Categoria: ‘Avós/Netos’

Dia das Mães—2009

9 de Maio, 2009

Hoje nem é Dia das Mães ainda. Muitos ainda estão nos shoppings e nas lojas procurando presentes e presentinhos para sua mãe, sogra, avó…

flores2009

Mas eu já ganhei meu primeiro presente. Acaba de chegar na portaria do nosso prédio um lindo buquê de rosas—encomendado de Bangladesh—para mim. Junto veio um bilhete impresso por algum funcionário da floricultura.

Leia o resto deste artigo »

Somos Avós (3)

9 de janeiro, 2009

Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem. —Salmo 139.14

Alguns dias atrás, meu marido me mostrou uma postagem no blog de um dos articulistas da Revista VEJA – citada na seção Blogosfera na edição de 7 de janeiro de 2009. Intitulando seus pensamentos de  “Trevas”—o autor lamenta que algumas escolas evangélicas estão começando a ensinar criacionismo, doutrinação religiosa disfarçada de pseudo-ciência nas aulas de ciência. Ele reconhece que as escolas também apresentam o conceito de evolucionismo mas considera isto um “contra-senso” e está “assustado”. Continua com algumas citações e com palavras irônicas relacionadas a Adão e Eva, maçãs, o Jardim do Éden e outras coisas.

Eu raramente tenho tempo ou coragem para comentar nos blogs dos outros. Mas, desta vez, com o nascimento do meu primeiro netinho, ainda estou intensamente refletindo sobre a maravilhosa habilidade e criatividade do meu Deus.

Leia o resto deste artigo »

Somos Avós (2)

3 de janeiro, 2009

Já chegamos ao fim do primeiro dia de vida do nosso neto. Via telefone, Skype e Facebook, já ouvimos a descrição do parto, vimos fotos com e sem a mãe, ouvimos seu choro e assistimos a um filminho de 45 segundos de uma criança com os olhos bem abertos, com a mão debaixo do queixo parecendo um filosofo (puxando ao pai que se formou neste ramo e ao avô brasileiro), fazendo “atchim”, seguindo os movimentos dos dedos do pai, reagindo às cócegas nos pezinhos… Já tenho certeza que ele é o neto mais fofo e mais inteligente do mundo! Gostaria tanto de poder segurá-lo! E de dar um beijo no rosto com expressão embevecida do meu primogênito…

Lembro-me do nascimento do David em Recife, uma experiência tão diferente das mulheres do meu país—onde apenas o marido e a mãe da nova mãe poderiam lhe “visitar” em certas horas e ninguém mais.

Leia o resto deste artigo »

Somos Avós

3 de janeiro, 2009

Daca, Bangladesh, 3 de janeiro de 2008

Nesta noite, às 22:45, horário de Brasília, nasceu Lucas Donovan Portela, nosso primeiro neto. De fato, apesar de eu ainda estar escrevendo no dia 02, o seu aniversário vai ser sempre celebrado no dia 03 de janeiro. Isto, porque seus pais estão no outro lado do mundo, em Daca em Bangladesh, oito horas à nossa frente.

Leia o resto deste artigo »

Uma Herança Espiritual—Parte 3

27 de outubro, 2008

Legado de um Avô

Continuando na linha de pensamento da postagem anterior, sobre “herança espiritual”, quero compartilhar outra coisa que encontrei olhando os papéis e objetos guardados como recordações especiais do passado—desta vez relacionada com o legado do meu pai a um dos seus netos.

Túmulo dos meus pais em Lindsay, Ontário, Cánada

Túmulo dos meus pais em Lindsay, Ontário, Cánada

É um envelope com uma carta que foi postada para mim, enviada por nosso filho do meio quando meu pai faleceu no fim de dezembro de 2002—há quase seis anos. Já existia e-mail na época, mas parece que ele sentia que algo escrito a mão teria mais significado do que uma correspondência virtual (e acabou sendo mais duradouro também). Creio que preciso explicar um pouco do contexto colocando algumas informações meio desconexas para que possam entender os detalhes dessa carta.

Leia o resto deste artigo »