer, mas eu esou com medo, medo daquilo que não sei do que desconheço e que a literatura não me conforta, medo do engordar, da dor..do maligno .
    Mas farei a cirurgia para a retirada da tireoide…cada dia que passa eu paroe olho , penso…agora eu estou mais animadinha pois descobri esse blog ao acaso,,,e sei que muitas ou atém todos vc passaram pelo o que eu vou passar, ou até pior…conto com a ajuda de voces,,quero tambem ajudar relatar o que eu estou passando… amanha volto pra relatar mais alguma coisa,,,
    é carnaval………..
    beijos
    ynda

  2. betty disse:

    Olá, Ynda:
    Sei bem como é assustador ter que conviver com o desconhecido quando sabemos quão importante os resultados dos procedimentos serão para o nosso continuado bem-estar. Talvez Deus poderá lhe usar no futuro, para ser instrumento de consolo e apoio para outras pessoas que enfrentam medo e dores no local em que você trabalha, como também na sua família e círculo de amizades. Procure enxergar coisas e pessoas para agradecer, no passado e no presente. E desenvolva este espírito de gratidão, pois ajudará a amenizar as dificuldades. Que Deus lhe conceda paz e tranquilidade. Peço para que Ele sustente e oriente as pessoas que cuidarão de você. Abs, Betty

  3. nayara disse:

    Ola boa tarde tenho 19 anos e descobri que estou com 2 nódulos a 2 anos venho fazendo o controle e ele vem aumentando muito o medico pediu para que eu retrase o nódulos e as glândulas tireoidianas estou om medo da cirurgia e do pós-operatório estou com medo da cicatriz,de perder minha voz e de engorda depois alguém me ajude por favor!!!!

  4. Ana disse:

    Ola! Em nov 2011 fiz a tireoidectomia total, depois de varios exames, minha eco mostrou 3 nodulos, e o resultado da punçao era sugetivo de neoplasia. Minha endocrino disse q a unica coisa era a cirurgia. Consultei cirurgiao q disse a mesma coisa. Marquei a data e fui confiante, claro com muita ansiedade e um certo receito, meu medo maior era o depois o tratamento. Graças a Deus meus nodulos eram benignos. A recuperaçao foi bastante lenta. Fiquie mais de um mes sem fazer absolutamente nada, pq 1 mes apos sai e levei a minha bolsa. No outro dia e dias seguintes meu pescoço ficou vermelho e inchou e sentia dor, consultei logo com o cirurgiao q me disse para nao fazer nada por mais 1 mes pq havia acumulado liquido, me medicou e tudo ficou bem. Todos os dias passo bloqueador solar, e coloco meu lenço, recomendaçao cirugiao, para nao pegar sol. Este ano nao tive ferias nao fui para praia nem piscina, mas em compensaçao a cicatriz esta quase imperceptivel. Nao posso deixar de elogiar o cirurgiao q fez um trabalho perfeito. Minha voz voltou ao normal. Estou tomando PURAN T4 112 e aida nao me sinto bem, fico cansada, com frio, com calor, inchada, gorda, muito sono, tenho consulta marcada c endocrino para fim do mes. Talvez tenha q aumentar a dose. Mas queria saber quanto tempo demora ate voltar o normal ou sera sempre assim. a medica so me diz para ter calma, mas e dificil. A cirurgia tirei de letra, mas esses altos e baixos estao me deixando deprimida se alguem estiver passando por isso por favor me oriente sobre o q fazer.
    Obrigada

  5. Everton Oliveira disse:

    Olah a todos! Eh bom saber que existem pessoas passando por problemas parecidos com os nossos e se dipõem a ajudar ao proximo com seus depoimentos e aconselhamentos.
    Eu fiz a tireoidectomia total no ultimo dia 02 / 04 e estou em casa me recuperando . O resultado da biopsia sai na proxima daqui a 3 dias e nao estou muito preocupado pq sei que passarei pelo que tiver de vir com a ajuda de Deus. Acho que pior foi a ansiedade e angustia da espera da cirurgia. Nao sei se eh psicologico mas ja estou me sentindo cansado. So hoje saih de casa e fui na farmacia comprar o antinflamotorio que ja tinha acabado a primeira caixa de duas que minha medica prescreveu. nao me senti muito bem. Suei esenti a cabeça pesada. A rouquidao continua, mas sei que eh temporaria. Alias, tenho certeza que tudo que estou sentindo eh temporario. Minha vida voltara ao normal. Nao gosto de me sentir ocioso. Nunca fiquei muito tempo parado. Sou supervisor de manutençao em uma grande fabrica de bebidas aqui em Sergipe e a pressao la eh muito grande. Nao estou acostumado com tanta ociosidade.
    E se o Iodo Radooativo vier, ele vai embora logo e tudo voltara ao no mal. Tenho 37 anos e tenho muito para viver ainda. Se alguem quizer mandar-me email’s a respeito, everton_oliveira3@htmail.com.
    Fiquem com Deus!!

  6. betty disse:

    Olá, Everton:
    Nunca é fácil para uma pessoa cheia de responsabilidades e afazeres ter que parar por causa de doença. Entretanto, com um pouco de criatividade e planejamento, é possível preencher o tempo. Ou, simplesmente, descansar, refletir, relaxar, ler, ver um filme, interagir com outras pessoas. Deus, na sua soberana sabedoria, tem suas razões para isto.

    Pergunto-me se você já está tomando o hormonio de reposição. O cansaço poderá ser devido a isto. Parece que alguns médicos esperam para dar para poder pedir um outro exame se o resultado da biopsia for positiva. Anote o que senti e o que quer saber, e diga e pergunte tudo que está lhe incomodando ou assustando a seu médico quando for consultá-lo.

    Espero que logo se sinta bem melhor.
    Que Deus o abençoe.
    Abs, Betty

  7. Everton disse:

    Olah, Betty!
    Agradeço a atençao dispensada.
    Realmente ainda nao estou tomando hormonio. Talvez seja prescrito no proximo dia 13 / 04 quando acontecera o retorno para minha medica apos a cirurgia e quando receberei tambem o resultado da biopsia. EEstou confiante… So quero, de fato, que minha vida volte ao normal.
    Obrigado e tenham um bom dia!
    Everton

  8. Laize disse:

    Oi bety li esse post tambem, como vc msmo falou aqui tem alguns casos parecidos com o meu, ja me informei tbem sobre a iodoterapia q acredito q se dia 20 qdo fazer a cirurgia e vim a dar maligno estarei preparada. Deus e muito bom e ele ta sempre com nosco .

  9. Cleyre disse:

    Olá pessoal, eu também passei por uma cirurgia no dia 02/11/2011 e retirei a Tireoide e nódutos cervicais de 6cm os médicos estavam suspeitando de linforma. Fiquei muito apreensiva mas a confiança em Deus foi maior. Hoje já estou bem recuperada da cirurgia, a cicatriz ficou imperceptivel e somente os hormonios que estão ainda descompensados. Agora estou sentindo falta da vitamina A, a minha visão está um pouco conturbada a noite e os cabelos caindo, mas tenho certeza que isso logo logo passará e nem se compara com as reações que tinha com o problema de hipertireoidismo. Era muito angustiante os sintomas, agora estou bem melhor Graças a Deus.

  10. Cleyre disse:

    Ah!!! Pessoal, esqueci de dizer que o resultado da Biopsia deu negativo e que agora é só alegria. Que Deus é MARAVILHOSO e quando achamos que não aguentaremos ele nos carrega no colo. Everton, para se distrair procure pensar no que você fará depois que tudo isso passar, faça planos porque não pois, tenho certeza que você já é um vitorioso, um guerreiro.

    Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é efêmera, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes.

    Muitas flores são colhidas cedo demais. Algumas, mesmo ainda em botão. Há sementes que nunca brotam e há aquelas flores que vivem a vida inteira até que, pétala por pétala, tranqüilas, vividas, se entregam ao vento.

    Mas a gente não sabe adivinhar. A gente não sabe por quanto tempo estará enfeitando esse Éden e tampouco aquelas flores que foram plantadas ao nosso redor. E descuidamos. Cuidamos pouco. De nós, dos outros.

    Nos entristecemos por coisas pequenas e perdemos minutos e horas preciosos. Perdemos dias, às vezes anos.

    Nos calamos quando deveríamos falar; falamos demais quando deveríamos ficar em silêncio.

    Não damos o abraço que tanto nossa alma pede porque algo em nós impede essa aproximação. Não damos um beijo carinhoso “porque não estamos acostumados com isso” e não dizemos que gostamos porque achamos que o outro sabe automaticamente o que sentimos.

    E passa a noite e chega o dia, o sol nasce e adormece e continuamos os mesmos, fechados em nós. Reclamamos do que não temos, ou achamos que não temos suficiente. Cobramos. Dos outros. Da vida. De nós mesmos. Nos consumimos.

    Costumamos comparar nossas vidas com as daqueles que possuem mais que a gente. E se experimentássemos comparar com aqueles que possuem menos? Isso faria uma grande diferença!

    E o tempo passa…

    Passamos pela vida, não vivemos. Sobrevivemos, porque não sabemos fazer outra coisa.

    Até que, inesperadamente, acordamos e olhamos pra trás. E então nos perguntamos: e agora?!

    Agora, hoje, ainda é tempo de reconstruir alguma coisa, de dar o abraço amigo, de dizer uma palavra carinhosa, de agradecer pelo que temos.

    Nunca se é velho demais ou jovem demais para amar, dizer uma palavra gentil ou fazer um gesto carinhoso.

    Que Deus abençoe a todos.

  11. Dani disse:

    Betty, que saudade!!!
    Tem tanto tempo que nao passo por aqui… porem passei pra contar que acabei de fazer a radiodoterapia e o pior de tudo é aue são longos 2 meses sem tomar o hormônio ( muuuuito ruim )!!!
    Fiz pci, fiquei internada 24 horas pra tomar iodo, inchei um pouco no pescoço mas ja to em casa e ontem retornei com o hormônio. Ainda deve demorar um pouco para me reestabelecer porém tenho um amigo que não sai do meu lado e me ajuda muito… Deus! Estou ainda de repouso, muito necessario nessa fase sem hormonio, mas nao vejo a hora de voltar a fazer minhas estripulias…rsrsrs…
    Saudades imensas!! Quem tiver alguma duvida e eu possa ajudar…to aaui!

  12. Andrea disse:

    retirei a glandula toda em 18/04/2012, ainda estou me sentindo c dificuldade p engolir, mexer normalmente o pescoço, mesmo após 15dias… Tenho sentido formigamentos em maos e pés. Cansaço aos peq esforços, falta de ar qdo faço peq exercicios – caminhada, ou até qdo falo normalmente… estou com medo do q virá pela frente, devido a falta da tireoide… mais enfrentarei ja q não dá p colocar na porta de ninguem… espero superar tudo c alegria e vitalidade, coisas q sempre tive de sobra, procuro não pensar nos maus sintomas q podem vir devido a falta da glândula, inclusive depressão- que ninguem merece… vamos lá, bola p frente!!! Boa sorte a todos!!!

  13. betty disse:

    Andrea, está me parecendo que você ainda não está tomando o hormonio que substitui a glândula. Ou, se estiver tomando, está na dosagem errada. Ou, você está esperando para fazer o exame para verificar se há metastase. Ou você está já esperando para fazer a iodoterapia… A falta do hormonio causa moleza e depressão. Entretanto, uma vez que você estiver tomando o hormonio (Synthroid, Puran, ou outro), normalmente não terá depressão. O médico, também, pode receitar cálcio para o formigamento. Vá falar com ele/ela logo! Que Deus a abençoe. Betty

  14. Roberta disse:

    Descobri esse blog hj e é muito interessante. Tenho 27 anos, passei pela cirurgia de Tireóide no dia 11/04, super recente, estou tentando me situar ainda. Eu estava com 2 nódulos um de 3 cm e um de 1cm, fiz a punção e deu possibilidade de Carcinoma Papilífero. Na cirurgia o Dr. tirou os dois para a biópsia e para a minha infelicidade, o de 1 cm é maligno. O médico me disse também que foi tirado 2 paratireóides para análise, e pelos resultados que ele já havia recebido não constava nada de ruim nelas! (Graças à Deus) Enfim, foi feita a retirada total da minha Tireóide. Por enquanto estou tomando só Cálcio. No meu caso, será que vou fazer a Iodoterapia?e a Radioterapia tb é recomendado neste caso? Estou com muito medo… Esqueci de dizer, minha voz está perfeita, e ainda não sinto cansaço devido à falta dos Hormônios da Tireóide. Ahhh eu sei que isso não é importante devido à toda essa situação, mas meche com todas as mulheres… A gente ganha muito peso nesse processo? Se puderem me ajudar!

  15. betty disse:

    Cara Roberta:
    Que bom que sua voz está perfeita e que o cansaço não apareceu. Creio que você terá outra consulta com seus médicos para definir o que terá que ser feito ainda, se vai ter que fazer mais testes e iodoterapia, quando vai começar a tomar o hormônio, etc. Normalmente, não se ganha peso. Ainda se aumentar um pouco durante a falta de hormonio, por falta de energia para se exercitar, não deve ser difícil voltar p’ro peso anterior (exceto se você for comer bem mais do que antes). Pode ser que ainda virão algumas semanas difíceis. Entretanto, podemos dar graças a Deus que o tratamento é bem mais curto do que para a maioria dos outros canceres. Espero que logo-logo estará tudo no passado e que você possa desfrutar de muito mais anos de vida com saúde, sendo uma bênção na vida de muitos.
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  16. Isabel disse:

    Oi Betty, boa noite!
    Passei por aqui e li os comentários, realmente teriam me ajudado bastante caso eu tivesse encontro com o blog há um ano atrás – rs, mas consegui passar por isso tudo bem, graças a Deus. Gostaria de compartilhar um pouco dessa experiência com mais pessoas, por isso agradeço a oportunidade de me expressar por aqui.
    Eu nunca senti nada de diferente, como os problemas tireoideanos na minha família, desde criança eu fazia acompanhamento. Aos 18 anos surgiu um nódulo na minha glândula, mas como após a punção o resultado foi ausência de malignidade, relaxei. Sempre fiz acompanhamentos médicos regulares, tive fillhos, vida normal. Mas descuidei de ter um acompanhamento específico com um endocrinologista, que pesquisasse o comportamento da minha glândula. Pois bem, quase vinte anos depois, fui fazer um exame simples, para uma questão de vaidade (ia fazer escleroterapia, tirar umas varizes pequenas que estavam me incomodando) e o angiologista recomendou que meu exame fosse feito com uma amiga dele, radiologista do Labs perto do meu trabalho. Essa médica na verdade foi o primeiro anjo que Deus mandou para me ajudar nessa jornada, a Dra. Adriana Silva. Foi essa profissional de saúde tão atenta que ao fazer o exame nas minhas pernas, percebeu que meu pescoço estava um pouco aumentado e propôs passar o aparelho no meu pescoço, só para checar.
    Ela ficou meio séria na hora, percebi que algo estava errado. Ela disse que não queria me alarmar, mas pediu que eu não deixasse de procurar um endocrinologista, pois os sinais que ela enxergava ali não eram bons, mas ela não seria a pessoa certa para analisar.
    Foi uma sorte isso ter acontecido, como eu nunca senti nada, talvez quando sentisse algo fosse tarde.
    Procurei dois endocrinologistas indicados por amigos e acabei ficando com o segundo anjo, dra. Maria Clicie. Ela me prescreveu a punção e a fiz aqui em Niterói, onde moro. Quando o resultado saiu, nem sei… Num primeiro momento eu fiquei revoltada, chorei muito e perguntava para Deus porque aquilo estava acontecendo comigo. Olhava para meus filhos e chorava muito. Minha mãe rezou muito comigo e a revolta deu lugar para uma paz. Comecei a pensar que era um sinal de sorte descobrir algo silencioso e grave enquanto se podia resolver o assunto.
    Passei então a tratar de resolver. Minha médica me encaminhou para um cirurgião de cabeça e pescoço que é amigo dela, o terceiro anjo, Dr. José Luis Varela. Para minha sorte, ela aceitava o meu plano de saúde e entre saber do resultado e fazer o risco cirúrgico e a cirurgia se passaram só 12 dias.
    A recuperação foi boa, o local ficou meio dolorido um tempinho, mas não tive nada, mesmo. A voz normal, paladar normal, só ficou a apreensão se eu havia mesmo ficado livre do câncer.
    Assim, um mês depois, fiz a iodoterapia, na Clínica São Carlos, no RJ. Não usei o Thyrogen, fiquei em hipotireoidismo nesse período. Foi um pouco incômodo, pois sentia muito sono, um pouco de dor no corpo e fiquei só um pouco inchada, mas não foi o fim do mundo.
    Sabe, quando eu comparei a cirurgia com o período da iodoterapia, percebi que meus medos tiveram intensidades diferentes. O medo da cirurgia é aquele, normal, quando você se vê entrando no centro cirúrgico com aquelas luzes, nossa, é aterrador. Mas a cirurgia em si demorou pouco e com a anestesia e a perícia do médico, ficou um primor. nem a cicatriz se percebe no meu pescoço.
    Não posso me queixar da iodoterapia, não senti nada fisicamente. Quando eu tomei o iodo, parecia que eu estava tomando uma água, não senti gosto, cheiro, desconforto, dor de cabeça, enjôo, nada mesmo!
    Segui à risca as recomendações que me foram passadas e mantive o bom humor, que na minha vida sempre foi fundamental para passar pelos momentos de crise.
    Quanto à iodoterapia, o que eu achei pior foi ficar afastada dos meus filhos, do meu marido e da minha mãe. Na ocasião meus filhos tinham 03 e 08 anos. A mais velha já entendia bem as coisas e fiz questão de conversar com ela apenas o que eu achei que ela poderia assimiliar. Acho que acertei. O caçula sentiu bastante, fui chamada até na creche, pois ele mudou o comportamento, ficou meio pensativo, sabia que algo ia errado mas, muito pequeno, não sabia ao certo o que era…
    O que foi mais chatinho no período foi ficar afastada deles. Os dias que passei internada tirei de letra, acho até que passou rápido. Levei um monte de livros, dvd´s (comédia gente, nada de tragédia hein), caderno e caneta e meu laptop. Para usar o laptop teve que ser envolto em filme plástico, segundo o protocolo médico. Foi ótimo, pude me comunicar com a família pela webcam, facebook, deu para encurtar a distância e fazer o tempo passar mais rápido. Ah, tem aquelas coisas que só acontecem comigo, como por exemplo o fato de ter faltado água na coluna do meu quarto até quase meia noite. Ninguém merece, tive que tomar banho super tarde, mas até que foi bom, já estava com muito sono – rs.
    Bebi muito líquido, conforme recomendado, para poder fazer a medição no final período internada e poder receber a alta (medem a radiação no final com uma pistolinha). Nunca bebi tanta água, até que foi um bom hábito.
    Quando eu saí, estava doida para ver meus filhotes, no entanto tive que ficar mais alguns dias longe deles. Então, para compor, eu e meu marido fomos passar esses dias em outra cidade. Tive que guardar uma distância de 1,5m dele nos primeiros dias, ao usar o banheiro dar descarga duas vezes (a radiação sai principalmente pela urina, li que esse procedimento evita contaminação). Meu marido foi um super companheiro, especialmente nesse período. Andávamos de carro com ele dirigindo e eu sentada no banco de trás, em seu lado oposto e com as janelas abertas. Resolvi passear muito nesses dias. Já que eu estava naquela “quarentena”, ia dar um jeito de me divertir, mesmo que andando a 1,5m de distância do marido. Conhecemos lugares diferentes, tiramos fotos, demos boas risadas e assim foi. Ele fez terapia coincidentemente nesse período, e afirma que isso o ajudou muito a me dar força.
    Minhas amigas do trabalho também foram campeãs. Para tudo tinha uma festa, com bolo, flores e fotos. Festa quando fez o exame, quando saiu, quando voltou. Agora planejo fazer uma festa de 01 ano da cirurgia. Afinal, sinto que recebi uma chance e tanto de continuar feliz pela vida afora.
    Bem, depois da iodoterapia, voltei no oncologista que foi indicado pelo meu cirugião e ele analisou todos os exames e procedimentos e, para minha surpresa e alegria, me deu alta! Frisou apenas que eu não descuidasse do acompanhamento com a endocrinologista e do rastreamento do corpo inteiro um ano após a iodoterapia.
    Confesso que fiquei um pouco encucada durante uma fase, com muitos medos relativos a saúde e a perdas em geral. Creio que com o tempo isso passa e a gente retoma o ritmo normal.
    A libido fica meio abalada também, afinal é um susto e tanto, além do ajuste dos hormônios, mas depois tudo volta ao normal também.
    Quanto ao peso, preocupação de 10 entre 10 mulheres, não tive alteração. Cuidei bastante da alimentação, sobretudo para estar saudável.
    Quando eu fui para a consulta de revisão do cirurgião, ele também me deu alta e conversamos muito sobre a saúde e sobre a vida de modo geral. Ele perguntou seu eu acreditava em Deus e eu disse que sim, claro! Então ele me disse que era para eu agradecer muito, ter conseguido resolver tudo rápido e com sucesso. Ele me disse que a partir de agora eu tinha um novo aniversário para comemorar. Disse também que ao analisar a minha glândula após a cirurgia, ele constatou que meu caso chegou até a ele na hora certa de retirar a glândula, antes que o câncer pudesse enraizar para outras partes.
    Depois de tudo eu me sinto como uma ganhadora da loteria esportiva, a mais afortunada das criaturas. Sempre acreditei em milagres, mas eu nunca havia visto um acontecer assim tão de perto.
    Creio que para enfrentar essa jornada a pessoa deve cuidar também do seu lado espiritual, um amparo religioso faz muita diferença nessa hora, respeitando sempre a religião de cada um.
    Acho que o câncer de tireóide deveria contar com mais informações, com mais divulgação, ainda se fala pouco sobre ele. No meu caso só comecei a saber dos casos de pessoas conhecidas quando passei por isso.
    Parabéns pelo espaço!
    Força e fé!

  17. Agnes Valeria disse:

    Tirei minha tireoide faz 17 dias , gostaria de saber porque não posso pegar peso

  18. paulinha_404@yahoo.com.br disse:

    hoje tem 17 dia que eu retirei a tireiode total ,era um bocio do lado direito tinha6 cm e do lado esquerdo 7cmo medico que me operou disse que era bastante grande além de grande minha traqueia estava deslocada para direita, fiquei muito apreensiva com tudo isso mas ao mesmo tempo queria fazer a cirurgia logo ,pois sentia muita falta de ar,nervosismo,cansaço,não consequia perde uma grama de um ano eu engrdei 16 quilos,pois não estava aquentando fazer exercicios fisicos,pois a cirurgia eu não sentir quase nada ,depois de uma semana eu comecei a senti enforcamento é muito ruim o pescoço doi muito eu fui ao hospital hoje pois não esta mais aquentando muita dor mesmo meus remedios já acabaram e o clinico que me atendeu passou duas injeçães um antiflamatorio paratomar em casa quero saber se alquem pode me dizer se essas dores demora muito a passarem.

  19. betty disse:

    Olá, Paulinha:
    Sempre leva algum tempo para a gente se recuperar de uma cirurgia, mas creio que com o anti-inflamatório tudo deve logo melhorar. Procure ser bem obediente com relação às instruções médicas. Relaxe. Descanse. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  20. carol disse:

    oi Bety !!!
    a paz !!
    agora dia 8 de agosto farei a tireoideoctomia total, tenho 5 nodulos, fiz punção de uma mas não constou especificadamente, o medico ficou em cima do muro.
    Passaram-se 8 meses e fiz ultrassom com doppler apareceram mais 4 que é o total de 5 , como falei no começo.
    meu médico acha melhor tirar tudo pois ele percebeu que os nodulos crescem muito rapido, depois da cirurgia será feita a biopsia da propia tireoide e doa nodulos, sei que Deus esta no controle, mas fico um pouco anciosa pela anestesia. , tenho 35 anos, e tenho lido varias coisas que vc escreve , é muito bom !!!que Deus te abençoe em nome de Jesus, obrigada

  21. aurica disse:

    oi bethy como é iodoterapia ? volto no cirurgiao 26.10, vou fazer alguns exames de sangue e ai vou saber se vou precisar fazer a aplicaçao, como que é/ obgada

  22. ELIANA BERTO disse:

    Olá. Estou me prepaando para as sessões de iodoradioterapia. Um pouco assustada mas querendo que tudo se acabe logo e volte ao normal. Sua leitura é muto esclarecedora. Valeu. Grande beijo mineiro.

  23. betty disse:

    Olá, Eliana:
    Fico contente que ajudou. Que Deus permita paz e restabelecimento total por meio deste tratamento.
    Abs, Betty

  24. Sandra Nery disse:

    Descobri nodulos na tireoide em consulta ao ginecologista, em maio de 2012, hoje dia 14.09.2012 estou operada a onze dias, aguardando o resultado da biopsia, em relação a cirurgia Graças a Deus tudo deu certo, só que o uso de antiflamatório mexeu muito com meu estomago, em função disto a cinco dias estou enjoada e com dor de estomago, passei a tomar o hormônio Synthroid com uma semana de operada sempre as 6 da manhã, e continuo sentindo muito enjoo, este mal estar e deixando bastante abatida, pois ja estou achando que o remédio está contribuindo para que eu não melhore, como tenho que voltar ao médico que me operou quando sair o resultado da biopsia, vou ver que solução ele dá. E se eu ainda tiver que fazer a radiação de iodo vai ser dificil.

  25. betty disse:

    Olá, Sandra: Não pude responder logo. Espero que vc já foi no médico novamente e que a maioria dos sintomas dificeis já passaram. Eu tomo Synthroid e não tive nenhum problema com mal estar.Que Deus a abençoe, Betty

  26. Vilmar disse:

    Minha esposa fes iodoradioterapia a 15 dias e até então ainda não sente sabor dos alimentos, pra voces que ja efetuaram este tratamento quanto tempo mais ainda deve perdurar esta situação? A unica copisa que percebe é que sua boca está sempre com sabor de sal. Podem me auxiliar e me passar informações? Grato.

  27. betty disse:

    Olá, Vilmar:
    Creio que a melhor maneira de obter informação correta seria conversar com seu médico. Entretanto, pesquisei online e várias pessoas falam que este problema é temporário. Espero que a sua esposa logo se recupere deste problema.
    Abs, Betty

  28. vanda disse:

    olá,em junho numa consulta de rotina meu medico me mandou fazer analises e ecografias a tiroide,passada uma semana voltei ao medico de urgencia pois minha ecografia acusou um nodulo de 4,1mm solido.meu medico mandou logo fazer punçao aspirativa.passado um mes soube resultado que deu um nodulo benigno unidular coloide,com celulas foliculares com vascularizaçao no lado esquerdo.consultei mais que um medico para puder saber realmente o que fazer,todos eles me indicaram tiroidectomia parcial.nao pensei duas vezes,minha cirurgia esta marcada para dia 09 de novembro,confesso que estou um pouco assustada e nervosa mas estou confiante que tudo vai dar certo e deus me vai acompanhar!este blogue me tem ajudado imenso e tirado imensas duvidas.obrigada e bem acha a todos vos

  29. betty disse:

    Olá, Vanda:
    Fico contente que o blog ajudou e que o nódulo parace ser benigno. Espero que tudo corra bem com sua cirurgia. Vá com calma. Aproveite para descansar, ler e interagir com coisas belas e boas. Que Deus a abençoe. Betty

  30. Rejane disse:

    Olá,
    Vou fazer a tireoidectomia em breve, estou preocupada pois já tenho sobrepeso e li muitos relatos de pessoas que engordaram muito após a cirurgia. Como foi com vc? Se sentiu bem? Já acertou a dose do hormonio? engordou?
    Fica com Deus

  31. betty disse:

    Olá, Rejane:
    Eu não engordei. E acertei na dose do hormonio. Não sei se você notou, mas a minha cirurgia foi em 2008. Naquela época apenas estava registrando as minhas próprias experiências. No fim, escrevi até o post número dez. Agora tento responder, quando tenho tempo, para as pessoas que me encontram na Internet. Creio que você deve procurar um(a) endocrinologista logo depois da cirurgia para que possa descobrir se o sobrepeso era relacionado à tireoide ou a outras causas. Ele/ela deverá desenvolver um plano para que você possa lidar com o problema. Às vezes, é “apenas” adaptar os seus hábitos, mudando o cardápio e adicionando exercícios ao ritmo diário. Outras vezes, tem mais fatores a serem considerados.
    Que Deus a abençoe.
    Betty

  32. claudia disse:

    Betty,

    Fiz a tireoidectomia total dia 24/10, na biopsia deu carcinoma papelifero do lado esquerdo de 3 mm e do lado direito carcinoma papelifero variante folicular de 35mm, isso quer dizer que sao 2 tipos diferentes de cancer?
    O cirurgiao me encaminhou para iodoterapia, tenho convenio Bradesco Saude, porem nao consigo nenhum lugar que realiza esse procedimento, consegui consulta para fevereiro de 2013. Será que terei que entrar com advogado na justiça para conseguir isso? è dificil assim mesmo fazer iodoterapia? Por favor se alguem puder me ajudar. Obrigada, Claudia.

  33. betty disse:

    Olá, Claudia:
    Realmente, não sei muito sobre isto. Acho que vai depender também de onde você mora, quantos locais de tratamento estão disponível, etc. Muitas vezes, apenas a cirurgia basta para extirpar o mal. Os tipos de câncer que você menciona não são considerados agressivéis, portanto pode ser que não haja nenhuma pressa. O iodo é usado tanto para avaliação da presença de metástase quanto no tratamento. O que o cirurgião acha? Ele aconselha urgência? Se sim, então vá atrás. Que Deus a abençoe. Abs, Betty
    P.S Respondi a seu e-mail, mas recebi uma devolução dizendo que é inexistente.

  34. fernanda disse:

    olá boa tarde! fiz uma tireodectemia parcial 25 dias e sinto ki ta bastante enchado ainda, gostaria de saber se isso eh normal po esta recente ainda outra coisa tou nervosa com meso pq sinto que arde um pouco.
    obg!

  35. betty disse:

    Olá, Fernanda:
    Provavelmente não é nada demais, pois, às vezes, o nosso corpo é lento para normalizar. Entretanto, você deve estar continuando com o acompanhamento de um endocrinologista por algum tempo. Acho que seria bom consultar um/uma e aproveitar para perguntar sobre o inchaço. Ou vá num clínico geral, especialmente se estiver doendo ou ardendo muito.
    Espero que logo melhore!
    Que Deus a abençoe.
    Abs, Betty

  36. Roberta disse:

    Olá..

    Eu me submeti a Iodoterapia.
    Estava bem tranquila, sempre confiando em Deus.

    Fiquei isolada em um quarto, todo encapado. Tinha computador, televisão, telefone, webcam…
    Era bem completinho.

    Quem me acompanhou foi meu namorado, a pior parte foi a despedida, ai que triste… Sou muito emotiva.

    Mas foi bem tranquilo.
    Antes do Iodo eu tomei alguns remédios para dores de estomago, enjoo, antinflamatorios… Depois os medicos colocaram o remédio diretamente nas minhas mãos. Eram 2 capsulas.
    Tomei com um pouco de agua e pronto. Tive que ficar um tempo em jejum e pediram que eu evitasse falar na primeira noite. Eu evitei, mas minha mãe, irmaos, namorado, avós… todo mundo queria saber noticias. Falei o necessário, mas falei.
    Não aconselho! No dia seguinte amanheci com o pescoço inchado e doendo como se fosse dor de ouvido/garganta.

    Tomei bastante agua, bastante banho, lavei meus cabelos, seguia a dieta conforme mandavam. Tudo correu super bem!

    Sai 1 dia antes do que estava imaginando.

    Eu não pude levar NADA para o quarto. TUDO que eu tinha levado (roupas intimas) eu tive que jogar no lixo.

    Enfim, foi bem tranquilo. Aconselho a quem for fazer que tome bastante agua, que tome quantos banhos puder, para eliminar o maximo possivel.

    Depois do tratamento fiquei com um gosto estranho na boca… um gosto de ferro, de sangue… mas passou em no maximo 1 semana.

    E essa foi minha experiencia.

    Um grande beijo!

  37. disse:

    Olá Betty, parabéns por este espaço tão importante para troca de informações.
    Em janeiro de 2010 percebi volume em meu pescoço e em consulta à ginecologista descobri nódulo 2,2cm no lobo direito. Fiz punção e graças á Deus deu benigno. Estava em viagem e retornando para minha região consultei com endocrinologista que solicitou novamente punção e demais exames de sangue para verificar as funções da tireóide. A punção deu resultado compatível com bocio nodular e não acusou malignidade. Nos exames de sangue também mostrou que meus hormonio estão todos normais, somente meu organismo está produzindo anticorpos para destruir a tireóide, provovando processo inflamatório e o bócio. O medico disse pra eu voltar para casa, fazer exercicios fisicos e voltar em um ano, caso 0 nódulo crescesse seria indicado cirurgia. Retornei ao medico um ano e meio depois (novembro 2011) refiz os exames, os hormonios todos normais, mas o nódulo aumentou de tamanho, foi para 3,9cm ele sugeriu cirurgia. Fiquei meio perdida, pois não quero retirar minha tireóide devido ela estar funcionando normal.
    Nesta época estava acomanhando o tratamento da minha mãe que lutava contra leucemia e faríamos o transplante de medula, mas infelizmente ela veio a falecer em abril.
    Em junho deste ano, procurei outro médico buscando alguma alternativa evitando a cirurgia. Iniciei tratamento onde tomei por 3 meses iodo quelado, t3 e t4 tudo em pequenas doses na intenção de poupar a função da glandula e tentar reduzir, ou parar o crescimento do nódulo. Focando a preservação da gandula. Após este período, refiz no final de setembro todos os exames, sendo que a dosagem hormonal está normal, mas o nódulo cresceu de 3.2 para 3.5cm. Refiz punção, a qual graças a Deus não deu nada de malignidade.
    Estou buscando informações sobre a escleroterapia com Etanol, onde fiquei sabendo que alguns médicos utilizam para redução ou eliminação do nódulo, pois meu caso é somente estético. Tem alguma informação sobre esta terapia? Ou poderia me informar onde posso obter? Quero evitar a cirurgia.
    Abraços

  38. betty disse:

    Roberta, fico muito satisfeita por você ter compartilhado. Eu havia respondido ao post 7, falando sobre a solução para seu problema de engolir, se aparecesse, sem saber que você havia feito iodoterapia também. Creio que a leitura do seu relato será muito importante para as pessoas que ainda enfrentarão este procedimento. (Só não sei se todos os ambientes de tratamento no interior deste país terão “computador, televisão, telefone, webcam”…)
    Continue compartilhando o que Deus está fazendo na sua vida e sendo bênção. Apenas torço para que seja relacionado a assuntos mais alegres.
    Abs, Betty

  39. Nathy disse:

    Descobrir que tenho nódulos na tireoide.foi pedido a punção e graças a deus é benigno,o medico mim aconselhou fazer um cirurgia com um ano,não passou remédio. disse que não precisava,mais o que ta mim deixando preocupada é que depois da punção comersou a doer,e fica dando umas pontadas que doi. Aguem sabe mim explicar o motivo dessa dor,quem já passou por punção sabe mim dizer se fica doendo, aguardo resposta,obrigada pelo espaço

  40. betty disse:

    Olá, Nathy:
    Não me lembro de ninguem comentando sobre este problema. Se a dor continuar (não sei há quanto tempo você está sendo incomodada), sugiro que volte ao médico, para receber uma explicação e, espero, uma orientação para aliviar.
    Espero que logo fique boa. Abs, Betty

  41. iracema disse:

    oi..tive tumor cancerigeno de tireoide…tou com 12 dias q fis a cirurgia..provavelmente tomarei iodo….nem li os comentarios….tou assustada

  42. Tatiani disse:

    Olá, Que bom ter encontrado este espaço. Ontem foi marcada a minha tireoidoctomia. Será somente dia 7 de dezembro. ( Achei distante, mas o cirurgião não tem mais vaga até lá ).

    O resultado da punção de um nódulo de 3,5cm no lado direito foi suspeita de carcinoma papilar ( categoria V). O combinado com o cirurgião é de um patologista estar presente e dando negativo, ele mantém o outro lado da tireóide, dando positivo, ele já retira tudo e prosseguimos com o tratamento com iodo.

    Gostaria de saber se alguém pode me tirar a seguinte dúvida: Qual tem sido o tempo médio de recuperação após a cirurgia? Pois terei 15 dias de atestado médico e não sei se seria melhor pedir férias depois, pois tenho um trabalho muito dinâmico, trabalho numa grande fábrica e só para chegar na minha sala tenho que andar quase 1 quilômetro.

    Bom, de todas as minhas dúvidas, essa é a primeira que gostaria de compartilhar..

  43. GLÓRIA disse:

    Boa noite… Faz alguns meses que eu descobri esse site. Quero narrar um pouco da minha trajetória porque eu acredito que nada na vida acontece por acaso! Pois bem, por conta da irregularidade menstrual que eu estava tendo, eu procurei um endocrinologista… Fiz muitos exames e foi aí que descobri a existência de um “mutante” na tireóide (este é o nome que eu o chamo porque não gosto da carga energética que a palavra CA tem!!!!)… Apesar do resultado ter sido rápido, eu apenas fui buscá-lo quase um mês após, pois queria passar meu aniversário sem “neuras” e foi assim que aconteceu!!!! Naquela sexta-feira, quando abri o resultado da biópsia, eu fiquei meio sem chão… Tentei agir normalmente: fui para o trabalho e busquei ter o mesmo temperamento ao longo do dia. Mas quando cheguei em casa à noite, eu literalmente “desmontei”… Chorei muito… Mas uma voz lá de cima tranquilizou meu coração e foi então que eu tive condições de sentar e entrar na net para pesquisar a respeito desse “mutante”… Li muitos relatos… Li muitos artigos.. Penso se eu fosse fazer uma prova, eu saberia responder quase tudo: fui uma aluna muitíssimo aplicada!!!rsrsrsrs
    Bem, como eu acredito muito em Deus, e sei que aqui na Terra existem anjos que Ele nos apresenta para nos confortar, então eu sei que houve um “anjo” que nos primeiros dias me confortou, mas o papel dele em minha vida foi apenas para aqueles dias (apesar de TER SIDO MUITO IMPORTANTE), pois o destino tratou de afastá-lo de meu caminho… Mas não quero falar sobre isso.
    Voltando ao “mutante”… Por sorte encontrei um cirurgião tranquilo, o qual me passou os ditos exames pré-operatórios e foi JUSTAMENTE POR CAUSA DESSES EXAMES, eu tive uma NOVA DESCOBERTA: “infiltrado no pulmão”. Mas essa descoberta, até então, não me abalou… Procurei imediatamente uma pneumologista e mesmo o exame do PPD ter dado negativo a tomografia foi POSITIVA para os “meninos de Koch” (também é assim que eu estou chamando a Tuberculose). Segundo a médica que me acompanha, eu sou ASSINTOMÁTICA e se não fosse o tal “mutante” eu NÃO estaria me tratando e possivelmente quando eu viesse a sentir algum sintoma poderia SER TARDE DEMAIS!!!!! Fui liberada para fazer a cirurgia após 15 dias do uso do medicamento e agora eu estou um pouco ansiosa e às vezes assustada porque a cirurgia da retirada total da tireóide será dia 23/11/2012… Assustada porque NUNCA fui internada e a única cirurgia que fiz em todos esses meus 45 anos foi um levantamento de coroa dentária!!!!! Nunca fiquei doente, a não ser gripes ou resfriados… Nem mesmo quando eu tinha cólica menstrual eu bebia remédios alopáticos… Sou do tipo que cuido da minha saúde através da alimentação e da mente. Por isso venho tentando enxergar todo esse processo de uma forma positiva: seu eu não fosse fazer a cirurgia, eu não saberia que precisava tratar de uma TB… Tenho consciência de que são duas enfermidades graves, MAS SÓ POSSO AGRADECER A DEUS, pois AMBAS SÃO TRATÁVEIS E CURÁVEIS!!!! Claro que os caminhos para o tratamento são, às vezes, complicados e árduos, mas vejo esse meu momento como um tratamento dentário: às vezes é doloroso, o barulho do motorzinho é irritante, MAS PASSA!!!!! E é assim que eu vejo meu tratamento da TB e do “mutante”: o tratamento da TB VAI ACABAR DAQUI A SEIS MESES… E o “mutante” será ASSASSINADO no dia da cirurgia!!!!
    Eu sei que terei um NOVO momento pós-cirurgia, mas estou VIVENDO CADA MOMENTO DE CADA VEZ, por enquanto tenho que, sempre em jejum. por um período de seis meses, beber 4 GRANDES comprimidos… Depois da cirurgia… SÓ DEUS E O MEU ORGANISMO SABERÃO O QUE EU PRECISAREI, por isso eu continuo me alimentando o suficiente para fortalecer meu corpo, pois minha alma e minha mente estão sendo alimentadas por pensamentos e emoções POSITIVOS que a NATUREZA me transmite a cada instante que eu respiro.
    Talvez eu tenha divagado muito no que escrevi acima, mas o que eu quero compartilhar é que TUDO NA VIDA TEM UM MOTIVO, e o BOM É ENXERGAR OS PROBLEMAS COM A DIMENSÃO QUE ELES REALMENTE TÊM… “Mutante” e “os meninos de Koch” são problemas sérios? São. Mas SÃO TRATÁVEIS e CURÁVEIS e é ISSO QUE DEVEMOS TER EM MENTE!!!!!! Boa sorte a todos e MUITA LUZ PARA NÓS!!!!!!

  44. Marcia disse:

    Olá Betty, moro no Ceará e também sou evangélica (educadora cristã) e apoio meu esposo que é pastor. Bom saber um pouco sobre o tratamento da tireóide e saber de tantas lutas e também alegrias no tratamento dos transtornos causados por problemas nesta glândula. Minha mãe está com cirutgia marcada para 28/11 e estou muito preocupada com ela. O médico tranquiliza ela, mas por ela ser hipertensa e ter tido muitos problemas de saúde no passado, fico muito receosa, mas ao mesmo tempo confio totalmente em Deus. Não sei muito sobre esta doença, também não sei se é maligno, mas peço que vc ore juntamente comigo. O nome dela é Lourdes, tem 57 anos e mora em Fortaleza. Grande abraço.

  45. Eli Ribeiro disse:

    Olá, Betty! É a primeira vez que escrevo. Gostaria de ter conhecido este espaço antes. Já passei por tudo isso, pois me submeti a tireoidectomia total em agosto de 2011, após descobrir que estava com câncer. Apesar de todos os incômodos causados, a fé em Deus e o amor à família e aos filhos nos fortalecem e nos dão força para vencer. Hoje estou bem, mas tive que fazer o PET-CT, um exame muito caro que os planos de saúde não cobrem, pois os resultados dos exames de rotina deram alterados. Felizmente, ele não mostrou nada que requeira preocupação. Apesar disso, estou me sentindo fraca, com tremores, tontura e palpitações. Perdi 7kg em dois meses, sem esforço algum para isso. Amanhã tenho consulta e acho que o médico deve alterar a dosagem do hormônio. Espero voltar aqui para contar o que aconteceu. Um abraço.

  46. Clarissa disse:

    olá
    tive carcinoma papilifero,fiz tireoidectomia em maio e iodoterapia em setembro, sinto muito cansada, com dores no corpo,não me sinto em condições de voltar a trabalhar e ter uma vida ativa como antes ,preciso fazer tudo em ritmo mais lento,minha médica me encaminhou para aposentadoria,farei pericia em 15 dias, tu sabe se é possível o iNSS conceder aposentadoria nesse caso?

    Att

  47. betty disse:

    Olá, Clarissa:
    Creio que a aposentadoria deve ser possível, se a médica lhe encaminhou, mas não tenho nenhuma informação/experiência nesta área.
    Entretanto, não desista de procurar um diagnóstico preciso e ajuda médica. Tente achar alguém que possa explicar melhor a sua situação real. Penso que a desinformação é muito prejudicial. Pode ser que não haja uma explicação exata, mas deverá haver pelo menos sugestões com alternativas para você entender e reagir.
    Se puder, nos conte, daqui a algum tempo, sobre o que aconteceu.
    Que Deus a fortaleça, conforte e anime.
    Abs, Betty

  48. betty disse:

    Desculpe, Eli, mas eu estava viajando no exterior, visitando filhos, netos e irmãos. Não tive condições de responder aos comentários. Espero que a consulta médica resultou em melhoras. Se não, penso que você deverá procurar outro especialista para ter uma outra opinião. Você está sendo acompanhado por um(a) endocrinologista também? Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  49. andrea disse:

    oi, Betty lembra de mim Andrea, falei para vc. que eu ia operar no dia 15 de janeiro e estava preocupada que o meu nodulo tinha dado suspeito grau IV, então estou aqui para relar como foi a minha cirurgia e para as pessoas que estão passando por essa angustia que passei, a minha cirurgia foi um sucesso não estou rouca minha voz esta normal não senti dor e o melhor de tudo que meu nodulo e benigno, para as pessoas que vão operar confia no senhor, ore o que parece dificil nas mãos dele se torna facil, lembre do meu diagnostico na cirurgia deu outro diagnostico.
    Beijos, Andrea
    Caso alguem queira falar sobre a cirurgia o meu e-mail para contato é …. (Removido por questões de privacidade. Se comentar no blog, será re-enviado para a Andrea)

  50. betty disse:

    Que bom que tudo correu bem, Andrea. Que Deus a abençoe no restante da recuperação. Abs, Betty

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (9)