ESFORÇO RECONHECIDO

Crônicas do Cotidiano > ESFORÇO RECONHECIDO

São Paulo, 29 de fevereiro de 2008

Querida V—-:

Nesta semana, celebramos o seu aniversário. É uma data importante, especialmente porque você está iniciando uma nova década na sua vida e colocando um zero no fim dos dois dígitos que compõem o número da sua idade. Sabendo que é uma passagem meio traumática para qualquer mulher, quero lhe fazer uma pequena homenagem por tudo que é e que tem sido para nossa família e, tenho certeza, para muito mais pessoas durante este período que Deus lhe deu vida e permitiu viver.

FelizAniversario.jpg

De vez em quando tenho tido vontade de escrever no meu blog, dando graças a Deus pelas pessoas que Ele tem permitido entrar no nosso lar para nos ajudar. Foram várias, numa série de casas, em diversas cidades e bairros delas. Você sabe que, até hoje, ainda me relaciono com algumas, inclusive as que ajudavam aos meus sogros.

Agora são você e sua irmã, cada uma em tempo parcial, “herdeiras” dos afazeres que foram muito bem empenhados por outra irmã, durante mais de dez anos. Quando a “A” ficou grávida de mais uma filha e não pode mais trabalhar conosco, por causa da saúde e da distância, vocês duas se revezavam para assegurar o lugar dela enquanto mantinham outros compromissos também. Com o passar do tempo, quando “A” continuou com problemas de saúde e percebeu que não poderia mais ficar ausente do lar, aquilo que seria “temporário” tornou-se “permanente”.

Mudei de casa e vocês ajudaram.. Limparam… Lavaram… Limparam… Lavaram… No lugar que deixamos… Naquele em que entramos… Fiquei impressionada com a maneira em que você e “L” acompanharam meu zelo para entregar o apartamento velho do jeito que gostaríamos de recebê-lo. E de preparar o novo igualmente. Limparam paredes, portas, puxadores, interruptores, janelas, rodapés, banheiros, boxes… Dentro e fora de armários e guarda-roupas. Tiraram cortinas, lavaram, recolocaram… Embalaram, carregaram, desembalaram… Esforçando-se para serem animadas, alegres, dispostas, ainda quando cansadas. E como nós nos cansamos!

Contribuíram com seu toque pessoal em cada arrumação, no jeito da distribuição dos móveis, nas centenas de escolhas sobre onde guardar cada pertence. Soltaram a criatividade e engenhosidade no ambiente que é mais seu—na cozinha e na “área de serviço”, escolhendo e adequando o espaço para caber e colocar todas as louças, panelas, utensílios, alimentos e materiais… Deram palpites excelentes sobre como melhorar isto ou aquilo. Fomos juntas analisando, avaliando, adaptando… De vez em quando, depois de oito meses, ainda chegam com sugestões sobre como aperfeiçoar o aproveitamento de um espaço ou onde colocar algo que ainda não encontrou seu devido lugar.

Ouço muitas queixas e lamentações por aí afora sobre as “empregadas” nas casas de amigas e conhecidas. E fico pensando em como Deus tem sido misericordioso comigo e conosco nesta área. Normalmente fico quieta, só ouvindo, para não dar inveja. Mas quando me perguntam, eu conto que estou feliz e grata pela bênção da sua ajuda, pela maneira em que o trabalho é feito e pela atitude com que ele é desempenhado.

Gosto que vocês duas se dão bem e que conseguiram dividir as tarefas conforme as habilidades e preferências de cada uma. Uma lavando e a outra passando. Uma cuidando dos banheiros e a outra das salas. E por aí vai… Sempre prontas para substituir ou complementar aquilo que ficou como “dever” da outra, quando houver necessidade.

Posso sair e saber que Papai e Mamãe estão bem acompanhados. Que as refeições serão servidas na hora certa, sempre preparadas do jeito que eles precisam—sem sal, sem açúcar, mas bem-temperados e arrumados com criatividade. Com o abacaxi cortado ao comprido e o limão ao meio… Com descansos embaixo dos copos e tampas em cima deles…

Quando chego para o café da manhã, encontro tudo pronto, nos mínimos detalhes. Com canela para colocar em cima da papa, com água para cada um engolir seus remédios… Vocês observam e imitam cada exigência, cada gosto—ainda quando pode parecer um mero capricho.

São vocês que possibilitam a “minha” hospitalidade, pois grande parte do “peso” cai nas suas costas, na cozinha e na lavanderia especialmente. Enquanto nós ficamos com a parte mais “leve” de acompanhar, conversar e transportar… É tão bom poder convidar e receber alguém sem ter medo que vocês irão ficar de cara feia!

Agora, falando de você, pessoalmente, Mamãe e eu hoje estávamos comentando o carinho que você demonstra nas pequenas coisas, especialmente para com ela e o Papai. Quando você corre para pegar algo que eles deixaram cair ou que está alto ou baixo demais. Ou quando você busca almofadas para que se acomodem melhor na cadeira ou no sofá. Ou quando você vem se despedir à tarde, encontra os dois cochilando, e Mamãe acorda depois com um cobertor sobre as pernas, suavemente colocado aí por você—um gesto de filha.

Apreciamos sua honestidade, fidelidade, sinceridade. E o fato de que você procura não deixar seus problemas pessoais influírem no seu serviço.

É bom poder contar com uma pessoa que sabe consertar uma tomada, instalar e montar, pendurar quadros, orientar técnicos, colocar um lustre… Tenho aprendido muito ao seu lado. E estamos contentes que você compartilha o nosso carinho por plantas e flores e por seu “dedo verde” enquanto zela por elas.

Gosto da sua capacidade de organizar e planejar. Eu não preciso fiscalizar, correr atrás, “passar o dedo” nos móveis, dar bronca. Apenas orientar, pedir, sugerir… Num esforço conjunto para manter o lar limpo, bonito, saudável e alegre.

Dou graças a Deus, repetidamente, por você. E por suas irmãs. E, ao mesmo tempo, peço a Ele que você possa se confirmar como mais de que uma funcionária-amiga, mas também uma irmã em Cristo. Assim, poderemos conviver juntas não apenas agora, nesta casa terrena, mas também no futuro, no lar celestial que espera todos aqueles que se rendem a Jesus como Seu Salvador e Senhor.

Com carinho e gratidão,
(Dona) Betty

2 Comentários a “ESFORÇO RECONHECIDO”

  1. MARIA VANIA disse:

    (Dona) Betty

    Quando eu fui trabalhar com a senhora, era só para cobrir a “A” não pensei que fosse ficar tanto tempo. Mais foi muito bom.
    Naquela época eu estava tão triste e deprimida com tantos problemas. Mas convivendo com a senhora me fez muito bem. Obrigado pelos conselhos que tem me dado, isso é uma coisa que dinheiro nenhum paga, pela paciência e compreensão que teve comigo e minhas irmãs.
    A vossa família é muito especial.
    Dona (V) e seu (J) são demais, maravilhosos, duas pessoas especiais. Gosto muito deles.
    Dona Betty muito obrigado por tudo. Que Deus a abençoe e lhe dê muita saúde para toda vossa família.

  2. Betty, Solano e família disse:

    Querida Betty!
    A Mulher Virtuosa dá tarefa às suas servas (Pv 31.15) e atende ao bom andamento da sua casa (Pv 31.27) e você com sua sabedoria tem sido boa ajudadora, boa mãe, boa sogra e boa filha para o querido casal que você acolheu com tanto zelo e amor em sua casa. Graças a Deus, suas “secretárias do lar” têm se espelhado no seu exemplo e servem ao Senhor fazendo tudo com ordem, decência, alegria e amor. Que você continue a fazer de sua vida e de seu lar uma bênção, onde Jesus habite e onde todos vejam o amor de Cristo.
    Com carinho e admiração,
    Maria Alice

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > ESFORÇO RECONHECIDO