Somos Avós (3)

Crônicas do Cotidiano > Somos Avós (3)

Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem. —Salmo 139.14

Alguns dias atrás, meu marido me mostrou uma postagem no blog de um dos articulistas da Revista VEJA – citada na seção Blogosfera na edição de 7 de janeiro de 2009. Intitulando seus pensamentos de  “Trevas”—o autor lamenta que algumas escolas evangélicas estão começando a ensinar criacionismo, doutrinação religiosa disfarçada de pseudo-ciência nas aulas de ciência. Ele reconhece que as escolas também apresentam o conceito de evolucionismo mas considera isto um “contra-senso” e está “assustado”. Continua com algumas citações e com palavras irônicas relacionadas a Adão e Eva, maçãs, o Jardim do Éden e outras coisas.

Eu raramente tenho tempo ou coragem para comentar nos blogs dos outros. Mas, desta vez, com o nascimento do meu primeiro netinho, ainda estou intensamente refletindo sobre a maravilhosa habilidade e criatividade do meu Deus. Enquanto medito no salmo acima citado (vale a pena ler ele todo), meu coração está transbordando de admiração pela perfeição com que nasce um novo ser humano. Nestes dias, a minha alma o sabe muito bem. E fico conjeturando, já que os salmistas escreviam aquilo que brotava do seu íntimo, qual teria sido a ocasião que fez com que o Rei Davi pensasse sobre a formação do ser humano de maneira tão entusiasta e exuberante, no contexto dos atributos de Deus—todo-poderoso, onisciente, onipresente, participante em todos os aspectos da sua vida… Ouso até sugerir que pode ter sido no nascimento de um dos seus filhos!

Voltando ao blog, observei que havia poucos bons comentários refutando os seus pensamentos. Lamentei que aqueles que escreviam pareciam ter tido pouco cuidado com a grafia e a gramática e, também, com a maneira de expressar seus raciocínios. Resolvi, naquele momento, compartilhar a beleza de viver dentro do outro lado, crendo no Deus criador—sem agressões ou críticas. Assim, fiz o comentário e recebi o aviso de que ele havia sido enviado com sucesso.

Logo descobri, com desapontamento, que o autor não posta todos os comentários (sei de outros que também não foram postados). Fiquei indignada, a princípio. Afinal, a gente entende, mais ou menos, que nem todas as cartas sejam publicadas na “revista de papel” por legítima falta de espaço. Entretanto, neste blog, onde espaço não é problema, o Sr. Bellotto (ou a pessoa que censura as cartas antes de chegarem até ele) está aparentemente sendo tendencioso, cuidadosamente escolhendo (com algumas exceções para não ficar por demais óbvio que há favoritismo) aquelas que refletem seu próprio pensamento ou que fazem o contraditório parecer despreparado ou ridículo.

Depois fiquei mais calma. Coloquei-me no lugar dele e de tantos outros que se recusam a crer no Deus que é criador de tudo que há, neste mundo e fora dele. Enfim, na sua cosmovisão, no jeito em que escolhe(m) encarar a realidade—o Deus que a Bíblia apresenta, não existe. De fato, para os “descrentes,” é muito importante ficar longe de qualquer evidência da realidade dele, pois é lógico que qualquer mudança no seu conceito teria que resultar numa modificação radical na sua maneira de encarar a vida.

Afinal, se Deus realmente existe, se Ele tudo fez e tudo dirige e tudo sabe, é uma temeridade viver a vida sem procurar conhecer e agradá-lo. Por isto, para ele(s) é importante (quase essencial, às vezes) diminuir, humilhar, desprezar, denegrir e até hostilizar ou penalizar qualquer um que ouse pensar diferentemente. Pois, lá dentro do coração dele(s)—talvez até sem perceber—existe a voz da consciência que Deus colocou em todo ser humano. Mas ela incomoda. Tem que ser silenciada. Como também todos aqueles que repetem o que esta consciência lhe(s) diz…. O apóstolo Paulo explica que a pregação de Deus e da fé é loucura para eles. Não é triste, isto? Como são privilegiados aqueles tocados pelo Espírito Santo para crer e desfrutar da paz concedida aos filhos deste Deus Criador e Salvador. (ver Romanos 2.15; 1 Coríntios 1.18-25)

Temos que nos lembrar, entretanto, que é através da “pregação” que nosso Pai celestial chama novas pessoas para fazer parte do seu povo, da sua família. Assim, precisamos nos dedicar a compartilhar a sua existência através das nossas palavras e demonstrar o seu poder através das nossas ações. Portanto, continuemos escrevendo nossas cartas, pedindo sabedoria a Deus para que cada palavra seja bem escolhida e colocada, de modo que possa ser usado por Ele para alcançar o coração dos leitores ou ouvintes.

Segue agora, o meu “comentário.”

Acabo de me tornar avó pela primeira vez, lendo e ouvindo os relatos do meu filho enquanto acompanhava o nascimento. Maravilhei-me novamente, tanto com o processo do parto, quanto com o resultado—um lindo bebê que passará a vida com o nome de Lucas. Por um lado, ele é extremamente pequeno e indefeso. Por outro, ele é um serzinho imensamente complexo.

Durante a sua vida (se Deus lhe conceder longevidade), ele irá se encontrar com centenas de especialistas médicos. Cada um(a) destes passará a sua vida aprendendo mais e mais sobre apenas um aspecto do corpo dele—podendo concentrar-se num sistema (circulatório, digestivo, reprodutivo…), num dos órgãos dos quais são compostos os sistemas (coração, estômago, cérebro, olho…), ou em elementos menores (células, proteínas, enzimas, DNA, genes, genoma…). Saberão o que esperar em termos de crescimento, movimento, inter-relacionamento…

O que me intriga é que todos eles estarão se esforçando—não para aprimorar mas para manter ou restaurar a perfeição com a qual ele nasceu. Juntando a capacidade intelectual de todos os seres humanos especializados neste mundo, com bilhões em investimentos em pesquisas e tratamentos, nós não somos capazes sequer de RE-criar um olho humano. O maior feito do século passado foi chegar a clonar seres vivos. E descobrir que o (anteriormente invisível) DNA contém todas as instruções genéticas usadas no desenvolvimento e funcionamento do corpo do pequeno Lucas.

Não consigo entender como pessoas inteligentes, depois de observar este incrível detalhamento, programação e interligação entre todas as partes (sem nem falar na capacidade racional, comunicativa, emocional e intuitiva), possam em sã consciência vir me dizer que sou EU a pessoa a quem falta lógica ou inteligência ao declarar que certamente alguém muito inteligente e poderoso desenhou o meu netinho.

Betty Portela

10 Comentários a “Somos Avós (3)”

  1. Mirciloni disse:

    E como caprichou no desenho. Liiiindo! Parabéns a todos vocês, Betty. A alegria de vocês é também nossa alegria. Louvado seja o Senhor!
    Amei tua resposta ao blog. Beijos.
    Parabéns! Parabéns! Parabéns!

  2. Tio Darius disse:

    Ótima resposta, pena que ele não decidiu mostrar no Blog dele. 🙁

  3. Minka disse:

    muito bem feito e, realmente, ele nao deixou que este entrasse no seu blog porque se fizesse isto os seus leitores o abandonariam por verem a grandiosidade de nosso Deus.
    parabéns Oma!

  4. Paulo disse:

    Religiao NAO e ciencia. O que voces achariam de um apresentacao sobre evolucao na missa de domingo (ou em algum culto, como quiserem)? Se amam tanto seus netos, deixem que eles tenham contato com ideias religiosas quanto tiverem idade para formarem uma opiniao.

  5. betty disse:

    Olá, Paulo:
    Entendo a sua perspectiva. Para quem não crê no Deus criador de tudo, qualquer tentativa de inclui-lo na visão de vida é tolice. Para você, o que você considera “religião” deve ser um apêndice. Para mim, ela é vida. A minha fé em Deus me faz saber de onde vim, para onde vou e por que existo. Tudo que posso saber e aplicar (ciência) é colorido e afetado por aquilo que creio (o que você chama de religião). E eu não trocaria esta maneira de viver por nada neste mundo.

    Deus deixou um livro que me ensina princípios de viver–que, seguidos, me ajudam a ser uma boa filha, esposa, mãe, avó, irmã, amiga, vizinha, funcionária… E, que, quando seguidos por aqueles que me cercam, me deixam desfrutar de ambientes de harmonia e alegria. Ainda em meio às doenças e sofrimentos que já fazem parte do meu dia-a-dia… Estas são todas “ideias religiosas” — sem elas a nossa vida poderia ser um inferno, como é a de muitos que nos cercam.

    A minha oração por você, neste momento, é que Deus possa penetrar na sua vida e mostrar-lhe que Ele é real. Serão momentos doloridos, pois não é agradável descobrir que tudo que cremos foi mentira e, depois, começar a perceber as consequências maléficas que as falácias tiveram na, e através, da nossa vida. Mas valerá a pena.

    Antes de tomar o lugar daqueles que creriam nele, na cruz, Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.

    Atenciosamente, Betty

  6. Paulo disse:

    Mais uma vez. As ideias contidas naquele livro – na verdade, escrito por muitas maos, e que conheco a fundo, acredite – sao qualquer coisa, menos paz e amor, mas meras descricoes do mundo a epoca em que foram escritas. Nao ore por mim, ou por qualquer outro ser humano que nao compartilhe de sua crenca. Nao tenha pena dos outros inumeros seres humanos que nao compartilham da sua crenca ou que simplesmente nao possuem crencas de nenhuma especie. A humanidade e formada exatamente por esta diversidade de opinioes, e nao poderia ser diferente. Sou um bom homem, amavel, respeitador, honesto, e nem por isso sou melhor do que ninguem, e muito menos tenho esta ou aquela crenca. Respeito por outras opinioes. Ha outras vozes (muitas mesmo) que enxergam o mundo com o mesmo deslumbramento. E que nao precisam de deuses para isto.
    Tenha um espetacular 2010.
    Atenciosamente,
    Paulo

  7. Tânia Cassiano disse:

    Betty,
    Prá mim é tão óbvio o nosso Deus Criador!
    Maravilhoso, não?
    Quando observo os pormenores do ser humano, da natureza, que Deus
    sábio, bondoso, misericordioso…. sou grata à Ele, de me fazer crer.
    Um abraço.
    Da sua irmã em Cristo,
    Tânia

  8. Leonardo disse:

    Você usa celular? Já necessitou de um médico?
    A ciência do século XX fez um movimento muito difícil. De um lado, ofereceu a nós tanto conforto (exemplo celular) e ampliação da expectativa de vida (exemplo saúde e nutrição) que não há o que façamos que não confirme os avanços tecnológicos, seja da física quântica ou das teorias evolutivas (são só exemplos de temas científicos).
    Podemos falar de outras coisas como o petróleo (dos quais são feitos os potes de plástico que usamos na geladeira, as garrafas de bebida e o combustível dos veículos), os minérios (a panela de metal da cozinha, a geladeira, o veículo, …).
    Sem física quântica o celular não funcionaria. Simples assim. Sem a deriva continental (e tantos outros conhecimentos de geologia), ninguém encontra os recursos naturais que tanto consumimos (de forma exagerada e errada). A geologia é irmã da paleontologia, ciência que estuda os fósseis de eras antigas, baseada exatamente na Teoria da Evolução e nas várias revisões para melhor que foram feitas nela. Aliás, os combustíveis são ditos “Fósseis” não por acaso, são resultado de resíduos biológicos de milhões de anos (insisto, explicados pela evolução das espécies).
    Por outro lado e contraditoriamente, cada pedacinho de ciência é tão avançado e tão complexo que um indivíduo médio, como eu, ao ler uma dissertação de mestrado de um geólogo, um paleontólogo, um biólogo ou um físico não entende “lhufas”. Não fazemos a mínima ideia da física quântica necessária para fabricar e manter em contato com o mundo (leia-se internet) nossos celulares e computadores. Somos usuários cotidianos dessa ciência quase incompreensível.
    Não separar os campos da fé e da ciência leva a essa contradição. A explicação religiosa criacionista para o surgimento do mundo, da vida, dos seres e das coisas foi escrita em outro momento tecnológico, de quatro a oito mil anos atrás (no caso, é melhor dizer, formulada como tradição e passada primeiro como oralidade e depois como escrita) num outro mundo, com outro desenvolvimento tecnológico. É UMA METÁFORA.
    É possível continuar tendo fé aceitando a metáfora e, ainda assim, não negar o que é simples e concreto. Colocar o criacionismo no lugar da ciência é negar que existam coisas que estão dentro de nossas casas.
    Tem uma ala, um pequeno grupo, de mórmons na Argentina que negou-se a viver no mundo em que vivemos. Vivem numa vila rural, produzindo em contato com a terra e com a natureza. Carros são proibidos. No máximo, podem ter tratores para ajudar na fazenda. Imagina o que mais eles não aceitam…
    Eles podem não querer contato com o mundo em que vivemos, mas seria insensato que algum deles acreditasse que para além de sua vila rural não há mais nada.
    Eu afirmo: – Há!

  9. betty disse:

    Prezado Leonardo: Quando escrevi aquele post no meu blog, foi como avó feliz e como filha do Deus que amo e procuro servir. Nunca pensei que alguém além dos meus parentes e amigos fosse descobrir os meus pensamentos nos milhões de textos disponíveis nos labirintos da Internet. Mas Deus quis assim. 🙂

    Eu não disse que o criacionismo está no lugar da ciência. O que creio é que a ciência só faz sentido quando há um criador por trás da ordem e lógica das coisas descobertas e utilizadas pela ciência. O celular foi criado por alguém. Como também os instrumentos do médico. E os computadores pelos quais estamos nos comunicando. Não surgiram do nada. Você acharia ridículo se eu afirmasse isto. Por trás de uma máquina sempre existe uma mente, ou muitas mentes. Mas você quer que eu creia que os seres mais maravilhosos existentes–com mentes e sentimentos regulando corpos físicos–surgiram assim, aleatória mas perfeitamente, sem mais nem menos.

    Não o conheço, mas seria tão bom se pudesse passar um pouquinho da minha fé e confiança para você, e a alegria e serenidade que é possível quando sabemos de onde viemos e para onde estamos caminhando. Deus não é metáfora. Ele existe, quer que você creia ou não.

    Peço a Deus que Ele possa interferir na sua vida e lhe levar a enxergar e desfrutar não apenas das maravilhas da criação mas também da bênção de ter um relacionamento com ele. Que aquilo que você considera loucura hoje, de repente possa virar a ser a base do propósito da sua vida.

    Atenciosamente, Betty

  10. Darius disse:

    Leonardo, em suas palavras, você não tem o entendimento para compreender a ciência na qual você tem tanta fé que é a verdade. Mesmo assim você acredita nela pois outros tem estudado a matéria e dizem que X é a verdade.

    Os mórmons na Argentina dizem que Y é a verdade, mas isso com certeza não muda nada se X ou Y são verdade.

    Deus e a ciência não são inimigos. Conheço vários biólogos, físicos, e geólogos que estudam a criação de Deus e acham evidencia de um criador, e não acham a evidencia de um processo macro evolucional.

    A micro evolução sim, tem acontecido, e não é contraditória a Bíblia.

    Enfim, a sua fé permanece nos cientistas que usaram uma pressuposição da evolução para formar teorias. Antes de vir criticar, não seria pelo menos prudente você estudar a ciência por si mesmo e examinar se os criacionistas estão realmente tão opostos ao processo cientifico? Se conversar com qualquer biólogo cristão, você vera que são tanto científicos quanto os evolucionistas; a grande diferença é a pressuposição que o mundo não foi criado e apenas aconteceu. Os dois lados olham e estudam o mesmo mundo, as mesmas evidencias, mas essa pressuposição faz toda a diferença.

    Ha uma verdadeira necessidade para estudar esse assunto com mais cuidado. Se eu estiver errado, não tem nenhuma consequência eterna. Mas e se você estiver errado? Sem Cristo estamos eternamente separados de Deus. Ele mandou o seu Filho para morrer na cruz para pagar pelos pecados de todos que nEle crerem (João 3:16). Ele voltou a vida no terceiro dia e foi visto por centenas de testemunhas. Alicerce a sua fé em Jesus Cristo, ao invés de homens falíveis repletos de pressuposições, e ai sim você terá um verdadeiro relacionamento com o Deus que te criou.

    E quando falo de relacionamento, realmente não falo sobre nenhuma metáfora.

    Eis um link para começar o teu estudo… Este palestrante procura demonstrar como o mundo em que vivemos aponta a um criador e a uma criação planejada:
    http://www.youtube.com/watch?v=ya8AL9FX1xk

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > Somos Avós (3)