Categoria: ‘Questões Éticas’

Apenas uma Pequena Mentirinha

22 de outubro, 2010

Na semana passada, fui retirar dinheiro de um dos bancos na rua em que moro. Logo depois de sair, ouvi a voz de um homem atrás de mim. “Não posso falar. Estou dentro do laboratório e já vou ser atendido…

Intrigada, virei-me para ver o rosto do mentiroso, já que não havia nenhum laboratório móvel encostado na calçada. Em vez disso, vi as costas de um trio se afastando rapidamente, ladeira abaixo—pai e mãe, cada um segurando na mão de uma menina de uns cinco ou seis anos que andava entre eles.

http://decouplingblog.com/wp-content/uploads/2010/01/little-girl-holding-parents-hands-300x199.jpg

Leia o resto deste artigo »

Em Busca da Verdade

2 de Maio, 2009

Vi a entrevista televisada da ministra Dilma Rousseff no Hospital Sírio Libanês há alguns dias, revelando que havia retirado um linfoma e que iniciaria um tratamento quimioterápico. Não consegui ver a coletiva toda pois, por alguma razão, o programa que estava vendo ficava saindo e voltando para a entrevista. Achei que ela parecia desconfortável e fiquei olhando e escutando, tentando imaginar o que estava acontecendo dentro da cabeça e do coração dela.

Cuidadosamente evitando a palavra “câncer”, ela se esforçava para minimizar a doença (por razões políticas?) enquanto, ao mesmo tempo, parecia procurar

Leia o resto deste artigo »

Pensando Alto – Sobre um Senhor Chamado Jean-Jacques Rousseau

5 de março, 2007

Ontem foi domingo e, como sempre, fomos para a nossa igreja e a escola dominical de manhã e participamos do culto à noite. Já que sou do tipo que procura fazer duas coisas ao mesmo tempo, peguei na nova Revista VEJA e fui folheando-a enquanto secava e ajeitava os cabelos. Deparei-me com um artigo por Anna Paula Buchalla chamado “Salvos pela ‘roda’”. O subtítulo diz “Hospitais europeus instalam uma versão moderna da ‘roda dos enjeitados’, para receber bebês abandonados”. Segue uma descrição de um berço aquecido no lado externo de hospitais, com sensores que alertam quando alguém deposita uma criança nela.

Leia o resto deste artigo »

Quase Cúmplice

19 de março, 2006

Não te tornes cúmplice dos pecados dos outros…” —1 Timóteo 5.22

Com a Bíblia aberta no colo, Isabel procurou se acomodar melhor no banco rústico. Estava num encontro de professores de Escola Dominical. Dois enormes ventiladores tentavam aliviar o intenso calor daquele fim de tarde. Olhou carinhosamente para a frente onde seu marido, de manga de camisa, valentemente procurava dar continuidade ao estudo da manhã. A mensagem de Neto era baseada em vários versículos das cartas do apóstolo Paulo a Timóteo. Enquanto acompanhava o raciocínio dele, seus olhos repentinamente caíram no versículo 22 do capítulo 5 da primeira carta. As palavras pareciam pular da página. O versículo já estava bem marcado na sua Bíblia, mas era como se o estivesse vendo pela primeira vez… Não te tornes cúmplice de pecados de outrem…

Leia o resto deste artigo »