Com Quem devo me Casar?

Crônicas do Cotidiano > Com Quem devo me Casar?
Carta para uma moça professando a fé evangélica que estava namorando um rapaz descrente. Ela havia ligado para mim querendo saber a minha opinião. Com cuidado, tentei ouvir e depois resumir o que acreditava ser a resposta de Deus para ela, sem ter a Bíblia em mãos. Mais tarde escrevi a carta. Quando leio o que escrevi, dez anos mais tarde, percebo que eu mesma quero fugir do uso de termos como “submissão” e “seguir”. Não que eu não acredite mais nesses conceitos. Eles fazem parte da minha vida diária e sei que sou feliz por causa do meu entendimento deles e que eles resultaram no maravilhoso companheirismo que meu marido e eu temos desenvolvido durante 33 anos.

Mas tenho medo de afugentar os possíveis leitores. Isso me assusta, porque vejo como a rejeição a estes termos tem tomado conta até das mulheres cristãs.

Como vamos, então, compartilhar os conceitos bíblicos? Existe uma semântica para o século 21 que expressa adequadamente o que Deus imaginou quando criou o homem e depois a mulher para formar um casal? O que Ele pretendeu quando delineou os princípios para o relacionamento através dos escritores bíblicos? As mulheres jovens tendem a se afastar quando alguém quer falar para elas sobre estes princípios. Procuram avidamente pelo caminho de “igualdade” no seu relacionamento conjugal, enquanto recusam-se a perceber que aceitam, esperam e exigem hierarquia (lideres e liderados, chefes e empregados) em outras áreas da sua vida — no emprego, na escola, no supermercado, na revenda, na farmácia, no governo… Mas não pretendo escrever mais sobre isto agora. Só vou compartilhar a carta com quem estiver interessado em procurar o caminho de Deus para a felicidade, o qual acredito ser comprovadamente o melhor …

Escrita em setembro de 1996.

Querida ———-:

Foi bom falar com você por telefone e fico contente que você pode ver a mão de Deus lhe fortalecendo através das dificuldades passadas…

Faço parte de um grupo de senhoras que estuda a Bíblia em conjunto … e alguns versículos que lemos em I e II Coríntios me fizeram lembrar da nossa conversa telefônica. Assim, esbocei alguns pensamentos dirigidos a você. Agora vou tentar organizar e transmití-los.

Os versículos aos quais me refiro são os que seguem:

I Coríntios 3:16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? … o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado. (“sagrado” significa “separado para um fim especial”)

I Coríntios 6:19 Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorifica a Deus no vosso corpo.

II Coríntios 6:14-7:1 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto, que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? ou que comunhão da luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e o Maligno? ou que união do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente… ‘Separai-vos’, diz o Senhor; ‘não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas’, diz o Senhor Todo-poderoso. Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.
Quando somos filhas de Deus entramos num relacionamento com Ele que se torna mais e mais íntimo à medida que lhe conhecemos melhor—através de meditação na Palavra, oração, aproximação com a beleza da sua criação, e convívio com os irmãos na fé.

Deus não quer nada em nossa vida que nos afaste deste alvo de comunhão íntima e diária com Ele. Ao mesmo tempo, Ele nos colocou na terra com missões para cumprir. Para muitas mulheres, isto inclui ser esposa e mãe, além do desenvolvimento dos relacionamentos filiais e fraternais já existentes e dos seus dons naturais ou aprendidos.

Ser esposa e mãe não é fácil. Ser boa esposa e mãe é mais complicado ainda, especialmente se levamos a sério as diretrizes divinas para este relacionamento.

Se procurar na Bíblia, ela não contém nenhuma ordem específica para a mulher amar ao marido. Ela tem que se submeter a Ele e respeitá-lo. O marido, porém, tem que amar a ela como Cristo amou à igreja, como seu próprio corpo… (Efésios 5:22-33) Ele só vai poder fazer isto se ele for filho de Deus e tiver ajuda divina. Sem mim, nada podeis fazer. (João 15:5)

Nenhum marido é perfeito, mas a sua vida será mais bela e feliz se você encontrar um que tenha estes alvos em mente. Chegará o dia em que o carinho, que veio tão naturalmente no início do relacionamento, terá que ser cultivado, nutrido e mantido. Muitos problemas surgirão em que você sofrerá muito se tiver que seguir um marido que não se baseia na Palavra de Deus para enfrentá-los e para resolvê-los. Quando há união em Deus, a mulher é submissa mas ela também tem voz para falar, biblicamente, nas horas da discordância. O casal pode orar junto, chorar junto, trabalhar junto, diante do Senhor. Juntos eles seguem as instruções de Deus para a criação dos seus filhos em Deuteronômio 6:6-9, Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, (escolhendo os programas de televisão, a leitura, os videogames), e andando pelo caminho (na disciplina, na escolha de como passar os domingos, as horas livres, o lazer, enfrentando os problemas conforme Deus manda), e ao deitar-te e ao levantar-te (tendo hora para deitar, um culto doméstico antes de dormir, encorajando o culto individual, orando). Também as atarás como sinal na tua mão e te serão por frontal entre os teus olhos (disciplinando a sua própria aparência e a dos filhos para que seja conforme os padrões de Deus), e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas (tendo liberdade para colocar versículos e ensinamentos bíblicos que significam algo para a família em lugares visíveis da sua casa).

Como vimos em Efésios, Deus ilustra seu relacionamento com a igreja usando a união matrimonial. Ao refletirmos nisto, podemos descobrir muitos conceitos profundos…

Salmo 37:5: Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará.

Lhe desejo muitas felicidades na vida, —–, servindo ao Senhor.

Com amor fraternal
Betty

P.S. Existe um livro de fácil leitura chamado “Entre Dois Senhores” de Mauro Clark que muitas livrarias evangélicas tem. Talvez valha a pena adquirir e lê-la.

Um Comentário a “Com Quem devo me Casar?”

  1. Andréa Duarte disse:

    Muito bom, tem quase 4 anos que foi registrado aqui, mas é de utilidade para nós, mulheres de Deus solteiras. Agradeço à Betty.. um abraço!

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > Com Quem devo me Casar?