Pós-Cirurgia de Tireóide (9)

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (9)

Iodoterapia radioativa

iodoterapia

Como resposta ao meu último post, duas pessoas, a Mônica e o Ricardo foram os primeiros, desde que comecei a escrever, a compartilhar que estão se preparando para o processo de iodoterapia radioativa, tratamento com alto índice de sucesso para vários cânceres de tireóide. Depois, veio uma outra cartinha, no post número 5, da Norma, na qual ela também conta que provavelmente fará a iodoterapia.

Quando, no início, os médicos me falaram que havia uma boa possibilidade de meus nódulos serem cancerosos, eu pesquisei o assunto. Depois, quando a punção foi negativa e a biopsia também, parei de pensar nesta ameaça. Mas, agora, fui olhar novamente. Gosto muito dos sites médicos canadenses. A minha preferência por estes pode ser um pouco suspeita, pois nasci lá. Mas, repetidamente, tenho descoberto que eles conseguem se colocar no lugar do paciente, leigo no assunto, e responder suas perguntas de uma maneira lógica e clara. Aqui vai o link para um, para aqueles que entendem inglês.

Encontrei dois em português que podem esclarecer várias coisas (aqui e aqui). Vou copiar um pouquinho da introdução ao último site e vou, também, tirar dela uma informação que é muito recente que vale para aqueles que têm convênio médico. Trata-se de uma injeção que pode diminuir muito os efeitos nocivos do período de tratamento em que é preciso viver sem a reposição hormonal. Vale a pena conversar com seu médico sobre esta opção. Contudo, ainda se não tiver acesso a esta novidade, é possível tirar animo do fato que o tempo que passarão sob estas condições é relativamente curto.

Recomendo que vocês consultem este blog, pois oferece muito mais dados valiosos e precisos do que os meus posts, podendo ajudar na preparação, no tratamento e na convalescença da iodoterapia radioativa. Eu apreciaria muito, entretanto, se vocês voltassem e comentassem no meu blog mais tarde, neste mesmo post, dando dicas e referências que poderão ajudar/encorajar futuros leitores. Às vezes, sugestões que parecem extremamente óbvias ou simples podem ser de grande valia para quem nunca passou por tal experiência.

Sugiro que se preparem bem para o período de isolamento. Vários sites aconselham caderno e caneta para registrar suas experiências e reflexões, hobbies e artesanatos, computador, celular, filmes, livros e músicas alegres ou suaves que ajudarão a enfrentar e aliviar possíveis alterações no humor. Penso que não é bom ficar assistindo seriados que tratam de doenças complicadas como House, ER e outros, que poderão lhes deixar ainda mais desanimados. Eu focaria minhas atenções em aventuras, romances, comédias e histórias onde pessoas ajudam, se alegram, cooperam ou vencem… Pode-se usar o tempo para “viajar” para os lugares que sempre quiseram conhecer através de filmes, revistas ou livros sobre países, regiões ou cidades, ou para aprender mais sobre assuntos da natureza ou da tecnologia que lhes interessam.

Sendo cristã (crente evangélica), eu também levaria a minha Bíblia, meu Pão Diário (livro de meditações diárias) e alguns livros devocionais ou instrutivos sobre os assuntos que me interessam. Para mim, é especial e essencial ter uma visão tri-dimensionada. Explico:

Primeiro, necessito focar e confiar em Deus pois Ele sabe e direciona tudo o que me acontece, enquanto caminho em direção a uma vida eterna na presença dele. Segundo, quero desenvolver a minha capacidade de ser bênção na vida dos outros, tanto na área em que estiver atualmente sofrendo quanto em muitas outras áreas que já domino ou posso aprender a dominar. Terceiro, devo procurar assegurar meu próprio bem-estar com o tratamento médico e o “alimento” emocional e espiritual que me capacitam a enfrentar os momentos temerosos. O apóstolo Paulo disse—Tudo posso, naquele que me fortalece.

Esta é a Introdução do site que andei lendo:

O Radioativos131 é um espaço de encontro para mulheres e homens que vão fazer iodoterapia ou já passaram por isso. A iodoterapia, tratamento que utiliza iodo radioativo, faz parte do caminho para a cura do câncer de tireóide. O nome deste iodo é 131. Para quem já foi radioativo ou vai ficar, este é o local para trocar informações. Deixe seu depoimento, conto, idéia sobre como a radioatividade mudou ou vai mudar a sua vida!

Você não está sozinho nesta experiência única. E acredite, ela pode ser enriquecedora.

Se quiser entrar em contato, deixe um comentário ou mande um e-mail para radioativos131@gmail.com.

Conte sua história! Se quiser poderemos publicá-la no blog.

E aqui vai a aparentemente boa notícia que mencionei, postada em julho de 2009.

Para fazer os preparativos para o iodo ou para a PCI, é preciso ficar sem tomar o hormônio T4 durante um período, o que causa cansaço, dificuldade de concentração, inchaço, sono… Mas não precisa ser assim. Existe uma injeção chamada TSH Recombinante (conhecida pela marca Thyrogen) que permite que você continue a tomar o hormônio enquanto faz a dieta pobre em iodo. Descobri recentemente, graças à leitora Gabriela, que desde o final de 2008 os convênios médicos são obrigados a cobrir a injeção, que custa muito caro. Mais de cinco mil reais cada, e são duas doses! Antes da nova norma, só conseguia quem entrava com uma ação na Justiça, mas agora ficou mais fácil.

A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), que regulamenta os convênios. A parte sobre o TSH está no esclarecimento sobre o novo Rol de Procedimentos publicado na resolução RN n. 167/08. Caso o seu convênio se negue a cobrir, é só anexar a norma ao pedido. Se mesmo assim não der certo, é possível entrar com uma ação na defensoria pública, onde existem várias sentenças favoráveis a este tipo de caso.

O trecho do TSH diz o seguinte: “O TSH recombinante, quando indicado para uso exclusivo como ferramenta diagnóstica suplementar no teste de tiroglobulina (Tg) sérica, com ou sem cintilografia com iodo radioativo, para acompanhamento de pacientes com câncer de tireóide bem diferenciado, tem cobertura obrigatória pelas operadoras nos contratos regulamentados, tendo em vista que é utilizado em procedimento que consta do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde vigente.” Para mais detalhes, veja no site da ANS: http://www.ans.gov.br/portal/site/roldeprocedimentos/nota_tec_medicam.asp.

Ainda falta estender o benefício para o Sistema Único de Saúde, e aí sim, sofrimento nunca mais! Só o da injeção, que é súper ardida, mas vale a pena! (Natalia Ibanez)

Eu (Betty), estou, neste momento, pedindo a bênção do meu Deus nos esforços dos seus especialistas para combater os invasores cancerosos da maneira mais eficaz e suave possível, e que vocês possam descobrir / experimentar a paz que apenas Ele pode nos dar.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

… tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. —Filipenses 4.6-8

209 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (9)”

  1. Ana Santos disse:

    Olá é a 1ª vez que escrevo… hoje é o 7º dia após tireoidectomia total, graças a Deus correu tudo bem!!!!!!!!!
    Preciso agradecer a todos vcs que escrevem, pois foi após a cirurgia, sem ter o que fazer, acabei descobrindo este canal de bençãos.
    Não li todos os comentários, porém os que li, me fortaleceram a continuar com fé na vitória.
    Operei no dia 18/01 e 19/01/ 2013 já estava em casa. Aguardo o resultado da biopsia p saber se precisarei fazer a iodoterapia ou não.

    Adiante escreverei trarei mais informações.

  2. Lúcia disse:

    Oi, fui operada no dia 07 /03/2013 esta correndo tudo bem!!! foi tudo muito rápido quando parei para pensa já tinha sido e já sabia que seria uma tireoidectomia total e estou a espera da segunda analise ,nem me lembro de tal acontecimento porque estou mesmo óptima!!tem um detalhe que nao posso deixa de alerta e que foi de muita importância e inacreditável os meus exames da tireóide estavam normais sendo que quando sismo com alguma coisa eu sou teimosa ainda bem,pedi ao medico para fazer uma ecografia da tiróideo e o médico disse que nao havia necessidade os exames estavam óptimos, insisti e exigir ,resultado…um nodulo de 17mm graças a papai do céu me deu uma luz!!!

  3. betty disse:

    Olá, Lúcia:
    Fico contente que tudo correu bem. Desejo que você possa usar a sua saúde para ser uma bênção para muitos. Abs, Betty

  4. ANDREIA disse:

    fiz tireoidetocmia dia 22 01 de um nodulo 1,7 papilar dia 13 03 fiz a iodoterapia fe em deus to curada so esperar os resultados dos exames p confirmar minha cura

  5. Elizângela disse:

    Olá! Muito interessante os artigos que li, fiz uma tireoidectomia total em 08/03/2013, estou bem, foi uma cirurgia bem tranquila. Já recebi o resultado da biopsia, infelizmente deu câncer, na ultrassom antes da cirurgia, mostrava apenas um nódulo, depois a patologista viu que eram seis, dentre esses, dois eram malignos, na hora a gente fica assustada, mas agora já estou mais tranquila, a gente vai lendo, pesquisando, meu médico já disse que vou fazer a iodoterapia, segunda-feira ele vai me explicar tudo direitinho e me preparar para o tratamento…estou muito confiante! Abraços!!

  6. betty disse:

    Que bom, Andreia, que já conseguiu passar por tudo isto. Torço também para que tudo entre no passado agora e que você possa retornar à sua vida “normal” com uma visão do mundo e do seu papel nele mais clara e ampliada, diante de Deus.
    Abs, Betty

  7. betty disse:

    Olá, Elisângela:
    Parece que você tem um médico muito bom, que explica e acompanha. Que bom! Isto realmente faz muita diferença. Acho que você está em boas mãos. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  8. andreia disse:

    hoje to no terceiro dia de isolamento em casa eu acho a pior parte do tratamento ficar longe dos meus filhos,quarta feira vou fazer a pci pos dose fe em deus vai dar tudo certo eu ja to curada em nome de jesus torcem por mim amigos

  9. betty disse:

    Não é fácil, Andreia, mas você está enxergando o fim, com muita esperança – o que nem sempre acontece com os sofredores com outros tipos de câncer. Que logo-logo você esteja de volta, interagindo com seus filhos. Que todos possam valorizar mais e melhor os seus papéis neste relacionamento, com respeito e carinho e fidelidade. Um grande abraço, Betty

  10. andreia disse:

    Ontem levei os resultados das pcis graças a deus nao deu metástase deu tudo certo agora e so o controle tô curada em nome de jesus

  11. betty disse:

    Deus seja louvado, Andreia. Que você possa encontrar muitas maneiras para demonstrar a sua gratidão a Ele. Abs, Betty

  12. Ana Santos disse:

    Olá Bety bom dia!!!!
    Recordando… fiz a tireoidectomia total no dia 19 de janeiro, sendo confirmado o carcinoma papilífero, foi indicado no meu caso a iodoterapia.

    No dia 22 de março passei por uma consulta com a enfermeira, orientando a respeito da dieta pobre em iodo.

    Comecei a mesma no dia 26 de março e já amanhã dia 26 de abril completo 1 mês sem o hormônio sintético, graças a Deus estou bem, estou trabalhando normalmente.

    Nos primeiros 15 dias comi praticamente sem sal, usei um sal light, 50% menos iodo. Pesquisando na net ,acabei descobrindo o Cloreto de Sódio, P.A. “sal sem iodo”, comprei na B Herzog no Centro do Rio e a partir daí, estou usando o mesmo na preparação de meus alimentos.

    No dia 16 tomei uma dose mínima de iodo , me preparando p cintilografia, antes porém fiz o exame de sangue e 2 horas depois tomei a dose do iodo, após precisei ficar 45 minutos sem falar.

    No dia 17, cheguei fiz a cintilografia e PCI, esperei junto com outras mulheres q farão a iodo e o médico nos informou que a partir do estudo de caso a caso veriam a quantidade de iodo q iremos tomar p iodoterapia no dia 7 de maio.

    O tel da B. Herzog é (21)2233-7060 , para quem interessar, e tiver alguma dúvida, eu procurei tanto gente…

    Espero ter ajudado, como fui ajudada p vcs!!!!!!!!!!

    Obrigada Senhor!!!!!!!!!!
    Que Deus continue nos abençoando, nos fortalecendo, nos capacitando!!!
    Fiquem com Deus!!!!!!!!!!
    Bety obrigada.
    Bjos

  13. ana santos disse:

    Olá Betty,
    Graças a Deus correu tudo bem, durante a iodoterapia.

    Fiquei internada do dia 7 até o dia 9/5/2013.

    Senti enjoo e até vomitei no 2º dia, porém nada que não pudesse suportar.

    O que eu posso dizer, que foi possível , confiando em Deus passar por mais essa etapa do tratamento, cantando louvores a Deus, rindo , brincando, enjoando… enfim voltando p casa ,mantendo distância de quem amamos, mas foi somente por uma semana!

    Hj já estou trabalhando normalmente.

    Deus é Fiel!!!!!!!!!

    Desejo que o Senhor continue nos abençoando!!!!!!!!!!!

    Bjos Betty, Deus te abençoe!!!!!!!!!!
    A

  14. Mary Ferreira disse:

    Olá meninas!!! Graças a DEUS achei o site de vcs!! Eu preciso muito de algumas informações, se vcs puderem me ajudar eu AGRADEÇO MUITO!!!! Desde qdo tive a minha bebê, eu tive disfunção tireoidiana. Hipertireoidismo. Com isso, vieram as manifestações oculares horríveis….ardências, inchaço periorbital, início de exoftalmia etc. Meu TRAB deu positivo. Fiz a primeira ultar q indicou área nodular em lobo esquerdo…bócio difuso. Fiz a segunda despois de alguns meses e deu área nodular em bócio esquerdo ….bócio heterogêneo. Fiz tireoidectomia subtotal seguida destas informações ultrassonográfiocas. Minha biopsia chegou hoje, eu já lí…e só dia 19 do mês q vem q verei a minha Dr….a Biopsia deu : Bócio Adenomatoso em ambos os lobos. Focos multinodular colóide em ambos os lobos. Ausência de Malignidade. Pesquisei muito bobre Bócio Adenomatoso….e não encontrei 1 resposta p ele. E agora? Fiz tireoidectomia subtotal? Não deveria ter sido a TotaL ?? Por ser Bócio Adenomatoso?? Gente do céu….só faltava eu ter de operar novamente pro conta de um toco tireoidiana de menos de 1 grama deixado pela minha Cirurgiããã!!! Serááá? No momento estou sem hormônios
    estou esperando dar os 40 dias da cirurgia p fazer a dosagem e ver se virou HIPO já…..ai Jesus tem Misericórdia….q q é este bócio Adenomatoso em ambos lobos?? è o q vira papeira? E o Graves? Então eu não tinha Graves?? Lutei com propil e tapazol por 2 anos e nada…nada controlava meus hormônios. POR FAVOR me dêem algum PALPITE!

  15. Cristiane disse:

    Eu também fiz a retirada total da tireóide e estou com tratamento de iodoterapia agendado, gostaria muito de localizar as informações apontadas por vocês sobre a obrigatoriedade dos planos cobrirem as injeções de tyrogem, pois não consegui localizar…

    Caso alguém disponha dessa informação, ficarei muito grata.

    Cris

  16. Lena disse:

    Oi , meu nome é Dulcilene, mas me chamam de Lena. Tive diagnóstico de carcinoma papilífero na tireóide , fiz há um mês a tireoidectomia total. Estou apreensiva com muito medo de metástase e ainda por cima vou fazer a iodo dia 22 de agosto , só que tenho dúvidas sobre a injeção thyrogen que já solicitei autorização ao meu plano de saúde.

    Esse medicamento(thyrogen) não é prejudicial ? Será que não tem reações fatais? Eu li um pouco sobre ele e me deu muito medo. Agora não sei se faço com ele ou sem? Você pode me ajudar?

    Abraço e obrigada pela disposição.

    Dulcilene.

  17. betty disse:

    Olá, Cris:
    Eu não precisei fazer este tratamento, portanto não tenho experiência própria.
    Veja estes posts no blog radioativos131 e os links indicados nos comentários.
    E também um site com a jurisprudência sobre o assunto.
    Espero que ajude.
    Abs, Betty

    http://www.radioativos131.com.br/blog/2009/05/31/thyrogen/
    http://www.radioativos131.com.br/blog/2011/03/04/convenio-x-thyrogen-peca-ajuda-da-ans/
    http://www.jusbrasil.com.br/topicos/3617633/medicamento-thyrogen

  18. betty disse:

    Olá, Lena:
    Eu acabo de enviar alguns links sobre thyrogen para outra leitora do blog, nesta mesma página. Entretanto, lidam com a sua disponibilidade para pacientes com convênios. Realmente não sei muito sobre os riscos, mas se você ler os comentários nos meus dez posts, encontrará várias pessoas que se deram bem. E algumas que dão explicações sobre como conseguiram.
    Eu entendo que thyrogen é para evitar que a pessoa tenha que ficar sem tomar o comprimidinho do hormonio que, normalmente, é iniciado logo depois da cirurgia. É muito desconfortável viver sem o hormonio, e é por isso que thyrogen é tão importante. Com relação aos riscos, veja o relato da Ana Kelly, no fim do meu post 10.
    http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=1160
    O médico que indicou a Thyrogen lá é muito conceituado. O relato, entretanto, é de 2010. É possível que mudou algo desde então, mas não encontro grande alarde na Internet contra o remédio. Tem mais sobre como a sua falta no Brasil, de vez em quando, angustia pacientes.

    Acho que ia tomaria, baseada naquilo que sei até agora. A thyrogen é por muito pouco tempo e evita um bocado de mal-estar. Entretanto, você pode consultar outro médico se não confiar no seu.
    Você leu o relato da Ana Kelly? Acho bastante encorajador.
    Que Deus a abençoe, dando forças e, até, oportunidades para enxergar muitas bênçãos nos dias forçados de repouso e isolamento. Use o tempo para refletir sobre as coisas boas que tem acontecido na sua vida até agora e sobre sobre suas prioridades atuais. À luz da Bíblia, melhor ainda! Às vezes, um tempo forçado para parar, pensar, e tomar decisões corretivas pode ser muito proveitoso.
    Abs, Betty

    Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguem vem ao Pai, senão por mim. Evangelho de João, capítulo 14, versículo 6.

  19. Cristiane disse:

    Betty,

    Fico muito grata por me responder, vou pesquisar os endereços que me enviou… Penso ser muito importante esse diálogo entre pessoas que enfrentam os mesmos problemas, assim socializamos dúvidas, conhecimentos e achamos caminhos.

    Abraço fraterno,
    Cris

  20. Eu gostaria de saber qual é o valor da tireoglobulina de vcs antes de fazer a PCI,pois sou operada de câncer de tireóide desde 2002 e sempre deu acima de 1 mas fui recente em uma endocrino e ela falou que o cancer pode ter reicindido,mas eu não acredito pois DEUS ME CUROU, e fui até liberada pelos médicos após 3 PCI’S eu sei que estou curada,mas preciso saber o valor da tireoglobulina de vcs podem me ajudar?

  21. betty disse:

    Olá, Regiane: Eu não tive cancer e, portanto, não fiz PCI, etc.
    Sugiro que você olhe este link.
    http://www.cancerdetireoide.com.br/patient/newly_diagnosed/tybr_pt_nd_testing.asp
    Continue fazendo os exames e tratamentos prescritos. Ainda se o câncer tiver voltado, lembre-se que Deus, na sua misericórida, já lhe permitiu mais dez anos de vida. Isto é muito especial! E que existem meios, ainda não esgotados, para você permanecer mais algum tempo aqui com seus amados. Se você aceitou o Filho dele como seu salvador; se você crer que Jesus morreu por seus pecados e que concedeu perdão divina eterna para você – Deus é o Seu Pai e estará ao seu lado em todos os momentos. Jesus nunca disse que os seus seguidores não teriam problemas e sofrimentos. É só verificar a vida do apoóstolo Paulo para saber disto. Mas Paulo perseverou. Ele verificou a verdade desta promessa – “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” João 16.33. Que esta paz possa ser a sua e que a sua vida possa ser bênção para muitos. Abs, Betty

  22. Adriana disse:

    olá,betty!Louvo e glorifico ao Senhor por ter encontrado essa página…mexendo na internet como a maioria das mulheres que descobrem um problema e querem se informar de tudo,assim aconteceu comigo.Estou com problemas na tireoide chamado bócio colóide(aumento da glandula)já fiz todos os exames e só falta o médico marcar cirurgia…tenho 37 anos ,sou casada,mas ainda não tive filhos e esse é o meu sonho,só que o médico falou para eu não engravidar agora para não ter uma gravidez complicada,apesar da idade um pouco avançada…mas isso não me preocupa,sei que são os planos do SENHOR e aguardarei confiante…escrevi porque fiquei muito feliz e em encontrar esse site e queria compartilhar minha situãção.O bocio coloide e um caroço grande no pescoço,incomoda ao engolir e se levantarmos a cabeça sufoca um pouco,fiz biopsia e GLORIAS A DEUS foi negativo,fiz raio x do torax e deu tudo livre(não existe nodulo mergulhante)exame de sangue dos hormonios da tireoide otimos…só o colesterol total um pouco elevado,resumindo ,fazer dieta!!!Esse problema não engorda,nem emagrece como muitos pensam…Bem,só quero deixar registrado o que acontecerá,pois é até uma forma de desabafo…dia 29/08/13 tenho consulta com o endocrinologista e vou levar todos os exames e em nome de JESUS farei logo essa cirurgia e em breve poderei relatar essa experiencia..bjs e a PAZ do SENHOR!!

  23. Laura Cerqueira disse:

    Olá,

    Eu fiz o ultrassom de tireoide (nunca tinha feito antes na vida), no inicio de julho, não lembro a data, deu lá um nodulo no lobo direito, aí fiz a punção diagnóstico: nódulo proliferativo folicular, categoria IV de bethesda. Vou fazer a cirurgia de tireoidectomia total na quinta-feira dia 29/08, estou confiante, Deus está no controle! Sinto-me em paz.
    Depois o material segue pra biopsia pra confirmação da natureza do nódulo, só com esse resultado saberei os próximos passos do meu tratamento.

    Por hora tenho muitas dúvidas sobre como será meu pós operatório sabe? e até de como me preparar pra cirurgia, o que posso fazer e o que não posso, o que posso comer, remédios, essas coisas do pre-operatorio, e como sera o pos qdo eu acordar, o que vou poder fazer, se vou poder falar…

    Quem já passou por essa cirurgia, me ajuda, me diz aí como será…

    Abraços a todas

  24. betty disse:

    Olá, Laura:
    A maioria dos meus leitores são principiantes no assunto. Alguns voltam para comentar as suas experiências e depois retornam para suas vidas. Não sei se alguém lhe responderá.

    Entretanto, você está comentando no meu penúltimo post – que fala mais sobre o tratamento para cancer (o que eu não precisei fazer) do que sobre a cirurgia. Se você voltar nos posts, começando talvez com http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=907 – A Benção que veio através de uma secretária incompetente, e clicando nos “continua aqui” no fim de cada post, você obterá algumas respostas – tanto pela minha experiência quanto pelas das pessoas que comentam. Está tudo aí, talvez os mais específicos seriam os posts 3 e 4. Um fala do “durante” e o outro do “depois” da minha experiência em 2009.
    Espero que ajude. Abs, Betty

  25. betty disse:

    Olá, Adriana: Para quem não tem câncer, a cirurgia e a recuperação levam apenas algumas semanas. Portanto, seus planos provavelmente não precisarão ser muito adiados. Espero que tudo corra bem e, que, dentro de um ou dois anos, você e seu marido poderão segurar uma criança nos seus braços. Tenho 8 netinhos com menos de 5 anos (!!!) e parto semana que vem para o Canadá para participar do nascimento da nona, o Senhor Deus permitindo. Portanto sei tanto das alegrias quanto das dificuldades que acompanham a chegada de um pequenino. As alegrias ganham. Especialmente quando a paternidade e o relacionamento conjugal espelham os princípios divinos para o ser humano.
    Que Ele a abençoe. Abs, Betty

  26. euridice disse:

    ola tudo .eu me chamo Maria Euridice eu tomei o iodo dia 278\13 estou muito bem ,so to com uma duvida sera q normal nao ficar sentindo o sal hoje faz 11 dias que eu tomai oiodo se alguem puder me ajudar eu agradeceria.

  27. betty disse:

    Olá, Euridice:
    Pelo que sei, a iodoterapia pode temporariamente causar um efeito colateral nas glándulas salivares, e isto afeta a sensação de sabor também. Mas não sei por quanto tempo. Quando você for consultar-se com seu médico novamente, pode perguntar a ele.
    Espero que logo melhore.
    Um grande abraço, Betty

  28. Maria jose disse:

    Olá meu nome Maria José fui submetida cirurgia de carcinoma no dia 4/09/2013 Estou a guardando a iodo terapia , vocês poderia me dizer se demora muito ? Estou esperando pelo SUS

  29. Olá pessoal…. passei por um susto muito grande,mas agora to bem Graças a Deus e ao meu esposo que me deu uma Vida nova.Dei o tumor papilifero o menos agressivo que eles dizem ser mas mesmo assim tive muito medo fiz minha cicurgia dia 26/09/2013 ,tive que retirar toda tireoide e agora tomo hormonio. Fui nesta sexta internar pra tomar o iodo(25/09/2013) mas ja estou em casa…cheguei ontem não posso ficar perto da minha filhinha so daqui uns 15 dias,,,issso emuito ruim da uma saudade mas e pro bem dela eu sei ….e uma bebe muito linda de 7 meses Maria Clara. Quero dizer a vcs que fiquem tranquila apesar de não ser uma coisa boa essa palavra ´´cancer´´ …Deus e muito bom ele não vai nos abondonar vamos ser curadas com certeza eu acredito porque se for pensar pro lado negativo ai que as coisas complica .Então minha gente fiquem com Deus e força porque e assim que vamos vencer essa batalha….bjãoo a todas vcs

  30. betty disse:

    Olá, Maria Jose: Cada caso é um caso. Depende muito do local, do hospital e dos médicos. Mas não deve demorar muito, pois presumo que você não esteja tomando o hormónio ainda. Não tenho experiência com o SUS, mas creio que você deve voltar para seu médico ou para o pronto socorro se não estiver se sentindo bem e não conseguir informações. Anote tudo que estiver sentindo para não esquecer nada, e leve sempre todos os documentos e testes relacionados com seu caso, a data da cirurgia, a biopsia, laudos, etc. Espero que isto logo estará resolvido. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  31. betty disse:

    Agradecemos o seu relato, Patrícia. Creio que será encorajador para futuros leitores. Continue andando com Deus e empenhe-se em ser uma boa mãe para Maria Clara e uma excelente esposa para seu marido. Nosso Pai celestial nem sempre tira as tribulações, mas promete estar conosco em meio a eles. Gosto muito de 2 Coríntios 1:3-4 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. Abs, Betty

  32. André disse:

    Guerreiros,

    Fiz a tireoidectomia total dia 29 de julho de 2013 e tudo correu muito bem.
    Minha voz quase sumiu mas já voltou sozinha apenas com um algumas dicas da fonoaudióloga e estou com a voz quase perfeita !
    Pós operatório sem sofrimento e sem neuras e dramalhões até começar a sentir formigamento no meio das costas e bochechas pela falta de cálcio que foi resolvido pelo aumento da dose e tudo voltou ao normal !
    Só agora , dia 31/10/13 vou tomar a primeira dose de Thyrogen e a iodoterapia marcada para dia 2 novembro !
    Fiz a dieta sem iodo , sem sofrimento, e não é difícil de encontrar ou criar receitas para esta dieta com o sal que comprei em São Paulo na Rua Mauá 1014 Centro fone (11) 3227 3571 com o custo de R$15,00 o Kg em agosto.
    Comprei 2 kg e distribui em potes menores para deixar na casa de todos os que mais frequentava e na minha mochila, assim não perdi nenhum encontro familiar e com amigos !
    Nos sites de recitas VEGANAS , encontrei muitas receitas doces e salgadas sem ovo !
    Meus médicos acharam importante uma boa cicatrização interna e esperar que a região fique totalmente desinchada para a iodoterapia , esta dica não li em nenhum local e por isso escrevo agora !
    Sou tripulante de avião e com isso não pude voltar a voar e estou afastado até que esteja totalmente recuperado pois nesta profissão eu não tenho horário e nem local para refeições e geladeira para manter alimentos e sou responsável pela segurança dos passageiros e não posso negligenciar isso.
    Devo me sentir apto para evacuar uma avião , apagar fogo e até socorrer passageiros.
    Para aqueles que trabalham em escritório de segunda a sexta , fica bem mais fácil e a volta ao trabalho pode ser breve.
    Pessoal , sem drama , força e FÉ !

  33. Isabela Farias disse:

    Olá, pessoal será que tem alguém que saiba para qual recurso procurarmos o tratamento da iodoterapia aqui em Sergipe?
    Minha fez a sua cirurgia a pouco no dia 02/12, e ela vai precisar fazer a iodoterapia, o que em clínicas particulares tá custando R$ 4000,00 c/ internamento, o que resulta também a falta de condição para nós nesse momento.
    Ai gente quem souber mim ajuda, eu agradeço muito!

  34. VITORIA DUTRA disse:

    PASSAMOS POR TANTAS COISA QUE NEM DAMOS CONTAS DE QUANTOS SOMOS FORTES EM CRISTO JESUS POR QUE SÓ O ESPIRITO SANTO PRA NOS DA TODA FORÇA E NOS FORTALECER NESSES MOMENTOS FIZ CIRURGIA TOTAL DA TIREOIDE FIZ IODO E GRAÇAS A DEUS FUI CURADA PARA HONRA E GLORIA DO NOSSO DEUS QUE MARAVILHOSO EM GRAÇA AGORA ESTOU FAZENDO APOS UM ANO DE CIRURGIA A PCI MAS USANDO A THYROGEN QUE NAO PRECISOU SUSPENDER O HORMONIO MAS A DIETA PROBRE EM IODO TEM QUE SER FEITA SÓ DA UMA FOMEZINHA DE VEZ EM QUANDO MAS DA PRA SUPORTA PAI OBRIGADA PO TODA BENÇA QUE TODOS QUE ESTÃO PASSANDO POR A MESMA SITUAÇÃO NÃO SE DESISPERE PENSE QUE O UNICO QUE PODE TODAS AS COISAS É NOSSO DEUS QUE É UM DEUS DE CURA DEUS DE SABEDORIA UM PAI QUE NAO ABADONA SEU FILHO POR MEUS IRMÃOS EM CRISTO SER FORTE PQ JESUS FALA NÃO TEMAS FILHAS QUE EU SOU CONTIGO AMÉM ALELUIAS TODA GLORIA E TODO LOUVOR E PRA TE ADORAR SENHOR JESUS.

  35. Jussara disse:

    Ola Betty!

    Estou passando pelo processo de recuperação da tiroidectomia total, onde tudo correu bem, tirando uma hipocalcemia terrivel no 3o dia pós cirurgia. Gostaria de contar e pedir sua opinião sobre o seguinte: o cirurgião de posse do laudo anátomo-patológico da tireóide retirada, garante que não há necessidade da iodoterapia, sendo um nível microscópico do tumor retirado, porém a médica endocrinologista, baseado no protocolo para o resultado – estadiamento: T3 oN0 – recomenda o tratamento e estou sem saber o que fazer. Você poderia me dar uma opinião diante da sua experiência?
    Por favor, assim que puder me responda e podemos conversar mais.
    Obrigada,
    Jussara

  36. rebeca meireles disse:

    Paz do Senhor a todos.
    Sou mãe de um jovem que está passando por esse processo,estou muito preucupada pois ele anda meio triste na possibilidade de ficar estéril.Tudo foi muito rápido mas confio em Deus e sei que Ele está no controle de tudo.
    Que Deus possa abençoar a todos que se encontram com problemas e que Ele traga conforto e luz,obrigada!

  37. claudia parabéns disse:

    Oi meu nome é claudia fiz a cirurgia da tireode ja tedm dois mesas. Foi muito bem mas tive problemas gravíssimo de falta de cálcio. Tenho que tomar 3mlg.de calcio por dia. Gostaria de saber se alguem q frz à cirurgia de tireode total se tem o mesmo problemas cãibras e formigamento de precisar até ficar enternado. Pra tomar cálcio na veia.e agora dia 1 de abril vou faser a iodo. Estou me sentindo muito mal com os sintomas.
    Por favor me ajudem nao sei se oq sinto é por falta do levoid q ja fez um mês q estou sem ou se é por causa da falta de cálcio.

  38. betty disse:

    Olá, Claudia. Pelo que sei, as cãibras e o formigamento são por causa da falta de cálcio. Normalmente, estes sintomas diminuem com o passar do tempo – exceto se eles removeram ou danificaram as paratireoides. Se o problema continuar, os especialistas terão que avaliar e remediar. A falta de levoid pode dar cansaço e mal-estar. Felizmente, 01 de abril não é muito longe, portanto tente perseverar e procure vislumbrar e apreciar beleza e bondade ao seu redor. Espero que você se sinta bem melhor em algumas semanas, com tudo equilibrado novamente. Que Deus a abençoe.

  39. Micheli disse:

    Fiz minha primeira cirurgia no dia 13/02/2014 tiraram o nódulo do lado esquerdo e uma parte da tiroide com o resultado da biopsia precisei fazer a segunda que foi 04/03/2014 fazendo tiroidectomia total ocorreu tudo bem n sinto dor apenas um incomodo tb me receitaram pra estar tomando calcium sandoz (mas n especificou qual tipo) pois qndo fui comprar me perguntaram qual e n soube responder pois na receita so dizia CALCIUM SANDOZ, e vou tomar atè o retorno com o medico, o retorno esta para o dia 17/04/2014 e ja fui alertada q vou ter q tomar iodo. Como podem ver foi tudo muito rapido pois n tinha sintoma algum e uma amiga q notou o nódulo no meu pescoço e por todos aqui, inclusive por mim passava despercebido ou mesmo por falta de conhecimento da doença. Espero q depois do tratamento com o iodo e passando a tomar o remédio todos os dias n tenha mas nenhum problema.

  40. betty disse:

    Olá, Micheli:
    De vez em quando algo bem intencionado não dá certo e alguém acaba tendo que fazer duas cirurgias em vez de permanecer com parte da tireóide (e, assim, não precisar tomar o hormônio sintético). Mas fico contente que tudo correu bem. Com relação ao cálcio é para ajudar a evitar cãibras e formigamentos nas extremidades (porque mexeram com as paratireoides). Mas estes normalmente vem nos primeiros dias apenas, portanto creio que uma dosagem simples do cálcio “normal” (conforme a bula) deve ser suficiente se ele mandou tomar até a volta. Se estiver sentindo estes sintomas ainda, então ligue para ele logo, ou peça p’ra secretária perguntar….
    Que bom que sua amiga notou o nódulo – assim as chances para uma plena recuperação ficam bem maiores.
    Quanto a tomar o remédio todos os dias, quando chegar à minha idade, será apenas mais um de uma série :-). Sem problema. A minha cirurgia ocorreu há cinco anos e nunca precisei aumentar ou diminuir a dosagem, nem noto que algo mudou.
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  41. Micheli disse:

    Ola pessoal tomei meu iodo no ultima dia 14 e foi tudo muito tranquilo , a unica coisa q me aconteceu mas disseram q è normal e outra pessoas com quem conversei por internet tb disseram ter a mesma reação foi de um inchaço na região do pescoço , agora me encontro em casa ainda com algumas limitações por conta do iodo de n me aproximar de pessoas mas pelo menos já posso comer de tudo depois dakla terrível dieta do sódio rsrs. Agora dia 21 volto na clinica para estar fazendo um exame de esquisa de corpo inteiro e depois exames de sangue para saber qual remedio tomar e espero esse ser o fim. Bjuss

  42. betty disse:

    Olá, Micheli. Que bom que já passou a fase da iodoterapia. Espero, com você, que logo tenha chegado ao fim do tratamento, para tomar apenas um comprimido diário.

  43. Neide disse:

    Olá pessoal, fiz tireoidectomia total dia 10/06 e agora fiz a iodoterapia, antes de ser liberada do hospital já fiz um pci e foi detectado muito iodo nas minhas glândulas salivares, o que pode destruí-las…alguém passou por isso? Vou ter que fazer tratamento c/ estomatologista…estou muito preocupada! Me ajudem se tiverem casos de sucesso…
    Obrigada

  44. Neide disse:

    Olá pessoal, boa noite!
    Alguém teve excesso de iodo nas glândulas salivares e teve que passar em consulta com p estomatologista? Sabe como é o tratamento? Estou preocupada com meu pci pós iodo…experiências de sucesso?

  45. betty disse:

    Olá, Neide. Eu, Betty, não precisei fazer este tratamento pois, no meu caso, foi “apenas” bócio – vários nódulos grandes. Pelos relatos dos outros, sei que as glândulas salivares frequentemente são afetadas, mas por pouco tempo. Às vezes, as pessoas responsáveis pelo tratamento são faltosas em explicar as possíveis sequelas e elas nos assustam. Espero que este possa ser seu caso também e que você logo possa estar “saboreando” os alimentos novamente.
    Seguem alguns links que encontrei com algumas informações. Se você quiser ir adicionando informações novas, enquanto as descobre, pode continuar fazendo isto como comentário.
    http://www.oncoguia.org.br/conteudo/iodoterapia-para-o-cancer-de-tireoide/1887/236/
    http://files.bvs.br/upload/S/1983-5183/2012/v23n3/a2757.pdf
    http://radioativos131.wordpress.com/o-que-e-iodoterapia/
    Abs, Betty

  46. Poliana disse:

    Boa noite!
    Me chamo Poliana e tenho 20 anos, em 2013 fui diagnosticada com carcinoma papilefero na tireiode, fiz uma série de exames até o meu médico me dizer que eu teria que fazer uma tireiodectomia total, operei no dia 06/08/2013, minha cirurgia foi um sucesso, não tive nenhuma sequela…após dois meses tive que fazer a iodoterapia, passei por todos os processos de preparação muito bem, a única reação que tive de ficar sem o hormônio foi um pouco de inchaço, trabalhei todo o meu período de tratamento…fiz a iodoterapia no dia 01/10/2013 fiquei internada durante três dias, assim que sai fiz o PCI e graças a Deus o resultado foi ótimo, fiz o repouso correto da iodo e voltei a trabalhar e a estudar normalmente…Hoje tenho minha vida normal, faço exames regularmente e reposição hormonal diária…Hoje estou inteiramente bem e vivo cada dia melhor…

  47. betty disse:

    Obrigada, Poliana, por compartilhar tanto as lutas, quanto as vitórias. Creio que seu relato servirá como encorajamento para futuros leitores nos momentos dificeis que acompanham cirurgias e tratamentos de tireoide. Que Deus a abençoe, Betty

  48. Meire Lúcia disse:

    Olá, eu sou Meire tenho 45 anos e fiz cirurgia no dia 29 de julho , agora vou fazer a iodo no dia 08 de outubro.Estou um pouco triste por ter que ficar em isolamento, mas acredito que tudo vai dá certo rsrs. Gostaria que outras pessoas que ja passaram por isso ou vão passar me enviasse e-mail até mesmo me adicionasse no face para conversarmos e trocamos ideias. Abraços a você que teve essa ideia brilhante e a todos que como eu estão passando por essa etapa na vida , que Deus abençoe sempre. Até.

  49. betty disse:

    Olá, Meire. Eu não tive câncer. Portanto, também dependo de artigos e relatos de outras pessoas para me informar. Vamos ver se alguém veja seu convite e responda. Se você quiser adicionar seu próprio relato num comentário aqui, pode ser que sirva para futuros leitores. Imagino que você esteja seguindo uma dieta pobre em iodo. Está sem tomar o hormônio? Está se sentindo bem? Pode ser que você encontre outro site ou blog que tenha mais informações para o qual vc possa adicionar um link aqui. O meu blog iniciou-se como um mero relato daquilo que eu estava passando há 5 anos. Penso, às vezes, em me aprofundar para ajudar as pessoas que ficam me encontrando, mas cadê tempo e oportunidade? Eu teria que achar um médico especialista com boa vontade para responder a uma seleção das perguntas que já surgiram. Por enquanto, este ainda não apareceu…
    Dia 8 já está se aproximando e espero que logo isto possa ter ficado para sempre no seu passado. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  50. Euridice disse:

    Já fiz a cirurgia, como também a iodoterapia, graças à Deus estou me recuperando, mais sofreu Cristo por nós, tenhamos fé que conseguiremos nossa saúde de volta.Queria saber quanto dias ainda devo ficar isolada em casa depois que é liberada? Bjs

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (9)