Pós-Cirurgia de Tireóide (10)

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (10)

IODOTERAPIA RADIOATIVA (2)

Recebi um comentário no meu post número 8, no qual uma leitora relata a sua experiência com a iodoterapia, tratamento com iodo radioativo que é feito quando o câncer de tireoide é diagnosticado. A Ana Kelly escreve muito bem e soube descrever o tratamento tanto do aspecto pessoal quanto do aspecto médico, de maneira sensível e interessante e, ao mesmo tempo, precisa.

Foto proveniente de http://thyroid.about.com/b/2007/11/19/radioactive-iodine-rai-treatment-for-thyroid-disease-is-secondhand-exposure-safe.htm

Também adicionei seu comentário ao post número 9, pois é este que fala especificamente do assunto. Mas receio que sua contribuição é valiosa demais para ficar “perdida” no fim de uma série de comentários (apesar de eu ficar impressionada com a quantidade de pessoas que me escrevem, demonstrando que leram tudo, tudo, tudo…!).

Além disso, existem outras implicações pós-tratamento que devem ser percebidas. Por exemplo, viagens internacionais podem ser complicadas por algum tempo depois. Quando enviei uma cópia das últimas correspondências para meu marido (em viagem para os Estados Unidos), ele respondeu o seguinte: Um dos meus companheiros de viagem comentou que fez este tratamento. Algum tempo depois, viajou para os EEUU. No aeroporto aqui,  alarmes e sirenes começaram a disparar quando ele passou pela segurança. Eles o levaram, examinaram e interrogaram durante quase três horas até que um médico chegou para ouvir sua história. Enquanto isso, os passageiros do seu avião, especialmente aqueles que estavam sentados perto dele, foram também detidos e interrogados até que aceitaram a sua explicação sobre a radioatividade…. (E isto também pode ocorrer com qualquer exame em que isótopos radioativos forem usados).

Estou, portanto, fazendo um novo post, contendo não apenas o primeiro comentário, mas algumas correspondências anteriores e subsequentes que adicionam mais informações que podem ser valiosas para aqueles que se preparam para enfrentar o mesmo desafio (ou para aqueles que estarão dando apoio aos seus parentes ou amigos durante este período). Espero que sejam úteis e encorajadoras a todos!

Se você achar que tenha alguma informação ou reflexão para contribuir sobre este assunto, pode comentar. E, se quiser interagir com a Ana Kelly, enviarei seu comentário ao endereço dela…

Abs, Betty

P.S. Enquanto procurava por uma foto para colocar aqui, encontrei mais links que podem ajudar.

http://www.radioativos131.com.br/blog/

http://www.lightoflifefoundation.org/

A nossa correspondência começou com um comentário no post número quatro, em julho de 2009.

Ana Kelly Natali disse:
31 de julho de 2009 às 9:59 pm

Prezados, eu fiz a tireodectomia total no último dia 22/07/2009, no Hospital Oswaldo Cruz, cujo procedimento foi conduzido polo exímio Dr. Celso Friguglietti. Tomei anestesia geral e acho que acordei antes da hora e falando, com a voz normal, pois o Dr. Celso quando me viu logo disse, tenho certeza que seu nervo laringeo recorrente não foi atingido, já que vc pareceia uma tagarela no pós anestésico (rss). Bom, tive dor de cabeça, na nuca, depois comecei a me sentir meio estranha, meio tonta e com um poucoi de contração no músculo da coxa direita. Tive tosse, só porque não podia tossir e foi por causa do tubo, que inflama a traqueia. Coceira na cicatriz e no dreno, por causa do micropore, após o curativo sempre dói, mas tudo é suportável.

Pois, no dia 22/07, ao tirar o curativo, o Dr. Celso me disse que fui agraciada por Deus, já que minha endócrino tinha sugerido a cirurgia de um microcancer de 4mm, no lobo esquerdo, do tipo papilifero. Mas, na biopsia pos cirurgica, a tireoide fora fatiada e a patologista constatou pelo microscópio, mais 1 nódulo de 1mm, com celulas malignas para o tipo folicular e mais 4 nódulos, em formação com 1 e 2mm, cada, com variante papilifero e folicular. Agora, estou me preparando para a iodoterapia, mas me sinto vitoriosa e tenho certeza que estou curada, Pois, eu tenho 35 anos, sou bem casada há sete anos, tenho um bebeê lindo de 1 ano e 7 meses e sou uma profissional bem sucedida.

Neste momento, que sua vida parece ser colocada em uma balança, passei a dar valor a pequenas coisas da vida e agradeço a força e orações recebidas dos parentes e amigos, independente de religião ou crença. Pois, cada palavra amiga ou gesto é combustível para você seguir em frente e continuar a batalha.

Outra coisa, que eu sempre falava para minha mãe, me disseram que eu estou doente e que a unica forma de cura é a cirurgia, mas eu não me sinto doente e nem que estou com cancer. Este pensamento é importantissimo, para você manter a sua sanidade e a dar força e coragem para quem está ao seu lado, pois no meu caso, o diagnóstico foi um ’soco no estomago’ para o meu marido, pais e irmã. Tive que ser forte para encorajá-los e tive que ser forte para ver meu bebê de 1 ano e 7 meses crescer.

Beijos a todos e muita força neste momento. Eu sei que minha batalha está no meio, mas eu vou sair vitoriosa…

Ana Kelly Natali disse:
25 de fevereiro de 2010 às 11:02 pm

Olá Betty…
Estou de volta para contar o que aconteceu depois da tireoidectomia…
Quando voltei ao meu cirurgião, Dr. Celso Friguglietti, para avaliação do procedimento, ele me indicou o Dr. Tazima para conduzir a iodoterapia com aplicação do Thyrogen. Contatei o médico que me esclareceu como seria o tratamento com iodo radiotivo 131 e marcou o procedimento para o dia 04/10/2009.

Durante o mês de setembro fui obrigada a fazer uma dieta restritiva, para auxiliar na eficácia da radioterapia. Neste período não ingeri nada que contivesse iodo (sal comum de cozinha), fui obrigada a comprar um sal especial, nada que fosse industrializado, em conserva, frutos do mar, alimentos com corante vermelho, leite, derivados da soja incluindo o óleo, iogurte, queijos, pães de forma ou qualquer alimento feitos na padaria ou restaurante, biscoito, balas, chocolate. Em suma, na minha dieta só era permitido alimento natural, feito em casa; bem como frutas, incluindo as secas e cereais crus. Lembrando que a barrinha de cereal também estava proibida.

No quesito beleza, esta dieta me ajudou a perder quatro quilos; entretanto, fui impedida de pintar as unhas e usar maquiagem. O pior, como sou muito branca, meus lábios ressecam com muita facilidade, logo fui obrigada a improvisar, passava azeite de oliva para evitar as rachaduras e me proteger do sol. Outra coisa, nem pensar de pintar os cabelos ou passar perfume, lavar o cabelo com shampoo com sal e sabonetes, pois geralmente estes produtos têm iodo em sua composição. Portanto, antes de usar estes cosméticos deveria ler as especificações.

Fui espartana, segui as orietações mais do que a risca, pois quanto melhor fosse a minha dieta restritiva, melhor seria a absorção do iodo-131 pelo meu organismo, o que aumenta a chance de cura. A idéia é matar as células de tireoide pela fome, assim quando eu ingerisse o iodo, eles correriam ávidas para o almoço e fatalmente morreriam.

Feito isto, no dia 04 de outubro de 2009, me dirigi ao Hospital Oswaldo Cruz para tomar a 1ª dose do thyrogen; na segunda-feira, dia 05/10, tomei a 2ª dose e na terça-feira, dia 06/10 me internei em um quarto de isolamento.
O thyrogren induz de forma exógena o hipotiroidismo, ou seja, não é preciso parar de tomar a levotiroxina (t4 sintético – Synthroid ou puram); porque para o tratamento com o iodo ser eficaz é necessário que o TSH esteja muito alto.

Muito bem, na terça-feira de madrugada saí de casa com o coração partido, deixei meu filhinho pequeno com minha mãe, e fui com meu marido ao Hospital Oswaldo Cruz. Entrei no quarto de isolamento, às 7h e logo em seguida veio um técnico para tirar uma amostra do meu sangue. Após, meu marido foi embora, porque já iria começar o procedimento da radioterapia com o iodo.

O quarto é revestido com paredes grossas e biombos de chumbo. Possui câmera de monitoramento interno, me senti como uma participante do “big brother”… Todos os móveis e utensílios são revestidos com TNT ou plástico, porque a radiação é eliminada com o suor e esta é uma forma de minimizar os efeitos da contaminação.

Às 8h, veio ao quarto um físico nuclear, que mediu a distância de um metro entre um ponto, que eu deveria ficar e a outra referência que seria o profissional, que mediria a radiação emitida por mim.

Às 10h, o dr Tazima chegou com o iodo-131, que estava acondicionada em um envólucro de chumbo, chamado de castelinho, ele estava vestindo uma edumentária também de chumbo, óculos de proteção e luvas. Em seguida ele abriu o “castelinho” e me entregou… Eu deveria engolir aquela bolinha de 100 microcue de iodo-131, dose mediana, de uma só vez e com cuidado para não enroscar na traquéia; bem como, durante o dia deveria ingerir muito liquido, para facilitar a eliminação do elemento químico.Fui advertida, que o iodo causa dores de estômago, queimação na boca, náusea e vômito. Sem pensar, peguei o “castelinho” e engoli de uma vez a bolinha, sem água mesmo! Para minimizar os efeitos colaterais, eu deveria expremer o caldo do limão e tomar puro. Também me deram o omeprazol.

Graças a Deus não tive qualquer intercorrência, ou os efeitos colaterais noticiados, mas acho que nunca tomei tanta água na vida, como naquele dia. isto porque quanto mais rápido houvesse o decaimento exponencial da radiação, mais rápido eu sairia do hospital. Ainda bem, que o quarto tinha janela para o jardim da Rua João Julião, pois era possível ver e ouvir os pássaros.

Para passar o tempo, durante a minha estada no isolamento, li muitas revistas, as quais foram descartadas em lixo apropriado, pois ficaram radiotivas. Todos os utensílios de uso pessoal foram para o lixo radiotivo, assim como, os pratos e copos deveriam ser de plático para descarte.

Fiquei internada por 32h, tive alta na quarta-feira, às 14h. Meu marido foi me buscar, o banco do carro foi forrado com plástico para evitar contaminação. Voltei para casa e fiquei isolada por mais 20 dias.

No dia 08 de outubro, retornei ao Hospital para tirar outra amostra de sangue e fazer a Pesquisa de Corpo Inteiro (PCI), a fim de checar se o câncer tinha ficado apenas na tireóide ou se havia metástase. Recebi o laudo, no dia 23 de outubro e, mais uma vez, agradeço a Deus por tudo, o resultado foi melhor do que o esperado, a absorção do iodo foi 130% e não havia metástase; portanto, estava 100% curada. Durante esta fase, o que mais me doeu foi ficar longe do meu pequeno príncipe, pois a radioterapia é extremamente nociva à mulhes grávidas e a crianças até 18 anos.

Entretanto, graças a corrente de orações de todos os amigos e parentes fui forte para suportar a dor e o estresse… Tinha em mente como palavra de ordem: São 20 dias longe do meu filho para eu ter a vida inteira com ele! Durante o meu isolamento em casa, que eu apelidei carinhosamente de “reclusão”, fui resignada e refleti muito sobre minha vida, meus atos e sobre o que realmente é importante. Conclui que estresses bobos do dia a dia com familiares ou colegas de trabalho só nos tornam doentes e Deus não quer que isto aconteça com a gente. Ele me tirou a cruz que eu estava predestinada a carregar, antes mesmo da doença aparecer. A PCI é a prova disto!

Durante o tratamento, vi e senti o sofrimento dos doentes de câncer e Deus me impediu de passar por algo mais sério. O Dr. Celso mesmo me disse: “Com base no relatório anátomo-patológico, se fossemos cuidar de vc quando os sintomas fossem visiveis, não daria tempo para fazer qualquer tratamento…”

Esta chance que Deus me deu, eu não quero desperdiçar. E não vou desperdiçar! Vou aproveitar minha estada na Terra da melhor forma, junto daqueles que me deram apoio e força para suportar este evento.
Durante a reclusão, o avô do meu marido faleceu e eu fiquei muito triste de não poder apoiá-lo nesta fase, pois eu estava com nível radioativo muito alto e não pude nem ao menos abraça-lo. Ele ficou arrasado, pois o avô era como um pai…

Eu saí da reclusão no dia 27 de outubro e o meu bebê completou 2 aninhos no dia 1º/11/2009, resolvemos fazer um almoço para comemorar a minha saúde e o aniversário dele. Foi um momento bastante emocionante e inequecível…
Bem, em janeiro de 2010, voltei ao Dr. Celso para realização dos meus exames, pois devo fazer o monitoramento de 3 em 3 meses. E graças a Deus, ele me disse outra vez, que estava curada e o que aconteceu comigo no ano passado deveria ser esquecido. Que eu devo colocar um pedra em cima e segui a vida com alegria.

Confesso, que este período foi muito difícil, pois fica martelando na sua cabeça o tempo todo: você tem Câncer, câncer, câncer, câncer… Você perde o sono no meio da noite e pensa na vida,o que passou e se você terá futuro.

Para aqueles que foram surpreendidos com este golpe baixo, não se desesperem. Este tipo de câncer tem cura e a vida com o comprimidinho azul continua a mesma que era antes. Só um calorzinho e suorzinho, de vez em quando, mas tudo bem… Você suporta.

Betty, agradeço a vc a oportunidade de escrever no seu blog e contar um pouco desta experiência de vida, que me fez crescer como ser humano. Pois, acredito, que os depoimentos ajudarão outras pessoas, a exemplo do que aconteceu comigo.

Existe vida após a descoberta da doença e depois dela você passa a aproveitar melhor a vida. Pois, “o que se leva da vida é a vida que se leva.”
Beijos
Ana Kelly

Logo depois, chegou este comentário de uma outra leitora com nome de Mariana (que mandei para Ana Kelly)

28 de fevereiro de 2010 às 11:53 am

Betty, adorei o seu blog. parabéns por esta iniciativa.
Fui operada também e é câncer–maligno. As informações passadas pela Ana Kelly Natali foram muito esclarecedoras para minhas varias duvidas, e gostaria de aproveitar este espaço para saber se demora muito para conseguir o leito para este tratamento de IODORADIOPTERAPIA Vou ter uma consulta para saber se realizarei este tratamento no Hospital Santa Paula ou no Oswaldo Cruz. Sou bem ansiosa e por mim resolveria tudo hoje. hahaha aguardo informações.
Betty, novamente obrigada pelo seu espaço.

A Ana Kelly respondeu.

Betty, Fico feliz de poder ajudar, pois quando fui diagnosticada com câncer tive muitas dúvidas e o seu blog ajudou-me.

Mariana, Com relação ao tempo de espera para realização do procedimento, demorou cerca de 2 meses para conseguir a vaga, pois no Hospital Osvaldo Cruz, existem poucos quartos preparados, os quais estão localizados  no prédio velho, cuja construção das paredes é bem reforçada. Pois fiz a cirurgia dia 22 de julho e a internação para radioterapia ocorreu no dia 06/10/2009.

Agora,  eu não conheço o Hospital Santa Paula, mas eu indico o Oswaldo Cruz, o pessoal técnico é bastante competente e de acordo com as informações que obtive dos especialistas médicos, o HAOC tem equipamentos de última geração e o trato com o paciente é humanizado. O que é importante, pois nesta fase estamos muito fragilizadas.
Beijos à todas e, no que eu puder ajudar fico à disposição.
Ana Kelly

Eu escrevi para Ana Kelly ontem à noite, 28 de fevereiro de 2010:

Querida Ana Kelly:
Aprecio muito a sua contribuição, completando numa área em que não tive experiência. Como vê pela carta que já lhe encaminhei, creio que muitas pessoas saberão melhor o que lhes esperará, através do seu relato, muito bem elaborado e completo. Ajuda ter alguma noção do tamanho e extensão das dificuldades que temos que enfrentar–a incerteza é algo muito incômodo e assustador. Também é bom porque o relato tem elementos de esperança. Estou pensando em talvez fazer um post exclusivo com a sua carta, porque ela fica meio “perdida” no fim do texto e muitos não vão chegar até ela. Já a coloquei no fim do post 9 também, pois este fala especificamente do assunto. Se eu tiver alguma informação incorreta lá, pode me corrigir.

Fiquei com algumas perguntas. Eu não havia percebido a extensão da limitação em termos de objetos para levar dentro do quartinho. Quando pensei que este também seria meu destino, me imaginava lá dentro com meu computador, celular, livros favoritos, som… Eles não inventaram ainda um jeito de se ver TV ou DVDs através de um vidro?  E música, colocam para tocar? A sua escolha? Levou um celular “descartável”?

Finalmente–o que é o “comprimidinho azul”? É o hormônio?–no meu caso é um comprimido amarelo–Synthroid 100. Ou é outra coisa?

Que Deus a abençoe, dando muitas oportunidades de conhece-lo como Ele quer ser conhecido, e de servi-lo como Ele quer ser servido.
Abs, Betty

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.  Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. — Evangelho de Mateus, capítulo 22, versículos 35-37.
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Evangelho de João, capítulo 14, versículo 6.

Segue a resposta de Ana Kelly

01 de março de 2010

Betty,
No quarto de isolamento só tem uma TV com controle e um telefone sem fio, ambos recobertos com plástico, o chão e os móveis são revestidos por um material sintético denominado TNT, o peitoril das janelas, maçanetas e puxadores são enrolados com filme plástico. A enfermagem entrega os alimentos e medicação em bandejas de papelão e os pratos e os talheres são de plástico. Este procedimento também foi respeitado pela minha família durante os 20 dias de “reclusão”.

No hospital, quando algum profissional precisa entrar no quarto, interfona para  o paciente, que tem que se deitar na cama que fica atrás de uns biombos de chumbo. Não pode haver contato nenhum com qualquer pessoa ou animal, enquanto você está radioativa, que eu também apelidei de “período de cintilância”. Fiz tudo o que pude para melhorar a situação, pois se tenho que enfrentar devo fazer de cabeça erguida. Meu médico também me disse, que psicologicamente eu também fui forte para conduzir a situação, criei formas para minorar o meu estresse e ajudar minha família que também ficou fragilizada…

Enquanto a roupas e objetos de uso pessoal, tive que levar apenas roupas leves que poderiam ser descartadas no lixo do hospital ou para reutilização eu mesma deveria lavar e um ciclo de máquina seria suficiente para descontaminação. Todavia, outra pessoa deveria colocá-la no varal. Ou, se preferisse poderia deixar separada, durante o mesmo período de isolamento. Assim, se fiquei 20 dias todos os objetos deveriam ficar isolados 20 dias, a contar do término do meu isolamento. No meu caso eu fiz a última opção, pois como tenho um bebê fiquei  com receio de contaminar a máquina de lavar.

Não levei nada para o quarto de isolamento e utilizei as necessaires de cuidados pessoais fornecidas pelo Hospital, as quais foram descartadas na minha saída. Caso eu vomitasse, a orientação e que eu mesma deveria limpar os dejetos e só após solicitar a ajuda de um profissional. As idas ao banheiro, deveriam ser cuidadosas, não poderia haver qualquer respingo no chão ou tampa da privada. Após, deveria das 5  longas descargas, e lavar as minhas maõs com um sabonete descontaminante e depois com outro normal.

Levei apenas revistas e objetos que pudessem ser jogados fora. Para os retornos ao hospital, fui orientada de que deveria usar luvas de plástico e revestir o carro com plástico, deveria ir sozinha para evitar que meus parentes fossem expostos a radiação desnecessária. Pois, durante a dieta do iodo, todas as pessoas que poderão ter contato comigo devem ingerir os alimentos utilizando o sal sem iodo, para que  a radiação eventual e esporádica não seja nociva a eles. Durante o período de isolamento em casa, fiquei em uma área pouco usada de minha casa,  meus parentes me entregavam os alimentos e eu ficava escondida para não expô-los.

Com relação ao comprimidinho azul que citei, esta me referindo ao Synthroid®, acho que ele deve mudar de cor de a acordo com a dosagem, pois o meu é o 150mg. Esta dosagem está um pouco alta, mas é necessário para manter-me com o TSH baixo, para evitar reincidência do câncer.

Se você quiser colocar esta parte como aditamento ao meu relato, fique a vontade. E, como lhe disse, fico à disposição para outros esclarecimentos, pois nesta fase ficamos cheios de caraminholas e a consulta com o médico é curta para tirar todas as nossas dúvidas… E como boa cristã, quero deixar o meu testemunho de fé e de certeza que o Pai não desampara seus filhos.
Bjs, Ana Kelly Natali

438 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (10)”

  1. ivani batista de souza disse:

    Eu também passei por esse problemas em maio/2009 fiz a cirurgia da retira da tiroide com a informação que sera uma suspeita de câncer.
    No Hospital da Clinicas de SP, tive o a confirmação de câncer um mês depois, era nódulos eram pequenos, mas devido a minha idade os médicos acharam melhor fazer PCI-131 e radioterapia.
    Por ser um hospital publico, houve uma certa demora, pois a radioterapia eu a fiz em dezembro/2009, porem o que foi bom que fiz na minha casa pois o Hospital da Clinicas estava criando um protocolo onde os pacientes com câncer na tireoide que morassem a pouco mesmo de 50 km do hospital e tivessem condições de se isolar na sua casa, poderia participar desse programa.
    Minha família autorizou, foi bom pois não tinha condições de fazer particular e tinha na época 53 anos.
    Meus filhos criando não haveria problema.
    Correu tudo bem, o difícil foi retornar ao Hospital no dia 23/12/2009 e fazer novo exame para saber se não restaram mais células no meu corpo, Era final de ano, o hospital vazio, não parecia um dia normal aquela cidade de médicos e pacientes tinham desaparecido. Mas quem vive esta situação vai até o fim.
    Hoje tem 5 anos e estou aqui, para contar minha historia.
    Sei que tenho que cuidar pois a tiroide é uma glândula muito importante para o nosso corpo terei que tornar hormônio para o resto da vida, mas estou feliz apesar das dificuldades.
    Agradeço a todos que me ajudaram, os médicos do HC.
    Há muito pacientes, mas ele fazem todo o possível para salvar nossas vidas.
    Todos que oraram pela minha recuperar.
    Sei que terei hipotiroidismo e tenho que controlar os meus hormônios.
    Mas saibam ter câncer na tiroide é curável, é crê, acreditar e buscar no fundo do seu coração que vale apena viver.
    Beijos se precisar de ajuda só procurar

  2. betty disse:

    Olá, Roberta. Os sintomas que você estava sentindo quando escreveu são “normais”. Espero que alguém passou cálcio para você tomar para ajudar com os formigamentos. Torço para que o período entre a cirurgia e o teste não seja comprido. Pelo que tenho visto, se tiver que demorar muito e se tiver convênio médico, existe um remédio chamado Thyrogen que permite que o exame seja feito quando já estiver tomando o hormônio. Aparentemente, o governo deu ordem para que os convênios assumam este custo (que é caro), mas não aplicou a regra a si mesmo… 🙁 Que Deus a abençoe, Betty

  3. Miriam disse:

    Em 21/08/13 fiz a cirugia de retirada total da tiróide com o Dr. Celso Figuglietti.. Retirei um nódulo de 4 cm e mais 3 em médica 1-2 mm… E mais 201 de 1 mm na garganta… Por se tratar de papilifero o Dr. Celso me disse que se tivesse que escolher um câncer esse seria o indicado. Fiz a cirurgia no hospital Santa Catarina e passei mal depois da cirurgia onde tive uma dor terrivel de dor de cabeça.. Fui tratada por neurologista e com certeza foi problema com a anestesia… Tive todo o suporte do hospital e do de. Celso aque agradeço de coração.

    Depois de menos de 1 mês fiz a iodoterapia no hospital Osvaldo Cruz com de. tazima no qual só fiz o regime de iodo por 1 semana .. Fiquei 1 dia no hospital e 10 dias isolada para a descontaminacao… Foi sucesso… Depois comecei a toma Shyntroid 50mg.. O que depois de 3 meses passou a 100mg, depois para 150mg. Infelizmente tive que parar o tratamento que após 8 meses de cirurgia fiz outra de emergência onde tive uma hemorragia fortíssima onde fui internada no hospital 9 de julho e retirei útero, trompas e ovários devido a um mioma gigantesco… Com isso fiquei de abril a outubro sem ir ao médico,pois tive complicações com a cirugia… Agora voltei e o Dr. Celso me disse que estáva sem hormônios e com dores fortissimas nas juntas… Foi aumentado meu Syntroid de 175mg por 30 dias e farei dia 03/12/14 novamente a PCI… Dia 1/12 e 2/12 vou tomar a tyrogem novamente e dia 3/12 tomo uma dose de iodo que não terei que ficar separada e dia 4/12 a PCI para ver se está tudo correto é senão tem mais células cancerigenas, estou confiante que tudo dará certo. Gostaria de agradecer aqui todo o apoio do Dr, Celso e do Dr, tazima que me ajudaram muito a passar por tudo e mais essa turbilhão na minha vida, vámos lá para mais um processo,,. Isso é normal e assim vcs por 10 anos … Força para todos.

  4. IVONETE GAMA disse:

    BEM .PRECISO DE AJUDA ,DIA 09/05/2015 FAZ TRES MESES QUE FIZ TIREOIDECNOMIA ,IODOTERAPIA.SIGO AGORA COM TRATAMENTO DE TRES EM TRES MESES.MAS O MEU PROBLEMA AGORA É QUE ESTOU COM COMPLEXO DE INFERIORIDADE ,ME FEIA , GORDA .SAIO COM MEU MARIDO ,MAS VOLTO CHORANDO ACHANDO QUE ELE TA DE OLHO NAS MULHERES BONITAS .ENFIM ME SINTO UM LIXO.TENHO 34 ANOS, UM FILHO DE 7.O DIAGNOSTICO DE CANCER ,A CIRURGIA NAO FOI NADA PRTO DOQUE ESTOU SENTINDO HOJE.DESCULPE O DESABAFO ,MAS EU PRECISAVA FALAR COM ALGUEM , JA QUE NINGUEM ME ESCUTA NEM ME ENTENDE . OBRIGADA

  5. Luana disse:

    ola, hoje faz 9 dias da tireoidectomia total, e estou com muito medo e cheia de dúvidas… o psicológico as vezes domina agente ne… hoje meu medico adiantou a consulta de retorno e disse que vou precisar da iodoterapia, fiquei arrasada e com medo, pois tenho um filho de 11 meses, com festa de 1 ano agendada para dia 09 do próximo mes. gostei muito de tudo que li, mas confesso que ainda tenho duvidas…
    IVONETE, sei bem o que vc esta sentindo, pois estou assim desde o dia que peguei o resultado da punção… força!

  6. Thiago disse:

    Obrigado pela página. Li tudo com bastante atenção. Tenho 24 anos e nessa semana descobri um papilífero de 4cm mais 2 linfonodos. A orientação inicial é de retirada de tireoide seguida de iodoterapia.

    Moro em apartamento pequeno com minha mãe. . Para fazer o isolamento, devo procurar outro lugar?

    O iodo nós tomamos uma única vez e depois é um mês de descontaminação? Tenho muitos riscos por se tratar de um tumor grande?

    Tem sido muito assustador.

  7. Areta Cemile Oliveira disse:

    Olá!
    Fiz a tiredoictomia parcial na segunda-feira, 13/07/2015.
    Estou me sentindo bem. Apenas a tosse e rouquidão me incomodam.
    Ainda não sei o resultado do anatomopatológico, mas estou lendo muito à respeito e agradeço a iniciativa de vocês. O blog é muito esclarecedor.
    A única preocupação que tem me tirado o sono, é quanto a fertilidade. Uma amiga e uma conhecida que não precisaram da cirurgia, tiveram muita dificuldade para engravidar devido ao hipotireoidismo.
    Eu tenho 31 anos, sou casada há 8 anos, porém não tivemos filhos, pois nesse período tive um tumor ósseo benigno, mas que exigiu 5 cirurgias sendo uma para retirada do fêmur e substituição por uma haste metálica e uma outra para substituição da tíbia. Depois disso seguiram-se mais três cirurgias para raspagem de novos tumores. Acreditem, tinha uma sexta cirurgia programada, mas o ortopedista cancelou porque a tireóide nesse caso teve urgência.
    Em todo caso nunca descartamos a possibilidade da adoção.
    Parece estranho tanta enfermidade, mas Deus sempre me deu forças para superar essas situações e também deu serenidade e amor ao meu marido, para passar comigo.
    Hoje não me torturo perguntando o por quê. Entendi que existem propósitos em nossas vidas que não conhecemos agora, mas que tudo no tempo certo é revelado por Deus.
    Abraços
    Areta

  8. Jazira disse:

    Boa noite, tenho 52 anos, fiz a cirurgia dia 13/08/15, no hospital do Iamspe estadual, descobri em novembro de 2014 os nódulos, mas a biópsia só foi feita em abril; com o resultado de carcinoma folicular, na cirurgia tiraram um nódulo no pescoço e agora estou em casa me recuperando e já tomando hormônio na dosagem de 150mg aguardo a biópsia dos nódulos retirados.Tenho muitas dúvidas se terei de passar pela hioterapia mas acredito muito em Deus é dia 28/08 , talvez já terão o resultado. A minha pergunta e sevem alguns casos desse tipo de câncer, há possibilidade de não ter que fazer a iodoterapia; obrigada e fiquem com Deus.

  9. Xana disse:

    Olá vou iniciar a dieta para preparação a terapêutica do iodo-131. A minha médica endocrinologista deu-me uma lista com restrições. Queria pedir a vossa ajuda referente aos alimentos que podemos petiscar a descrição.
    Desde já obrigado e força para todos

  10. Andrea disse:

    Betty, seu blog tem ajudado muitas pessoas, parabéns pela iniciativa. Eu tenho nódulos benignos na tireóide (Bethesda classe 2), tenho tireoidite de Hashimoto, mas meus linfonodos estão aumentados. Há indicação de cirurgia de remoção total. Preciso fazer pois tenho receio que haja um câncer escondido, enfim. Minha dúvida maior é a reposição hormonal. Muita gente diz que não se dá, vive inchada, cansada, com sono, engorda muito, não consigo entender,como a reposição dá tão errado pra tanta gente! Tenho este receio pois moro sozinha, não tenho família, perdi minha mãe há três anos pra um sarcoma retroperitoneal (câncer raríssimo), desde então tenho passado por problemas de saúde, mas estou bem pra cirurgia, não tenho hipotireoidismo ainda, mas estão caindo os hormônios, o TSH está subindo. Qual sua experiência com reposição hormonal? Vejo que vc está muito bem! Abençoada sejas!

  11. betty disse:

    Olá, Andrea. Eu tenho me dado muito bem com a reposição. Seis anos depois, continuo com a mesma dosagem (Synthroid 100) e sem problemas nessa área. Entretanto, o meu problema original foi outro. Sei pouco sobre a Hashimoto. Mas continue pesquisando. E faça perguntas específicas aos endocrinos que conhece ou encontra/consulta, para entender bem o que está acontecendo e o que pode ser feito. Eu joguei hashimoto sequelas cirurgia na Internet e achei alguns sites. Mas vou deixar para você continuar. Se quiser compartilhar mais, conforme for descobrindo, poderá ajudar a futuros leitores atribulados como você. Um grande abraço, pedindo as bênçãos de De Deus sobre você.

  12. catarina disse:

    eu adorei as informações foram muito úteis e esclarecedoras pois tenho 60 anos e fiz uma cirugia de retirada total da tireoide e estou no aguardo do exame anatopatologico .

    um abraço a todas e que Deus abençoe …

  13. betty disse:

    Que bom que foram úteis, Catarina. Que Deus a abençoe nessa próxima fase.
    Abs

  14. Karina disse:

    Fiz a tireoidectomia total em maio/15 e a endócrino disse q o prognóstico foi excelente e não preciso da iodo terapia, mas vi casos bons como o meu e fizeram, quando existe a necessidade de fazer a iodo terapia?

  15. Lúcia Alves disse:

    Betty boa tarde
    Te encontrei em site de busca sobre tireoide. Parabéns! Você já teve contato com alguém que soube, por acaso e que não sente nada, que tem histórico de 5 nódulos na tireoide e que mesmo após a PAAF ter dado categoria VI maligno não quis realizar a cirurgia??

  16. betty disse:

    Querida Lúcia:
    Realmente, eu não tive contato com alguém assim. Será que vocês não conseguem encontrar alguém de confiança que possa explicar melhor a situação e quais as opções disponíveis e seus possíveis resultados? Que Deus lhe conceda sabedoria e maneiras de demonstrar o seu cuidado e amor a esta pessoa. Ou que Ele possa cercá-la de pessoas assim, se esse “alguém” for você mesma.
    Abs, Betty

  17. Marli disse:

    Olá Meninas

    Realmente não é nada fácil receber este tipo de diagnóstico.
    Mas, o que encoraja é saber que tivemos vitórias em tudo.
    Eu também passei por este problema no ano de 2011. No mesmo hospital.
    Fiz a tireoidectomia. E hoje, posso agradecer a DEUS por estar comigo em todo o processo. Agradecer ao corpo Clínico que me atendeu, minha família e todos os amigos que estiveram ao meu lado.
    Meninas, hoje estou muito acima do peso, meu coração as vezes parece que vai parar. Sem muito ânimo no corpo. Mas, estou tentando me esforçar e prosseguir, pois também tenho um filho.
    Espero em DEUS que todas fiquem bem e prossigam com muita fé.

    Um enorme e bem forte abraço em todos vocês.

    Marli

  18. Ana disse:

    Bom dia meninas!
    Acho que como todas as outras, encontrei vcs buscando na net, maiores explicações sobre esta cirurgia. Vou colocar aqui meu relato, pq não vi ainda nada parecido e como forma de tranquilizar outras pessoas, resolvi contar minha experiência. Foi notando que ficava muito rouca, e havia dias que minha voz nem saía, mas depois de algumas horas lá estava eu, falando normalmente. Um dia sentada na sala vendo tv, senti do lado esquerdo de meu pescoço um caroço enorme, que não sabia ter. Logo marquei endócrina e fiz os exames que ela pediu, incluisve uma biópsia que deu inconclusiva, por falta de material. Fui imediatamente encaminhada a um cirurgião, que ao ver meus exames de cara achou que meus nódulos eram malignos. Eu tinha dois, o que senti do lado esquerdo do pescoço e um outro no meio, mas que não se via. Comecei a fazer os exames para cirurgia, mas não me sentia segura quanto ao cirurgião. Fui em procurar um oncologista e me sentei com ele e tirei todas as minhas dúvidas. Foi tão bom buscar aconselhamento com um profissional, que saí de lá totalmente confiante com o meu cirurgião. No dia 29/11/2015 eu operei. Recebi alta e voltei para casa. Depois de 3 dias em casa, eu comecei a sentir muitas dores no pescoço e uma sensação de latejamento. Fizemos contato com Dr. Gustavo e de imediato ele modificou minha medicação, e é um médico tão atencioso que nos dá o seu whAT antes de sairmos do hospital, e ele nos atende de imediato a qualquer hora do dia ou da noite. As dores não paravam, pelo contrário, aumentavam e a sensação de latejamento mais ainda. Fiz duas tomografias computadorizas e nem saí do hospital após o resultado da ultima tomografia. Fui internada pela emergência, 5 dias depois de ter voltado para casa, com dois abcessos de parede, ou seja, houve um sangramento interno no local da tireóide e meu organismo não absorveu, deixando o sangue coagulado ali, o que causou uma infecção. No dia 09/12/2015 fui submetida a uma outra cirurgia, e graças a Deus desta vez nada demais aconteceu. Estou começando o tratamento com hormonios, estou inchada e com o organismo todo desestabilizado. Minha dose inicial foi de 25mg. Após a consulta deste mes a dose foi aumentada para 75mg do Puran T4, mas me sinto mal o tempo todo. Conversando com a médica, ela me disse que ainda vou me sentir por uns 3 meses. Depois disto é que o inchaço do meu corpo vai ceder e estas sensações ruins vão aliviar, já que tudo isto é proveniente da reposição hormonal que meu organismo precisa. Estou aguardando para ver. Graças a Deus, meu diagnóstico final foi de tumor benigno, mas eu estava tão bem informada sobre tudo, que não estava preocupada se fosse maligno, já que tive do médico oncologista todas as informações que fui buscar. Eu espero que a Lúcia leia, e procure um médico que retire suas dúvidas. Se é maligno, vai manter dentro do seu corpo?Mas a decisão tem que ser dela, dentro das respostas que obtiver para suas perguntas. Espero que possa ser útil para alguém a minha experiência. bjs no coração de todas.

  19. Raimunda disse:

    Olá pessoal é a segunda vez que escrevo para tirar dúvidas.
    Tirei a tireode total. Quero saber se posso aibda engravidar?
    Tenho 30 anos e não tenho filhos.

  20. Regina Helena Giannotti disse:

    Meninas, bom dia. Fiz minha tireoidectomia total no último dia 29/02 (sim, para comemorar a data do procedimento apenas daqui 4 anos…rsrr…). Realizei o procedimento no Hospital São José em SP; ao lado do Beneficiência Portuguesa. Tudo transcorreu sem maiores dificuldades e o diagnóstico apenas foi confirmado: carcinoma papilífero maligno. Estou me recuperando super bem; fiquei internada por 48 horas e recebi alta sem intercorrências.

    Fiquei 15 dias em casa para recuperação e voltei a trabalhar no último dia 14/03. Está tudo ótimo; preciso me policiar para não abusar!!!! Farei iodoterapia e tem sido muito bom poder ler inúmeros relatos. Tudo o que posso dizer é que parte da cura está na forma como lidamos com a situação. Claro que receber um diagnóstico de CANCER é assustador, mas tem nome, endereço e já não mora mais aqui!!!! Costumo levar a vida de forma mais leve porque o tratamento ainda é longo. Se me desesperar, seguramente não haverá o que ser feito.

    Fui muito bem assistida tanto antes quanto no pós cirúrgico. Estou com um excelente especialista em metabolismo, Dr. Fadlo Fraige Filho; ele indicou a equipe de cirurgiões de Dr. Giuliano Molina; agora serei acompanhada pela Dra. Roberta Morgado na área de medicina nuclear.

    Vou postar outras impressões na medida em que o tratamento for acontecendo. Tudo o que posso dizer para àqueles que receberam o o diagnóstico há pouco é: não se desespere!!!! não entregue os pontos!!!! continue… isso é reservado aos fortes de alma e de coração.

    Abraços em todos

    Regina Helena

  21. Eronilda Dezincourt disse:

    Meninas
    Fiz cirurgia de um nódulo na tireoide, porem após aplicação do iodoterapia fiquei muito inchada princialmente no rosto, alguém sabe o que se toma para amenizar o inchaço?
    Abraços e boa sorte a todas você

  22. Mônica disse:

    Pessoal, minha irmã está passando pela mesma situação e está descrevendo passo a passo em um blog que ela fez, hoje ela fez a Iodoterapia e está se sentindo muito bem, tenho certeza que o relato dela vai ajudar bastante.
    Ela volta para casa amanhã e eu farei companhia para ela tomando todos os cuidados necessários.
    Um abraço para todos e muita saúde!
    Que vcs fiquem bem
    Endereço do blog: http://marciaphael.blogspot.com.br/

  23. Vitor Souza disse:

    Por acaso aceitam um menino neste clube exclusiva de meninas (luluzinhas)?

    Meu nome é Vitor. Recebi hoje o resultado de minha PCI-Pesquisa de Corpo Inteiro ou como alguns dizem: PetScan após meu tratamento de radioiodoterapia a que fui submetido, visto que no procedimento de minha tereoidectomia total ter sido apurado a metastase do dois tumores que tinha na tireoide um papelífero e um folicular. Na realidade foram quatro tumores no periodo de 11 meses. 2 no rim direito (papelífero e celulas claras) e os 2 acima já mencionados. Por indicação médica a urgência foi dada para os dois tumores do rim direito, visto que estavam localizados a 4 mm do coletor, em área hipervascularizada e de tamanho razoável 1,7 cm. A posição não era boa. Todo mundo dizia, os tumores da tireoide são tranquilos, não se preocupe…. Dos 8 médicos consutados, inclusive de centro avançados, 6 não queriam fazer minha cirurgia da tireoide se eu não apresentasse uma punção. Eu não queria fazer pois sentia e sabia que era maligno e queria logo resolver. Somente a doutora Rossana disse ser necessário uma intervenção imediata, e doutor Fernando que aceitou fazer minha cirurgia pois havia indícios que que possuia células cancerígenas no corpo pelo resultado do anomopatologico dos rins (vou preservar seus nomes pois não consultei-os antes de fazer este comentário) aceitaram fazê-lo.

    Quando fui para a cirurgia, a metastase já havia sido apurada. No meu caso seria cérebro, pulmão e ossos. Diante do verificado, fui colocado em dieta de redução de iodo abruptamente ainda em minha internação e em recuperação da tireoidectomia. Foram necessários 25 dias exatos para alcançar o índice que minha especialista de cabeça e pescoço queria algo entre 80 e 100 de TSH. O Cálculo correto era 10% acima do meu peso corporal. 75kg + 7,5kg = 82,5 ou 83. Alcancei 84 de TSH com 25 dias. Como disse nossa amiga acima, fui espartano. Com dores, musculatura muitas vezes retesadas, com a fala prejudicada, movimentos das mãos, pés, juntas de forma em geral, dores no fundo dos olhos, cãibras, tremores e etc… Passei todo este período somente com Oscal D e banana, que é o que aliviava a musculatura retesada e volta a falar e andar, o que em crise, era impossível…. Crises de 40 ou 50 minutos que pareciam uma eternidade. Ah, não espere que os que estão ao seu redor entendam ou compreendam. Se não fosse minha esposa, estaria perdido… Neste período, sinto-me como o “coisa” (personagem de pedra do quarteto fantástico) com a diferença que qualquer passo dado sem ajuda, era como se tivesse cruzado a fita de uma São Silvestre. Iniciei com o Puran T4 logo após a iodoterapia, mas tenha a sensação que não esta funcionando bem, acho que vou precisar de uma regulagem, pois as dores ainda continuam, os sintomas ainda estão lá.

    O resultado do PCI pós radioiodoterapia com o iodo 131, ministrado pelo doutros Sergio Tazima e sua equipe no HAOC (excelente equipe) mostrou um restinho de radiação considerado razoável, contudo, sem qualquer evidência de células cancerígenas no corpo. Agora é monitorar e acompanhar de perto. Quero em 5 anos ser declarado curado deste mal.

    Uma pergunta: Depois do iodoterapia não sinto mais o gosto do sal, tudo para mim esta sem sal. Por acaso você passou por isto, ou conhece alguém? Se importaria de compartilhar comigo. Na realidade é sal e vinagre. Não sinto nenhum dos dois…. Caso tenham alguma experiência ou comentário assim, por favor, entrem em contato comigo (vitorcsjr@gmail.com) que agradeço muito. Espero ter auxiliado com minha experiência.

    Grato por tudo. Vitor

  24. betty disse:

    Prezado Vitor: É claro que os homens são bem-vindos! A sua situação estava bem complicada, não?! Que bom que você seguiu todos os passos delineados e esteja com esperança. Com relação ao paladar, eu mesma não fiz o tratamento depois da cirurgia (não estava com câncer), mas muitas pessoas tem comentado sobre a mesma experiência. Um dos sites que eu olhava quando eu me tratei (já passaram-se seis anos) tem bastante comentários sobre isso. Segue o link. Jogue a palavra paladar e leia cada comentário em que aparecer para ver que não está só. Estou surpresa que não lhe falaram sobre isso nas entrevistas anteriores ou nas instruções e esclarecimentos que recebeu. Espero que ajude e que logo passe. Que Deus o abençoe. Abs, Betty

    https://radioativos131.wordpress.com/o-que-e-iodoterapia/

    http://www.imncuiaba.com.br/site/exames/iodoterapia-para-o-cancer-da-tireoide/
    …. Outros locais também são capazes de concentrar o radioiodo fisiológicamente como as glândulas salivares e o estômago, por isto ocasionalmente pode ocorrer inchaço e/ou dor nas regiões laterais da face (região das glândulas salivares) e alterações temporárias no paladar , decorrente de inflamação das glândulas salivares.Isto pode ser evitado e aliviado através da estimulação à salivação como a utilização de sucos ricos em Vitamina C ( como Suco de Limão e/ou Laranja ) durante o período de internação e com anti-inflamatórios, se for necessário.

  25. Leila disse:

    Venho acompanhando blogs e posts sobre câncer de tireoide e sem vontade de escrever sobre isso (e adoro escrever), mas me sinto um pouco egoísta em não partilhar, então, vamos lá…

    DESCOBERTA
    Até os 59 anos nenhum médico me pediu ultrassom de tireoide (absurdo!) talvez porque todos meus exames de sangue dessem resultados normais. Até que em novembro/2015 teve um que pediu. Fui fazer o resultado dia 23/12 (atitude idiota, não se deve fazer um exame assim véspera de natal/festas/férias). O radiologista já avisou sobre 2 nódulos. E também nódulo na mamografia. Passei as festas/férias na praia com a família sem contar nada para não estragar o final de ano. Dia 4 contei e comecei a tomar providências. Fiz primeiro a corebiópsia de mama, pois me preocupei muiiiiiiiiito mais. Resultado deu negativo, não era nada. Alívio total. Tinha agendado a punção de tireoide para dia 23/01, mas meu filho fez uma cirurgia de ligamento no joelho e adiei a punção, achando que não era nada (minha irmã há anos toma hormônios para a tireioide e achei que seria apenas algum 2 nódulos bobos, que tinham menos de 1cm. Só no início de março fiz a punção e… carcinoma papilífero não encapsulado e metástase no linfonodo.
    A CIRURGIA
    Entrei para cirurgia dia 15/03, com previsão de alta dia 16/03. Aí tudo começou. Eu tinha MUITA coisa, não apenas os tais 2 nódulos… metástase para tudo que era lugar. Foi uma tireoidectomia esvaziamento cervical, infiltração neoplástica perineural, neoplasia metástica em linfonodos níveis 3 e 4, neoplasia extravasa cápsula do linfonodo e infiltra tecido neural, estadiamento paltológico pT4a N1b, linfonodo na retro-laringe, na retro-esofágico, esvaziamento cervical direito com 19 linfonodos, retalho elíptico de pele e mais um monte de coisas que não entendo (estou copiando das 4 páginas do meu laudo). Resumo, o médico disse que foi uma das maiores cirurgia de tireoide que já tinha feito e que a um dado momento tudo estava super inchado e cheio de sangue. O problema disso foi que ele precisou chamar meu marido e dizer que provavelmente eu não iria respirar quando fosse desentubada e que iria precisar fazer uma traqueostomia. E assim foi.

    HOSPITAL
    Fiquei 12 dias entre UTI e semi-intensiva. Não tinha dor, mas não conseguia falar e parecia que tinha um troço no meu pescoço me apertando o tempo inteiro, parte pela cirurgia e parte pela traqueo. Fiz o possível para tirar logo a traqueo, demorou uns 7 dias. No hospital tomei muito cálcio e não tive nada de câimbras e aqueles sintomas relacionados a falta de cálcio. Fiquei muito bem no hospital, parecia que tudo iria ser tranquilo na saída, fora a dificuldade em dormir (coitados dos meus filhos e marido, eram noites em claro, mas dias sossegados). Em compensação, dado ao meu estado complicado não me deram (acho que esqueceram disso) hormônios. Resultado, saí do hospital péssima, véspera do feriado de páscoa, com uma pneumonia que ninguém notou e totalmente sem ânimo.

    EM CASA
    Os primeiros 3 dias foram horríveis, com desânimo, sem força, sem memória, sem foco, sem raciocínio, com dor e dificuldade para respirar, muito ruim mesmo. Na segunda-feira fui na minha ginecologista que detectou rapidamente a pneumonia e me encaminhou para uma especialista de pulmão. Também me mandou urgente para a endócrino para tomar hormônio. Os 15 dias seguintes foram difíceis, mas comecei a melhorar. Cada vez que ia a um médico levava uma lista de queixas… cansaço, moleza, falta de memória, raciocínio lento, sensação de enforcamento, dificuldade de respirar, muito catarro e pigarro etc etc… tomei tanto remédio… hormônios, oscal, sigmatriol, antibiótico, cortisona, calmantes (esses logo parei porque detesto), inalação etc… meu celular apitava a cada 2 horas me lembrando de algum remédio. Meu peso só diminuía, perdi 7 quilos desde a cirurgia (de 50 para 43 quilos) e comia pouquíssimo (embora seja mais para magra, sempre fui gulosa). Meu intestino era sempre líquido.

    PRIMEIRA SENSAÇÃO DE MELHORA
    Passado 1 mês da cirurgia, em meados de abril, comecei a me senti melhor, até tentei voltar ao trabalho por, mas… três dias depois estava mal novamente. A primeira endócrino me sugeriu até ir a um terapeuta. Como sou muito tranquila com doença e sempre muito otimista não gostei nada daquilo… o que eu sentia era físico! Pedi indicação para quem conhecia os melhores e troquei de endócrino.

    A QUEDA
    Como não precisasse mais nada, consegui levar um tombo fenomenal em meados de abril. Corri para atender um celular de madrugada (que estava na sala e não no meu quarto e pensei que pudesse ser meu filho, que estava viajando, mas era o alarme de remédio) e na corrida tropecei em um tapete que tinha dobrado na sala, fui caindo, caindo até entrar com tudo em uma mesinha de canto. Machuquei mão, joelho, queixo e trinquei uma vértebra! Lá vou eu para médica, raio X, remédios etc. Lei de Murphy porque nunca vi ninguém entrar “de pescoço” em uma mesinha!

    MELHORANDO
    Final de abril e a vida começou a melhorar. A dor da vértebra e do queixo diminuíram. A nova endócrino foi ótima. Tirou uns remédios que eu estava tomando e que me derrubavam, principalmente em relação à comida, ao intestino etc. Além disso os hormônios começaram a fazer efeito. Comecei a me sentir melhor e embora com alguns dias e alguns momentos meio complicados, sentia melhora diária. Só que cansava, principalmente se eu falava um pouco mais, era como se o ar não corresse direito, uma constante dificuldade em respirar, embora meu pulmão estivesse bom. Comecei a fazer fono.

    FONOAUDIÓLOGA
    Eu tinha indicação para fonoterapia, minha voz estava saindo, mas rouca e metálica. A fono pediu um exame chamado nasofaringolaringoscopia e… problemas na minha laringe… estava com paralisia bilateral em posição paramediana, com compensação de banda ventrocular esquerda à fonação e sensibilidade diminuída em toque aritenoides e pregas ariepiglóticas. Resumo, paralisia nas cordas vocais, o que justificava a voz meio complicada, mas pior, atrapalha a respiração. Vamos tentar resolver isso com as seções de fono mas se não melhorar corro o risco de ter que fazer alguma intervenção cirúrgica, mas vai esperar porque estou cansada de hospitais.

    IODOTERAPIA
    A endócrino resolveu ir direto para a Iodo sem passar pelo PCI antes porque meu exame de tireoglobulina deu não reagente. A preparação foi tranquila. Fiz apenas uma semana de dieta sem iodo (uma chatice, mas perfeitamente suportável) e tomei as injeções de Thyrogen portanto menos de uma semana sem hormônios. A internação foi dia 01, ontem pela manhã. Tomei um comprimido de 150 mci. Não senti absolutamente NADA nas 24 horas que fiquei no hospital. Como já vi que tudo o que pode dar errado, dá, fui preparada para todos os sintomas que li… enjôo, dor de cabeça, dor na garganta, bochecha, pescoço, perda de paladar e não veio nada disso. Estou fazendo tudo o que mandam, incluindo bochecho com limão.
    Saí do hospital hoje pela manhã e estou em casa, já liberada da dieta sem iodo e a partir de amanhã volto com os hormônios. Farei PCI dia 08/06 e nos dois dias anteriores tomarei um laxante.

    TRABALHO
    Estou há dois meses e meio sem trabalhar. Sei que isso é um privilégio, mas trabalho para meu irmão, que não mede esforços para me deixar melhor, mais tranquila. Meu trabalho é muito de criação, de raciocínio, em marketing e treinamento e realmente fiquei muito prejudicada porque não conseguia focar direito em nada, mas agora vou recomeçar, ainda que uma parte em casa e uma parte presencial. Fico imaginando quem precisa ir para o trabalho, que deve ser uma barra mesmo e nem sempre as pessoas entendem e são tolerantes. Uma lição de vida até para mim, porque sempre trabalhei doente e nunca entendi as pessoas que não faziam o mesmo, agora vejo que tem horas que não conseguimos.

    RESUMINHO
    Percebi que é muito diferente de uma pessoa para outra o tal câncer de tireoide. O meu foi complicado, porque além de ter tido muita metástase, acresceu a traqueostomia, a pneumonia, a queda… enfim, o que poderia ter sido pequeno se tornou enorme. Felizmente não me assusto facilmente e no meio de tudo isso encontrei com amigos (a semi-UTI do hospital estava quase cobrando pedágio de tanta visita), saí para gostosos cafés (sempre pouco tempo porque me cansava depois de uma/duas horas), conversei, recebi visita de amigos, parentes, enfim, apoio total de todos! Sei que tenho sorte em ter um bom convênio e também poder pagar alguns especialistas fora do convênio quando necessário, além de ter como empregador meu próprio irmão. Sou também de muita sorte porque minha cunhada se colocou 24 horas à minha disposição para me levar a médicos, exames e passeios. Meu marido e filhos se desdobraram para eu estar bem todos os dias e minha auxiliar só faltava limpar minha boca depois das refeições. Meu facebook explode de mensagens de força e otimismo a cada post que coloco. Meu whatsapp toca tanto que tirei o som, porque toda hora uma pessoa querida me pede notícias ou mandar uma mensagem carinhosa. Resumo, fui tratada com tanto carinho, que não tinha como não melhorar. Acho que isso tudo me faz acreditar que dia 08/06 terei bons resultados na PCI e retomarei minha vida normal. Difícil vai ser encontrar uma forma de retribuir tudo o que tenho recebido, mas que farei muito feliz!
    A todos que estão vivendo algo semelhante, força, coragem, otimismo e fé porque tudo passa!

    Se alguém precisar algum detalhe sobre alguma situação, só pedir que complemento.

  26. Marcia Sampaio disse:

    Boa tarde,
    Fiz a cirurgia de tireoidectomia a dez dias, e a dor na nuca não passa, alguém passou por isso??? Quanto tempo para passar total?? Só passa se eu tomar analgésico…

  27. betty disse:

    Olá, Marcia:
    Lembro-me que também tive dor na nuca que passou depois de alguns dias. Acho que foi por causa da posição em que colocaram a cabeça para acessar a tireoide. Penso que tomei algum anti-inflamatório muscular. Imagino que você deve ter um retorno marcado com o médico. Pergunte sobre isso e sobre qualquer outra coisa que estiver sentindo. Espero que passe logo.
    Abs, Betty

  28. Flávio disse:

    Olá!
    Tenho 60 anos e fui diagnosticado com câncer na tireóide em 3 nódulos. Vou fazer a cirurgia para a sua extração total provavelmente na segunda quinzena de janeiro de 2017. Estou muito tenso. Mas muito mesmo. Vou fazer o tratamento com iodoterapia. Queria saber se o tempo de recuperação é longo? Obrigado a todos. Feliz Natal. E que Deus os protejam sempre.

  29. betty disse:

    Prezado Flávio. Eu não precisei fazer iodoterapia. Mas, pelo que as pessoas comentam, tanto o tratamento quanto a recuperação são breves e “light”, especialmente quando comparado com os que existem para lidar com outros tipos de câncer. Continue fazendo perguntas aos seus médicos – eles talvez possam indicar leituras online de fontes confiáveis sobre o assunto. Que Deus o abençoe.

  30. Flávio disse:

    Olá Betty. Muito obrigado pela sua mensagem. Estou fazendo os procedimentos iniciais para a cirurgia. Após consultas que realizei com alguns médicos sinto-me mais tranquilo. Como dizia Sêneca: “A coragem conduz às estrelas, o medo à morte”. Abraços. Que DEUS a proteja. E um FELIZ ANO NOVO.

  31. Vania disse:

    Olá Betty.

    Foi identificado um nódulo na minha tireoide em um US que fiz no inicio de dez/2016. A médica que fez o exame disse que o nódulo apresentava “normalidade” e não seria necessário a realização de uma punção mas que deveria procurar diretamente um endocrinologista (quem solicitou os exames tinha sido a ginecologista).
    Levei os resultados para a minha gineco que indicou um endocrino para analisar a tireoide e verificar o colesterol que estava muito alto e também a situação da artéria que estava com “depósito” de gordura.
    No inicio de 2017 fui ao endocrino achando que meu maior problema era o colesterol e para minha surpresa, além dos exames cardiovasculares e insistiu na punção da tireoide.
    Fiz a punção no mesmo local que fiz os US e exames de sangue (Hosp. Sírio Libanês) e estava super tranquila, até que levei ontem os resultados para o endocrino e para minha surpresa fui encaminhada para o cirurgião.
    A indicação foi para o Dr. Celso Friguglietti e marquei consulta para o próximo dia 20, mas procurando um pouco sobre o laudo do exame citopatológico, acabei ficando um pouco assustada com as informações que eu encontrei.
    Diagnostico:
    Indeterminado para malignidade
    Atipia de significado inderteminado
    Lesão folicular de padrão oxifilico/Hurthle
    Categoria III de Bethesda
    Vi que esse tipo de tumor “Hurthle” não é um dos mais comuns.
    Esse laudo diz que tenho câncer ou posso ter? alguém consegue me dar uma ajuda? O nódulo é de 1,1cm (aprox) no terço inferior do lobo esquerdo.

    Abraços, Vania

  32. betty disse:

    Olá, Vania.
    Sei como é preocupante receber o diagnóstico de um possível cancer. Também já passei por isso – o primeiro cirurgião indicou que era quase certo, sem nem ter feito punção. O segundo que consultei, mandou fazer a punção e concluiu que era incerto. Apenas operando… No fim, foi bom que tirei os três nódulos porque já estavam encostados nas cordas vocais, mas eles concluíram imediatamente que provavelmente não eram cancerosos. E a biopsia confirmou.

    Já se passaram oito anos desde que fiz a cirurgia. E continuo bem. Mas sou leiga e não posso responder adequadamente às suas perguntas. Entretanto, já reconheço o nome do Dr. Celso por comentários elogiosos que chegaram nos meus posts. Portanto, vá na consulta, leve e faça todas as suas perguntas e tome a sua decisão.

    Vou copiar para vc, num e-mail, algumas das coisas que os pacientes do Dr. Celso comentaram ao longo dos anos (ainda nos meus e-mails…). Espero que ajudam a lhe encorajar.
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  33. Ingrid disse:

    Bom dia, Betty!

    Fiz a cirurgia de tireoidectomia parcial pois estava com um nódulo pequeno no lado esquerdo no dis 05/07 e ontem 18/07 retornei ao médico o resultado da biópsia foi carcinoma, ou seja, tumor maligno mas segundo ele como o nódulo era pequeno e não estava ramificado ele não existe mais e não precisarei de outra cirurgia mas estou ainda com dores ao falar e o pescoço inchado por este motivo ele me deu mais 10 dias para ficar em casa na segunda vou no endócrino que ele me indicou. Mesmo assim eu agradeço a Deus por ter me mostrado bem no início.

    A recuperação é assim mesmo?

  34. betty disse:

    Olá, Ingrid. Que bom que conseguiram tirar todo o cancer! A recuperação varia entre as pessoas. A minha voz demorou uns três meses para voltar ao normal, entretanto sem dor. Sempre me orientaram a não exagerar no seu uso durante aquele período. Também tive inchaço, mas não creio que passou de 10 dias. As minhas experiências foram descritas em posts anteriores. Mas é bom que irá para o endócrino. Se ainda tiver queixas, ainda que não seja exatamente da área deste especialista, descreva-as e peça orientação sobre o que deve ser feito. Espero que logo se sinta melhor. Abs, Betty

  35. Marcia disse:

    Oi Betty, fiz a retirada total datireoide ha 20 dias por conta de um nódulo de 4cm.Ate agora está tudo bem só o local dos pontos que ficam esticando,estou falando baixo por que quando aumento o tom da voz ela some.Ainda não peguei o resultado dos exames pois tenho consulta no dia 03.09 achei melhor pegar o resultado no dia por conta da curiosidade….Sei que abrirei o exame e dependendendo do resultado o psicológico nao vai ajudar.Assim estou no aguardo Se vou ou não passar pela iodoterapia,mas estou confiante de que dará tudo certo.

  36. betty disse:

    Olá, Marcia: Acho que você quer dizer dia 03.10 para a consulta. Sempre tem dois lados a decisão de esperar ou não para saber o resultado. No meu caso, peguei logo, era negativo e me poupei de vários dias de possível preocupação. De qualquer jeito, ainda que seja positivo, o tratamento (iodoterapia) para este tipo de câncer é entre os mais “light” – são poucos dias em comparação a repetidas sessões de radio ou quimioterapia durante meses. Espero que tudo corra bem. Abs, Betty

  37. Marcia disse:

    Olá Betty…Graças a deus o resultado foi o melhor possível, era BENIGNO, estou totalmente aliviada…A minha preocupação agora é com a minha voz.Sou professora e a minha voz é meu instrumento de trabalho…Assim quando falo alto ou mais rápido a voz falha ou falta ar, gosto também de cantar mas infelizmente os agudos desapareceram a minha voz está totalmente grave e como te disse o fôlego foi embora. O que devo fazer…Abs, marcia

  38. betty disse:

    BENIGNO! Que bom! Com relação à voz, se não melhorar, talvez seja bom procurar um(a)fonoterapeuta. Veja quem pode consultar (convênio, público ou particular) e peça recomendações a amigos e conhecidos para ver quem já tem uma boa reputação, combinando qualificação com preço, se for possível. Conhecidos que cantam podem ter sugestões com respeito a práticas e exercícios que ajudam. Professores que treinam palestrantes e pastores/pregadores também podem ajudar a ensinar maneiras de suavizar e amenizar o efeito dos seus esforços nas cordas vocais. Tenho uma amiga professora que ficou com a voz muito estranha, mas que melhorou demais. Vou enviar uma mensagem de face para perguntar o que foi que causou a transformação (além do tempo). Um grande abraço, Betty

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (10)