Categoria: ‘Adão e Eva’

Companheirismo no Casamento (3)

17 de Maio, 2009

O Primeiro Casamento — Outras Reflexões

Na introdução desta série, contei que a essência do conteúdo sobre companheirismo no casamento havia surgido da palestra/bate-papo de uma reunião mensal com esposas de seminaristas, da qual participo como uma das coordenadoras. Mostrei que o relacionamento entre seres humanos é uma das maneiras planejadas e aprovadas por Deus para amenizar a solidão humana.

Na segunda postagem, comecei a explicar que o relacionamento conjugal é a maneira que Deus idealizou para o melhor convívio para seres humanas na terra. Fui para a história da criação de Adão e, depois, Eva, para demonstrar isto.

Mas vejam o que eu, de repente, descobri.

Leia o resto deste artigo »

Companheirismo no Casamento (2)

9 de Maio, 2009

Aprendendo com o Primeiro Casal

Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.—Gênesis 2.18

Alguns dias atrás, comecei uma série sobre “companheirismo no casamento” aqui.  No primeiro post, como introdução, falei sobre solidão e como até pessoas compromissadas com Deus, que sabem que são seus filhos e que oram e lêem a Bíblia, podem ter momentos em que se sentem abatidas e abaladas. Mostrei como o apóstolo Paulo relata um momento na sua própria vida em que o consolo e a alegria apenas retornaram com a chegada de um amigo (Tito) que, por sua vez, trouxe recados e relatos que transmitiam o carinho de outros amigos.

Concluímos, portanto, que Deus também costuma usar gente (outras pessoas) como canais das suas bênçãos, para preencher as necessidades e aliviar a solidão dos seus semelhantes.

Leia o resto deste artigo »

Minha Filha Quer Casar (2) – Refletindo sobre o Primeiro “Casamento”

22 de fevereiro, 2007

Quando comecei esta série estava pensando em usar os eventos preparatórios para o casamento da nossa filha como pontos de partida para postagens. Deus permitindo, isto vai acontecer, pois ainda faltam quatro meses para o grande dia. Mas hoje vamos filosofar um pouco sobre o que a Bíblia nos conta sobre o primeiro “casamento”.

Sendo uma pessoa feliz no meu próprio matrimônio, já há quase 34 anos, sei como é especial ter, e ser, uma pessoa companheira—alguém com quem dividir impressões e reflexões, confidências e sonhos, cargas e responsabilidades, dúvidas, temores e dores. Entretanto, reconheço que existem muitos verdadeiros filhos de Deus que são solteiros, viúvos, abandonados ou descasados (e até pessoas casadas) e que não experimentam tal companheirismo. Para alguns a solidão é algo bem presente e real.

Leia o resto deste artigo »