Categoria: ‘Memoriais’

Uma Herança Espiritual—Parte 3

27 de outubro, 2008

Legado de um Avô

Continuando na linha de pensamento da postagem anterior, sobre “herança espiritual”, quero compartilhar outra coisa que encontrei olhando os papéis e objetos guardados como recordações especiais do passado—desta vez relacionada com o legado do meu pai a um dos seus netos.

Túmulo dos meus pais em Lindsay, Ontário, Cánada

Túmulo dos meus pais em Lindsay, Ontário, Cánada

É um envelope com uma carta que foi postada para mim, enviada por nosso filho do meio quando meu pai faleceu no fim de dezembro de 2002—há quase seis anos. Já existia e-mail na época, mas parece que ele sentia que algo escrito a mão teria mais significado do que uma correspondência virtual (e acabou sendo mais duradouro também). Creio que preciso explicar um pouco do contexto colocando algumas informações meio desconexas para que possam entender os detalhes dessa carta.

Leia o resto deste artigo »

Eu Amo Mitford (2)

3 de maio, 2008

Numa postagem prévia, contei que compartilhava a minha paixão pela leitura da Série Mitford com uma amiga, agora falecida, a Wanda de Assumpção. O meu respeito por Wanda começou com a leitura dos seus livros. Escrevi para ela quando fiz uma resenha do Conte Comigo para a revista acadêmica Fides Reformata (em 1999). Mas era exatamente na época em que ela mudou de casa e minha carta nunca chegou ao destino (e nem voltou!) Eu apenas soube disso quando ela mesma tomou a iniciativa de escrever para mim, em fevereiro de 2004, depois de ler a crônica “Não Batam no MEU Ladrão!” na revista das mulheres presbiterianas. Eu respondi e logo descobrimos uma grande empatia. Teclamos sobre muitos assuntos ao longo de três anos, mas, especialmente, sobre aconselhamento de mulheres e a arte de escrever.

LuzJanela.jpg

Resolvi procurar entre os e-mails arquivados no meu computador para descobrir comentários ligados a Mitford nas nossas trocas de correspondência. Penso que as observações e reflexões dela possam complementar o meu declarado fascínio por estas histórias. Escrevemos muito sobre o que é literatura, o dom da boa escrita, conteúdo e forma, etc. Talvez, mais à frente, eu poste algo a partir das nossas conversas relacionadas com esses assuntos, mas, no momento, vou me limitar a Mitford, mesmo.

Leia o resto deste artigo »

Auxiliar… Amiga… Amada Irmã…

18 de janeiro, 2008

Ontem recebemos uma ligação bem cedo. Lá, em Recife, a cidade que meus sogros deixaram para trás há pouco tempo, havia falecido uma senhora muito amiga de todos nós, a Maria Auxiliadora.

Maria trabalhou como auxiliar da família quando meu marido era menino. Trabalhou com eles até casar, durante uns seis ou sete anos apenas, nos anos cinqüenta. Evangelizada por minha sogra, ela se converteu bem mais tarde, já com muitos filhos para criar. Entretanto, elas nunca perderam o contato. Quando Maria se tornou filha de Deus, o relacionamento se estreitou mais ainda.

MariaValderez.jpg

Leia o resto deste artigo »

O Senhor Derrama Luz nas Minhas Trevas

22 de maio, 2007

Esta postagem é diretamente ligada à anterior que fala da vida e da partida de Wanda de Assumpção, autora e tradutora evangélica. Publico aqui alguns pensamentos que ela compartilhou enquanto lidava com a sua doença.

Leia o resto deste artigo »

Despedida de uma Amiga

22 de maio, 2007

Soubemos ontem que a escritora e tradutora evangélica, Wanda de Assumpção, estava inconsciente no hospital, na última etapa da sua luta contra câncer. Desde então, tenho me ocupado encontrando e relendo os e-mails que trocamos. Infelizmente, perdi alguns dos primeiros com a quebra de computadores anteriores. Posteriormente, já depois da meia-noite, chegou o aviso que ela havia descansado.

A primeira vez em que vi a Wanda foi em 1997

Leia o resto deste artigo »