Somos Avós

Crônicas do Cotidiano > Somos Avós

Daca, Bangladesh, 3 de janeiro de 2008

Nesta noite, às 22:45, horário de Brasília, nasceu Lucas Donovan Portela, nosso primeiro neto. De fato, apesar de eu ainda estar escrevendo no dia 02, o seu aniversário vai ser sempre celebrado no dia 03 de janeiro. Isto, porque seus pais estão no outro lado do mundo, em Daca em Bangladesh, oito horas à nossa frente.

Os últimos dias têm sido cheios de muitas orações e de tentativas de não me preocupar demais, encontrando distração nas atividades do Natal e fim-de-ano. E Deus foi nos dando pontos de conforto, nas incertezas ligadas ao fato do bebê estar para nascer ao mesmo tempo de uma eleição possivelmente conturbada, naquele país, com toque de recolher, para um casal que normalmente se movimenta pela cidade em rickshaws (ou riquixás, os carrinhos tradicionalmente puxado por pessoas e, na atualidade, modernamente, como triciclos motorizados), na capital de um dos países mais pobres do mundo.

Recebemos a tão-esperada ligação perto de meio-dia daqui. A conexão estava ruim, mas entendemos que a bolsa havia rompido e que estavam a caminho do hospital. Nem sei como chegaram até lá, mas imagino que foram levados por algum amigo com carro. Para nossa surpresa, não tivemos que ficar esperando uma nova ligação. Apesar de termos acompanhado a gravidez por e-mails, chats e skype (com vídeo e áudio) não esperávamos desfrutar das bênçãos da Internet durante o parto. Entretanto, nossa filha nos mostrou uma foto da nossa nora na cama do hospital e, imediatamente, nos vimos participando da demorada evolução dos eventos.

Usando o celular, David postava no Facebook sobre o espaçamento das contrações, a dilatação, quem estava com ela, etc. (Uma amiga parteira ficou se revezando com David, no quarto). Logo estávamos em meio a uma torcida mundial de primos, tios, avós e amigos, todos lendo e comentando na página do Facebook. Todos orando… Eu fazia meu trabalho, mas levava o laptop comigo, olhando de três em três minutos para saber se já tinha alguma novidade.

De vez em quando, David também telefonava para nos manter informado. Seu irmão caçula, nos Estados Unidos, sabendo disto, escreveu “Vou ligar para casa e todo mundo vai achar que é você ligando!” Dito e feito. O interessante foi que enquanto ele estava falando com o pai, e eu estava lendo o texto que ele acabara de escrever, apareceu na tela—David deu as boas vindas a Lucas Donovan Portela, às 6:45 da manhã do dia 03 de janeiro de 2009! Mãe e filho estão bem. Assim fomos nós que demos a notícia ao novo tio brincalhão…

Corri para o quarto dos meus sogros para informar-lhes sobre a chegada do seu primeiro bisneto. Entretanto, quando voltei, encontrei o seguinte aviso—David acaba de ser informado que o Lucas está mostrando alguns sinais de stress e eles querem mantê-lo sob observação durante 48 horas…. suas orações serão apreciadas….

Depois soubemos que o Lucas aparentemente engoliu liquido durante o parto. David ligou enquanto enchia a papelada na recepção e disse que ele é enorme, mas que ainda não sabia o peso. Ele não havia observado nada obviamente fora do normal. O bebê chorou com força, mas deixaram a mãe segurá-lo por apenas uns poucos segundos antes de levá-lo para o UTI neonatal (pelo menos estão num hospital que tem isto, e com vaga!).

Entrou uma nova mensagem…. David Portela acaba de ver um Lucas rosado com aparência bastante saudável… E os amigos e parentes continuam escrevendo, com os homens parabenizando e comentando o nome, e as mulheres dando pitacos… Não deixem dar mamadeira… Cuidado com os antibióticos…. Insista que a criança precisa mamar…

Espero que a nova Mamãe esteja descansando, depois de passar a noite inteira em trabalho de parto. David disse que ela não chorou, apesar de muita dor, mas que lhe avisou que ele deveria se preparar, pois achava que iria se desmanchar em lágrimas quando chegasse na privacidade do lar… Como filha de missionários, ela aprendeu a se adaptar e moldar às circunstâncias difíceis e a criar paz e beleza em situações nem sempre ideais.  Sempre temos admirado a sua personalidade dinâmica e a maneira em que tem aplicado princípios bíblicos aos seus relacionamentos. Hoje ela confirmou novamente ser uma mulher de fibra, pronta para enfrentar o que vier—é ela que nosso Deus nos concedeu como nora e agora como mãe do nosso neto.

Está ficando tarde. Acho que vou deitar com o computador aberto ao lado da cama nesta noite, para poder olhar o Facebook de vez em quando ou atender a uma ligação do Skype…. Minha irmã e minhas amigas dizem que ser avó é algo incrivelmente especial. Elas devem ter razão, mas, por hoje, estou sentindo o peso do sofrimento físico e emocional dos meus amados e de mais um ser por quem orar e com quem me preocupar, à distância por enquanto, mas pessoalmente daqui a alguns meses, se Deus assim permitir (pelo menos por alguns dias).

Até o próximo post,

Betty

Um Comentário a “Somos Avós”

  1. […] neném que estava para nascer. Mesmo estando longes, estávamos perto. A vovó do Lucas fez um excelente post no seu blog sob a perspectiva […]

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > Somos Avós