Eu Amo “Mitford”

Crônicas do Cotidiano > Eu Amo “Mitford”
Toda vez que passo por uma doença ou hospitalização, ou por um período difícil ou triste na minha vida, eu recorro à leitura de ficção. Para dizer a verdade—a alguns livros específicos—os nove volumes da Série Mitford (dos quais existem seis no português).
Mitford.jpg

Já fiz muita propaganda pessoal desses livros, mas cada vez, tenho vontade de escrever algo mais para compartilhar a bênção que desfruto enquanto acompanho as personagens fictícias destes romances imaginados por uma senhora chamada Jan Karon.

Agora mesmo, estou terminando o primeiro volume novamente, talvez pela quinta ou sexta vez. Isto porque estou me recuperando de uma cirurgia feita na terça-feira passada (de varizes, nas duas pernas). Parte da receita para uma boa recuperação é andar pela casa dez ou quinze minutos de hora em hora. E, assim, estou tendo tempo para ler… (Aproveito o tempo na cama, ou na cadeira, para escrever).

Quando eu era menina/moça, eu lia sempre. Era/sou capaz de ler um livro inteiro num dia. Conheci o mundo, percorri o espaço sideral, e familiarizei-me com a história e cultura universal através de milhares, não milhões, de páginas impressas… Acompanhei as alegrias e tristezas de milhares de seres—humanos, animais, extra-terrestres… Alguns verdadeiros, outros imaginários… Li e re-li romances clássicos, históricos, biográficos, cristãos…

Continuo lendo até hoje, mas, quase sempre, pedaços de textos (revistas, jornais, artigos, capítulos, postagens de blogs) que me estimulam mentalmente. Ou que me fortalecem espiritualmente. São poucos os que me entusiasmam emocionalmente. E menos ainda os que aquecem o meu coração, enquanto enriquecem a minha alma e nutrem a minha mente, tudo ao mesmo tempo! E Mitford faz isto por mim.

Tenho ponderado muito sobre o por quê disto. Pois Mitford não provoca este efeito em todas as pessoas, apesar de ser um best-seller nos Estados Unidos e de ser um dos poucos livros com viés evangélico a ser vendido nas livrarias “seculares” brasileiras. A minha irmã, por exemplo, com quem eu compartilho dezenas de gostos e afinidades, e que também adora ler ficção, nunca conseguiu terminar o primeiro volume. E isso apesar de morar entre os americanos (no país da autora) e (como eu) ter sido criado numa zona rural (do Canadá) entre pessoas que lembram algumas das peculiaridades dos personagens dos livros. Como posso, então, sugerir a leitura para brasileiros, especialmente os urbanos?

E como recomendar a história para mulheres quando o personagem principal é um homem de 59 anos? Um pastor, por sinal! E ainda solteiro, com momentos de solidão, mas que sabe que não está sozinho. Nem no seu relacionamento com Deus, nem no seu convívio com seu rebanho e com seus vizinhos.

Toda vez que passo pela estante com minha coleção e, mais ainda, quando volto a ler algumas das partes que mais me tocaram, eu me lembro da amiga que mais compartilhava a minha paixão por esta série. Era Wanda de Assumpção, tradutora e escritora. O sonho dela, como o meu, era de poder escrever ficção como Jan Karon. Ela começou a tecer alguns enredos, mas Deus a levou antes de poder terminar. Neste mês de maio, no dia 21, fará um ano que ela partiu (ver aqui e aqui).

Se a Wanda ainda estivesse viva, eu provavelmente estaria lhe mandando um e-mail agora para comentar como um ou outro detalhe está mexendo comigo no meu estágio atual de vida. Afinal, qualquer bom livro, começando com a Bíblia, nos diz coisas distintas em momentos diferentes. Ainda assim, são as partes já marcadas que, normalmente, mais me tocam.

Vou parar de escrever agora, para curtir meu livro e acompanhar o Reverendo Tim nas suas ponderações e relacionamentos, e nas pequenas aventuras e desventuras que tanto alegram quanto dificultam o dia-a-dia de uma pessoa que ama a Deus e quer servi-lo em tudo que diz e tudo que faz.

E, ao fechar meu livro, voltarei ao meu próprio mundo-miniatura, sabendo que não preciso ser famosa nem poderosa para ser bênção também e que, até nas horas mais difíceis, existem misericórdias divinas para serem enxergadas e apreciadas. Há custo. Há recompensa. Em Mitford… E em São Paulo também…

Mas ainda não terminei… Até a próxima, Betty

21 Comentários a “Eu Amo “Mitford””

  1. Sallentien disse:

    Oi Betty,
    Passei rápidamente por aqui e não poderia deixar de escrever umas palavrinhas, principalmente para dizer que estarei orando por voce para uma boa e rápida recuperação.
    Não li ainda o artigo “Mitford”, pois me encantei com as flores: vou ler agora, embora esteja morrendo de sono.
    Logo escreverei para voce no e-mail para notícias pessoais e trabalhos com a Igreja.
    Um abraço para voce com muito amor.

  2. Márcio disse:

    Querida irmã Betty,

    Precisará de mais um tempo, talvez a vida inteira para que eu processe todo o impacto que essa indicação está causando sobre mim. Olha que estou apenas no início da série…

    Sou-lhe imensamente devedor por esse presente. Trata-se de um verdadeiro bálsamo. Literatura com “pano de fundo cristão” como há muito não saboreava.

    Ficarei na expectativa por mais impressões suas… Só posso seguir sua trilha: “Vou parar de escrever agora, para curtir meu livro e acompanhar o Reverendo Tim…”

    Fica com Deus.

  3. denise pereira baraldi disse:

    achei o seu blog procurando como se diz em ingles o coração alegre afomoseia o rosto e amei ler as suas cronicas senti verdadeiramente a presença de Deus ainda não sei como se escreve sepuder me ajudar Deus te abençoe

    Denise jundiai São Paulo

  4. Dalguerreiro disse:

    Betty, que bom te encontrar!!! Te coloquei nos meus favoritos. Como você, também amo Mitford, e como você também já li várias vezes a série publicada em português, e…. coincidência das coincidências também em momentos de recuperação de uma saúde não muito forte e em pós-cirúrgicos. Hoje (estou bem de saúde, Graças a Deus!) termine o sexto livro e fiquei com uma profunda saudade de uma coisa que eu ainda não conheço:os demais livros da série. Pelo que percebi no site oficial da autora já existem outros dois livros publicados nos Estados Unidos, porém não achei nada relacionado no Brasil. O que podemos fazer?

  5. Aguimar Araujo disse:

    Finalmente encontrei palavras para descrever o impacto que a serie Mitford causa em mim: ” Aquecem o meu coração, enriquecem minha alma, nutrem a minha mente.” Devo isso a você minha amiga, que me presenteou, apresentando-me o primeiro livro da serie. Muito obrigado!

  6. wilma lanzer disse:

    Olá!
    Como é bom encontrar pessoas que gostam da obra de Jan Karon. Pena que a editora que se propôs a publicar interrompeu faltando o último livro, o de nº 8. A sequência da história é em 8 livros. Foram até o sétimo (A Vigilia do Pastor). Os demais livros são sobre os personagens e costumes da cidade de Mitford. Procurei me informar e eles simplesmente não vão mais publicar. Como a Literatura tem um cunho evangelístico muito bom, será que não haveria uma editora cristã disposta e publicar?
    Grande abraço, saudações em Cristo.
    Wilma

  7. dalia disse:

    Gostaria muito de ver publicados todos os livros de Jan Karon em português (do Brasil). Principalmente o livro de receitas.
    Já li todos os editados aqui e reli todos também. Minhas amigas todas estão lendo e adorando.
    Quem sabe não poderíamos dar a idéia para algumas editoras? De minha parte, vou começar a fazer contatos.

  8. betty disse:

    Olá Dalia:
    Fico contente em saber de mais alguém que gosta desta série. Quando vou aos Estados Unidos sempre vejo se tem um livro novo. Li, recentemente, Home to Holly Springs e In the Company of Others–ambos ocorrem fora de Mitford. Foram bons, mas senti falta do local e pessoas habituais. Tenho dado livros da série a várias pessoas, com bons resultados. Nem todos gostam. Para alguns, são muito melosos, devagar… Mas eles sempre falam ao meu coração.

    Pode contactar a editora que tem publicado e/ou republicado a série. Ou será que tem duas? Ou uma virou outra? Antigamente, eram publicados por Leganto (os que tenho). Mas agora são pela Landscape e nem sei se são traduções diferentes (sempre leio no inglês, apenas os tenho ou compro para amigos). Se souber pesquisar, vá em frente e depois me dê os resultados.
    Abs, Betty

  9. Marta disse:

    Oi, Betty
    Também adoro a série. Já li e tenho todos, fico sempre esperando que publiquem um novo livro aqui no Brasil. Já mandei emails duas vezes para a Landscape perguntando sobre o próximo, mas eles não tem previsão.
    Acho a série de uma poesia incrível e eu também ‘amo Mitford’.
    Abs.

    PS. Você está no Skoob ou no Livreiro (redes sociais para apaixonados por livros)?

  10. Betty disse:

    Oi, Betty
    Comecei a reler Mitford, precisava do lirismo e da esperança que podemos encontrar em toda a série. Como eu li os livros completamente fora de ordem, o último que li foi justamente o primeiro volume, resolvi agora ler toda a série devagar, para deleitar-me com cada livro.
    Um abraço.

    PS. No último email eu não pensei em comparar blogs, eu apenas pensei em que seria bem legal se pudessemos fazer este trabalho de forminguinha e levar o livro a mais pessoas, tá?

  11. Cristina Mara disse:

    Eu estou lendo o livro agora, e o descobri por conta de seu blog. Vi um comentário sobre ele e o livro na rede social Skoob, e só posso dizer que está fazendo muito bem para a minha alma ler Mitford neste momento.
    Seu blog é muito bom!

  12. Janete disse:

    Cara Betty!
    Adorei seus comentários sobre a série Mitford. Já li todos os livros publicados em português e compartilho sua opinião sobre eles.
    São estórias que falam ao coração e deixam uma reflexão para o dia a dia.
    Cordialmente.

  13. betty disse:

    Querida Janete:
    Fico contente que você gostou destes livros. Quando eu fico desencorajada, além da Bíblia, leio alguns capítulos de Mitford. Você já leu Marley e Eu de John Grogan. É um outro livro que vale a pena. Não é cristão, e aviso que tem partes tristes, mas existe muita alegria e drama no convívio da família do autor com um cachorro atrapalhado Já li e reli, em anos diferentes. É melhor do que o filme, que já é bom. Abs, Betty

  14. Mical disse:

    Querida Betty,

    Voce é mesmo uma benção na vida de muitas pessoas, e eu sou uma delas. Tenho aprendido a praticar a leituta através de voce e de meu marido que vira e mexe me presenteiam com um bom livro. O ultimo que recebi de voce foi da Wanda Assunpção “Mulheres que tiveram um encontro com Jesus” excelente livro, vivo emprestando o meu para alguem ler. Agora recebi de voce o Mitford e logo na primeira página me surprrendi quando o pastor está chegando em casa o cachorro brincando vem em cima dele sujando assim seu terno e ele pensa em xingar mas se lembra e decidi recitar o texto de Paulo,” não saia de sua boca nenhuma palavra torpe”..ADVERTENCIA!! rs.
    Ainda estou no início do livro, aonde está sendo descrito o cenário com paisagens e ruas aonde se desenrolará esta ficção, e já estou gostando muito….MUITO OBRIGADA COMADRE BETTY!!
    Abçs

  15. Marizabel disse:

    Querida,
    Assim como você e suas amigas,eu e minhas amigas também amamos Mitford e fizemos do Reverendo Tim, nosso amigo e pastor espiritual, mas diante da demora da Landscape em publicar o último livro da série estamos tristes e ansiosas (o último foi publicado em 2009). Será que podemos nos juntar e solicitar à editora essa publicação bem como a dos demais livros da Jan Karon? Abraços.

  16. Augusta Melo disse:

    Amo a coleção Mitford, li a uns 3 anos, pena que só consegui ler até o terceiro, peguei na Biblioteca do meu bairro, mas pretendo ler os outros, é maravilhoso!Soube que iria virar filme ou seriado, mas nunca mais escutei nada sobre isso.Bom compartilhar com vcs!

  17. Selma disse:

    Olá Betty,
    Sou fä de Mitford também. Eu adoraria ler os outros livros que näo foram publicados em português.
    Fico feliz em encontrar outras leitoras de Mitford.
    Mitford me faz rir, me faz pensar, me leva a orar.
    Ótimo!
    Um abraco

  18. silvia disse:

    olé minha mae é muito fã dos livros, gostaria de saber os nomes ela já possui 7 livros da série compro pela internet minha cidade é pequena entao caso alguem saiba o nome de livros traduzidos dessa altora por favor entrem em contato.
    abraço a todos.

  19. Betti disse:

    Desde que li o primeiro livro ,me apaixonei pela cidade ,pelo relato e principalmente pelos ensinamentos.
    A leitura desta série me aquece o coração como diz a Betty.
    O estilo de escrita da Jan ,alegre ,inteligente e comovente é queme fazem querer ler mais e mais ,mesmo que seja várias vezes os mesmos volumes.

    Eu e minha sobrinha lemos os seis primeiros volumes e hoje entrei na internet para ver se há continuidade.

    Descobri os outros volumes que não encontrei ainda.

    Obrigada Betti

    Encontrei este blog e adorei observar que há mais pessoas que compartilham comigo a mesma opinião.

  20. betty disse:

    Olá, Betti: Estou com vontade de começar a re-ler tudo! Você leu/encontrou em portugues ou em inglês? Onde? Alguns anos atrás eram muito dificéis de encontrar… Um grande abraço, Betty

  21. Betti disse:

    Olá Betty!

    Aqui é Betti.
    Espero que esteja bem de saúde e todos os seus igualmente.
    Estou procurando o livro A vigília do pastor e só encontro no sebo virtual. Vou continuar procurando.
    Alguém já leu este livro? Ele é tão maravilhoso como os outros.

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > Eu Amo “Mitford”