Pós-Cirurgia de Tireóide (8)

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (8)

Comentando os Comentários

Overwhelmed

Continuo recebendo comentários aos meus posts sobre a vida durante e depois da cirurgia na qual removeram a minha tireóide, em maio de 2009, especialmente os do número quatro, onde já tem 54 comentários de 40 pessoas. Consegui responder a alguns de imediato, mas não pude, e não posso, responder a todos, individualmente, mas vou tentar mencionar uma boa parte aqui.

Existem pessoas como a Rosangela, que se recuperaram logo e/ou tiveram poucas seqüelas e nódulos benignos. Renata Lucena, depois de seis dias de operada, relata uma recuperação, que é o sonho de qualquer paciente. Ficamos contentes por ela. Outras, como Mara Élida, contam que ainda irão fazer a cirurgia e agradecem as “palavras incentivadoras”. Mas isto foi em junho – já deve ter sido operada.

Por outro lado, Marcilene tirou a tireóide há 15 anos, ainda sente dores, e quer saber por que. Sugiro que ela procure um endocrinologista (ou um clínico geral) para compartilhar seus sintomas. Enquanto isso, Rosane Costa escreve três dias depois de ter retirado um nódulo de 5 cm, numa cirurgia parcial. Está bem, mas preocupa-se com a volta da voz pois é cantora evangélica. Creio que, com o aumento nos casos de tireoidismo, este será um problema crescente para aqueles cuja voz é instrumento de trabalho, de prazer e de ministério. Entretanto, sendo evangélica, ela pode ter certeza que tudo contribui para o bem e que, se ela procurar se curvar à vontade dele, Deus lhe dará paz.

Ri um pouquinho com a introdução da Inokitas. Ela nos aconselha a não “correr logo feito loucos para pesquisar (na Internet) pois só colocamos macaquinhos no sótão”. Entretanto, ela deve ter feito uma pesquisa bem trabalhada para encontrar meu post número quatro e comentar nele.

Ao ler os comentários dela, pensei logo—esta senhora mora no Portugal ou em alguma ex-colônia portuguesa. Ela tem uma maneira tão bonitinha de se expressar…. Fui verificar e, realmente, o IP dela é de Portugal (portanto, Mônica, creio que o telefone do fonoaudiólogo dela não vai lhe servir em São Paulo!) A Inokitas fez a cirurgia há um ano e pouco e também sofreu bastante com a voz. O nódulo dela era enorme (mais de 10 cm) e para dentro. Portanto as suas cordas vocais foram esticadas e ela teve grandes problemas de falar no início. Teve que recorrer a uma terapeuta e diz que esta “ajudou-me rapidamente a ter uma vida normal. Dei por mim a apertar a barriga, a habituar-me a respirar com o diafragma… Por incrível que pareça a maior parte de nós não sabe respirar como deve ser, visto não exercitarmos o dito diafragma—o que nos obriga a encher a barriga de ar e não os pulmões… Também fazia vários barulhos sonoros para a voz voltar… Hoje, passado 1 ano e 3 meses, estou bem, falo que nunca mais me calo; noto que já não consigo cantar facilmente em agudos.”

Ela teve muitas dificuldades em engolir e beber água, mas estas também passaram. Foram “momentos de frustração e choro total”, mas “agora bebo como antes, muito mesmo…  Agora sempre que ‘tou cheia de sede e pego numa garrafa e bebo-a de seguida, me lembro dos 2 meses que tive esta dificuldade…

Creio que aquilo que escreveu nos ajuda a ver que, ainda que nem tudo sai como gostaríamos no início; com o passar do tempo e com certas iniciativas, muito pode melhorar. Suas palavras me incentivam a antecipar a procura por um fonoaudiólogo para fazer terapia de fala. Será que algum leitor ou leitora pode me indicar alguém qualificado na área de Higienópolis em São Paulo? Que, preferivelmente, atenda pelo convênio da AMIL…

A Ruth (que se operou no início de agosto deste ano) escreveu um mês depois com suas preocupações a respeito da cicatrização e o incômodo ao engolir. Também não sabe se tirou todo o tireóide. Iria voltar ao trabalho no dia 08 de setembro. Penso que ela deve pedir detalhes da cirurgia ao seu médico e procurar um laudo por escrito do diagnóstico original e daquilo que foi feito. No meu caso, o cirurgião escreveu um relato para me encaminhar à endocrinologista. Se os termos usados lhe forem desconhecidos, peça uma explicação, educadamente.

Sempre é uma boa idéia levar um caderno para o consultório médico. Antes, anote todos os sintomas que está sentindo e todas as perguntas que tem, pois, normalmente, alguns detalhes nos escapam na hora, quando estamos nervosas ou, especialmente, se o médico parecer estar com pressa. E vá anotando os pontos principais enquanto o doutor ou a doutora explica, para poder compartilhar o que foi dito com as pessoas que lhe são próximas, usando a terminologia exata. Se não entender o termo, peça com jeito para ele/ela soletrar ou anotar por você. (Hoje em dia, os mais avançados entre nós já se aproveitam do recurso de registrar no telefone celular ou outra engenhoca digital).

Andréa compartilha um problema que eu ainda não conhecia—o quelóide. Procurei o termo na Internet e vi que é uma dificuldade na cicatrização. É “uma cicatriz que não sabe quando parar de crescer”. Ele se caracteriza por uma cicatriz endurecida, que se eleva acima do nível normal da pele. Espero, entretanto, que seja apenas um susto, pois não fazia muito tempo desde que ela havia feito a cirurgia (18-08). Quando escreveu, ela ainda não havia recebido o resultado da biopsia.

A Márcia confessa que enrolou cinco anos para fazer a cirurgia e que tremia muito na hora de tomar a anestesia. Entretanto, agradece pelas coisas escritas no blog (que ela descobriu um pouco antes de sair de casa no dia em que se internou) e compartilha que “a cirurgia foi tranquilíssima”. Esperamos que a recuperação tenha sido boa, como também a de Ricardo, que tem a idade do meu filho mais velho, e é pai de uma filhinha, e que iria tirar o tireóide com um nódulo com “células perigosas”.

Uma outra Márcia compartilha que teve que fazer duas cirurgias em seguida porque descobriram que estava com câncer apesar de todos os indícios iniciais ao contrário. Primeiro ela tirou o lóbulo esquerdo e, depois, o tireóide inteiro. Ainda estava em recuperação quando escreveu e lutando com uma repentina rouquidão. Iria fazer uma laringoscopia por conta disto. Ainda não sabemos do resultado, nem dos passos seguintes receitados pelo médico.

A Catia tinha um monte de perguntas no dia 18 de agosto, que, espero, já foram respondidas pelo médico dela. Pela minha própria experiência, a cirurgia durou poucas horas, a internação foi de um dia e uma noite e repousei por mais ou menos uma semana (sem ficar na cama, apenas evitando carregar peso ou movimentar-me muito).  Demorei um pouco mais para poder dirigir. Talvez ela queira nos contar sobre os passos que já seguiu. A Carla, cujo marido iria fazer a cirurgia, queria saber se a minha anestesia foi geral. Foi.

A Camila fez a cirurgia há dois anos e ainda sofre de várias maneiras (cãibras, formigamento, alta dose de hormônio, voz). Pelo que fala, penso que devem ter mexido com as paratireóides dela. Mas ela diz que dá “graças a Deus por ter passado por tudo isso; aprendi muita coisa, a dar mais valor na minha vida, por exemplo”.

Vera Medeiros fez tireoidectomia total no início de julho. Estava em casa, ainda com dreno, e sem medicação alguma (cálcio, hormônio…). Só Tylenol para dor, que felizmente não tinha. Sua voz “por enquanto” estava normal. Perguntou em quanto tempo iria começar a tomar Synthroid? Retornaria ao médico no dia 13/07 para remoção do curativo e “orientações”. Queria saber se estava tudo dentro da normalidade.

Respondi mais ou menos assim: Olá, Vera:
Que bom que sua voz está normal! Estou quase com inveja! A minha continua rouca.

Temo em lhe dar algumas orientações que entrem no campo do médico, pois sou apenas paciente também. Na minha avaliação, entretanto, a sua cirurgia talvez possa ter sido parcial. Isto explicaria a falta de necessidade de hormônio. E, talvez, não precisaram mexer muito com as glândulas paratireóides e, portanto, não esperam que sinta falta de cálcio. Se você estiver sentindo-se bem, dê graças a Deus e não se perturbe. Entretanto, se você estiver muito preocupada, ligue para o consultório do médico e pergunte sobre seus temores. Faça antes uma pesquisa na Internet, jogando as palavras “tireóide” e “cirurgia”. Encontrará sites como este da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Depois me conte o que descobriu.

Alessandra estava com problemas na tireóide em 2006, engravidou e parou com os exames. Apenas recentemente voltou a fazê-los e confessa que está com medo de fazer a cirurgia. Não sabemos os resultados e se já marcou a data. E nem temos mais informações sobre a Josy que ainda estava na fase inicial dos seus exames.

Denise estava sofrendo muito. Ela já penava com os efeitos de um desequilíbrio hormonal antes, e parece que a cirurgia, em 15-05-09, não resolveu tudo do jeito que sonhava, apesar do tumor ser benigno. Ela se manifesta desejosa de receber o input dos leitores. Creio, entretanto, que não temos médicos/especialistas entre estes e sugiro, se não melhorou, que procure logo outras opiniões de especialistas na cidade dela, talvez recomendadas por pessoas conhecidas.

Marlene mora numa ilha dos Açores, no meio do Oceano Atlântico, e iria para Portugal retirar um único nódulo em Lisboa no mês de setembro. Espero que ela tenha alguns parentes ou amigos para fazer-lhe, ou que conseguiram fazer, companhia durante este período e que os funcionários do hospital conseguiram passar tranqüilidade e confiança para ela para logo-logo poder voltar à companhia da sua filha de 10 anos. Gostei que a leitora Joseanny parou para dizer-lhe umas palavras encorajadoras.

Num comentário anterior, a Joseanny compartilhou que sofria muito com os problemas de tireóide, com seu humor e com sua aparência e que, 40 dias depois de uma tireoidectomia total, “hoje só vejo flores em minha vida… Estou feliz…muito feliz…graças a Deus! E até agora ainda não consigo relatar minha história se não for com lágrimas rolando, como agora por exemplo. Pode até parecer exagero, mas quem enfrentou um problema como tal, sabe com precisão o que estou tentando passar aqui.” Isto apesar de continuar rouca. Ela também tem uma caixinha como a minha “para guardar os remédios pertinho do travesseiro”.

Ana Kelly Natali, de 35 anos, fez tireodectomia total em 22 de julho, quando se assustou com a descoberta de vários nódulos com células malignas de dois tipos. Esta mãe e esposa jovem ainda estava se recuperando das seqüelas da cirurgia e já se preparava para fazer a iodoterapia quando escreveu. Entendo que este é um processo bastante difícil, mas muito mais rápido e com chances de vitória bem maiores do que muitos outros tratamentos para câncer.  Oremos, portanto, por ela e por sua família nestes dias.

A Marge enfrentou um carcinoma e tem apenas uma corda vocal funcionando, mas superou tudo e diz que teve medo dos tratamentos mas “tudo foi bem tranqüilo (até demais!!)” Seu relato é encorajador e ela ainda sugere para Patrícia que use a pomada Contractubex para a cicatriz (no caso dela, “ficou bem clarinha e quase imperceptível.”)

A Adriana diz que está com a “tireóide dolorida” e pergunta como começou o meu problema.  Respondi que não senti dor no local. Foram os exames de TSH, T3 e T4 que acusaram o problema (referi-me a última parte do meu post, Alegrias e Tristezas). A melhor coisa seria procurar um médico se a dor persistir. Perdurando por apenas um pouco de tempo, eu não me preocuparia. Ela poderia, também, pedir para seu médico solicitar estes exames da próxima vez que fizesse alguma consulta.

Joseane também fez uma tireoidectomia total e escreve depois de uma semana (no dia 30 de julho), comparando aquilo que sentiu e sente com o que eu descrevi. Foi poupada de vários problemas, mas enfrentava rouquidão e queria saber se a minha voz voltou ao normal (como já disse, meu marido diz que, apesar do ceticismo dele, ela está quase normal). As punções pré-operatórias tiveram resultados benignos, entretanto ela ainda esperava o diagnóstico dos exames pós-operatórios em vários nódulos. Torço para que tenham sido negativos também.

No comentário dela, a Hozana pretendia fazer a mesma cirurgia no dia 14 de setembro, e compartilhou as suas incertezas e temores, especialmente porque já havia sido diagnosticado o câncer e, portanto, ela não podia esperar até janeiro quando o convênio médico dela lhe daria cobertura. Queria saber se algum(a) leitor(a) já se operou no hospital de Heliópolis. Minha resposta, compartilhando algumas coisas sobre o hospital e o tipo de câncer (papilífero) dela está aqui. Depois, ela escreveu novamente, agradecendo e compartilhando que a cirurgia foi adiada para o dia 24 de setembro e pedindo nossas orações.

Interagi também com a Maria Souza que iria fazer a cirurgia no dia 14 de setembro e  pediu orientações dos leitores sobre se deveria retirar toda a tireóide, tendo um “nódulo com células de Hurthle”. Eu ainda não conhecia estas células mas pesquisei e fiz algumas considerações aqui, falando também do seu médico, cujo nome aparecia pela segunda vez nos comentários (e já foi citado novamente depois).

A Ingrid pretendia tirar a tireóide no dia 6 de outubro por causa do diagnostico de carcinoma papilífero após uma punção. Ela se sentia “muita sozinha, e com medo de estar ficando paranóica”.

Respondi da seguinte maneira: Quando descobriram os meus nódulos, fui investigar sobre problemas com a tireóide e descobri que são muito mais comuns do que pensamos. E que muitas das minhas amigas e parentes estão em tratamento ou fizeram a cirurgia e eu nem sabia, porque estão convivendo bem. Minha cunhada me contou que toma um remédio bem parecido com o meu desde a sua adolescência (e ela agora tem 55 anos) e, na semana passada, uma amiga de muitos anos (que mora distante) também compartilhou que está tratando um desequilíbrio hormonal causado por disfunção na tireóide, com sucesso, há uns dez anos.

Entretanto, sei que o susto pode ser grande. A melhor coisa para fazer é aproveitar a ocasião para repensar a sua vida, as suas atitudes, prioridades, relacionamentos. Confie no médico e converse com outras pessoas. Você poderá ficar impressionada quando descobrir quantas lidaram ou que estão lidando com doenças tireoidianas. Assim você não se sentirá tão sozinha. Ainda que o nódulo seja canceroso, saiba que muitos cânceres de tireóide (a maioria) respondem bem aos tratamentos e tenho a impressão que o papilífero é a “melhor” de todos (o menos maléfico).

Seguem alguns sites que podem lhe dar mais informações sobre a tireóide, sua função e doenças. Vale a pena se informar, pois assim você desfará alguns mitos ou conceitos errôneos e pode se preparar melhorar. Creio que sentirá menos medo também.

http://www.indatir.org.br/a_tiroide.htm
http://saude.abril.com.br/especiais/tireoide/tireoide.shtml

Espero que isto ajude. Fique calma. Faça a cirurgia e nos conte depois como foi.

O Mário está preocupado com o fato da esposa começar a sentir “forte comichão” nas pernas, braços e cabeça depois de dois anos. É possível que o “especialista” tenha razão sobre a causa não ser o hormônio sintético. Entretanto, deve existir uma causa e sugiro que eles procurem um clínico geral para orientá-los sobre que tipo de especialista consultar. Se fosse logo depois da cirurgia, eu pensaria nas paratireóides. Agora não sei. Mas vale a pena pesquisar. De repente, a solução é algo bem simples e ela será grandemente aliviada…

A Mônica deve já ter feito a remoção total. A punção já mostrou câncer mas ela está encorajada com as chances de cura deste tipo e escreve palavras encorajadoras enquanto expressa seus temores. É bonito ver alguém declarar que ama seu marido depois de várias décadas de companheirismo. Estamos torcendo por você, Mônica, e esperando a continuação do seu relato. A Maria Salomé também está com medo mas agradece as informações.

Creio que a Noemir ainda não leu meus outros posts porque pergunta algumas coisas que já respondi. Está feliz porque a suspeita de câncer (via punção) não se concretizou. Sim, Noemir, a rouquidão é um problema para alguns de nós, mas eu esperaria mais algum tempo antes de me preocupar. Depois de quatro meses, eu ainda noto melhoras significativas, lentas, mas certas. A respeito da dor no pescoço, se não passar, consulte um clínico geral, descreva exatamente o que sente, e ele deverá lhe encaminhar para o médico que poderá lhe ajudar. É bem possível que as suas queixas não tenham nada a ver com a dosagem do hormônio, exceto a ansiedade se for algo muito diferente do seu jeito normal de ser. Entretanto, muitas pessoas com problemas de tireóide conseguem um equilíbrio emocional muito melhor com o tratamento adequado.

Outra Mônica fez uma cirurgia parcial e não precisa tomar hormônios. O problema dela, depois de sete meses, ainda é com a voz. O otorrino sugeriu outra cirurgia, desta vez nas cordas vocais, mas ela escreve, aliviada e feliz, que foi ver o cirurgião e que este sugeriu que fizesse fono. Vá em frente, moça, mas como já comentei lá em cima, não espere por Inokitas lhe passar o telefone da pessoa que ajudou com a voz dela, pois ela mora bem, bem longe da gente. A Priscila, 1 mês e 15 dias depois da retirada de um módulo, também foi passada para um fono porque sua voz “quase não sai.”

Pronto, vou parar por aqui. Parece que gastei mais tempo inserindo os links aos comentários e artigos, do que respondendo aos comentários. Mas espero que este ajuntamento de pensamentos e interações dos leitores com as minhas respostas possam servir para aumentar o conhecimento de vocês e de encorajamento para aqueles que ainda passam ou passarão por esses procedimentos.

Até a próxima. Betty

372 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (8)”

  1. Ricardo disse:

    Olá Betty, tudo bem?

    Fiz a Cirurgia no dia19 de Agosto, e antes de ir li novamente seus comentarios que me tranquilizaram muito.

    Na cirurgia descobriu alguns nodulos do lado esquerdo, por isso o Cirurgião resolveu tirar toda a tireoide.

    Descobri que era maligno, mas estou otimo. A recuperação foi excelente, mas agora comecei a dieta para fazer a iodoterapia; agora esta sendo mais complicado, pois nao estou tomando os hormonios e estou ficando um pouco cansado.

    Mas estou superando tudo com a maior tranquilidade, focando sempre que ja estou curado e que vou ver minha princesa que mes que vem faz 03 anos (dia 01/11) crescer .

    Um grande abraço

    Ricardo

  2. priscila disse:

    bom dia. ja vai fazer 5 meses que fiz a cirurgia da tireoide, so que minha voz ainda nao voltou ao normal. nao consigo nem cantar rss. espero que minha voz volte ao normal, se deus quiser.

  3. Mônica disse:

    Pois é já fiz minha cirurgia e graças a Deus correu tudo bem. Até mais do que eu esperava. Não senti quase dor nenhuma e consegui comer bem. A preocupação com a fala acabou ainda no centro cirurgico quando me despertaram da anestesia e eu ja reclamei que tinham me tirada de um sonho. Foram 4 horas de cirurgia pois o nódulo estava bem agarradinho ao músculo e eles tiveram que tirar um pouquinho de músculo. Fora isso tudo bem.
    Minha cirurgia terminou às 19:15 e às 8:00 da manhã já estava fora do hospital. Nos 2 primeiros dias eu fiz uma alimentação pastosa e depois comi normalmente. Não incomodava nada. A cicatriz ficou ótima. Menor do que eu pensava. Hoje com 3 semanas depois parece até que foi um arranhão.
    A única coisa que me incomodou muito e ainda incomoda e o desajuste do cálcio. Meu Deus, que coisinha chata ficar com formigamentos e o Caldê que eu tomo para repor o Cálcio, que coisinha ruim! Tem gosto de dropis Garoto. Comecei a tomar um agora em cápsulas, bem melhor. Mas ainda não supre a falta do cálcio. Estou esperando agora a iodoterapia. Deve ser marcada para depois do dia 20. Estou muito apreensiva com isso. Tomara acabar logo isso, pois já estou começando com os sintomas de hipoteiodismo. Cansaço, voz rouca, dores musculares. Quero começar a tomar logo os hormônios, mas o médico falou que so posso tomar depois da iodoterapia. Volto aqui depois para falar como foi a iodoterapia ok. Beijos e a todos e fiquem com Deus.
    E lembrem-se. Procuremos retirar coisas boas disto tudo que esta nos acontecendo. Vamos tentar fazer menos drama e sermos fortes. Eu sei que não é facil, passar por uma cirurgia desta, sabendo da remoção de um câncer mas estamos aqui. Temos outras compensações na vida, e não vamos morrer disto. Ainda temos muitas coisas boas para ver nesta vida. Vamos seguir confiantes de que tudo passa. E ainda vamos ser muito felizes. Um grande beijos para todos. Qualquer duvida me mandem um e-mail.

  4. Carla disse:

    oiiiiii Betty… desculpe por não ter respondido antes.. e obrigado pela consideração… meu marido ja fez a cirurgia em 2 de julho, e foi tudo bem, fez a retirado somente do nódulo, não precisou fazer a remoção da glândula, foi tudo bem depois da cirurgia, fiquei preocupada com a voz e sintomas, mas graças a Deus deu tudo certo, semana que vem temos o retorno no clínico para fazer exames de rotina que agora é necessário fazer.. acompanhamento.. agradeço muito pelas palavras, você ajuda muitas pessoas, pois ficamos tão perdidas nestas horas.. obrigada mesma… vou continuar sempre com pensamentos positivos em todos que estão passando por momentos delicados… um grande beijo no coração de todos… e novamente obrigada Betty….

  5. CATIA disse:

    Ainda estou com medo. Vou fazer a cirurgia no dia 21 de outubro, mas acho que vai dar tudo certo. Depois te falo. Tenho o nosso Deus que sabe de todas as coisas e sei que tudo vai correr bem, pois Ele está sempre comigo. Beijo

  6. Ana lourinho disse:

    OI,estou com 9 dias de operada retirei uma das paratireodie, estou me recuperando bem,mais sinto muito formigamento e caibras será que isso e normal, so irei levar o exame para o medico depois do dia 06 me resposda isso e normal.bjs!!

  7. betty disse:

    Prezada Ana:
    O post em que você está comentanto, é um de uma série. Falo sobre formigamento em vários lugares mas mais especialmente nos dois links abaixo. O meu médico aumentou o meu consumo de comprimidos de cálcio com vitamina. Depois, comi muito queijo branco, iogurte, bebi leite… E foi diminuindo. Eu, entretanto, não tirei a paratireioide. Apenas mexeram com elas. Se estiver formigando muito, tente falar com o médico ou volte ao hospital ou para um pronto socorro com os comprovantes daquilo que acaba de fazer. Por enquanto, isto é normal. Procure não pensar muito sobre o problema, colocando a mente em outras coisas, mexa as mãos e os pés. Espero que passe logo. Abs, Betty

    http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=981
    http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=999

  8. ANDREA disse:

    Oi Ana que bom que esta bem vou fazer minha cirurgia em 30/11/2009
    estou anciosa o meu cancer papilifero, quando soube fiquei muito mal, mas Deus sabe de todas as coisas, não vejo a hora de fazer a cirurgia. estou confiante em Deus que tudo vai dar certo.

  9. ingrid disse:

    Oi Betty, não sei se vc lembra de mim, eu fiz a cirurgia de tireoidtectomia total a cerca de um mês, a biópsia deu que eu tinha um microcarcinoma papilífero, mas apesar de ser malígno, não precisarei fazer a iodoterapia, pois ele tinha menos de 1cm. Meu cirurgião pediu que eu voltasse para minha endocrinologista, mas ela esta de férias, eu estou preocupada pois estou sentindo muitas náuses, um aperto muito forte na garganta que vai até o peito. Estou tomando puran T4 100 e cálcio. Não sei o que fazer, nem a quem recorrer. Ah! a minha cicatriz ainda esta muito visível e coça muito ao redor, ficando vermelha, estou passando protetor e a pomada que o cirurgião recomendou. A minha voz em alguns momentos parece que voltou ao normal, mas em outros fica terrível.

    .

  10. angel disse:

    oi!!fiz a cirurgia de tireóide a um ano estava com hipotiroidismo com nodulos suspeito ja tinha engordado 22kg fiz a cirugia ocorreu tudo bem tirei toda tireóide fiquei com a voz igual como era antes sentia mto para engolir mas diz o medico que não tinha nada haver com a cirurgia fiquei com formigamento tremia toda onde tive que tomar calcio 1500 mlg por dia e tomo puram 100 e meu calcio esta sempre baixo agora meu médico me deu calcitriol 0,25 tomo dois por dia onde este remédio mantem o calcio no meu organismo pois não estava conseguindo manter meu calcio dava sempre baixo, faço cada 3 e 6 meses todos os exames para ver como esta meu calcio e os hormonios só que sinto um engasgo na garganta sempre parece que tenho algo trancando a garganta mas isso não se da todos os dia falei pro médico mas diz que é piscológico mas será ??tbem não consegui emagrecer mais estou acima do meu peso emagreci 5 kg depois da cirúgia, e não consigo mais emagrecer incho muito. Minhas pernas e pés ficam enormes , faço atividades fisicas, dietas e meu médico me deu subtramina e xenical ja faz uns 6 meses e não emagreci nada meu metabolismo ficou mto lento diz ele, agora me receitou hormonio do rejuvenescimento não tomei ainda pois e mto caro e é injetavel e estou com medo pois ja ouvi tantos comentários sobre esse hormônio ele é o mesmo do crescimento não sei o que fazer!!!!! diz o médico que com esse hormônio voltarei ao meu normal se souberes de algo sobre isso agradeço. E antes da cirurgia me sentia mto mal ansiosa demais queria tudo pra ontem nem eu me guentava mais!! complicava com tudo e com todos!!Meu Deus!!! imagino meu marido e meus filhos!! o que passaram comigo!!levei dois anos passando de médico em médico comecei indo no médico de estômago, rins ,coração nossa passei por muitos tudo estava com problemas até em um psiquiatra fui parar imaginem como eu estava!!!tinha uma ansiedade terrivel ainda tenho!! só que bem menos, depois da cirurgia melhorei mto só continuo com esse peso todo esse engasgo parece que estou afogada ,espero voltar ao meu normal logo.Bjos e melhoras a todos.

  11. betty disse:

    Olá, Angélica: Não sei se você tem convênio médico mas, ainda se não tiver, sugiro que mude de endócrino/posto e que tente fazer novos testes e avaliações, iniciando de estaca zero. De certo, não é normal o que você sente e eu procuraria a solução ou, pelo menos uma boa explicação.
    Abs, Betty

  12. Carla disse:

    Oi Betty,

    Acabei de submeter-me a uma retirada total da tireoide em 11 de dezembro de 2009. Estou no pos operatorio ainda, com curativo na cicatriz e reposição hormonal T4 (farmacia de manipulação) 25 mg, tome 1 capsula a cada 12 horas por quinze dias, até retorno no medico. Bem minha grande duvida e temor é o aumento de peso !. Gostaria de saber se poderia me informar se há casos de pessoas que engordam muito… após a retirada da tireoide, mesmo tomando reposição hormonal?. Um grande abraço.

  13. luciana disse:

    ola ..fiz cirurgia parcial …3 /12…estou esperando resultado de exames pra continuar tratamento (carcinoma papilifero,FOLICULAR)…mas estou passando mal tenho sintomas de quem esta com pressao alta .(dor na nuca,cabeça ruim ,parece que meu celebro cresceu dentro da cabeça … tomo hormonio normalmente pois como foi parcial meu medico pediu que continuace normalmente ate sair resultado de exames … da cirugia em si estou bem …falo normalmente …canto,mais este mal estar esta me deixando preocupada ….

  14. Vanessa-Floripa/SC disse:

    Olá Betty! Muito legal sua iniciativa de compartilhar essa experiência. Tenho 30 anos e fiz minha tireoidectomia total em abril de 2009, eu tinha apenas um nódulo com meio centímetro porém maligno. Minha cirurgia foi ótima, não senti absolutamente nada que todos falam, confesso que até me arrependi de ter lido tanta coisa antes da cirurgia, algumas pessoas acabam deixando a gente com medo. Minha cirurgia foi tranquila, anestesia geral, acordei super bem, não senti dores, nem cãimbras, meu médico me deu calcio pra tomar assim que sai do hospital por precaução (ele não quis esperar pra ver se eu sentiria falta de calcio). Depois fiz a tal dieta chatérrima pra iodoterapia, mas o tratamento é tranquilo, só é chato. Porém minha única reclamação de tudo isso é o peso, engordei 8 quilos em 1 mes e meio (periodo pós cirurgico até a iodoterapia, em que não pude tomar hormônio nenhum). E não to conseguindo emagrecer. Isso realmente tá me incomodando.
    Com relação a voz, eu faço canto lírico, e em nenhum momento deixei de cantar, só fiz o repouso pós cirúrgico e o médico disse que era até bom eu voltar a cantar, e não senti diferença alguma. Minha professora de canto me explicou que o canto é uma boa opção pra quem fica com sequela desse tipo de cirurgia, pois vcs aprenderão a respirar corretamente e fortalecerão a musculatura local. Claro, perguntem aos seus médicos!!!!
    Bom, é isso… espero conseguir voltar ao peso normal em breve. Felicidades a todos, afinal isso é só um obstáculo que nos faz evoluir.

  15. Adriana- SP disse:

    Olá para todos!
    Tenho 39 anos e o ano passado através de exames de rotina em minha ginicologista, descobrimos uma alteração no TSH, sendo assim, procurei uma endocrino.
    Após repetir alguns exames, foi detectado um nódulo na tireóide, fiz punção e constatou carcinoma papílifero de 1 cm.
    Fiquei arrazada, pensando nas minhas meninas, 1 de 17 e outra de 2 anos.
    Mal conseguia fazer perguntas para minha médica, afinal descobri tudo isso sem querer.
    Ela me indicou um médico que estava em congresso, acabei encontrando o Dr Felipe, não o conhecia, mas perguntei sobre ele p/algumas mulheres que estavam em seu consultório.
    Perguntei td o que eu tinha de direito, ele sempre muito sincero, me respondia com muita atenção.
    Fiz tireoidectomia no dia 12/09/2009, ocorreu td bem, minha voz esta uma beleza, temia mt por isso!
    Trabalho numa editora cristã e creio que as orações me ajudaram muito. Tive apoio do maridão, que teve muita paciência, zelo e carinho, minhas filhas e meus pais que sempre estiveram ao meu lado. Os amigos e familiares foram maravilhosos!
    Meu remédio… tb na caixinha…fica mais fácil para pegar pela manhã rsrsrs
    Fico feliz de poder compartilhar com vocês um pouquinho do meu caso, e que Deus nos abençoe e nos capacite a ser melhor a cada dia!

  16. Ana Kelly Natali disse:

    Olá Betty…
    Estou de volta para contar o que aconteceu depois da tireoidectomia…
    Quando voltei ao meu cirurgião, Dr. Celso Friguglietti, para avaliação do procedimento, ele me indicou o Dr. Tazima para conduzir a iodoterapia com aplicação do Thyrogen. Contatei o médico que me esclareceu como seria o tratamento com iodo radiotivo 131 e marcou o procedimento para o dia 04/10/2009.
    Durante o mês de setembro fui obrigada a fazer uma dieta restritiva, para auxiliar na eficácia da radioterapia. Neste período não ingeri nada que contivesse iodo (sal comum de cozinha), fui obrigada a comprar um sal especial, nada que fosse industrializado, em conserva, frutos do mar, alimentos com corante vermelho, leite, derivados da soja incluindo o óleo, iogurte, queijos, pães de forma ou qualquer alimento feitos na padaria ou restaurante, biscoito, balas, chocolate. Em suma, na minha dieta só era permitido alimento natural, feito em casa; bem como frutas, incluindo as secas e cereais crus. Lembrando que a barrinha de cereal também estava proibida.
    No quesito beleza, esta dieta me ajudou a peder quatro quilos; entretanto, fui impedida de pintar as unhas e usar maquiagem. O pior, como sou muito branca, meus lábios ressecam com muita facilidade, logo fui obrigada a improvisar, passava azeite de oliva para evitar as rachaduras e me proteger do sol. Outra coisa, nem pensar de pintar os cabelos ou passar perfume, lavar o cabelo com shampoo com sal e sabonetes, pois geralmente estes produtos têm iodo em sua composição. Portanto, antes de usar estes cosméticos deveria ler as especificações.
    Fui espartana, segui as orietações mais do que a risca, pois quanto melhor fosse a minha dieta restritiva, melhor seria a absorção do iodo-131 pelo meu organismo, o que aumenta a chance de cura. A idéia é matar as células de tireoide pela fome, assim quando eu ingerisse o iodo, eles correriam ávidas para o almoço e fatalmente morreriam.
    Feito isto, no dia 04 de outubro de 2009, me dirigi ao Hospital Oswaldo Cruz para tomar a 1ª dose do thyrogen; na segunda-feira, dia 05/10, tomei a 2ª dose e na terça-feira, dia 06/10 me internei em um quarto de isolamento.
    O thytogrn induz de forma exógena o hipotiroidismo, ou seja, não é preciso parar de tomar a levotiroxina (t4 sintético – Synthroid ou puram); porque para o tratamento com o iodo ser eficaz é necessário que o TSH esteja muito alto.
    Muito bem, na terça-feira de madrugada saí de casa com o coração partido, deixei meu filhinho pequeno com minha mãe, e fui com meu marido ao Hospital Oswaldo Cruz. Entrei no quarto de isolamento, às 7h e logo em seguida veio um técnico para tirar uma amostra do meu sangue. Após, meu marido foi embora, porque já iria começar o procedimento da radioterapia com o iodo.
    O quarto é revestido com paredes grossas e biombos de chumbo. Possui câmera de monitoramento interno, me senti como uma participante do “big brother”…
    Todos os móveis e utensílios são revestidos com TNT ou plástico, porque a radiação é eliminada com o suor e esta é uma forma de minimizar os efeitos da contaminação.
    Às 8h, veio ao quarto um físico nuclear, que mediu a distância de um metro entre um ponto, que eu deveria ficar e a outra referência que seria o profissional, que mediria a radiação emitida por mim.
    Às 10h, o dr Tazima chegou com o iodo-131, que estava acondicionada em um envólucro de chumbo, chamado de castelinho, ele estava vestindo uma edumentária também de chumbo, óculos de proteção e luvas. Em seguida ele abriu o “castelinho” e me entregou… Eu deveria engolir aquela bolinha de 100 microcue de iodo-131, dose mediana, de uma só vez e com cuidado para não enroscar na traquéia; bem como, durante o dia deveria ingerir muito liquido, para facilitar a eliminação do elemento químico.Fui advertida, que o iodo causa dores de estômago, queimação na boca, náusea e vômito. Sem pensar, peguei o “castelinho” e engoli de uma vez a bolinha, sem água mesmo!
    Para minimizar os efeitos colaterais, eu deveria expremer o caldo do limão e tomar puro. Também me deram o omeprazol.
    Graças a Deus não tive qualquer intercorrência, ou os efeitos colaterais noticiados, mas acho que nunca tomei tanta água na vida, como naquele dia. isto porque quanto mais rápido houvesse o decaimento exponencial da radiação, mais rápido eu sairia do hospital. Ainda bem, que o quarto tinha janela para o jardim da Rua João Julião, pois era possível ver e ouvir os pássaros.
    Para passar o tempo, durante a minha estada no isolamento, li muitas revistas, as quais foram descartadas em lixo apropriado, pois ficaram radiotivas. Todos os utensílios de uso pessoal foram para o lixo radiotivo, assim como, os pratos e copos deveriam ser de plático para descarte.
    Fiquei internada por 32h, tive alta na quarta-feira, às 14h. Meu marido foi me buscar, o banco do carro foi forrado com plástico para evitar contaminação. Voltei para casa e fiquei isolada por mais 20 dias.
    No dia 08 de outubro, retornei ao Hospital para tirar outra amostra de sangue e fazer a Pesquisa de Corpo Inteiro (PCI), a fim de checar se o câncer tinha ficado apenas na tireóide ou se havia metástase. Recebi o laudo, no dia 23 de outubro e, mais uma vez, agradeço a Deus por tudo, o resultado foi melhor do que o esperado, a absorção do iodo foi 130% e não havia metástase; portanto, estava 100% curada.
    durante esta fase, o que mais me doeu foi ficar longe do meu pequeno príncipe, pois a radioterapia é extremamente nociva à mulhes grávidas e a crianças até 18 anos.
    Entretanto, graças a corrente de orações de todos os amigos e parentes fui forte para suportar a dor e o estresse… Tinha em mente como palavra de ordem: São 20 dias longe do meu filho para eu ter a vida inteira com ele!
    Durante o meu isolamento em casa, que eu apelidei carinhosamente de “reclusão”, fui resignada e refleti muito sobre minha vida, meus atos e sobre o que realmente é importante. Conclui que estresses bobos do dia a dia com familiares ou colegas de trabalho só nos tornam doentes e Deus não quer que isto aconteça com a gente. Ele me tirou a cruz que eu estava predestinada a carregar, antes mesmo da doença aparecer. A PCI é a prova disto!
    Durante o tratamento, vi e senti o sofrimento dos doentes de câncer e Deus me impediu de passar por algo mais sério. O Dr. Celso mesmo me disse: “Com base no relatório anátomo-patológico, se fossemos cuidar de vc quando os sintomas fossem visiveis, não daria tempo para fazer qualquer tratamento…”
    Esta chance que Deus me deu, eu não quero desperdiçar. E não vou desperdiçar! Vou aproveitar minha estada na Terra da melhor forma, junto daqueles que me deram apoio e força para suportar este evento.
    Durante a reclusão, o avô do meu marido faleceu e eu fiquei muito triste de não poder apoiá-lo nesta fase, pois eu estava com nível radioativo muito alto e não pude nem ao menos abraça-lo. Ele ficou arrasado, pois o avô era como um pai…
    Eu saí da reclusão no dia 27 de outubro e o meu bebê completou 2 aninhos no dia 1º/11/2009, resolvemos fazer um almoço para comemorar a minha saúde e o aniversário dele. Foi um momento bastante emocionante e inequecível…
    Bem, em janeiro de 2010, voltei ao Dr. Celso para realização dos meus exames, pois devo fazer o monitoramento de 3 em 3 meses. E graças a Deus, ele me disse outra vez, que estava curada e o que aconteceu comigo no ano passado deveria ser esquecido. Que eu devo colocar um pedra em cima e segui a vida com alegria.
    Confesso, que este período foi muito difícil, pois fica martelando na sua cabeça o tempo todo: você tem Câncer, câncer, câncer, câncer… Você perde o sono no meio da noite e pensa na vida,o que passou e se você terá futuro.

    Para aqueles que foram surpreendidos com este golpe baixo, não se desesperem. Este tipo de câncer tem cura e a vida com o comprimidinho azul continua a mesma que era antes. Só um calorzinho e suorzinho, de vez em quando, mas tudo bem… Você suporta.

    Betty, agradeço a vc a oportunidade de escrever no seu blog e contar um pouco desta experiência de vida, que me fez crescer como ser humano. Pois, acredito, que os depoimentos ajudarão outras pessoas, a exemplo do que aconteceu comigo.
    Existe vida após a descoberta da doença e depois dela você passa a aproveitar melhor a vida. Pois, “o que se leva da vida é a vida que se leva.”
    Beijos
    Ana Kelly

  17. mariana Pucca disse:

    Betty, adorei o seu blog. parabéns por esta iniciativa.
    Fui operada também e o cancer é maligno. As informasções passadas pela Ana Kelly Natali foram muito esclarecedoras para minhas varias duvidas, e gostaria de aproveitar este espaço para saber se demora muito para conseguir o leito para este tratamento de IODORADIOPTERAPIA Vou ter uma consulta parasaber se realizarei este tratamento no Hospital Santa Paula ou ho Oswaldo Cruz. Sou bem anciosa e por mim resolveria tudo hoje. hahaha aguardo informações.
    Betty, novamente obrigada pelo seu espaço.

  18. Isabel Attianesi disse:

    06 de marco de 2010 as 23:44 pm

    Oi Betty!!! sim acordada e apavorada,nunca pensei que passaria por o que estou passando.Tenho 48 anos,e 3 adolescentes moro em uma cidade atualmente a trabalho do meu marido, a qual não tenho nenhum parente,somente os amigos da igreja,e dou gracas a Deus por esses amigos,pois já liguei para o meu Pastor e pedi muita oracão, e mesmo assim toda essa situacão me torna ainda mais vuneravel.Fui fazer exames de rotina,e me pediram uma ultasonografia,e apareceu um nódulo,aí foi pedido uma pulsão,estava intrigada ,mais não tinha ideia do que estava acontecendo,pois nunca senti nada mesmo.Fui peguei o resultado ontem dia 05/10.Como não consegui falar com a minha médica fui fazer minhas pesquisas na net,e fiquei sem chão ao descobrir que estava com cancer maligno, e o que esta acusando atraves da pulsão 1 nódulo somente de um lado que mede 6,5mmx5,5mm.Bem Betty eu não sei no meu caso o que vou ter que fazer ? Por favor tudo que vc puder me dizer eu te agradeco muito.Vou para a minha primeira consulta com a endocrinologista dia 8/10.E até lá só tenho que ter calma e a paz no senhor e passar por essa provacão,pois poderia ser muito pior.E caso vc queira eu continuarei escrevendo aqui no seu Blog,tudo que vier a acontecer comigo.Muito obrigado

  19. betty disse:

    Escrito no dia 07-03-2010
    Querida Isabel:
    Você acordada tarde e eu, mais tarde ainda. Acabo de responder a uma outra carta sobre tireóide–de uma senhora cujo filho de 17 anos já vai fazer o tratamento de iodoterapia pela terceira vez…

    Que bom que você tem irmãos em Cristo para orar com e por você. E fique calma. Sei que a palavra câncer assusta no começo, mas depois a gente aprende a lidar com o assunto. Quando soubemos que meu marido tinha câncer de próstata, ficamos abalados no início (eu até mais do que ele). É quase como um terremoto, como que o chão desaparecesse de debaixo de nós e ficamos sem saber onde pisar. Depois, a gente aprende a lidar com o dia-a-dia e Deus vai dando paz. Já se passaram cinco anos. O câncer permanece mas ele continua trabalhando normalmente, enquanto segue com os diversos tratamentos. Deus dá graça e podemos ter certeza que não vamos morrer nem um dia antes da nossa missão na terra se cumprir. E que o céu é um lugar bem melhor.

    No seu caso, não vi nada que comprove câncer ainda. Existem muitos nódulos que não são malignos. E o nódulo também não me parece grande. Os meus mediam mais de que 3 cm (e foram benignos). Ainda se forem cancerosos, muitas vezes a cirurgia resolve. Se não forem ou parecerem cancerosos, pode ser que sugiram outro tratamento. Nódulos e problemas de tireóide são muito mais comuns do que pensamos. Fiquei impressionada com o número de pessoas (ou seus parentes) na minha igreja que precisaram tratar disto. Ou que estão tratando, muitas vezes sem cirurgia.

    Vamos ver o que o seu médico fala na segunda-feira. (Você colocou 8/10, mas presumo que queria dizer 8/03). E, pode continuar nos escrevendo. Não prometo sempre responder de imediato pois nem sempre sobra tempo, mas outras pessoas também podem comentar e aprender.

    Abs, Betty

    P.S. Hoje respondi a uma prima que escreveu compartilhando sobre uma certa ansiedade (que não era ligada a saúde). Vou colocar alguns dos pensamentos aqui. Somos todos diferentes, mas talvez ajude um pouco.

    … Respondendo aos seus pensamentos, creio que tem vezes em que a tranquilidade vem fácil. Outras vezes, precisa ser uma conquista diária. Uma coisa que pode ajudar é tentar focar naquilo que realmente sabe e no que pode fazer agora. Li uma vez um capítulo de uma mulher cristã sobre o versículo de Filipenses 4.8–“Irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é honesto, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo o que é de boa fama, nisso pensai.” Ela falava sobre a sua vida quando era mais jovem e vivia sempre pensando em tudo de ruim que poderia acontecer em qualquer projeto que assumia. Vivia apavorada, com muitos efeitos colaterais na saúde e na família. Aí, ela começou a aplicar a primeira parte–sobre pensar no verdadeiro–planejando e agindo especificamente de acordo com o que era real, atual ou realizável e não conforme o que ela temia ou imaginava como possibilidades ou que ainda era distante. Ela escreveu que isto mudou sua vida completamente. Lembrando-me disso, de vez em quando, quando algo me preocupa ou assusta, eu tento separar o real e o óbvio daquilo que temo mas que pode se desenrolar de várias outras maneiras também. Aí procuro focar naquilo com o qual preciso lidar hoje ou logo, e planejar o mais possível baseado em fatos e não nos talvezes e ses.

    Outra maneira que uso para ficar calma quando os ses e talvezes ficam me perturbando é tentar focar especificamente em outras coisas também–ou do passado ou do presente, observando coisas belas, reconhecendo bênçãos, forçando-me a enxergar oportunidades de ser bênção, leituras meditacionais ou “light”…. E oração, é claro. Você estará aplicando 1 Pedro 5.7 literalmente quando conta a Deus tudo que está lhe preocupando. A Bíblia não nos manda “esquecer” ou fazer de conta que os nossos temores não existem. Eles são reais. Pedro fala que devemos “lançar”. Podemos jogar tudo no colo de Deus, intensamente derramando toda a confusão e perplexidade do nosso coração, comunicando as nossas perspectivas e temores. Creio que este processo em si nos aproxima de Deus e da certeza que Ele já está cuidando. Tem vezes que vivo como se Ele apenas irá cuidar de mim no futuro SE eu fizer isto ou aquilo. Já somos suas filhas e Ele já está zelando por nosso bem. O processo de conversar com Deus também tem o efeito de nos ajudar a organizar os pensamentos e de melhor enxergar os eventos e situações da perspectiva dele…

    Estamos orando para que tudo corra bem e para que você tenha paz muito além daquilo que imaginava…

  20. Isabel Cristina disse:

    Querida Betty!

    Como lhe falei antes ,meu marido e funcionario publico e a trabalho atualmente estamos no Ceará-Fortaleza,somos do Rio de Janeiro.Temos 3 filhos adolescentes de 14,17 e 21 anos.
    Ontem fui levar meus exames para minha endocrinologista,pois recebi a noticia do Sr cancer maligno no dia 5/03.Como vc falou na hora pensamos, que o chão tinha se aberto debaixo de nossos pés,mais já estou bem mais aliviada,a minha médica teve exatamente o mesmo problema que o meu,e esta muito bem.E ontem mesmo já fui falar com o cirurgião que eu gostaria que me operasse,quando cheguei no consultório,vi que o meu caso não era nada perto do que eu estava vendo lá,pois meu medico aqui em Fortaleza o Dr Florentino é especilista em Oncologia,sendo assim todos que estavam ali tinham os mais variados tipos de cancer. Os quais a maioria já estão tratando a muitos anos,eu pensei e o meu tem solucão 100% de cura fiquei bem mais aliviada,tenho falado com vários amigos que familiares tiveram o mesmo problema.O Dr Florentino me passou o seguinte estou com o sr cancer maligno sim,tenho que operar tambem,mais ele falou que ao abrir a minha Tiróide,vai saber se vai precisar retirar tudo ou não pois ele congela e faz a biopsia na hora.Sendo assim resolvi que vamos fazer a operacão apois o aniversário de da minha filha dia 27/03.Bem muito obrigado por tudo ,o seu Blog foi de grande valia para mim e para todas as outras mulheres ,que como eu se desesperaram no primeiro momento.
    Vou colocando a par da situacão.

    Mil bjus e fique na Paz de Deus.

  21. BOA TARDE. APOS EXAMES E PUNÇAO E CONFERENCIA EM 2 MEDICOS
    O DIAGNOSTICO DA FILHA RAQUEL DE 29 ANOS CASADA COM FELIPE E COM MINHA AMADA NETA MARIA LUIZA , VAI PARA A CIRURGIA DE RETIRADA TOTAL DA GLANDULA TIREÓIDE NO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO AQUI EM PORTO ALEGRE
    ELA É DENTISTA PORTANTO DA AREA DE SAUDE, ESTAMOS APREENSIVOS MAS FIRMES POIS TEMOS MUITA FÉ NO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO QUE É DEUS..
    SOMOS UMA FAMILIA MARAVILHOSA, E JUNTOS PASSAREMOS ESSA ETAPA
    FIQUEI EMOCIONADO E MARAVILHADO QUANDO DESCOBRI ISSO AQUI NA REDE QUE É VOCES … PARABENS PELOS COMENTARIOS QUE AS PESSOAS DEIXARAM AQUI, POIS FOI DE UMA ETERNA VALIA…
    VAMOS LER MAIS SEGUIDO OS DEPOIMENTOS PARA FAZER DE NORTE PARA NOS NA RECUPERAÇAO DA NOSSA FILHA RAQUEL
    ABRAÇO A TODOS E COM CERTEZA VOLTO AQUI PARA COMENTAR COMO FOI A CIRURGIA PARA ENRIQUECER ..

    ANTONIO DE PADUA FONSECA
    PORTO ALEGRE
    10.03.10

  22. Luciene disse:

    Olá, meninas…
    Betty, parabéns por este blog.
    Já o li várias e várias vezes…
    Mas só, hj, é q tive coragem de escrever…
    Tive bócio colóide mergulhante, c/ vários nódulos, até o presente momento benignos… Mas como se tratava do bócio mergulhante, ñ tem jeito, é caso cirúrgico.
    Fui operada ontem, dia 10/03, no Hosp. Samaritano, c/ o dr. Ricardo Antunes (maravilhoso,excepcional).
    Resolvemos arriscar, pedi p/ ele q se pudesse deixar algum pedaço do tecido tireoidiano, eu gostaria, prq sei q c/ o pedaço de tecido a adaptação aos hormônios fica mais branda.
    Assim fizemos, e graças a Deus, ele conseguiu deixar um bom pedaço da tireóide, me acenado, inclusive c/ a possibilidade da não necessidade de reposição hormonal… veremos… como creio em Deus, e em N. Senhora… acredito q terei a felicidade de nem precisar dos medicamentos…
    Tb, claro, estamos aguardando o resultado da biópsia mais detalhada.
    Os exames q foram feitos durante a cirurgia, revelaram cistos benignos… mas teremos q aguardar, mais 1 semaninha…. e se caso, constatar malignidade, aí volto p/ o centro cirúrgico, mas como tenho 38 anos, apenas, ele me disse q valeria a pena arriscar… estou ansiosa…
    Meninas, deixo aqui o meu relato sobre a cirurgia, é super tranquila, de fato… saí hj de manhã do hosp, estou c/ dreno, q vou retirar somente na segunda-feira… e sinceramente, o local do corte, ñ dói… dói é a garganta, pelo fato da entubação… mas é algo totalmente suportável…
    Fiquei rouca, enquanto estava na sala de recuperação, mas logo em seguida, minha voz já estava normal…
    Espero q tenha colaborado, e estou á disposição, caso queiram mais detalhes.. ou do procedimento ou de indicações de médicos…
    super bjs p/ vcs e vamos nos falando !!!!!!!!!!

  23. flávia disse:

    Mesmo tendo operado em 2004 e fazendo a reposição corretamente, o peso não volta ao normal…
    Minha médica diz que não tem motivo para eu ´~ao emagrecer, mas acho que várias pessoas têm essa mesma dificuldade.
    Como tem muito tempo, embora tenha feito iodoterapia duas vezes, as vezes me esqueço da palavra câncer… é bom para pensar que uns quilinhos a mais não matam ninguém…

  24. Giovana Moreira disse:

    Olá betty e colegas!
    Tenho 36 anos, casada e três filhas lindas.
    Retirei minha tireóide dia 23.02.10 devido a um nódulo de 0,5cm (carcinoma papilifero). Já marquei minha Iodoterapia para final de maio. Hoje estou com 18 dias de operada, mas minha voz ainda está bem rouca o que está me deixando angustiada.
    Tem momentos em que não sei se quero saber do resultado do exame do PCI. Se der metástase, não terei forças pra continuar. Talvez se eu não souber vá vivendo a vida até o dia que Deus me levar.

  25. ana cristina - pernanbuco disse:

    retirei a tireoide total. e ainda não fiz a iodoterapia estou um pouco apreenciva pois não sei como é o procedimento. meu médico me diz que tenha calma. mais estou ansiosa. como é o procedimento?

  26. betty disse:

    Olá, Ana:
    Por que você acha que precisa fazer iodoterapia. Foi diagnosticado câncer?
    Para obter a resposta, veja os dois posts seguintes. Eles tem uns links para sites específicos também.

    http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=1133
    http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=1160

    Espero que ajudem.
    Abs, Betty

  27. betty disse:

    Olá, Giovana:
    É muito comum a voz continuar rouca por um bom tempo. A minha demorou meses para voltar ao normal. Mas chegamos lá. Está até melhor do que antes, com muito menos pigarro.

    Com relação ao exame do PCI, creio que a falta de saber vai incomodar muito mais do que o saber. Já imaginou se o resultado for negativo?… Você nem terá chance de se sentir aliviada!

    É se for positivo, creio que será muito mais fácil enfrentar um inimigo conhecido e localizado do que um adversário desconhecido e escondido. E saiba que Deus não vai lhe “levar” nem um dia antes do planejado. O importante é estar pronta para a chegada deste momento, sabendo que Ele é seu Pai eterno, confirme a Bíblia ensina. Os problemas não terminam quando temos este relacionamento com ele, mas fica bem mais fácil conviver com eles, e Ele realmente nos dá forças para continuar. Já vi isto na vida de muitos e procuro viver assim também. Meu marido tem câncer já há cinco anos e continuamos convivendo com os tratamentos, dando graças a Deus por cada dia, semana, mes, ano… E vivendo normalmente, procurando servir a Deus e ter alegria nas bençãos que nos arrodeiam. Nem sempre é fácil, mas é possível.

    Um abraço forte para você. Procure descansar o suficiente e encontre coisas bonitas para ver e pensar, e coisas boas para fazer.
    Betty

  28. Giovana Moreira disse:

    Olá Betty!
    Muito obriada pela suas palavras de conforto. Tudo é muito recente e apavorante. Mas, vou ter paciência com minha rouquidão e vou fazer minha IODO e esse exame de PCI. Quero apenas ter saúde pra criar minhas 03 filhas.
    Estou aprendendo muito com essa nova fase em minha vida.
    Que Deus abençõe e nos dê forças.
    Um grande abraço
    Giovana

  29. marcia disse:

    Boa noite!!!!!!

    Descobri o blog hj, e gostaria de deixar o q passei tb.
    Sou dentista em santos e tenho duas filhas….
    Fiz minha cirurgia com retirada total da tireoide dia 11/03/10 (hj está com 7 dias), minha recuperação melhor impossilvel, fiquei muito pouco rouca e segundo meu pai ja esta quase normal, fiquei com dreno 4 dias e vou tirar os pontos dia 22/03 hj ja sai dirigindo e fui ao supermercado (sei que abusei mas precisava ir).mas estou praticamente sem dor,o que sinto é um cansaço maior e qdo engulo sinto um incomodo. Mas sexta feira já volto a trabalhar.Foi feito a biopsia de congelamento e deu td negativo graças a Deus agora e só ir ao medico endocrinologista e começar a reposição.
    Para quem esta passando por isso e com diagnostico de maliginidade tenha fé e lutem sem medo pois por pior q seja o diagnostico a tireoide é o que mais tem resultado de sucesso não tenham medo de enfrentar acreditem em Deus e confie, pois Ele esta sempre com a gente. bjs e parabéns pelas informaçoes.
    Marcia

  30. betty disse:

    Olá, Marcia:
    Fico contente que tudo correu tão bem. Entretanto, não exagere no esforço físico. Chame alguém para lhe ajudar a arrancar os dentes, deixe o carro em casa até o dia em que o médico lhe der permissão… O meu cirurgião falou bem sério sobre carregar/levantar peso. Escrevi o seguinte no dia 30 de maio do ano passado no post número 4 http://www.cronicasdocotidiano.com/?p=999

    Dirigir e trabalhar. Tenho que esperar mais uma semana para dirigir. Posso sair e começar a assumir minha vida normal, usando o bom senso. Sem, entretanto, carregar/levantar peso—por pelo menos um mês. Deixe eu ver—a cirurgia foi no dia 19 de maio. Deus permitindo, meu neto chega no dia 17 de junho. Se um mês for de 28 dias, já poderei pegar nele…. ☺

    Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  31. Isabel Cristina disse:

    Oi Betty Bom Diaaa!são 8:15 hs
    Em primeiro lugar quer lhe dizer que estou bem,já fiz o pré operatório e foi marcada a minha cirurgia para dia 07/04/2010.Bem posso ser sincera eu tenho tanta Fé no Deus que sirvo que não tenho tempo para ter medo de nada os meus 3 filhos me solicitam tanto que não da para pensar na operacão,as vezes fico apreensiva,mais medo não.Foi constatado que estou realmente com carcinoma papilifero,e vou fazer a tiroidectomia total.Quanto ao Iodo,somente apois a operacão vai ver se a necessidade de fazer.Haa,olhei a cartilha do Hospital do Cancer e fui atrás de todos os meus direitos.Tipo FGTS,PIS,Assistencia Saúde do INSS,e consegui todos,qualquer dúvida entre em contato.Betty eu agradeco a Deus por ele ter dado essa cancer para mim e não para meus filhos ou meu marido,saiba ele da o fardo para aquele que ele sabe que vai aguentar.
    Muito obrigado por tudo e vou mante-lá em contato mil Bjus.
    Que Deus a Abencoe ,e a todas que lerem o seu Blog.Tenham FÉ.

  32. teresa disse:

    Depois de escrito um grande desabafo, não sei o que aconteceu que se apagou….talvez tenha sido melhor, porque era um pouco deprimente…….. Vejo todos os dias os vossos pensamento e revejo-me neles . Continuo na esperança de ter alguma solução para a voz rouca com corda vocal direita paralisada. Penso muitas vezes nos mudos…….Constacto que deixei de ter espaço para falar .Sou professora,portuguesa,60 anos .Já fiz terapia da fala mas….melhorei pouco. Mónica, como vais? UM ABRAÇO A TODAS TERESA

  33. Marileide Silva disse:

    Olá Betty!
    É a primeira vez que escrevo em seu blog. Mas não a primeira vez q leio. Recentemente fiz uma cirurgia de tireoidectomia total. Ocorreu tudo bem graças a Deus. Eu estava muito confiante desde o primeiro momento em que eu soube (através de minha endocrinilogista) que seria necessario eu me submeter a essa cirurgia, pois na 3ª punção realizada havia sido diagnosticado lesão folicular em um dos nódulos (aquele resultado que fica em cima do muro para o caso de ser ou não câncerígeno). Pois bem, fiz a cirurgia e graças a riqueza de informações adquiridas de suas leitoras eu estava bem segura quanto aos procedimentos necessários, antes, durante e depois da cirurgia. Lógico que o médico me orientou, mas eu ja estava bem informada a respeito (rs). Já recebi o resultado da biópsia e graças a Deus os nódulos (dois) eram benígnos. Estou muito feliz e grata por essa glória divina.

    Que Deus ilumine a todos vcs que compartilham esse blog maravilhoso!

    Grande abraço
    Mari

  34. betty disse:

    Olá, Mari:
    Que bom que a cirurgia correu bem e que o resultado da biopsia foi negativo para câncer. Também fico contente que os comentários das leitoras (e dos leitores) ajudaram na sua preparação. A Internet é uma faca de dois gumes–tanto pode encorajar quando amedrontar…
    Espero que a sua recuperação e adaptação continuem sendo boas.
    Abs, Betty

  35. Mônica S. disse:

    Olá Beth, Teresa e demais colegas

    Recebi o seu recado. Leio sempre este blog, mas tenho trabalhado muito, e às vezes, no horário que eu entro, ainda não chegaram todas as mensagens.
    Querida Teresa, sei muito bem como se sente, já disse, estou quase sem voz há mais de 1 ano. E quando forço muito p/ falar, a situação piora. Mas tb bem, existem coisas bem bem piores neste mundo. Sei
    tb que chega um momento que o desanimo tenta tomar conta, é horrivel tentar falar e as pessoas não te ouvirem. Eu continuo trabalhando. Sou contadora, tenho inclusive que falar muito ao telefone, e ainda ouvir as pessoas do outro lado da linha pedindo p/ falar mais alto. Aí aí aí. Mas recebi a ótima notícia que a médica cirurgiã otorrino estará trabalhando a partir de 5/4. Consegui marcar a minha consulta p / 12/4. Mesmo pq, não é só a voz que me incomoda, voltei a engasgar qdo tomo água. Tenho que tomar devagar p/ não engasgar. É um engasgo horrível, parece que não vou conseguir voltar mais a respirar, e é este o meu maior problema. Não desanime, continue neste blog, que foi uma idéia maravilhosa da Beth. Estarei sempre por aqui tb, e após a minha consulta, estarei aqui novamente, contando td. e espero que isto possa nos ajudar muito.
    Um grande beijo p/ vocês, meu agradecimento BETH, por permitir que esta troca de informações nos fortaleça e nos ajude. E Teresa, me aguarde, espero trazer ótimas notícias.

  36. teresa disse:

    BETH, obrigada pela tua força e bondade. Só assim podemos ajudar-nos..obrigada Mónica, quando beberes água roda a cabeça para o teu lada esquerdo,dado que no teu caso é a corda esquerda que está paralisada.Assim não te vais engasgar. Experimenta e diz alguma coisa. Aprendi isso, na terapia da fala . FUI operada a um tumor folicular, ,há seis meses e que deu negativo,mas a corda vocal ficou paralisada Estive nove dias internada…….Um abraço, por hoje. teresa

  37. betty disse:

    Olá, Teresa: Creio que esta informação sobre como beber pode ser util para outros leitores. Obrigada! Abs, Betty

  38. Mônica S. disse:

    Olá queridas

    Esta técnica de beber água eu já sabia, o 1o. otorrino que eu consultei me ensinou isto, mas acho um absurdo, me sinto como um eletrodoméstico que só funciona em determinada posição. O meu caso foi igual ao seu Teresa, mas fiquei internada só um dia. Graças a Deus tive uma ótima recuperação e como já escrevi antes, não fiquei com dreno e até o momento, tb não preciso tomar os hormônios da tiróide. A cicatrização foi ótima e não dá nem para perceber que fiz uma cirurgia. A proposito, sou neta de portugueses e mesmo nesta situação, está sendo um grande prazer trocar experiências com
    vocês.
    Obriagada e abraços a tds.

  39. dinha disse:

    ola meu nome e dinha e sofro muito com medo de operar a minha tireoide ta vermelha ao redor e doi muito por favor me digam o q fazer?

  40. betty disse:

    Querida Dinha:
    É normal ter medo de algo desconhecido. Mas você terá que enfrentá-lo para resolver seu problema de saúde. Você acha que precisa operar porque está com o pescoço vermelho, ou porque um médico lhe orientou? Se a resposta for a primeira, então creio que o primeiro passo seria encontrar um(a) endocrinologista para um exame e testes. Apenas depois disto, será possível saber se precisa operar. Seu problema pode ser meramente dermatológico (da pele), por exemplo, sendo resolvido por um bom creme. Existem também vários distúrbios da tireóide que podem ser resolvidos por medicação.

    Encontre um especialista através de amigos ou parentes, ou do seu convênio, e consulte-o. Faça o tratamento ou os testes que ele solicitar. Depois poderá nos contar o que aprendeu e resolveu.
    Abs, Betty
    P.S. Não sei se você leu meus outros posts sobre tireóide, antes deste, e os comentários. Todos podem ser encontrados em http://www.cronicasdocotidiano.com. Pode ser que ajudem a entender melhor seus sintomas e os possíveis tratamentos e também encorajar. Problemas de tireóide são muito comuns e a maioria é solucionada sem grandes transtornos. Portanto, não se preocupe antes da hora.

  41. andrea disse:

    olá, fiz minha tireoidectomia há 3 anos, fiz iodoterapia, pois meu nodulo era maligno. Tudo ótimo com minha cicatrização e com a minha voz. Senti fortes dores nas pernas após a cirurgia e ainda sinto vez em quando, quanfo fico sem tomar o hormonio. É q meu dia é tao corrido q esqueço de comprar antes q acabe ai ficou um ou dois dias sem tomar, mas como as doresnas pernas falam mais alto logo compro e tomo. Mas o q me incomoda mesmo é que engordei 8 quilos e nao consigo perdê-los, pelo contrario tenho muita dificuldade, isso acontece com algum de vcs? O q faremos? regime ta sem muita credibilidade comigo.Ah! moro em Caxias, no maranhao, mas fiz minha cirurgia em Teresina-PI.

  42. eliane disse:

    Betty, minha irma está com o cancer de tireoide e acabou de ser encaminhada para fazer a iodoterapia. Ela está muito inconformada e dificil lidar com ela. Já fez a tereoidectomia total.
    Gostaria q vc me orientasse como fazer pra ajudá-la…ela nao gosta nem de ouvir o nome da doença…tá dificil..
    obrigada,

    Eliane

  43. maianny disse:

    olá meu nome é maianny tenho 29 anos,minha familia td tem nodulos na tireoide,tds são benignos,eu tenho dois um de 5cm e outro de 2 cm,são benignos porém um deles o menor no exame deu sugestão de tireodite linfocitica o q isso quer dizer?,eu ñ tenho problemas hormonais,ñ tenho dificuldade de engolir nem de respirar é c se ñ existessem,o nodulo maior eu já tenho a dez anos e esse outro é novinho enfolha(rs),o médico quer retirar td minha tireoide acho isso uma mutilação,ñ tenho medo da cirurgia tenho medo dos problemas q vou adiquirir depois dela,como:ganho de peso,retenção de liquido,queda de cabelo,unhas fracas,mudança de humor,problemas osseos… estou me sentindo entre a cruz e a espada,estou muito resistente a ñ fazer essa cirurgia,pensei em engravidar novamente,amamentar e depois operar, o médico mi falou q eu poderia pensar e ñ ter pressa p fazer a cirurgia,mas achou melhor eu operar primeiro e depois engravidar,será q vou engravidar depois de retirar a tireoide?estou muito confusa grata pela atenção aguardo resposta…maianny

  44. betty disse:

    Olá, Eliane:
    Desculpe o atraso em responder, mas estive viajando. Tudo que sei sobre iodoterapia foi investigando pela Internet. Se você ler os posts seguintes (9 e 10), você encontrará alguns links para sites que darão mais informações. A sua irmã precisa saber que a iodoterapia, apesar de ser difícil por algum tempo, é um tratamento muito eficaz. Assim sendo, é importante fazer o que os médicos sugerem, se ela quiser viver mais tempo e melhor. Seja carinhosa, paciente, pronta para ajudar naquilo que poder. Abs, Betty

  45. betty disse:

    Olá, Maianny:
    Sei que a gente sempre hesita para fazer uma cirurgia. Isto é normal. Entretanto, você já olhou uma régua para ver o tamanho do seu nódulo? Ele deve estar invadindo o espaço de suas cordas vocais, para-tireóides, etc. Mais outro de 2 cm. Fora disto, tem a suspeita de tireoidite linfocitica. Entendo pouco disto, mas achei o seguinte site que talvez ajude.
    http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000388.htm
    Veja se seus sintomas são parecidos e se sentir-se insegura com seu médico, consulte outro, e faça todas as suas perguntas a ele ou ela. Eu mesma fiz a cirurgia de retirar a tireoide e não tive nenhuma destes sintomas que você cita. Eu, entretanto, tinha apenas os nódulos, que eram benignos, e não apresentava nenhuma evidência de mal-funcionamento da minha tireoide.
    Que Deus lhe abençoe e guie,
    Abs, Betty

  46. Paulla Palmer disse:

    Olá amigos, tenho apenas 19 anos e tive que me submeter a retirada total da tireoide e de seus nódulos, fiz a cirurgia dia 30/04/2010, joje após 15 dias voltei a trabalhar, minha cicatriz ja está ótima quase não se nota, mas minha voz está muiiito rouca e tenho cansaço ao falar, e o pior de tudo é que sou telefonista, e não estou aguentando meu primeiro dia de serviço após a cirurgia, estou triste com isso, pois não consigo ao menos gritar para chamar alguém.
    Será que minha voz ira voltar? não estou aguentando mais nem conversar.
    Amanha vou a minha médica falar tudo que estou sentindo, e tambem estou curiosa para saber se foi benigno ou maligno os nódulos.E como será o tratamento daqui para frente, pois estou tomando o mesmo hormônio de 75mcg todos dias.

    Beijos a todos e espero vencer essa luta assim como vocês.

  47. vania disse:

    oi ja faz 8 meses q fiz a cirurgia.As pessoas falaram q eu iria ficar alguns dias sem falar,mas isso nao aconteceu.Quando eu acordei depois da cirurgia,fui logo falando se ja tinha acabado.Os medicos me disseram q eu nao poderei cantar,mas hoje canto para a honra e gloria do Senhor Jesus.Por que,o que para o homem é impossível,pra Deus é possível.Até agora nao fiz o tratamento do iodo.

  48. Déborah disse:

    Bom dia gente!
    Volto, muito feliz, para dizer que o médico confirmou o que eu esperava: eu estou bem e não preciso da iodo (por ora)!
    Vou ter de fazer um acompanhamento trimestral, medindo a tireoglobulina. Mas, isso não é nada perto de tudo que passei! Pode ser que eu precise fazer a iodo um dia e pode ser que não!
    Me sinto abençoada!!! Primeiro por ter ficado grávida. Se não fosse assim, não sei quando teria descoberto meu carcinoma. Segundo por Deus ter colocado em meu caminho uma obstetra que é também endocrinologista. Se não fosse pelo excesso de zelo dela, eu também não sei quando teria descoberto a doença.
    Para quem nunca viu meu relato, tenho 29 anos e nunca senti nada, NADINHA, necas! Meu pescoço NÃO estava inchado, não tive gânglios. Engravidei, minha obstetra pediu um ultrassom de tireóide apenas de rotina, e bumba, lá estava o nódulo. Pequeno, com cara de “bonzinho”, e veio o resultado da PAAF: carcinoma papilífero. Era de 1% de chance de ser câncer, e era.
    Tive de esperar para operar. A anestesia poria a vida da minha filha em risco. Esperei, fazendo acompanhento. Minha filha nasceu, eu quis amamentar. Esperei mais 4 meses e cheguei ao meu limite. Precisava me livrar “daquilo”. Operei. A cirurgia foi tranquila. Dói um pouco é claro, especialmente nos primeiros dias. Mas não tive hipocalcemia, nem rouquidão. O resultado da biópsia confirmou: carcinoma papilífero 0,3 x 0,3 cm, NÃO encapsulado. Este detalhe quase imperceptível – não encapsulado – me transferiu do grupo de baixo risco para o de risco intermediário.
    Aguardei 90 dias para fazer a PCI – ainda estava amamentando! O resultado finalmente saiu: SEM METÁSTASES E CAPTAÇÃO DE 0,18%. Tenho algum tecido remanescente e sou paciente de risco intermediário para recidivas. Mesmo assim, a iodoterapia não foi necessária! Não mudaria muita coisa neste momento. Apenas o período de acompanhamento, que passaria de trimestral para semestral ou anual.
    A supressão do hormônio para realizar a PCI não foi tão difícil quanto eu esperava. Fiz uma dieta rigorosa – para não engordar – e consegui passar bem os 30 dias iniciais. Inchei um pouco, minha concentração estava ruim, e me senti bem cansada em alguns momentos. Meu TSH chegou a 85. Eu nunca imaginei que pudesse ficar tão alto. E fiquei sabendo que pode ficar ainda mais alto que isso!!!
    Agora demora um tempo para regularizar. Não é assim do dia para a noite. Mas, após 4 dias de hormônio, já me sinto mais animada.
    Se precisar fazer a iodo, talvez opte pela thyrogen, se o plano de saúde liberar. Por mais que dê para suportar o hipotireoidismo, já que existe a thyrogen, por que não utilizá-la…
    Todo meu procedimento fiz pelo Hospital AC Camargo (Hospital do Câncer), em São Paulo. Minha primeira impressão foi ruim, tenho de admitir. É difícil encarar tantas pessoas doentes, com cicatrizes no crânio, na face. Nós, do cortinho discreto no pescoço, somos pacientes “privilegiados” no departamento de cabeça e pescoço. Passada a primeira impressão, sou só elogios para o Hospital. Equipe competente, quartos confortáveis. Tudo coberto pelo meu plano de saúde. Não tenho do que reclamar.
    Por tudo – repito – me sinto abençoada! Por estar aqui, dividindo minha história – DE SUCESSO, DESDE JÁ -, com vcs. Por ter uma filha linda linda e saudável, após ter câncer durante a gravidez. Por ter marido e família que não me deixaram abater. Pelos médicos, que salvaram minha vida.
    Forças a todos.
    Um abraço.
    Déborah

  49. rosy disse:

    olá betty a três meses descobrí que tenho hipotiroidismo e um nódulo papilífero com 2cm, o pior é que estou gravida de 19 semanas meu endócrino disse que tenho que operar na segundo trimestre da gestação meus hormonios ja estão controlados mas tenho medo do meu bebe nascer com algum problema e estou com muito medo de operar estando gestante, será que por eu estar grávida pode atrapalhar no tratamento, tenho que adiar o tratamento do iodo e estou triste pois terei que me separar do meus dois filhos.

  50. valtemir disse:

    FUI SUBMETIDO A TIREOIDECTOMIA TOTAL EM 5.2.10, O RESULTADO FOI BENIGNO E A CIRURGIA MUITO RAPIDA , OCORREU TUDO BEM, A NAO SER MINHA VOZ Q ATÉ HOJE É BAIXA E ROUCA, ESTOU FAZENDO FONOTERAPIA MAS PENSO EM PARAR E DAR MAIS UM TEMPO P VER SE VOLTA AO NORMAL OU MELHORE UM POUCO MAIS POIS O TRATAMENTO TA SENDO MUITO CARO E LENTO O RESULTADO. O Q SUGERE? UM ABRAÇO.

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (8)