Pós-Cirurgia de Tireóide (9)

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (9)

Iodoterapia radioativa

iodoterapia

Como resposta ao meu último post, duas pessoas, a Mônica e o Ricardo foram os primeiros, desde que comecei a escrever, a compartilhar que estão se preparando para o processo de iodoterapia radioativa, tratamento com alto índice de sucesso para vários cânceres de tireóide. Depois, veio uma outra cartinha, no post número 5, da Norma, na qual ela também conta que provavelmente fará a iodoterapia.

Quando, no início, os médicos me falaram que havia uma boa possibilidade de meus nódulos serem cancerosos, eu pesquisei o assunto. Depois, quando a punção foi negativa e a biopsia também, parei de pensar nesta ameaça. Mas, agora, fui olhar novamente. Gosto muito dos sites médicos canadenses. A minha preferência por estes pode ser um pouco suspeita, pois nasci lá. Mas, repetidamente, tenho descoberto que eles conseguem se colocar no lugar do paciente, leigo no assunto, e responder suas perguntas de uma maneira lógica e clara. Aqui vai o link para um, para aqueles que entendem inglês.

Encontrei dois em português que podem esclarecer várias coisas (aqui e aqui). Vou copiar um pouquinho da introdução ao último site e vou, também, tirar dela uma informação que é muito recente que vale para aqueles que têm convênio médico. Trata-se de uma injeção que pode diminuir muito os efeitos nocivos do período de tratamento em que é preciso viver sem a reposição hormonal. Vale a pena conversar com seu médico sobre esta opção. Contudo, ainda se não tiver acesso a esta novidade, é possível tirar animo do fato que o tempo que passarão sob estas condições é relativamente curto.

Recomendo que vocês consultem este blog, pois oferece muito mais dados valiosos e precisos do que os meus posts, podendo ajudar na preparação, no tratamento e na convalescença da iodoterapia radioativa. Eu apreciaria muito, entretanto, se vocês voltassem e comentassem no meu blog mais tarde, neste mesmo post, dando dicas e referências que poderão ajudar/encorajar futuros leitores. Às vezes, sugestões que parecem extremamente óbvias ou simples podem ser de grande valia para quem nunca passou por tal experiência.

Sugiro que se preparem bem para o período de isolamento. Vários sites aconselham caderno e caneta para registrar suas experiências e reflexões, hobbies e artesanatos, computador, celular, filmes, livros e músicas alegres ou suaves que ajudarão a enfrentar e aliviar possíveis alterações no humor. Penso que não é bom ficar assistindo seriados que tratam de doenças complicadas como House, ER e outros, que poderão lhes deixar ainda mais desanimados. Eu focaria minhas atenções em aventuras, romances, comédias e histórias onde pessoas ajudam, se alegram, cooperam ou vencem… Pode-se usar o tempo para “viajar” para os lugares que sempre quiseram conhecer através de filmes, revistas ou livros sobre países, regiões ou cidades, ou para aprender mais sobre assuntos da natureza ou da tecnologia que lhes interessam.

Sendo cristã (crente evangélica), eu também levaria a minha Bíblia, meu Pão Diário (livro de meditações diárias) e alguns livros devocionais ou instrutivos sobre os assuntos que me interessam. Para mim, é especial e essencial ter uma visão tri-dimensionada. Explico:

Primeiro, necessito focar e confiar em Deus pois Ele sabe e direciona tudo o que me acontece, enquanto caminho em direção a uma vida eterna na presença dele. Segundo, quero desenvolver a minha capacidade de ser bênção na vida dos outros, tanto na área em que estiver atualmente sofrendo quanto em muitas outras áreas que já domino ou posso aprender a dominar. Terceiro, devo procurar assegurar meu próprio bem-estar com o tratamento médico e o “alimento” emocional e espiritual que me capacitam a enfrentar os momentos temerosos. O apóstolo Paulo disse—Tudo posso, naquele que me fortalece.

Esta é a Introdução do site que andei lendo:

O Radioativos131 é um espaço de encontro para mulheres e homens que vão fazer iodoterapia ou já passaram por isso. A iodoterapia, tratamento que utiliza iodo radioativo, faz parte do caminho para a cura do câncer de tireóide. O nome deste iodo é 131. Para quem já foi radioativo ou vai ficar, este é o local para trocar informações. Deixe seu depoimento, conto, idéia sobre como a radioatividade mudou ou vai mudar a sua vida!

Você não está sozinho nesta experiência única. E acredite, ela pode ser enriquecedora.

Se quiser entrar em contato, deixe um comentário ou mande um e-mail para radioativos131@gmail.com.

Conte sua história! Se quiser poderemos publicá-la no blog.

E aqui vai a aparentemente boa notícia que mencionei, postada em julho de 2009.

Para fazer os preparativos para o iodo ou para a PCI, é preciso ficar sem tomar o hormônio T4 durante um período, o que causa cansaço, dificuldade de concentração, inchaço, sono… Mas não precisa ser assim. Existe uma injeção chamada TSH Recombinante (conhecida pela marca Thyrogen) que permite que você continue a tomar o hormônio enquanto faz a dieta pobre em iodo. Descobri recentemente, graças à leitora Gabriela, que desde o final de 2008 os convênios médicos são obrigados a cobrir a injeção, que custa muito caro. Mais de cinco mil reais cada, e são duas doses! Antes da nova norma, só conseguia quem entrava com uma ação na Justiça, mas agora ficou mais fácil.

A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), que regulamenta os convênios. A parte sobre o TSH está no esclarecimento sobre o novo Rol de Procedimentos publicado na resolução RN n. 167/08. Caso o seu convênio se negue a cobrir, é só anexar a norma ao pedido. Se mesmo assim não der certo, é possível entrar com uma ação na defensoria pública, onde existem várias sentenças favoráveis a este tipo de caso.

O trecho do TSH diz o seguinte: “O TSH recombinante, quando indicado para uso exclusivo como ferramenta diagnóstica suplementar no teste de tiroglobulina (Tg) sérica, com ou sem cintilografia com iodo radioativo, para acompanhamento de pacientes com câncer de tireóide bem diferenciado, tem cobertura obrigatória pelas operadoras nos contratos regulamentados, tendo em vista que é utilizado em procedimento que consta do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde vigente.” Para mais detalhes, veja no site da ANS: http://www.ans.gov.br/portal/site/roldeprocedimentos/nota_tec_medicam.asp.

Ainda falta estender o benefício para o Sistema Único de Saúde, e aí sim, sofrimento nunca mais! Só o da injeção, que é súper ardida, mas vale a pena! (Natalia Ibanez)

Eu (Betty), estou, neste momento, pedindo a bênção do meu Deus nos esforços dos seus especialistas para combater os invasores cancerosos da maneira mais eficaz e suave possível, e que vocês possam descobrir / experimentar a paz que apenas Ele pode nos dar.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

… tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. —Filipenses 4.6-8

209 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (9)”

  1. daniela disse:

    oi sou a daniela que tive de tirar toda a tireoide ,fiz o exame de tsh e deu 65,928 e o t4 de 0,46 comecei a tomar levoid de 38mcg por 12 dias depois passei para 88mcg por 15 dias agora vou passar para cem ,mas me sinto muito angustiada, deprimida ,com muita dores nas pernas ,muita ansiedade estou tratando tambem com o psquiatra com anti-depressivo e rivotril de dia ,fico pensando sera que o tsh vai se normalizar que vou ficar boa ,devo repetir o exame daqui a 2 meses tomando levoid de 100 todos os dias achei que tirando a tireoide tudo se resolveria ,mais nao e bem asssim

  2. Gisela disse:

    Bom dia, fiz minha cirurgia dia 7 de out e já estou em casa desde ontem.Retirei tda a tireoide e esvaziamento cervical central para segurança( e assim mesmo Betty?…rs.fiquei em dúvida, antes da cirurgia meu médico disse que isso é rotina para garantir) na punção deu suspeito – folicular – meu nódulo e tenho bocio multinodular, mas lá constava que não havia nada nas glandulas( não há evidencias de adenomegalia periglandular) no dia 15 sai o resultado….rezo para que dê tudo certo, mas confesso que o medo me persegue, fico imaginando coisas horriveis…depois rapidamente mudo meus pensamentos…é uma briga constante….

  3. Gisela disse:

    A cirurgia em si, me dava medo….mas não sei se imaginava o pior….rs….ela na prática não foi tão assustadora…descobri que era mais forte do que eu pensava….fui para o hospital sozinha…quem iria comigo passou mal…e antes das 7 da manhã já estava lá….sozinha em termos…me sentia protegida. Chorei antes de sair de casa…quando estava esperando a cirurgia e antes de me deitar , mas isso me acalmou um pouco e o anestesista era um anjo, chegou perguntando onde estava a menina corajosa que iria se operar…eu ri e disse que só havia uma chorona ali…tudo ocorreu bem …e olha que eu só medrosa ao extremo. A recuperação era outro medo…em uma outra cirurgia eu tive hiperatividade pos operatoria que mais tarde decobri que era alergia ao plasil…então avisei varias vezes ao anestssista..ele colocou outro no lugar….foi tudo muito tranquilo tbm….vomitei um pouquinho depois…mas garanto que não é nada…estava viva, isso me aliviava muito….agora aqui em casa já estou bem…dois dias depois já engulo a saliva com mais tranquilidade…a unica coisa mesmo que me incomoda é a espera pelo resultado…minha voz está boa…não fiquei rouca…ela só está baixa…ah fiquei com o dreno…mas pessoas medrosas como eu….rs…é tranquilo, assusta mais o nome do que ele proprio.
    Bjs a todas e bom feriadão, Gi

  4. betty disse:

    Olá, Gisela:
    Que bom que tudo correu bem e que você possa olhar para trás e perceber pessoas prestativas e acontecimentos bons em meio ao medo e sofrimento. Sei que ainda está preocupada com a consulta no dia 15. Nos conte depois sobre o que o médico falou. Torço para que seja encorajador.
    Abs, Betty

  5. Gisela disse:

    HOJE É O 8º DIA SEM TIREOIDE NEM HORMONIO…AMANHÃ DEVEREI COMEÇAR A TOMAR….A QUESTÃO É: ESTOU ANSIOSA DEMAIS, PARECE QUE VOU SURTAR…ALGUÉM SABE SE POSSO TOMAR RIVOTRIL? LIGUEI PARA O MÉDICO MAS POR ENQTO ELE NÃO RESPONDEU. PRECISO AGUENTAR ATÉ AMANHÃ PELA MANHÃ…DEPOIS DE TOMARALGUÉM PODE ME RESPONDER …SE A DOSE FOR IDEAL , JÁ MELHORO BASTANTE MINHA ANSIEDADE?

  6. betty disse:

    Olá, Gisela:
    Você está tão perto de começar a tomar o hormonio! Faltam poucas horas! Melhor não confundir seu corpo com mais um remédio, exceto se estiver com autorização médica. Se já estiver com a receita, então tome logo que acordar. Eu mesma tomo lá para às sete de manhã, mas outras saem cedo e já engolem o comprimido às cinco, cinco e meia, seis… É um por dia, ‘tá? E se você se esquecer, pode tomar mais tarde. Não é aconselhável perder um dia, mas também não é o fim do mundo. Lembro-me que fiquei angustiada, sem saber o que fazer, da primeira vez que me esqueci e apenas lembrei de noite. Naquele dia tomei na hora e novamente de manhã. Agora, se já for tarde da noite, eu espero até de manhã e continuo tomando normalmente. É bom ter uma caixinha para 7 ou 14 dias com os dias marcado. Assim, é só olhar o nome do dia e verificar se o comprimido ainda está lá. É bem simples, mas muito eficaz.

    Enquanto isto, passe este começar da noite pensando em outras coisas, assista a um filme dinâmico ou de suspense, ande num shopping, jogue algo que desafia a sua capacidade mental… Logo as horas passarão.

    Você leu meus posts anteriores (vc está comentando no 9)? Lá tem respostas a muitas perguntas nos comentários. Eu mesma me acertei bem com a dosagem que o médico recomendou, desde o início.

    Que Deus a abençoe, Betty

  7. Luciene Andrade disse:

    Olá amigas. Fiz a cirurgia de retirada da tireoide dia 07/10/2010. Graças a Deus, tudo correu bem, não fiquei rouca e, estou trabalhando desde o dia 13. O médico pediu para eu começar a tomar o remédio (hormônio) somente após a retirada dos pontos o que acontecerá em 20/10. Ou seja, só tenho consulta marcada dia 27/10 com a endocrinologista. Acho muito tarde, por mim já começava a tomar logo… pode se esperar tanto tempo?

  8. betty disse:

    Olá, Luciene: Foi o meu cirurgião, e não a endocrinologista, que receitou o hormônio para mim. A segunda apenas confirmou a escolha do primeiro. Foi ele que tirou os meus pontos (para dizer a verdade, não eram pontos–ele apenas tirou o esparadrapo e mandou que passasse um creme). Os médicos variam entre si a respeito do tempo que o paciente fica sem hormônio. Não sei bem por que (exceto quando já pretendem fazer o exame com iodo). Mas conseguimos viver sem ele por algum tempo. O quanto depende de pessoa em pessoa.
    Converse com o especialista que irá “retirar os pontos” na quarta-feira. Diga o que está sentindo (tanto fisicamente quanto as suas dúvidas) e veja se ele não pode fazer algo a respeito. Espero que ajude.
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  9. Renata Rosa disse:

    Pessoal
    Esse mês faz cinco anos que passei por esta experiência e vou para meu terceiro pci e pra falar a verdade ainda temo o resultado, estou tentando o thyrogen, ainda não consegui, mas no final tudo dará certo. Quero deixar aqui o meu apoio e dizer que cada dificuldade que passamos serve para o nosso aprendizado, é nas dificuldades que vemos o tamanho da nossa força e somos muito fortes pensem nisso. Com certeza aprendemos a cada manhã e aceitamos nossas limitações. Tenho uma filha de sete anos e graças a Deus só esse motivo me leva a lutar contra qualquer coisa e me sentir mais forte ainda. No começo foi dificil, mas hoje estou bem melhor. Que Deus abençõe a todos e que traga muita paz e muita força, nunca desistam de nada e se encham de energia positiva, se foquem em coisas boas, filmes alegres e lugares bonitos. O cansaço virá, a ansiedade também, mas o amor de Deus sempre sempre estará com vocês. Força vocês vencerão. Abraço forte.

  10. Bia disse:

    Olá Betty e internautas! Estou passando pela experiência de tratamento de tireóide. No meu caso, específico, quando procurei o médico aos 38 anos por causa de uma dor no pescoço já foi necessário a cirúrgia de imediato. Assim sendo, retirou-se toda a glândula de tireóide. O médico cirurgião passou “dieta zero” (nada de água ou comida por 24horas!!!). Fiz cirúrgia no período da manhã e durante a noite senti uma dor horrível(insuportável) um médico do plantão viu minha situação de agonia e mandou enfermeira aplicar morfina (graças ao bom Deus) e a dor passou. Santo médico! Recebi alta em 24horas. Fui me recuperar em casa entre fisgadas e pequenos puxões no lugar da cirúrgia segui a risca os horários dos remédios. Tem que ter repouso, alguém legal para estar do seu lado, dependendo das atitudes de uma pessoa acaba causando estresse ou ansiedade em quem precisa se recuperar de cirúrgia. A comida nas primeiras semanas foram sopinhas com sabores variados, pois sentia dores no esôfago até quando bebia água. Agora estou em uma “dieta sem iodo” para daqui alguns dias medir o TSH e depois fazer exame de PCI (Pesquisa de Corpo Inteiro), já sei que vou ter que usar Iodo 131. Meu médico cirurgião nunca falou nada sobre o tratamento, exames e outras situações pós-cirúrgicas. Estava com inúmeras dúvidas, mas graças a caridade de atendentes, secretárias, amigos e amigas da internet nesta jornada consegui ficar mais tranquila. Adorei este blog e compartilho minha situação com todos. Muitas coisas que a Betty relata me ajudam a seguir com mais tranquilidade e segurança. Somente tenho a agradecer a Deus e todos que de alguma forma me ajudaram e ainda ajudam a superar cada passo nesta fase delicada de minha vida. Felicidades para todos!!!

  11. clarice carbolin venson disse:

    fiz minha cirurgia da tireoide dia 28/10/2010 tirei toda ela ,dia 12/10/2010 veio o resultado da biopsia e pela minha decepçao é maligno na hora vc fica desesperada porque no fundo vc tem esperança que isso não aconteceram com vc ,agora vou fazer iodoterapia esta marcado para dia 13/01/2011 mais tenho muitas duvidas ,mais tbm muita fé em deus ,deus abençõe tds as pessoas que tenham que passar por isso bjs.

  12. Bia disse:

    Olá, pessoal! Com relação ao sal sem iodo a clínica onde vou fazer PCI (Pesquisa de Corpo Inteiro) me forneceu gratuitamente 2(pacotes) de 200(duzentos)gramas cada juntamente com orientações para fazer uma dieta sem iodo.

    Recomendo a pessoa que vai fazer iodoradioterapia pesquisar (telefonando) para as clínicas para saber qual clínica fornece o sal sem iodo gratuitamente e as informações para fazer a dieta sem iodo corretamente.

    Um médico muito conceituado Dr.Renato de Castro Capuzzo criou um blog excelente que fala sobre tiróide http://tireoideloucatireoide.blogspot.com/

    Dr. Renato de Castro Capuzzo também escreveu um excelente artido no site da SBCCP – Sociedade Brasileira de Cirúrgia de Cabeça e Pescoço. Vale conferir!!! Muitas perguntas com respostas do médico! Acesse:
    http://www.sbccp.org.br/publico_perg_resp_tiroide.php

    Vale conferir os dois sites acima, pois respondem inúmeras dúvidas para entender melhor o câncer de tireóide, prevenção, pré-cirurgia, cirurgia, pós-cirurgia, tratamento, etc. Tenho certeza que estes sites serão úteis para quem tem dúvidas sobre câncer de tiróide ou para quem busca esclarecerimentos sobre o câncer de tireóide.

    Desejo que todos permaneçam confiantes em Deus que nos coloca em provação porque Deus sabe das pessoas que são fortes para superar todas as dificultades com muita fé e sem desanimar!!! Depois que li as informações destes sites que menciono nesta mensagem puder TER UMA NOVA VISÃO PARA ENTENDER QUE O TRATAMENTO É MUITO SIMPLES, pois o que falta é o paciente ter mais informações para seguir confiante e com tranquilidade!

    Então, informem-se nos sites que estou compartilhando porque me ajudou muito (fiquei mais animada e confiante) e acredito que vai ajudar outras pessoas!

    O site abaixo tem muitas dicas sobre tireóide! Vale conferir. Acesse:
    http://www.radioativos131.com.br/blog/

    O site abaixo tem receitas para quem vai fazer exame de PCI (Pesquisa de Corpo Inteiro). Eu fiz todas e gostei muito!!! Deliciosas!!! Acesse:
    http://receitaspci.blogspot.com/

    Obs.: Nunca deixe de consultar seu médico antes de tomar qualquer decisão. Devemos preservar nossa saúde sempre!

    Tudo de bom para todos! Votos de felicidades para todos!

    Bia

  13. betty disse:

    Olá, Bia:
    Agradeço os links para os artigos do Dr. Renato. Creio que serão úteis para mais pessoas. E continue nos escrevendo sobre o tratamento em si também (talvez no post 10 que é específico sobre isto). Tem muitas pessoas que precisam ser encorajadas.
    Que Deus a abençoe.
    Abs, Betty

  14. direne disse:

    DIRENE;
    EU,fiz minha cirurgia vai fazer 60 dias e ainda nao tomei o remeido quer e
    a repasição do hormonio porquer o medico,falou que era so,para tomar o

    remeido,quando eu tomase o iodo 131,e tive quer espera o plano de saude
    sera quer tou correndo o risco de aparecer cancer em outra parte do meu corpo tou proucupada mais o medico da medicina no clerar nao falu nada maquei ja vou tomar o iodo.

  15. maria augusta disse:

    Retiraram-me a tiróide e aguardo pelo tratamento de iodoerapia. Confesso que estou em pânico! Ninguém ama o desconhecido, daí gstar de saber o que me vai acontecer.

  16. EDVAN PEREIRA disse:

    FIZ UMA CIRURGIA DA TIREÓIDE E FAÇO TRATAMENTO EM GOIÂNIA, SOU DO TOCANTINS E PRECISAVA SABER SE TEM UMA OUTRA CLÍNICA MAIS PROXIMA PARA EU FAZER A PCI

  17. betty disse:

    Olá, Edvan:
    Moro em São Paulo e não tenho estas informações. Você terá que perguntar a mais médicos na sua área e ao pessoal em Goiania, para se informar sobre outras possibilidades, se existirem. Se não, põe o povo para orar e trabalhar para que as autoridades do seu estado possam se empenhar para ter este tratamento e outros disponíveis para seus moradores.
    Enquanto isto, procure conhecer pessoas e coisas especiais e ser uma bênção nos seus momentos em Goiania. Você talvez possa descobrir uma razão bem especial por Deus estar lhe enviado para lá.
    Abs, Betty

  18. betty disse:

    Olá, Maria Augusta:
    Você conseguiu fazer a sua iodoterapia? Espero que tudo correu bem e que você já está bem recuperada.
    Abs, Betty

  19. Eliana disse:

    Olá!
    Pra tranquilizar um pouquinho…..
    Descobri por acaso um nódulo que já tinha 3 cm3 e mais dois que estavam junto…. de imediato fiz a PAAF e o resultado de malígno. Em 45 dias fiz todos os exames necessários e marquei a cirurgia. A biópsia foi em 11 de outubro, com resultado em 20/10 e a cirurgia foi em 25/11. O médico já avisou antes da cirurgia que faríamos o Iodo na sequência, mas não pude fazê-lo em seguida pois deveria “Limpar” o corpo depois das tomografias e PET, o que leva 3 meses. Fiz a dieta por 15 dias em março e fiz o Iodo dia 29 de março.
    Mas o que gostaria de dizer a todos é que nem tudo é tão complicado. Se a cirurgia é inevitável… vamos fazer! a minha correu perfeita!! tive alta em 1 dia, muito pouca dor e quase nada de efeitos colaterais… já saí do hospital com a receita do puran t4 125 mg, me mantive muito bem até a dieta… é um pouco chata pelas restrições, mas todos os dias tomei café com 1 pão e geléia, almoçei arroz, feijão, bife ou frango e salada e jantei canja, tudo com o sal especial!! Tomei água e suco!!
    O dia do Iodo foi bem chato porque o quarto do hospital aqui em Curitiba era pavoroso, igual uma sala de RX bem antiga, não pegava internet e tive que ficar bem sozinha… mas foram apenas 24 horas!! Não pude voltar pra casa porque tenho gêmeas de 1 ano e 10 meses e crianças e grávidas são bem sensíveis, então, melhor evitar. Estou isolada e logo mais conto o resto….. sorte a todos!! Calma que tudo dá certo!!!!!!!!!

  20. Maria José disse:

    Oi!
    Meu nome é Maria José, estou em pânico, embora já tenha um nódulo na tireóide há 7 anos, agora apareceu outro e com consistência dura, estou preocupada demais, pois não tenho convênio médico e estou fazendo os exames todos particulares. Quanto a isso não me preocupo tanto, o que me entristesse é quando olho para meus filhos de 3 e 14 anos, choro muito de mêdo, mais ao mesmo tempo fico confiante.
    Gostaria da ajuda de vcs amigas, quero saber uma punção é muito caro?
    bjus e oremos uma pelas outras!!!

  21. DANIEL disse:

    OI BETTY, ENCONTREI SEU BLOG PORQUE FIQUEI MUITO PREOCUPADO COM MINHA VOZ.
    TEM 25 DIAS QUE FIZ PELA SEGUNDA VEZ A CIRURGIA CERVICAL.
    A PRIMEIRA VEZ RETIREI TOTALMENTE A TIREOIDE ISSO FOI EM JUNHO/2009 E AGORA MARÇO/2011 TIVE DE FAZER ESVAZIAMENTO CERVICAL PARA RETIRAR VARIOS NODULOS CERVICAIS QUE FORAM DIAGNOSTICADOS DURANTE OS EXAMES DE ROTINA QUE REALIZO TODO ANO.
    NA PRIMEIRA OPERAÇÃO NÃO TIVE PROBLEMAS, EM 1 SEMANA JÁ ESTAVA RECUPERADO, MINHA VOZ NÃO MUDOU ,E NENHUM OUTRO PROBLEMA.
    PORÉM DESTA SEGUNDA VEZ….COMO FALEI MINHA VOZ SUMIU, ESTÁ ROUCA, BAIXA, QUASE NÃO ME ENTENDEM QUANDO FALO, HORRIVEL, MEU MEDICO ACONSELHOU REPOUSO ORAL POR 20 DIAS , JÁ TEM 25 DIAS QUE NÃO FALO NADA, MAS 1 VEZ POR DIA EU ARRISCO SOLTAR UM SOM PARA VER SE MELHOROU A ROUQUIDÃO . E NADA…
    MEU MÉDICO DISSE QUE PODE OU NÃO VOLTAR MINHA VOZ AO NORMAL. POR FAVOR SE ALGUEM TEVE O MESMO PROBLEMA E SE RECUPEROU ESCREVA-ME , ESTOU MUITO ASSUSTADO E PREOCUPADO.
    A CIRURGIA TEVE DE SER MUITO AGRESSIVA, MEU MÉDICO EXPLICOU QUE TEVE DE MEXER NO NERVO QUE CORDENA AS CORDAS VOCAIS, MAS ESTE NÃO FOI LESADO NA OPERAÇÃO,
    JÁ LI GRANDE PARTE DOS COMENTÁRIOS DE SEU BLOG E SUAS POSTAGENS , MAS NÃO LOCALIZEI SE SUA VOZ MELHORO OU SE VOLTOU IGUAL ERA, E QUANTO TEMPO ISSO DEMOROU, ESTOU IMPACIANTE E PREOCUPADO COM O PÓS CIRURGICO DEVIDO A FALTA DA VOZ. TENHO 30 ANOS 1 FILHO DE 5 ANOS E PRECISO VOLTAR LOGO AO TRABALHO.
    JÁ TIVE UMA CONSULTA COM A ENDOCRINOLOGISTA E COM O CIRURGIÃO, QUE ME SUGERIRAM QUE O REPOUSO ORAL DEVE-SE ESTENDER ATÉ O MOMENTO QUE MINHA VOZ VOLTAR AO NORMAL, MAS NÃO VEJO MELHORAS…. SERÁ QUE VOLTA .
    POR FAVOR SE ALGUEM TEVE O MESMO PROBLEMA E SE RECUPEROU ESCREVA-ME

  22. eliete disse:

    nao fique em panico maria jose…em 2 de abril eu fazia 2 dias que tinha feito um cirurgia de tireoide total…sei que é dificil…um punção nao é tao caro assim…depende muito a onde vc vai….confie em deus e o mais ele fará….eu paguei 170,00 na liga contra o cancer no rn(natal)coragem…..

  23. eliete disse:

    ola betty! voltei a médica depois de 12 dias e esta tudo bem..graças a deus deu benigno e ja estou tomando puran t4…começo agora um segundo round de minha vida…espero que vcs estejam em paz e confiante…..

  24. OLA DANIEL..TB? ESTIVE LENDO O SEU DEPOIMENTO E FIQUEI MUITO CURIOSA QUANDO VC DISSE QUE TERA QUE FAZER UMA SEGUNDA CIRURGIA..EU TB FIZ A CIRURGIA DE RETIRADA TOTOL DA TIREOIDE EM MARÇO DE 2011…MINHA DUVIDA É O SEGUINTE: O QUE É ESVAZIAMENTO CERVICAL? O MEU ERA BOCIO BENIGNO…POR FAVOR , ME EXPLICA MAIS SOBRE ISSO…

    OBRIGADA E UM GRANDE ABRAÇO

  25. Ana Lucia disse:

    Ola,sou Ana Lucia moro em Brasilia e gostaria de saber qual o valor de uma cirurgia na tireoide?desde ja agradeço.

  26. betty disse:

    Olá, Ana Lucia;
    Os preços variam muito conforme o hospital, médico e cidade que você utilizar. Você terá que pesquisar com eles. Eu mesma não paguei nada, pois fiz pelo nosso convênio. Espero que tudo corra bem, se fizer a cirurgia.
    Abs, Betty

  27. Regina disse:

    Me submeti a uma tiroidectomia total em 29/03/11, a cirurgia foi um sucesso. Confesso que ao saber da prensença do nódulo, fiquei muito angustiada, mas graças ao profissional, especialista em pescoço e cabeça pelo qual passei , fui muito bem orientada e acolhida dirimindo todas as minhas dúvidas , amenizando minha angústia. Procurei esclarecimentos para que ficasse preparada caso fosse malígno e ao saber dos procedimentos e da chance de cura fiquei aliviada. Graças a Deus foi Benígno. Pessoal não desanimem o importante é ter fé e sabermos que existe um Deus que nos protege e envia seus “Anjos” profissionais competentes para tratar-nos. Cada vez mais me convenço da grande parceria entre Ciência e Religião.

  28. betty disse:

    Olá, Regina:
    Que bom que a biopsia deu que o nódulo era benigno! Agradeço a sua participação encorajadora.
    Quando vejo os especialistas na medicina e as suas “proezas” sempre fico pensando sobre a maravilha que é o nosso Criador. Afinal, foi ele que nos desenhou de maneira tão complexa e harmoniosa e que permite que descubramos os detalhes deste funcionamento para consertar/remediar/estirpar quando algo dá errado. Fiquei com a mesma impressão com o nascimento do meu primeiro netinho (e outras ocasiões), alguns anos atrás. http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=532
    http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=175#more-175
    http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=156
    Como somos pequeninos diante dele e, ainda assim, podemos ser seus filhos, através da morte e ressurreição de Jesus Cristo–o que estamos lembrando neste fim-de-semana.
    Espero que você também tenha (ou possa ter) esta certeza.
    Abs, Betty

  29. leticia disse:

    bom dia!!! esse e meu email letcs_marra@hotmail.com
    A minha mãe, vai fazer 2 anos que ela operou de tireode, ela era forte bonita. So que a cicatrização dela não fecha, vaza pus, da ingua. Ela ja abriu 3 vezes, melhora, mas volta tudo de novo, ela não engole direito, emagreceu muito. O medico que a operou não entende, porque os exames dela deram todos normais, não e cancer. Quando vejo minha mãe tentando comer, me dói meu coração, os medicos não sabem explicar. Tudo que eu quero é ver minha mãe com saúde dela de volta. Confio em Deus, mas esta dificil, se eu pudesse trocaria de lugar com ela. se alguem tiver um palpite, se ja viu algo parecido entra em contato comigo por favor. Obrigada

  30. carla renata oliveira disse:

    carla.

    vou fazer a retirada de um nódulo maligno na tiróide dia 17/04
    11 ,estou com um pouco de medo e algumas dúvidas, por exemplo depois de mais o menos quanto tempo voltarei a trabalhar .

  31. Elisabete Pestana Gomes disse:

    Olá,

    Estou de volta para esclarecer algumas dúvidas de várias pessoas que estão passando pelo mesmo problema que eu, e que muitas infelizmente passarão.

    A gente não tem idéia de quantas mulheres estão aflitas, desesperadas com o problema da tireóide. Também tem homens passando por isto, mas é uma minoria.

    Antes da cirurgia eu me sentia cansada, desanimada, pernas pesadas, dores na panturrilha, não conseguia subir escadas, dificulddes em caminhar. Mas tenho problema hereditário (varizes), que já operei duas vezes.

    Depois da cirurgia da tireóide, estou me sentindo ótima, sem dores. Caminho normalmente, deixei de usar o elevador e subo de escadas até o 10º andar.

    Engordei neste processo 4 kg. O médico disse que é normal, e muitos depoimentos aqui confirmam isto.

    ============

    Descoberta: Por conta da queda de cabelo, oleosidade. Passei por muitos anos em Dermatologistas, e nunca pediram ultrassom da tireóide. Tentei então o Instituto do Cabelo, e numa consulta com o Tricologista Luciano Barsanti ele comentou que muitas mulheres chegam no consultória queixando-se de queda de cabelo. E algumas mulheres têm nódulos na tireóide ou até tumores, e não sabem. Para iniciar qualquer tratamento, ele pede vários exames, entre eles o ultrassom da tireróide.

    09/Set/2010 ==> Fiz o ultrassom. Dito e feito! Procurei a Endocrinologista Claudia Regina, em Moema, e ela pediu a punção e outros exames, que confirmou o diagnóstico. Fui encaminhada em Dezembro/2010 para o cirurgião Dr José Eduardo Pedroso, no Brooklin.

    17/Jan/2011 ==> Cirurgia de tireóide, no Hospital São Luiz-Morumbi. Começou as 08:00 e já estava no quarto as 10:30. Almocei normalmente neste dia e alta no dia seguinte. Foi tudo tranquilo, Graças a Deus.

    19/Jan/2011 ==> Comecei a tomar o hormônio

    Cicatrização ==> Alguém comentou que usou “Drenison”. Falei com meu médico, que pediu para não usar pois tem corticóide. Indicou para usar Protetor Solar Fator 50. Nem chamo de cicatriz, pois ficou um risquinho imperceptível.

    25/Abr/2011 ==> Parei de tomar o hormônio

    03/Mai/2011 ==> Comecei a Dieta. Cortou tudo: pães, massas, café, chocolate, refrigerante, uma lista extensa. Substitui o sal pelo SAL NÃO IODADO, vendido na Casa Americana, na Rua Jaguaribe, Santa Cecília. Eles despacham para todo o país. A dieta foi até a alta da Iodoterapia. Nota: perguntei ao médico se posso substituir o sal de cozinha normal de todos por este Sal Não Iodado, para não subir pressão. Ele disse que NÃO, que existe um outro SAL LIGHT, mas devo falar com o Cardiologista.

    20/Mai/2011 ==> Fiz a primeira PCI (Pesquisa de Corpo Inteiro) no Laboratório Fleury.

    24/Mai/2011 ==> Fiz a Iodoterapia no Hospital Oswaldo Cruz. Para limpar o organismo mais rapidamente, bebi bastante água. Não tive nenhum efeito colateral com este procedimento. Eles falaram que a garganta pode inflamar, e pedem para tomar água com limão para melhorar, ou bala de menta.

    25/Mai/2011 ==> A medição da radiação indicou que estava tudo normal, e recebi a alta no almoço. Em casa, tive uma dor no pescoço, parecido com torcicolo. Falei com meu médico e ele disse que é normal. Receitou Cataflam e a dor acabou.

    26/Mai/2011 ==> Comecei a tomar o hormônio, novamente

    27/Mai/2011 ==> Fiz a segunda PCI (Pesquisa de Corpo Inteiro) no Laboratório Fleury.

    Retorno com o cirurgião em 03/Jun/2011, e Endócrino em 18/Jun/2011, para levar os resultados.

    Se alguém tiver alguma dúvida, entre em contato.

    Abraços a todos, sempre com otimismo e fé em Deus.

    Elisabete Pestana Gomes

  32. REGINA disse:

    Elisabete se você fez a punção e não foi constatado malignidade, não entendi sobre a necessidade de você ter passado por iodoterapia e feito o PCI. Estou curiosa.Aguardo resposta.

  33. betty disse:

    Regina. Não fiz iodoterapia e nem PCI. Todos os relatos nesta área são de (ou sobre) outras pessoas. Abs, Betty

  34. Luciana Zanatta disse:

    Oi, gostaria de deixar meu depoimento aqui.
    Dia 27 de agosto de 2011 eu fiz a retirada de toda a tireoide pois eu tinha bócio inflamado e um nódulo muito pequeno mas que era maligno.
    Tenho 37 anos, não tive queda de cálcio, não tive dores, e não tenho nenhum sintoma horroroso quanto a falta do hormônio, pois como vou fazer a iodoterapia no final do mês não posso tomar ainda.
    Sei claro que cada organismo é um, e cada um sente uma coisa diferente, mas acho que nossa cabeça, nossos pensamentos, e nossa força positiva pode nos ajudar.
    Eu, fiquei sabendo que precisarei da iodo, para prevenção, somente a semana passada quando saiu o resultado do exame, fiquei bem triste pois queria engravidar logo e não poderei, terei que esperar no mínimo 1 ano.
    Tem horas claro que me bate uma tristeza, mas tento espantar os pensamentos tristes, e ver as coisas pelo lado positivo, pois o câncer de tireóide é completamente tratável e curável, essa palavra câncer é horrorosa, e como não tive nenhum sintoma, descobri por um acaso, tento pensar que essa doença não esteve em mim.
    Todos os dias penso que sou mais forte que os possíveis sintomas e que vou conseguir superar tudo da melhor maneira possível. Claro jamais esquecendo de fazer o tratamento, os exames posteriores, os hormonios que deverei tomar, tudo conforme manda a medicina.
    Estou apreensiva sim com a iodoterapia, mas sei que será para o meu Bem para minha Cura total.
    Assim, gostaria de ouvir pessoas que fizeram a iodoterapia, e queria dizer a todos que passaram ou passarão por isso, para ficarem tranquilos, a cirurgia é simples, a recuperação é rápida, e a nossa força de vontade de sarar, de viver, de se recuperar tem que ser maior que qualquer sintoma ruim!!!!
    Um grande abraço a todos!!!!

  35. Rosana disse:

    por favor estou em goiania,é preciso do thyrogen,tenho unimed.alguem sabe onde encontro em goiania.endereço e telefone…obrigada.Rosana

  36. Edna disse:

    Olá, me chamo Edna, em abril de 2011 descobrir q tinha um nódulo, a punção deu suspeita p carcinoma.Foi indiciada a cirurgia.Realizei a mesma dia 31/10/2011,no ato da cirurgia foi feito a biopsia por congelamento e deu positivo, sendo assim, foi retirada toda a tireóide.No dia seguinte já estava em casa, vomitei um pouco, fui medicada com dramim e fiquei ótima.Falo, porém baixo. hoje é o 4º dia, já me alimentei com saladinha, um pedaçinho de carne de soja, sinto um pouco de incômodo+ no geral to bem.Porém tenho muitas dúvidas.Na segunda vou tirar os pontos e tentar esclarecer minhas dúvidas c o cirurgião e na sexta vou à endócrino p tirar mais dúvidas.To confiante.Algo curioso é q não sentia nada. a função da tireóide tava normal.Um abraço.

  37. Tatiana Nunes de Oliveira disse:

    Olá lutadora este e o 1º saite que escrevo algo em gosto graças a Deus nao me lembro quando e nao quero lembra descobri o cancer na tireoide no outro dia estava no INCA, no dia 27/10 as maos de Deus fez a cirurgia estou otima dia 28/10 esta de alta no dia 31/10 começei a tomar o remedio para o hormonio as fez sinto formigamento ai como calcio e fico bem amanhã sera mais um dia de Benção vou tirar os pontos e saber os planos de Deus para minha vida pois o tratamento segue qual sera sei que sera o continuar Viva tenho medo da iodo mais tenho mais medo da norte !!!!!!

    Fique com Deus

  38. Edna disse:

    Olá pessoal, passei por aqui pq tô chateada.Retirei os pontos com sete dias e ontém fui levar o resultado do histopatológico e+uma vez foi confirmado q o nódulo era mesmo maligno de padrão folicular e papilífero +q graças a Deus ñ houve invasão angiolinfática, porém o médico me encaminhou p radioiodo o q me deixou muito triste.Ñ quero fazer, tenho medo dos efeitos, andei lendo algumas coisas e e conversei c alguém q fez q me relatou q é muito ruim.Morro de medo de engordar,pois alguns anos atras passei por momentos delicados, fui diagnosticada com LES (lúpus eritematoso sistêmico)e por muito tempo tomei corticóides, o q me deixou deformada, deprimida,etc…época q se pudesse apagaria de minha vida, me considerava uma pessoa fraca,embora tenha sido terrível, pude perceber o qto sou forte e agora novamente tô tendo essa certeza.Saber que tinha um CA ñ me abateu não, o meu problema são os efeitos q esses tratamentos causam.Falei c minha família e já disse q a decisão é minha.Dia 17/11 vou à consulta c o médico rádioterapeuta e vou tentar esclarecer minhas dúvidas.Perguntei ao cirurgião quem vai fazer meu acompanhamento se ele ou a endócrino e respondeu q por enquanto eu.Ñ falou nada sobre hormônios…enfim, como podem perceber estou c muitas dúvidas e perguntas e sem respostas. Por favor me ajudem!

  39. Emanuele Baron disse:

    oiii, tenho 18 anos e no dia 19/09/11 fiz uma cirurgia para a retirada da tireoide, paratireoide e nódulos. Estou tomando hormônio e cálcio. Quero saber se tem chance de engravidar, após a reposição de hormônio? Obrigada té mais

  40. betty disse:

    Olá, Emanuele:
    Normalmente, não há impedimento para engravidar. Faca uma consulta com um(a) ginecologista ou endocrinologista com suas perguntas, para receber uma resposta bem-informada de alguém com todos os seus dados médicos em mãos. Abs, Betty

  41. silvia disse:

    eu fui operada ao bossio que tinha na tiroide que pesava 170g mas felizmente nao era mau ,a operacao foi dia 25-10-11 ainda tou de baixa porque a costura ainda me doi e muito não sei se é normal e tambem tenho os valores do calcio baixos sera normal

  42. betty disse:

    Olá, Silvia:
    Essa cirurgia mexe com as glândulas para-tireoides. E pode, assim, afetar o nível de cálcio. Seu clínico geral ou endocrino poderá explicar melhor e receitar suplementos de cálcio. Se a área da costura parecer inflamada, procure o clínico. Se não, espere mais um pouco. Demora mesmo para ficar totalmente bom. Meus posts anteriores falam mais sobre isso. Espero que você logo fique bem. Abs, Betty

  43. patricia disse:

    Bom, eu ainda nao sei qual e aexperiencia de uma cirurgia de tireoide, vou ser operada amanha ao meio dia, bom vou me internar amanha nesse horario, nao estou preocupada confio que Deus foi quem abriu as portas pra mim, e sei que ele vai providenciar tudo, foi bom ler o seu post, pois varias experiencias assim ajuda muito, espero que nao so eu mais todos que ja passaram ou que ainda vai passar por isso possam estar confiantes de que Deus esta a frente de tudo que nos aconteca, ele e o nosso provedor. fiquem na Paz do Senhor

  44. Andréa silva disse:

    oi preciso de ajuda?queria saber se alguém fez iodo….como foi o tratamento?Eu tenho que fazer pois tirei toda a minha tiroide,graças a deus ficou ótima.Mais minha dúvida é……tenho que ficar afastada das pessoas depois da iodo?Não sei como vou fazer tenho um bebê de 1 aninho,alguém pode me ajudar?bjos

  45. Rafael r disse:

    Vou retirar a tireoide toda no dia 15/02. O cirurgião comentou que mesmo que precise fazer o tratamento com radioiodo, existe uma injeção para que não fique sem o hormonio no periodo que antecede o tratamento…alguém sabeme dizer como funciona?
    Obrigado

  46. betty disse:

    Olá, Rafael:
    Realmente, falo sobre isto neste post (numero 9, no qual você está comentando), baseado em informações encontradas na Internet.
    O meu blog, apesar de acabar sendo informativo, é algo feito por uma pessoa leiga, cientificamente falando.

    Tem um outro que me parece ser mais específico.
    O remédio se chama Thyrogen.
    Veja http://www.radioativos131.com.br/blog/ e vá para os links específicos que falam das dificuldades dos pacientes no Brasil obterem acesso a este remédio em diversas ocasiões.
    Torço para que realmente seja disponível para você.
    Um grande abraço, Betty

  47. edith disse:

    retirei um nodulo na tireoide em 27/06/2012 , mas o medico nao retirou toda a tireoide, hoje recebi o resultado e deu carcinoma folicular da tireoide,
    ainda nao mostrei ao medico, porque ele so pode atender no dia 16/02/12,
    qual o tratamento que devo fazer, se preciso tomar iodo ou outras medicamentos, estou anciosa, se esse carcinoma folicular é mesmo cancer?
    Obrigada Betty

  48. betty disse:

    Olá, Edith.
    Os posts no meu blog são basicamente um relato sobre aquilo que experimentei. Mas eu não tive cancer. Acabei adicionando os posts 9 e 10 para fornecer informações para aqueles que enfrentam esta dificuldade. Creio que você fará um exame e, depois, o tratamento com iodo. Mas deixe seu médico explicar isto. O dia 16 não é tão longe assim. Felizmente, o cancer de tireoide é um dos mais fáceis de tratar e tem muitos sobreviventes andando normalmente ao nosso redor–muito mais do que podemos pensar à primeira vist.
    Fique com calma, aproveite este tempo para descansar e para refletir sobre a sua vida diante de Deus. Um grande abraço, Betty

  49. Rafael r disse:

    Ontem fiz a cirurgia de remoção da glandula e estou muito bem. Apenas uma sensação de irritação na garganta.
    O patologista verificou preliminarmente que os nódulos éram benignos mas devo aguardar o resultado final para daqui alguns dias.
    Hoje terei alta do hospital e o cirurgião já avisou que prescreverá o hormonio apenar depois do resultado final da patologia…
    Quero agradecer a todos que compartilham suas experiencias no blog da betty pois ajudam a amenizar a angustia da espera e tranquilizam os mais ansiosos como eu.
    Deus abençoe

  50. daiane souza disse:

    Olá a todos bom temho 23 anos, fiz a minha cirurgia dia 15/12/2011 foi mais complicado do que deveria ser pq na minha pulção deu benigno e na hora era maliguino foiretirado total da tireoide e esvaziamento..E dia 14/02/2012 fiz o iodo 131, fiquei enjoada um poucoo….So que hj kando acordei estava rouca não sei sei tem a ver o com o iodo ou não se alguem teve sintoma me ajuda por favor estou com medooo…..bju obrigada pela atenção

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (9)