Categoria: ‘Criação X Evolução’

Somos Avós (3)

9 de janeiro, 2009

Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem. —Salmo 139.14

Alguns dias atrás, meu marido me mostrou uma postagem no blog de um dos articulistas da Revista VEJA – citada na seção Blogosfera na edição de 7 de janeiro de 2009. Intitulando seus pensamentos de  “Trevas”—o autor lamenta que algumas escolas evangélicas estão começando a ensinar criacionismo, doutrinação religiosa disfarçada de pseudo-ciência nas aulas de ciência. Ele reconhece que as escolas também apresentam o conceito de evolucionismo mas considera isto um “contra-senso” e está “assustado”. Continua com algumas citações e com palavras irônicas relacionadas a Adão e Eva, maçãs, o Jardim do Éden e outras coisas.

Eu raramente tenho tempo ou coragem para comentar nos blogs dos outros. Mas, desta vez, com o nascimento do meu primeiro netinho, ainda estou intensamente refletindo sobre a maravilhosa habilidade e criatividade do meu Deus.

Leia o resto deste artigo »

A Minha Vida Ficou Mais Florida (4)

10 de abril, 2008

Ontem e hoje, tenho participado (na platéia) de palestras relacionadas ao darwinismo (mais informações aqui). Estão acontecendo num ambiente que dá voz a várias perspectivas. Escutei o proponente do darwinismo, um senhor bastante sério e preparado mas que, obviamente, parte do princípio que não existe um Deus criador. Que tudo saiu do nada, pelo acaso. Fiquei tão triste por ele…

Também creio que tudo saiu do nada (ex nihilo). Mas não pelo acaso. Houve/há um Criador. E Ele se revela a mim não apenas através da beleza e harmonia da natureza mas também por revelação escrita. E a maravilha da perspectiva bíblica é que eu conheço as minhas origens, sei o meu destino e me deleito em propósito e significado.

holandabrasil.jpg

Enquanto eu sentava e escutava, e anotava, e avaliava, eu lamentava pelo palestrante e pelos milhões de outros que são levados a negar e rechaçar esta preciosa compreensão… E minha mente voltou a algo escrito por Mamãe Valderez nas recordações das quais já falei antes, pois ontem passei um bom tempo pescando os trechos que falam da sua empolgação com a beleza da natureza em tantas fases da sua vida. A princípio, havia pensado em postar isto por último, como conclusão dos seus pensamentos. Mas agora sinto necessidade de compartilhar a oração de adoração que jorrou do seu coração ao encerrar um relato sobre como sobreviveu à febre tifóide quando era uma menina de sete ou oito anos.

Ela pergunta a Deus por que lhe poupou—porque permitiu que ela tanto vivesse. Ela não sabe a resposta mas as linhas seguintes demonstram a intensa necessidade que sente para reconhecer e agradecer a presença, participação e bondade divina em todos os pormenores da sua vida. E ela vai listando… E quando chega na grandiosidade das “obras das suas mãos” ela não consegue apenas falar em termos gerais. Tem que vasculhar a memória para apontar não apenas os seres humanos mas também nomear os outros seres vivos—plantas, aves e animais que Ele permitiu que se destacassem nas suas lembranças por sua beleza ou singularidade.

Vejamos a narrativa (cabe informar que, além de pastor e fazendeiro, seu pai era farmacêutico e era chamado por muitos para tratar das suas doenças nas cidades e vilas onde não havia médicos)…

Leia o resto deste artigo »

Logo Pego no Sono…

22 de janeiro, 2008

Tenho pensado bastante ultimamente na maravilha do sono. Especialmente nos dias em que ele me falta… Estou convivendo agora com duas pessoas idosas (meus sogros) e meu marido e eu também estamos entrando nesta faixa. Parece-me que os efeitos colaterais do “não-dormir” ficam muito mais evidentes nesta fase da vida realçando, portanto, o contraste com o ideal do sono tranqüilo e prolongado do qual desfrutamos mais no passado, quando ainda dormimos como uma criança…

dorminhoco.jpg

Leia o resto deste artigo »

Um Passo Adiante (e Outro para Trás?)

18 de dezembro, 2007

A VEJA desta semana publicou um artigo sobre uma nova prótese de perna—não mais mecânica, mas agora inteligente ou biônica. (Um Passo Adiante, Adriana Dias Lopes, VEJA, edição 2039, ano 40, nº 50, 19 de dezembro de 2007). Descreve a evolução das fascinantes (mas, até recentemente, frustrantes) iniciativas para desenvolver próteses, num gigantesco esforço para satisfatoriamente substituir membros do corpo que foram amputados depois de algum acidente. O mais novo invento supera, em muito, as tentativas anteriores. Umas 500 pessoas no mundo já estão tendo a oportunidade de desfrutar do conforto e flexibilidade das novas próteses. 3 delas são brasileiras.

Leia o resto deste artigo »