Pós-Cirurgia de Tireóide (8)

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (8)

Comentando os Comentários

Overwhelmed

Continuo recebendo comentários aos meus posts sobre a vida durante e depois da cirurgia na qual removeram a minha tireóide, em maio de 2009, especialmente os do número quatro, onde já tem 54 comentários de 40 pessoas. Consegui responder a alguns de imediato, mas não pude, e não posso, responder a todos, individualmente, mas vou tentar mencionar uma boa parte aqui.

Existem pessoas como a Rosangela, que se recuperaram logo e/ou tiveram poucas seqüelas e nódulos benignos. Renata Lucena, depois de seis dias de operada, relata uma recuperação, que é o sonho de qualquer paciente. Ficamos contentes por ela. Outras, como Mara Élida, contam que ainda irão fazer a cirurgia e agradecem as “palavras incentivadoras”. Mas isto foi em junho – já deve ter sido operada.

Por outro lado, Marcilene tirou a tireóide há 15 anos, ainda sente dores, e quer saber por que. Sugiro que ela procure um endocrinologista (ou um clínico geral) para compartilhar seus sintomas. Enquanto isso, Rosane Costa escreve três dias depois de ter retirado um nódulo de 5 cm, numa cirurgia parcial. Está bem, mas preocupa-se com a volta da voz pois é cantora evangélica. Creio que, com o aumento nos casos de tireoidismo, este será um problema crescente para aqueles cuja voz é instrumento de trabalho, de prazer e de ministério. Entretanto, sendo evangélica, ela pode ter certeza que tudo contribui para o bem e que, se ela procurar se curvar à vontade dele, Deus lhe dará paz.

Ri um pouquinho com a introdução da Inokitas. Ela nos aconselha a não “correr logo feito loucos para pesquisar (na Internet) pois só colocamos macaquinhos no sótão”. Entretanto, ela deve ter feito uma pesquisa bem trabalhada para encontrar meu post número quatro e comentar nele.

Ao ler os comentários dela, pensei logo—esta senhora mora no Portugal ou em alguma ex-colônia portuguesa. Ela tem uma maneira tão bonitinha de se expressar…. Fui verificar e, realmente, o IP dela é de Portugal (portanto, Mônica, creio que o telefone do fonoaudiólogo dela não vai lhe servir em São Paulo!) A Inokitas fez a cirurgia há um ano e pouco e também sofreu bastante com a voz. O nódulo dela era enorme (mais de 10 cm) e para dentro. Portanto as suas cordas vocais foram esticadas e ela teve grandes problemas de falar no início. Teve que recorrer a uma terapeuta e diz que esta “ajudou-me rapidamente a ter uma vida normal. Dei por mim a apertar a barriga, a habituar-me a respirar com o diafragma… Por incrível que pareça a maior parte de nós não sabe respirar como deve ser, visto não exercitarmos o dito diafragma—o que nos obriga a encher a barriga de ar e não os pulmões… Também fazia vários barulhos sonoros para a voz voltar… Hoje, passado 1 ano e 3 meses, estou bem, falo que nunca mais me calo; noto que já não consigo cantar facilmente em agudos.”

Ela teve muitas dificuldades em engolir e beber água, mas estas também passaram. Foram “momentos de frustração e choro total”, mas “agora bebo como antes, muito mesmo…  Agora sempre que ‘tou cheia de sede e pego numa garrafa e bebo-a de seguida, me lembro dos 2 meses que tive esta dificuldade…

Creio que aquilo que escreveu nos ajuda a ver que, ainda que nem tudo sai como gostaríamos no início; com o passar do tempo e com certas iniciativas, muito pode melhorar. Suas palavras me incentivam a antecipar a procura por um fonoaudiólogo para fazer terapia de fala. Será que algum leitor ou leitora pode me indicar alguém qualificado na área de Higienópolis em São Paulo? Que, preferivelmente, atenda pelo convênio da AMIL…

A Ruth (que se operou no início de agosto deste ano) escreveu um mês depois com suas preocupações a respeito da cicatrização e o incômodo ao engolir. Também não sabe se tirou todo o tireóide. Iria voltar ao trabalho no dia 08 de setembro. Penso que ela deve pedir detalhes da cirurgia ao seu médico e procurar um laudo por escrito do diagnóstico original e daquilo que foi feito. No meu caso, o cirurgião escreveu um relato para me encaminhar à endocrinologista. Se os termos usados lhe forem desconhecidos, peça uma explicação, educadamente.

Sempre é uma boa idéia levar um caderno para o consultório médico. Antes, anote todos os sintomas que está sentindo e todas as perguntas que tem, pois, normalmente, alguns detalhes nos escapam na hora, quando estamos nervosas ou, especialmente, se o médico parecer estar com pressa. E vá anotando os pontos principais enquanto o doutor ou a doutora explica, para poder compartilhar o que foi dito com as pessoas que lhe são próximas, usando a terminologia exata. Se não entender o termo, peça com jeito para ele/ela soletrar ou anotar por você. (Hoje em dia, os mais avançados entre nós já se aproveitam do recurso de registrar no telefone celular ou outra engenhoca digital).

Andréa compartilha um problema que eu ainda não conhecia—o quelóide. Procurei o termo na Internet e vi que é uma dificuldade na cicatrização. É “uma cicatriz que não sabe quando parar de crescer”. Ele se caracteriza por uma cicatriz endurecida, que se eleva acima do nível normal da pele. Espero, entretanto, que seja apenas um susto, pois não fazia muito tempo desde que ela havia feito a cirurgia (18-08). Quando escreveu, ela ainda não havia recebido o resultado da biopsia.

A Márcia confessa que enrolou cinco anos para fazer a cirurgia e que tremia muito na hora de tomar a anestesia. Entretanto, agradece pelas coisas escritas no blog (que ela descobriu um pouco antes de sair de casa no dia em que se internou) e compartilha que “a cirurgia foi tranquilíssima”. Esperamos que a recuperação tenha sido boa, como também a de Ricardo, que tem a idade do meu filho mais velho, e é pai de uma filhinha, e que iria tirar o tireóide com um nódulo com “células perigosas”.

Uma outra Márcia compartilha que teve que fazer duas cirurgias em seguida porque descobriram que estava com câncer apesar de todos os indícios iniciais ao contrário. Primeiro ela tirou o lóbulo esquerdo e, depois, o tireóide inteiro. Ainda estava em recuperação quando escreveu e lutando com uma repentina rouquidão. Iria fazer uma laringoscopia por conta disto. Ainda não sabemos do resultado, nem dos passos seguintes receitados pelo médico.

A Catia tinha um monte de perguntas no dia 18 de agosto, que, espero, já foram respondidas pelo médico dela. Pela minha própria experiência, a cirurgia durou poucas horas, a internação foi de um dia e uma noite e repousei por mais ou menos uma semana (sem ficar na cama, apenas evitando carregar peso ou movimentar-me muito).  Demorei um pouco mais para poder dirigir. Talvez ela queira nos contar sobre os passos que já seguiu. A Carla, cujo marido iria fazer a cirurgia, queria saber se a minha anestesia foi geral. Foi.

A Camila fez a cirurgia há dois anos e ainda sofre de várias maneiras (cãibras, formigamento, alta dose de hormônio, voz). Pelo que fala, penso que devem ter mexido com as paratireóides dela. Mas ela diz que dá “graças a Deus por ter passado por tudo isso; aprendi muita coisa, a dar mais valor na minha vida, por exemplo”.

Vera Medeiros fez tireoidectomia total no início de julho. Estava em casa, ainda com dreno, e sem medicação alguma (cálcio, hormônio…). Só Tylenol para dor, que felizmente não tinha. Sua voz “por enquanto” estava normal. Perguntou em quanto tempo iria começar a tomar Synthroid? Retornaria ao médico no dia 13/07 para remoção do curativo e “orientações”. Queria saber se estava tudo dentro da normalidade.

Respondi mais ou menos assim: Olá, Vera:
Que bom que sua voz está normal! Estou quase com inveja! A minha continua rouca.

Temo em lhe dar algumas orientações que entrem no campo do médico, pois sou apenas paciente também. Na minha avaliação, entretanto, a sua cirurgia talvez possa ter sido parcial. Isto explicaria a falta de necessidade de hormônio. E, talvez, não precisaram mexer muito com as glândulas paratireóides e, portanto, não esperam que sinta falta de cálcio. Se você estiver sentindo-se bem, dê graças a Deus e não se perturbe. Entretanto, se você estiver muito preocupada, ligue para o consultório do médico e pergunte sobre seus temores. Faça antes uma pesquisa na Internet, jogando as palavras “tireóide” e “cirurgia”. Encontrará sites como este da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Depois me conte o que descobriu.

Alessandra estava com problemas na tireóide em 2006, engravidou e parou com os exames. Apenas recentemente voltou a fazê-los e confessa que está com medo de fazer a cirurgia. Não sabemos os resultados e se já marcou a data. E nem temos mais informações sobre a Josy que ainda estava na fase inicial dos seus exames.

Denise estava sofrendo muito. Ela já penava com os efeitos de um desequilíbrio hormonal antes, e parece que a cirurgia, em 15-05-09, não resolveu tudo do jeito que sonhava, apesar do tumor ser benigno. Ela se manifesta desejosa de receber o input dos leitores. Creio, entretanto, que não temos médicos/especialistas entre estes e sugiro, se não melhorou, que procure logo outras opiniões de especialistas na cidade dela, talvez recomendadas por pessoas conhecidas.

Marlene mora numa ilha dos Açores, no meio do Oceano Atlântico, e iria para Portugal retirar um único nódulo em Lisboa no mês de setembro. Espero que ela tenha alguns parentes ou amigos para fazer-lhe, ou que conseguiram fazer, companhia durante este período e que os funcionários do hospital conseguiram passar tranqüilidade e confiança para ela para logo-logo poder voltar à companhia da sua filha de 10 anos. Gostei que a leitora Joseanny parou para dizer-lhe umas palavras encorajadoras.

Num comentário anterior, a Joseanny compartilhou que sofria muito com os problemas de tireóide, com seu humor e com sua aparência e que, 40 dias depois de uma tireoidectomia total, “hoje só vejo flores em minha vida… Estou feliz…muito feliz…graças a Deus! E até agora ainda não consigo relatar minha história se não for com lágrimas rolando, como agora por exemplo. Pode até parecer exagero, mas quem enfrentou um problema como tal, sabe com precisão o que estou tentando passar aqui.” Isto apesar de continuar rouca. Ela também tem uma caixinha como a minha “para guardar os remédios pertinho do travesseiro”.

Ana Kelly Natali, de 35 anos, fez tireodectomia total em 22 de julho, quando se assustou com a descoberta de vários nódulos com células malignas de dois tipos. Esta mãe e esposa jovem ainda estava se recuperando das seqüelas da cirurgia e já se preparava para fazer a iodoterapia quando escreveu. Entendo que este é um processo bastante difícil, mas muito mais rápido e com chances de vitória bem maiores do que muitos outros tratamentos para câncer.  Oremos, portanto, por ela e por sua família nestes dias.

A Marge enfrentou um carcinoma e tem apenas uma corda vocal funcionando, mas superou tudo e diz que teve medo dos tratamentos mas “tudo foi bem tranqüilo (até demais!!)” Seu relato é encorajador e ela ainda sugere para Patrícia que use a pomada Contractubex para a cicatriz (no caso dela, “ficou bem clarinha e quase imperceptível.”)

A Adriana diz que está com a “tireóide dolorida” e pergunta como começou o meu problema.  Respondi que não senti dor no local. Foram os exames de TSH, T3 e T4 que acusaram o problema (referi-me a última parte do meu post, Alegrias e Tristezas). A melhor coisa seria procurar um médico se a dor persistir. Perdurando por apenas um pouco de tempo, eu não me preocuparia. Ela poderia, também, pedir para seu médico solicitar estes exames da próxima vez que fizesse alguma consulta.

Joseane também fez uma tireoidectomia total e escreve depois de uma semana (no dia 30 de julho), comparando aquilo que sentiu e sente com o que eu descrevi. Foi poupada de vários problemas, mas enfrentava rouquidão e queria saber se a minha voz voltou ao normal (como já disse, meu marido diz que, apesar do ceticismo dele, ela está quase normal). As punções pré-operatórias tiveram resultados benignos, entretanto ela ainda esperava o diagnóstico dos exames pós-operatórios em vários nódulos. Torço para que tenham sido negativos também.

No comentário dela, a Hozana pretendia fazer a mesma cirurgia no dia 14 de setembro, e compartilhou as suas incertezas e temores, especialmente porque já havia sido diagnosticado o câncer e, portanto, ela não podia esperar até janeiro quando o convênio médico dela lhe daria cobertura. Queria saber se algum(a) leitor(a) já se operou no hospital de Heliópolis. Minha resposta, compartilhando algumas coisas sobre o hospital e o tipo de câncer (papilífero) dela está aqui. Depois, ela escreveu novamente, agradecendo e compartilhando que a cirurgia foi adiada para o dia 24 de setembro e pedindo nossas orações.

Interagi também com a Maria Souza que iria fazer a cirurgia no dia 14 de setembro e  pediu orientações dos leitores sobre se deveria retirar toda a tireóide, tendo um “nódulo com células de Hurthle”. Eu ainda não conhecia estas células mas pesquisei e fiz algumas considerações aqui, falando também do seu médico, cujo nome aparecia pela segunda vez nos comentários (e já foi citado novamente depois).

A Ingrid pretendia tirar a tireóide no dia 6 de outubro por causa do diagnostico de carcinoma papilífero após uma punção. Ela se sentia “muita sozinha, e com medo de estar ficando paranóica”.

Respondi da seguinte maneira: Quando descobriram os meus nódulos, fui investigar sobre problemas com a tireóide e descobri que são muito mais comuns do que pensamos. E que muitas das minhas amigas e parentes estão em tratamento ou fizeram a cirurgia e eu nem sabia, porque estão convivendo bem. Minha cunhada me contou que toma um remédio bem parecido com o meu desde a sua adolescência (e ela agora tem 55 anos) e, na semana passada, uma amiga de muitos anos (que mora distante) também compartilhou que está tratando um desequilíbrio hormonal causado por disfunção na tireóide, com sucesso, há uns dez anos.

Entretanto, sei que o susto pode ser grande. A melhor coisa para fazer é aproveitar a ocasião para repensar a sua vida, as suas atitudes, prioridades, relacionamentos. Confie no médico e converse com outras pessoas. Você poderá ficar impressionada quando descobrir quantas lidaram ou que estão lidando com doenças tireoidianas. Assim você não se sentirá tão sozinha. Ainda que o nódulo seja canceroso, saiba que muitos cânceres de tireóide (a maioria) respondem bem aos tratamentos e tenho a impressão que o papilífero é a “melhor” de todos (o menos maléfico).

Seguem alguns sites que podem lhe dar mais informações sobre a tireóide, sua função e doenças. Vale a pena se informar, pois assim você desfará alguns mitos ou conceitos errôneos e pode se preparar melhorar. Creio que sentirá menos medo também.

http://www.indatir.org.br/a_tiroide.htm
http://saude.abril.com.br/especiais/tireoide/tireoide.shtml

Espero que isto ajude. Fique calma. Faça a cirurgia e nos conte depois como foi.

O Mário está preocupado com o fato da esposa começar a sentir “forte comichão” nas pernas, braços e cabeça depois de dois anos. É possível que o “especialista” tenha razão sobre a causa não ser o hormônio sintético. Entretanto, deve existir uma causa e sugiro que eles procurem um clínico geral para orientá-los sobre que tipo de especialista consultar. Se fosse logo depois da cirurgia, eu pensaria nas paratireóides. Agora não sei. Mas vale a pena pesquisar. De repente, a solução é algo bem simples e ela será grandemente aliviada…

A Mônica deve já ter feito a remoção total. A punção já mostrou câncer mas ela está encorajada com as chances de cura deste tipo e escreve palavras encorajadoras enquanto expressa seus temores. É bonito ver alguém declarar que ama seu marido depois de várias décadas de companheirismo. Estamos torcendo por você, Mônica, e esperando a continuação do seu relato. A Maria Salomé também está com medo mas agradece as informações.

Creio que a Noemir ainda não leu meus outros posts porque pergunta algumas coisas que já respondi. Está feliz porque a suspeita de câncer (via punção) não se concretizou. Sim, Noemir, a rouquidão é um problema para alguns de nós, mas eu esperaria mais algum tempo antes de me preocupar. Depois de quatro meses, eu ainda noto melhoras significativas, lentas, mas certas. A respeito da dor no pescoço, se não passar, consulte um clínico geral, descreva exatamente o que sente, e ele deverá lhe encaminhar para o médico que poderá lhe ajudar. É bem possível que as suas queixas não tenham nada a ver com a dosagem do hormônio, exceto a ansiedade se for algo muito diferente do seu jeito normal de ser. Entretanto, muitas pessoas com problemas de tireóide conseguem um equilíbrio emocional muito melhor com o tratamento adequado.

Outra Mônica fez uma cirurgia parcial e não precisa tomar hormônios. O problema dela, depois de sete meses, ainda é com a voz. O otorrino sugeriu outra cirurgia, desta vez nas cordas vocais, mas ela escreve, aliviada e feliz, que foi ver o cirurgião e que este sugeriu que fizesse fono. Vá em frente, moça, mas como já comentei lá em cima, não espere por Inokitas lhe passar o telefone da pessoa que ajudou com a voz dela, pois ela mora bem, bem longe da gente. A Priscila, 1 mês e 15 dias depois da retirada de um módulo, também foi passada para um fono porque sua voz “quase não sai.”

Pronto, vou parar por aqui. Parece que gastei mais tempo inserindo os links aos comentários e artigos, do que respondendo aos comentários. Mas espero que este ajuntamento de pensamentos e interações dos leitores com as minhas respostas possam servir para aumentar o conhecimento de vocês e de encorajamento para aqueles que ainda passam ou passarão por esses procedimentos.

Até a próxima. Betty

372 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (8)”

  1. betty disse:

    Vera Beatriz:
    A luta tem sido grande, não? Como eu digo aqui de vez em quando, não sou médica. Portanto, vou responder apenas com o que sei. O melhor é anotar tudo e perguntar aos médicos pelos quais passará. Comigo, fizeram algum teste na hora da cirurgia e já acharam que não eram malignos. Me deram o outro resultado algum tempo depois (dez dias?) Se o resultado for positivo, então tem um período de preparação antes de fazer o exame para saber se está em outras partes do corpo. E, posteriormente, mais um tempo para preparar-se para fazer o tratamento. Estes períodos, parece-me, pelo que as outras pessoas tem comentado debaixo dos posts desta série, variam muito e tem a ver com a urgência considerada pelo médico, a disponibilidade do hospital e das máquinas, e com a qualidade do convênio médico–se é SUS, particular simples, particular caro… Mas isto depende muito… E Deus pode contornar qualquer obstáculo aparente… Os seus médicos saberão avaliar melhor a situação em que você se encontra.
    Vamos torcer para que não seja maligno. Entretanto, se for, para você que já passou por radioterapia prolongada (já acompanhei meu marido para muitas sessões), a curta duração do tratamento em si pode ser considerada bênção. E os resultados, em geral, são muito bom.
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  2. Cristina disse:

    Faz exatos 20 dias q fiz a cirurgia tireoidectomia total, ainda ñ voltei no medico pra tirar minhas duvidas pois atrasou o resultado da biopsia por conta do feriado de carnaval ! Ainda é muito recente,a minha cicatriz ta feia e acho q o medico vai passar alguma pomada pra melhorar,pior foi a queda brusca do calcio,e eu ñ sabia ……. achei q tava tendo um AVC,por conta da dormencia, mal estar e ansia,fui para o pronto socorro no dia seguinte à alta,só qd voltei pra tirar o dreno q o medico me disse,daí entrei c o calcio e estou melhor,estou meio chateada c td pois sempre tive uma saúde BOA,exames hormonais NORMAIS !! Acabei de fazer 50 anos e sempre tive praticamento o mesmo peso,e percebi q ganhei 1 k, ñ sei se estou inchada ou/ se é o calcio ?? Ahh e a barriga aumentou,estranho td isso ? Ainda ñ comecei os hormonios, espero logo estar escrevendo pra dar boas noticias,agradeço muito tds os depoimentos q só vim descobrir agora,na procura de respostas dos meus sintomas,bjos a tds e boa noite !!

  3. suely disse:

    Descobrir através de um exame que estava com 5 nódulos na tireoide, fiz punção onde constou cancer, meu médico logo marcou a cirurgia, fiz a cirugia em 18/02/12. foi feito a biospia, graças a DEUS não eram maligno, estavam todos inflamados, eu já estava com bócio nodular. Estou com 15 dias de cirurgia, ainda fico rouca, sinto dor, e a cirurgia ainda está endurecida, já estou tomando o hormonio T4.

  4. VERA BEATRIZ disse:

    Oi Cristina, fiz cirurgia dia 02/03 e correu tudo bem, agora é só esperar o resultado da biopsia que deve sair em 10 dias. Li o seu comentário sobre a queda de cálcio, pelo que li, na verdade o que provoca essa falta de cálcio é o mal funcionamento das paratireoides que ficam muito próximas à tireoide e muitas vezes se danificam na tireoidectomia. Sai do hospital ontem e já estou tomando cálcio, antes mesmo de fazer os exames de sangue, acho que a minha médica é muito cuidadosa. Cristina acho que você deve procurar um bom endocrinologista mesmo antes do resultado da biopsia. tenho certeza que com as reposições de hormônio e cálcio você vai se sentir bem. Minha médica me garantiu que eu teria uma vida totalmente normal depois da cirurgia. Eu acredito nisso. è só encontrar um bom médico que consiga reequilibrar o seu organismo. Boa sorte, prá todas nós…

  5. VERA BEATRIZ disse:

    Betty, obrigada pelo apoio. Conversei bastante com a minha médica, realmente, conversar com o médico é sempre a melhor saída. Um abraço

  6. betty disse:

    Olá, Cristina: Este problema com cálcio é muito comum logo depois da cirurgia. Acho que os médicos deveriam sempre alertar seus pacientes sobre isto. Com relação ao aumento de peso, para a maioria de nós mulheres o acréscimo de um quilo não é um bicho de sete cabeças. Ficamos contentes quando foi APENAS um. Mas sei que preocupa a mudança naquilo que sempre foi constante para você.

    Entretanto, acho que você deve dar tempo ao tempo e permitir mais um mes ou dois se passar antes de ficar muito preocupada. Tome nota dos problemas que está notando, com detalhes de frequencia e intensidade para compartilhar com seu médico, se for preciso. Ao mesmo tempo (se isto for possível) procure tirar o foco de si e seja uma bênção na vida dos outros enquanto procura perceber e apreciar as belezas e bondades que lhe cercam.
    Um grande abraço, Betty

  7. Viviane disse:

    Olá Betty,não sei se lembra do meu relato,fiz a tireoidectomia Total dia 26/03,voltei no médico no dia 30/03 e ontem dia 04/04 e fiz uma punção devido estar com seroma,estou tomando antibiotico,fiquei muito triste alguém sabe me dizer se alguém já passou por isso,e como ficou a cicatrização,mesmo assim confio em Deus ele sabe de todas as coisas.Abs

  8. betty disse:

    Olá, Viviane:
    Eu ainda não havia ouvido falar sobre seroma e, portanto, fui consultar o “Dr. Internet”. Achei o seguinte artigo–COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS EM TIREOIDECTOMIAS COM OU SEM DRENO http://www.scielo.br/pdf/rcbc/v33n6/v33n6a02.pdf . Lá demonstra que não é uma consequencia muito rara, mas não fala do tratamento. Acho que, no seu lugar, se não melhorar logo, eu procuraria um bom dermatologista. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  9. Renan disse:

    Boa tarde.

    Meu pai fez a cirurgia total da tireóide com um aparelho novo e que não ficaria muita cicatriz.
    O médico falou que a cirurgia foi um sucesso mas meu pai não consegue falar faz 2 dias. Sai bem baixinho como se fosse um cochicho. Diz o médico que nunca tinha acontecido e pode ser que meu pai está assim por causa de pânico.
    Ainda não está conseguindo ingerir direito a comida e se engasga bebendo água.
    Alguém aí pode me ajudar já que não devemos confiar em um médico só.
    Por favor.

  10. Lúcia disse:

    OLÁ FAZ UM MES QUE FIZ TIREOIDECTOMIA TOTAL FAZIA TRATAMENTO DESDE OS 15 ANOS ESTOU COM 42 TINHA UM BOCIO ENORME MAS MORRIA DE MEDO DE FAZER A CIRURGIA APESAR DE ME INCOMODAR MUITO PQ TODOS OLHAVAM E COMENTAVAM TENHO DOIS MENINOS LINDOS DEPOIS DE 4 ABORTOS DEVIDO A TIREOIDE CONSEGUI TER OS MENINOS E FICAVA COM MUITO MEDO DE DEIXA-LOS ENTENDI POR ISSO ADIEI TANTO ATÉ QUE NÃO DEU POIS SUFOQUEI OPEREI FIQUEI 1 DIA NA UTI HOSPITAL MONTE SINAI SOU DIABETICA A 2 ANOS POR CONTA DA BENDITA TIREOIDE, MAS GRAÇAS AO MEU BOM DEUS ESTOU BEM FALO NORMALMENTE TIVE QUE REPOR CALCIO MAS NÃO TIRARAM AS PARATIREOIDES, HOJE ESTA FAZENDO UM MES ANTES DE FAZER A CIRURGIA LI MUITAS VEZES SEUS RELATOS MINHA TIREOIDE PESAVA 320 GRAMAS O MÉDICO DISSE SER A MAIOR QUE ELE JÁ TIROU. ESTOU MAIS BONITA ME SINTO BEM POIS NINGUÉM ME OLHA MAIS COMO SE EU FOSSE UM EXTRA TERRESTRE. MINHA CICATRIZ ESTA QUASE PERFEITA, MAL POSSO ACREDITAR JÁ QUE SOU MUITO VAIDOSA JOGUEI FORA MUITAS ROUPAS FECHADAS QUE TINHA PARA TENTAR ESCONDER O ENORME BOCIO, SEM CANCER APENAS TIREOIDITE DE HASHIMOTO ACHO QUE É ASSIM QUE SE ESCREVE MAS A TODAS QUE ESTÃO PASSANDO POR ISSO TENHAM FÉ POIS MAIS MEDROSA DO QUE EU EM MATÉRIA DE CIRURGIA ACHO DIFICIL E SUPEREI COM A AJUDA DE MINHA FAMILIA MAS ESPECIALMENTE MEU ESPOSO QUE ATÉ NA UTI FICOU COMIGO PQ TIVE CRISE DE PANICO E O MEDICO ACHOU MELHOR QUE ELE FICASSE FUI PRO QUARTO NO OUTRO DIA ELE NÃO TINHA DORMIDO NADA MAS FICOU COMIGO MAIS DOIS DIAS E EM CASA NÃO ME DEIXOU SÓ UM SÓ MINUTO. NÃO ENTENDO MUITO DE COMPUTADOR ESPERO QUE ESTE CHEGUE ATÉ VC BETTI SINTO SÓ UM POUCO DE DIFICULDADE PARA ENGOLIR MAS NADA QUE NÃO ME DEIXE COMER. ENFIM VOLTANDO A ROTINA NORMAL OU QUASE, SE PUDER AJUDAR ALGUÉM ESTOU A DISPOSIÇÃO… LÚCIA

  11. betty disse:

    Olá, Lúcia:
    Seu comentário chegou até mim, sim. Que bom que criou coragem e enfrentou. E que está melhor! Já sou um pouco mais velha de que você e também tive que aprender a não me permitir amedrontar e deixar tudo nas mãos de Deus. Que bom que tem um marido excelente para ajudá-la. Espero que possam ainda ter uns bons anos juntos, companheiros mútuos, cuidando um do outro, encorajando, sendo bênção.
    Que Deus os abençoe.
    Abs, Betty

  12. Kalinka disse:

    Olá….que bom ter achado vcs por aqui…Estou acompanhando o crescimento de 4 nódulos no lado direito da tireóide, há aproximadamente 2 anos…e como as características deles não são boas (bordas irregulares, com calcificações e fluxo sanguineo), apesar das punções com resultado negativo para células malignas, meu médico recomendou a cirurgia, pois deu um diagnóstico compatível com lesão folicular. Estou com a cirurgia marcada para daqui dois meses…o cirurgião disse q durante a cirurgia, é feita uma biópsia que sai o resultado na hora, e que se for um cancer, fará tireoidectomia total…Como trabalho, tenho muita preocupação com o pós operatório…o médico disse q se tudo correr bem, posso voltar a trabalhar em duas semanas…Eu gostaria muito q vcs me preparassem com o que realmente acontece mais comumente depois da cirurgia…sabe como são os médicos, eles não falam muitos detalhes para não nos desencorarjar….conto com vocês…todas as informações são muito bem vindas. Abraços

  13. betty disse:

    Olá, Kalinka: Se você voltar para trás nos meus posts, descobrirá o meu relato e muitos outros nos comentários. Sei que é muita leitura. Sei que meus primeiros posts não foram especificamente preparados para serem respostas às perguntas de futuros pacientes. Estava apenas compartilhando a minha própria experiência com parentes e amigos (e tem muitas coisas pessoais no meio). Entretanto, tenho ficado surpresa com o número de pessoas que conseguem tirar informações suficientes para se sentirem melhor. Pode ser que você seja uma delas. Torço para que o resultado da biopsia seja negativo (como foi o meu) e que tudo o mais também corra bem. Ainda se for positivo, não se desespere. Siga para os posts 9 e 10 que tem muitas informações. O bom disto é que a maioria das pessoas que passam bem pela cirurgia e pelo tratamento nem pensam em escrever sobre o assunto. Portanto, a porcentagem de pessoas curadas é bem maior do que está registrado aqui…
    Para dados sobre a cirurgia em si e o pós- comece com http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=967 Cirurgia de Tireóide—Atualização e vai clicando nos “continue aqui”s.
    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  14. Edineia disse:

    gostaria de saber se toma nestecia local ou geral para cisto na tireoideana benigna!!!

  15. betty disse:

    Acho que é geral, mas quem vai dizer é seu médico. Abs, Betty

  16. vylmone disse:

    sinto medo muito medo parece q to morendo nao quiria estar asim

  17. manoela patricia disse:

    olá meninas,bety,kalinka e outras mais..tenho 42 anos,tenho 2 filhas abençoada e 1 filho de 7 anos ANTONIO LUCAS É UMA BENÇÃO. descobri o meu nódulo no final do ano..estava com a medalha da nossa senhora das graças no pescoço´passei a mão e senti i nódulo a minha médica disse que foi um milagre…fiz a cirurgia dia 27/03/2012..deu tudo certo.o graças a deus o que está me incomodando é a minha vos estou rouca..será que é normal. as vezes doi um pouco também..o que devo fazer….enfim agradeço a deus e nossa senhora todos os dias….confie pois deus é fiel….

  18. betty disse:

    Sim, Manoela: Deus, na sua misericórdia, permite que somos alertados por vários meios àquilo que precisamos remediar ou consertar para a vida neste mundo e no mundo por vir. Assim sendo, fico contente que pode eliminar seu nódulo. Com respeito à voz, se você ler os posts anteriores a este, em que conto a história toda, você verá que a minha própria rouquidão durou alguns meses.

    Voltando a Deus, Ele se revela mais claramente através da Bíblia onde Ele nos conta, também, por que e como enviou seu filho Jesus para viver como ser humano, e morrer e ressuscitar no lugar daqueles que crerão que são pecadores e precisam do seu perdão, redenção e forças.

    Ele mesmo falou. Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Evangelho de João, capítulo 14, versículo 6.
    Que você possa recuperar-se inteiramente e crescer no conhecimento e no amor de Deus através do estudo das palavras divinas, é a minha oração.
    Abs, Betty

  19. cely pereira disse:

    Preciso fazer essa cirugia, não tenho plano de saude e´pelo sus estar demorando um pouco. Gostaria de saber mais ou menos o valor dessa cirugia me responda por favor. Muito obrigado!

  20. betty disse:

    Olá, Cely: Não tenho noção do valor da cirurgia. Os hospitais e as equipes médicam cobram preços variados, de acordo com a região do país e o tipo de serviços que eles oferecem. Você terá que ir para o hospital onde seu cirurgião opera e perguntar. E ele mesmo precisará lhe dizer o preço da equipe dele. O seu médico achou que a cirurgia é urgente? Se não, talvez dê para esperar pelo SUS. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  21. Cleusa disse:

    Estou precisando de uma orientação, ja faz 5 meses que fiz cirurgia de retirada total da tireodes pq tinha um nodulo de 2cm fiz biopsia e graças a Deus não era maligno, desde que fez um mês de operada estou sendo acopanhada por um endocrinologista e estou tomando puran t4 de 150 mais estou sentido a sensação de garganta inflamada e tb não posso falar muito tenho uma impressão tb de algo na minha garganta que me incomoda muito, tb sinto muito cansaço por qualquer movimento nem mesmo posso andar rápido não me empata comer nem berber nada. Por favor me diga se estou na normalidade de recuperação normal. Por favor não deixe de me responder. Obrigado.

  22. betty disse:

    Olá, Cleusa:
    Não é normal, não. Creio que você deve procurar um outro endocrinologista (ou clínico geral) e contar tudo que está sentido. Leve o seu diagnóstico antes da cirurgia, o relatório da cirurgia, os resultados da biopsia e dos exames posteriores. Tem que haver uma explicação. Espero que a encontre e que logo-logo estará se sentindo melhor. Abs, Betty

  23. Meire jane disse:

    Olá galerinha, que bom, descobrir pessoas como eu, há dois anos descubrir que tinha nódulos tireodiano só agora o medico disse da necessidade da cirurgia daí naquele mesmo dia fiz alguns exame lá mesmo no hospital, dentro de quinze dias havia feito minha cirurgia dia 04/06, fiz tireoidectomia total, confesso que não tive medo pensei no velho ditado popular, se há um corpo estranho tem que ser retirado, e assim foi! hoje estou em casa ja fiz revisão estou bem graças a Deus sinto apenas algo na garganta como se estivesse sabe “entalada” mas a minha médica disse que é normal que isso passa. Não fiquei rouca, não sinto caimbras, por isso ainda não tenho a necessidade de tomar cálcio. estou apenas repondo hormonios Puran T4.

  24. Tina disse:

    Ola, fiz a cirurgia faz um mês e dez dias.estou me recuperando super bem,a cicatriz esta cada vez menor e menos perceptiva.O problema é minha voz que geralmente é fina,isso esta me deixando muito irritada e triste.sempre fui uma pessoa muito comunicativa e adorava cantar sem parar.hoje falo fino e baixo e me sinto inexpressiva.Tenho fé que um dia ainda volte a falar como antes.

  25. Beta disse:

    Prezada Betty,

    Em uma ecografia de rotina feita em dezembro de 2011 foi detectado um nodulo de 7mm no lado direito da tiroide, por ser pequeno nao dei muita importancia, mas acabei fazendo uma punçao na semana passada e o resultado foi um carcionoma papilar, perdi o chao, fiquei em panico, estava me sentido tao bem e de repente comecei a me sentir mal ( o psiquico influi muito), pedi para fazer um novo exame citologico…estou no aguardo, meu cirurgiao disse que podemos efetuar, caso os glanglios nao estiverem infectados, uma tireoidectomia parcial. Gostaria de ouvir relatos de pessoas que passaram por isso e como podemos viver BEM apenas com metade da tiroide?
    Obrigada, seu site este me ajudando muito.
    Beta

  26. Mari disse:

    Oi Bety,

    hj fazem 35 dias q fiz a tireidectomia, estou bem graças ao meu Divino Pai Eterno, fiquei tranquila na hora de ir pro centro cirurgico com a ajuda do meu Pai Eterno. Transcorreu tudo dentro da normalidade durante a cirurgia, depois fui para o quarto e no dia seguinte de manhã já recebi alta. Meu coração vive acelerado, será que é por causa do hormônio? tomo o synthroid de 125mg, falei com médico e pediu para diminuir para 100, sempre tive o coração acelerado ,mas agora está demais.Tomo remédio para diminuir um pouco os batimnetos. Tenho sindrome do pânico aí já viu, tudo vira um problemão. É normal sentir isso quando o hormônio está demais? ? Já veio meu resultado da biopsia e deu positivo vou ter que fazer o iodo, isso tudo me assusta, apesar do meu estado geral ser muito bom, não tive caimbras nem formigamentos, minha voz estás perto da normalidade, mas sinto q quando falo faço esforço. Como não sinto nada penso que já posso fazer algumas coisas? Podes me ajudar com essse ajuste do hormônio é demorado mesmo? as pessoas sentem isso?

    Parabéns pelo blog, me ajudou muito com dúvidase tiroumuitos medos, sempre q m sinto prá baixo e com medo eu leio os depoimentos e volto a me sentir melhor!! bjs

  27. Claudinete disse:

    Olá Pessoal por acaso descobri um nódulo e ao fazer a punsão deu Nodulo Maligno já fiz a cirurgia em Janeiro de 2012 a cirurgia foi excelente fiz a iodoterapia também tranquilo e hoje faço acompanhamento a cada 6 meses para controle dos hormonios estou super bem Graças a Deus

  28. betty disse:

    Claudinete:
    Agradeço a sua participação encorajadora. Que Deus a abençoe, Betty

  29. taty disse:

    Oi Betty. Tenho 35 anos. Descobri durante uma brincadeira de pegar no pescoço com a minha filha que eu tinha praticamente um “ovo de galinha” na garganta. Fui a endocrino fiz ultrassom e para minha surpresa tinha um nódulo de cada lado na tireóide, o maior com 2,8 cm. Depois fiz a biopsia que apesar te der dado benigno” graças a Deus” é bastante vascularizado e o cirurgião de cabeça e pescoço me falou que meu caso era cirúrgico mais cedo ou mais tarde, pois a tendência é crescer. Dexei passar um ano o “ovo” cresceu. Agora não tem jeito. Mesmo minha tireoide funcionando sua estrutura esta comprometida e uma hora ela para de funcionar. Decidi então que vou fazer a cirurgia que será para a retirada total. Acho que em setembro, vou ao médico no dia 28/08. Tento me manter tranquila mas tem momentos que me bate um “medinho” ,mas me encorajo a cada relato que leio de pessoas que tb passaram por isso. Depois que tiver feito conto como foi. Att…

  30. betty disse:

    Olá, Taty:
    Fico feliz que alguns relatos aqui lhe ajudaram.
    Creio que você tomou a decisão certa. A cirurgia poderá ficar mais e mais complicada, conforme o crescente tamanho dos nódulos, por causa do contato com as paratireoides, as cordas vocais, etc.
    Os meus nódulos estavam com 3 cm e, por alguns meses, a minha voz ficou rouca. Mas, depois, normalizou. E estou muito bem com meu comprimidinho diário. Espero que tudo possa correr bem com você também.
    Que Deus a abençoe, Betty

  31. Juliana disse:

    Oi Betty,
    Venho lendo seu blog desde que descobri que deveria fazer a tireoidectomia pois tinha 2 nódulos grandes e tiroidite de hashimoto avançada. A cirurgia foi muito tranquila, os nódulos eram benignos e não tive nenhuma alteração na minha voz. Só que minha cirurgiã não está me atendendo e a endócrino só tem consulta no fim de setembro. Estou tomando Puran T4 125mcg que a própria cirurgiã disse ser bem fraco, só que estou engordando e me sentindo muito cansada. Resolvi por mim mesma aumentar a dose para 150mcg depois de 15 dias, já fazem 15 dias que estou nessa nova dose e continuo me sentindo indisposta, dolorida, etc… Agora penso em começar com o Synthroid, mas tenho receio de sentir a mudança. Com qual dose é mais comum começar??
    Beijos e obrigada!

  32. betty disse:

    Olá, Juliana:
    Entendo que você se sinta preocupada. Realmente não é bom sentir-se cansada, indisposta, dolorida… Eu não entendo muito deste assunto. O meu médico passou Synthroid 100. Me dei bem e continuo com o mesmo já há 3 anos. Não sei se é bom mexer sozinha nas medicações. Será que você não consegue marcar uma consulta com outro endócrino ou com um clínico geral? Ou insistir um pouco mais com o cirurgião? Ou você já teve o retorno com ele? No meu caso, tive uma consulta posterior, e depois fui orientada a voltar para o endócrino.
    Se não conseguir, procure aguentar um pouco mais. Enquanto isto, tome nota do que fez e do que está sentindo. Tem hora do dia que é pior? O que sente exatamente? Verifique se você está engordando ou ficando inchada. Mudou algum dos seus hábitos alimentares? Os hábitos eram bons antes da cirurgia? Leve um resumo disto para a consulta para que o médico tenha base para lhe avaliar e ajudar.
    Também, ainda que não tenha muito ânimo, procure acordar de manhã e planejar fazer algumas coisas mais light, “fazíveis”. Divida seus alvos em etapas verificáveis, para que possa ter a satisfação de olhar para trás e perceber que tenha feito algo. Alegre-se nisto. Abençoe alguém com um sorriso. Um “obrigado”. Faça uma lista das bênçãos e belezas ao seu redor (tipo cinco coisas diferentes por uma semana inteira) e dê graças a Deus por cada uma das 35! Que Deus a abençoe. Betty

  33. Fernanda disse:

    Betty, boa tarde!
    Fiz a cirurgia de tireoidectomia total no dia 01/08/2012, a cirurgia e recuperação ocorreram bem, porém a voz inicialmente muito rouca, mas aos poucos deu uma leve melhorada. Assim, quando falo baixo, sai parecida com a minha voz anterior e na tentativa de falar em ambiente com barulho fica muito difícil me ouvir e parece que a voz sai muito pior, ainda mais rouca. Procurei o médico cirurgião, ele passou novamente o exame da voz (videolaringoscopia) e e me encaminhou para uma fono. Você conhece algum caso que a pessoa demorou para falar normal? Outra coisa, quando falo um pouco mais, sinto um pouco de cansaço. Aguardo.

  34. Liliana disse:

    Olá,boa noite!Sou a Liliana tenho 28 anos ,admiro a coragem de todas já passei pelo mesmo a 6 anos ao fazer uma tireoidectomia total tenho dias de altos e baixos as vezes sinto um stress enorme já falei com o médico ele diz que os valores estão bons mas o que é certo é que sinto-me muito ansiosa.A minha personalidade mudou muito depois da operação.as pessoas comentam que quem faz operações deste género não conseguem engravidar é verdade? Gostava muito de ser mãe mas não sei!Se me pudessem ajudar com está dúvida agradecia.beijos

  35. betty disse:

    Olá,Liliana: Não é verdade que não se pode engravidar depois desta cirurgia. Talvez seria bom se você procurasse um médico endócrino para falar de todas estas coisas, esclarecendo as dúvidas e perguntando se a falta de tireoide realmente tem algo a ver com o stress que sente. Tem muita gente estressada com a tireoide bem inteirinha… Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  36. betty disse:

    Olá, Fernanda: Ainda é muito cedo avaliar se a sua voz voltará ao normal. Depende de quanto o médico mexeu com as cordas vocais. Se você olhar meus relatos anteriores, verá que eu levei meses para normalizar e meu médico não pediu exames. Ele parecia certa de que iria ficar boa. E fiquei. Portanto, eu ficaria com calma por enquanto. Pode fazer o exame e falar com o fono, mas não se desespere. Há muito que pode ser feito, ainda se não sarar imediatamente. Um grande abraço, Betty

  37. Fernanda disse:

    Betty, boa noite!
    Eu li os seus relatos, realmente você fala que levou meses para a sua voz voltar. Porém, foram quantos meses? Durante esse período, você procurou poupar a voz? Ou falava mais para exercitá-la? Porque já fui a duas consultas com a fono. Na primeira, ela pediu que eu ficasse calada; já na segunda vez, afirmou que eu teria que falar, falar para as cordas vocais se exercitarem. Enfim, queria saber de você, você falava, não falava…

  38. betty disse:

    Fernanda, no meu caso, poupei bem no começo. Depois ninguém me mandou ficar calada. Apenas evitava gritar ou exagerar. Não precisei ir para um fono, mas acho que o exercício deve ser bom, já que as cordas talvez precisem ser re-treinadas no funcionamento. Abs, Betty

  39. ENOLEIDE FARIAS disse:

    Gente, fiz tireoidectomia total há 21 dias, no dia 28 de setembro.

    Minha expectativa era das melhores, embora soubesse da possibilidade de carcinoma papilífero, que foi confirmado. Ocorre que, mesmo com o câncer sob controle, (o médico descartou a necessidade de iodoterapia), fiquei com problema na voz. Já nas primeiras horas após a cirurgia comecei a pigarrear e continuo assim. O médico disse que posso falar, mas a voz está tão difícil, que nem voltei ao trabalho, já que sou jornalista e trabalho em redação

    Hoje fiz minha primeira consulta com a fono e não senti minhas expectativas positivas se alargarem. De qualquer maneira, seguirei os procedimentos que ela recomendou: sessões no consultório 2 vezes por semana e exercícios em casa, todos os dias. Nova avaliação depois de 12 sessões. Bom, comentarei o resultado depois, lá prá meados de outubro.

    Sobre outros sintomas, mesmo ficando 15 dias sem tomar medicação nenhuma, não tive cansaços, tonturas ou outro mal estar.

    Por outro lado, desejo compartilhar com vcs alguns sucesso na minha trajetória. Ha 3 anos retirei um tumor raro, Neurinoma do Acústico. Perdi a audição do lado direito por completo. Tive paralisia facial leve, antes mesmo da cirurgia, mas com fisioterapia recuperei os movimentos por completo.

    É isso que espero agora, e oro todos os dias para que Deus me dê resignação para aceitar a situação que persistir.
    Mesmo que a gente se agite, um dia ou outro, desesperar jamais.
    Fé, coragem e resignação para todas.

    Enó

  40. betty disse:

    Olá, Enoleide:
    Tem situações em que a voz é bastante afetada, mas na maioria das vezes, isto melhora. Se você olhar meus posts iniciais, perceberá que a minha também ficou muito prejudicada. As pessoas nem me reconheciam quando tentava falar no telefone. Isto demorou uns tres meses e foi melhorando aos poucos. Ontem mesmo, fiz uma ligação para uma amiga que não vejo há 20 e tantos anos e ela soube imediatamente com quem estava falando. E eu dei graças a Deus novamente pela recuperação.

    Portanto, não se desespere ainda. Procure fazer o que a fono receitou e tente não exagerar nas tentativas de falar, por enquanto. Isto significa exercitar a voz mas não gritar, etc. Vivemos, também, numa era em que é muito mais fácil a comunicação SEM boa voz–até no Skype a gente pode se ver e escrever em baixo. Podemos ter tablets no colo. Acho que já existem máquinas que transformam escrita em voz que serão aperfeiçoadas mais e mais…

    Sei que isto, após seu desafio anterior, com consequencias que duram até hoje, vem como um abalo a mais. Mas, por outro lado, de certo, você já aprendeu a ser criativa e inovadora, superando as limitações. Você poderá vencer novamente.

    Me uno com você na sua oração. Enquanto fala com Deus, não se esqueça de “ouvi”-lo também pela leitura da Bíblia, diariamente. É o nosso alimento espiritual, usado pelo Espírito Santo para nos habilitar e fortalecer. O Salmo 119 descreve esta relação muito bem.

    Que Deus a abençoe.
    Abs, Betty

  41. Flaviana disse:

    Olá….fiz agora dia 059 uma cirurgia para retirada total da tireóide devido um carcinoma que já havia pego uma paratireóide. A cirurgia demorou cerca de 3 h, pois o cirurgião teve que limpar toda a área do pescoço que segundo ele estava toda tomada pelo câncer. Saí da sala de recuperação falando igual um papagaio, voz normal e com pouca dor. Hoje fazem 15 dias e não sinto absolutamente nada de dor ou incomodo, ja voltei a rotina normal desde os 10 dias de operada. O único problema é que o meu cálcio baixou muito e tenho q tomar 4 comprimidos diariamente, o q esta prendendo horrores meu intestino, já fiz de tudo e não funciona !!! Li que o ciclamato de sódio não prende, alguém sabe ? Ainda não faço reposição hormonal pos a semana que vem começarei a dieta para a Iodoterapia e vamos ver …….. beijos…

  42. betty disse:

    Olá, Flaviana:
    Infelizmente, não tenho informações úteis com relação aos seus problemas aparentes com o cálcio. A minha reposição foi curta e eficaz e o médico logo me fez parar de tomar os comprimidos Acho que valerá a pena voltar no seu para ver se pode ajudar. Com relação à reposição hormonal existe um remédio chamado Thyrogen que, aparentemente, faz com que é possível não ter que parar com esta antes da iodoterapia. Vou lhe enviar um e-mail que mandei para outra leitora sobre este assunto para você investigar melhor. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  43. Eridan disse:

    Olá. Esta página tem sido benção na minha vida. Vou operar de tioidectomia total no dia 01/10 e tinha muitas dúvidas. Agora me sinto bem informada. Os médicos tem medo de entrar em detalhes, acham que a gente vai sair correndo do consultório.
    O meu carcinoma tem 1,1 cm. Que Deus nos abençoe.

  44. Valeria disse:

    Boa Tarde,

    Fui diagnosticada com tireoidite de hashimoto á 3 meses, e desde então venho buscando informações á respeito e é incrivel a quantidade de pessoas que têm problemas tireoidianos, independentemente da idade, até então nunca havia percebido isso…
    Encontrei este blog quando buscava por informações sobre pós operatório de tiroidectomia total ( cirurgia que fiz dia 05 de Agosto) em São Paulo, minha cirurgia foi necessária em razão de um nódulo pequeno o qual não conseguiram identificar con exame de punção, quando o médico retirou a tireóide localizou mais 2 nódulos que ainda não se via na ultrassonografia, graças a Deus estou bem voltei ao trabalho uma semana depois da cirurgia, nada foi detectado e os nódulos eram todos benignos graças ao bom Deus .
    minha voz está um pouco rouca e em alguns momentos não consigo falar pois a voz fica bem fraca, alguma sugestão? Deveria procurar um fonoaudiólogo ou é normal isso?

    Agradeço a ajuda e desejo á todos muita saúde.

    Abs

  45. marta regina leandro disse:

    Olá Bety, meu nome é Marta vou fazer a cirugia de retirada da tiroide foi diaguinosticado pequenos nodulos e a pusão deu Lesão de celulas de hurthle,segundo meu medico retirando seria uma prevensão, gostaria de saber se o pós é muito dolorido , alimentação e tomando o hormonio quais os efeitos colaterai Obrigado.

  46. betty disse:

    Olá, Marta:
    Estou cuidando da minha sogra hospitalizada e não posso escrever muito. Creio que você vai ter mais respostas se ler os posts anteriores no meu blog sobre o mesmo assunto. Vá tranquila. Que Deus a abençoe, Betty

  47. FERNANDA disse:

    OLÁ ENOLEIDE FARIAS, BOA TARDE!!

    FIZ CIRURGIA DE TIREÓIDE NO DIA 01/08/2012, FIQUEI SEM VOZ ATÉ 12/09/2012. CONFESSO QUE FIQUEI MUITÍSSIMO PREOCUPADA. MAS, O NOSSO DEUS QUE É MISERICORDIOSO INDEPENDENTE DAS CIRCUNSTANCIAS, ELE CUIDA DE NÓS… A MINHA VOZ VOLTOU, TAMBÉM PASSEI PELA FONO, E, LOGO APÓS A SEGUNDA CONSULTA, NUMA QUARTA-FEIRA SAIU UMA VOZ AINDA ROUCA, PORÉM ALTA. NA MESMA SEMANA A ROUQUIDÃO SAIU. COM VOCÊ NÃO SERÁ DIFERENTE, CREIA TÃO SOMENTE QUE A SUA VOZ VOLTARÁ, DARÁS CONTINUIDADE A SUA VIDA, TRABALHO NORMALMENTE… UM ABRAÇO, DEPOIS ESCREVA RELATANDO.

  48. betty disse:

    Olá, Valéria:
    Fico contente que tudo correu tão bem. Com relação à voz, creio que algumas melhoras ainda podem surgir com o tempo (a minha levou meses para voltar ao normal). Entretanto, se estiver lhe incomodando, pode ser que um fonoaudiólogo possa avaliar qual o problema e ajudar a apressar o processo de melhora.
    Que Deus a abençoe.
    Abs, Betty

  49. betty disse:

    Olá, Eridan: Fico contente que a página ajudou. Espero que foi tudo bem com a sua cirurgia e que o tratamento posterior também possa ser logo coisa do passado, com você voltando a cumprir com suas obrigações. Momentos como estes são úteis para avaliarmos as nossas vidas diante de Deus e dos nossos semelhantes, e nos prontificar para ser, mais e mais, sal e luz (bênção) no mundo que nos cerca. Abs, Betty
    João 3.16 por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigenito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.

  50. Marilei disse:

    Oi Betty, hj faz 4 meses e meio da minha cirurgia total, dia 11 de setembro fiz o iodo, fiquei 1 mês sem o hormônio +a dieta, durante a internação e a tomada do iodo correu tudo bem, meus exames deram ótimos segundo o meu cirugião, o resultado da PCI tb. Acontece que estou na fase de repor o hormônio, agora estou com 112mg synthroid. Durante a dieta e o Més sem hormônio não fiquei muito inchada, pois faço drenagem 2x por semana, após a tomada do iodo na semana seguinte começei a inchar os tornozelos e os pés. Meu TSH ficou em 140, faz 33 dias que recomeçei com o hormônio. Tenho muita ansiedade e fico apavorada em ver meus pés inchados, será q é normal? o médico disse que demora voltar a dosagem no organismo e que eu ainda estou muito inchada e que demora para voltar ao normal, é assim mesmo? Tenho sindrome da ansiedade generalizada, tomo rivotril para acalmar a ansiedade e selozok 50mg prá diminuir a taquicardia, até minha pressão chegou a desrregular, acho q devido a ansiedade. Logo após a cirurgia fui ao cardio e fiz os exames de rotina que deram normais. Tens algum relato sobre esse inchaço nos tornozelos? Espero ancisosa pela resposta. Obrigada pela atenção. Beijos e que todos fiquem com a benção DO DIVINO PAI ETERNO.

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (8)